Novo tipo de refrigeração

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Pries_jeden_Got » 22 Abr 2008, 23:58

Então, eu já postei aqui há alguns meses o princípio da minha idéia.

Não sei quanto a vocês, mas sabe aquele final de semana que vc limpou o carrinho todo, deu aquele brilho, peça por peça... daí quando você acorda pra ir "pilotar" a surpresa: CHOVEU. Putz... a bolha e todo o carrinho limpinho, além da pista molhada...

Pensando nisso eu venho desenvolvendo um modo de isolar 95% o interior do exterior da bolha. Fazendo uma carenagem igual a um carro normal, de plástico tipo pet (leve, resistente, impermeável e moldável - poderia usar gesso.. aouhaouahouh, brincadeira). Fazendo o contorno das rodas por dentro da bolha como um arco e ligando o assoalho desse arco, próximo à parte interna da roda. Para as peças móveis terem espaço e mesmo assim não permitirem a entrada de água, basta colocar bexiga levemente esticada, furada e selada tanto com a carenagem quanto com a suspenção. Assim, mesmo passando sobre possas, água nenhuma irá entrar na bolha.
Depois, é importante não furar a bolha em local algum. MAS COMO REFRIGERAR O MOTOR???? Essa é a parte legal. Meu carrinho ficou um tempo com um alternador -acionado por correia- para acender leds e ligar um cooler. Da mesma forma pensei em acionar um eixo roletado que vai, desde ao lado do motor - aonde está a correia-flywheel - até próximo à frente do carro. Na frente, uma hélice leve - tipo de turbinas - iria sugar o ar das próprias entradas da bolha - corretamente cortadas e com uma telinha pra enfeitar. Sem entrar nos maiores detalhes, como por exemplo pra não entrar água e sujeiras, com a alta rotação do motor e pouca inclinação das pás da hélice, um bom vento entraria limpo na bolha, resfriaria o motor-pipa e sairia por uma saída na trazeira do carro.
A idéia é mirabolante, nem um pouco prática, por que nenhum pro vai querer isso, mas para um RTR com uma bela bolha e que curta invenções, é uma boa idéia.

Minha maior dúvida é com relação ao combustível: já disseram-me para usar gas de avião, com mais óleo. Não sei se será necessário...

Se alguém curtir e quiser trocar uma idéia é só mandar msg.

Um abraço a todos!

Rodolfo.

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor bugnet » 24 Abr 2008, 22:55

Professor Pardal online !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Avatar do usuário
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:00
Localização: São Roque

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor A.Rampini » 10 Jun 2008, 16:29

Cara eu tive pensando o mesmo esses dias, se desse para fazer algo como uns paralamas internos que fossem somente sobre as rodas ja ajudavam muito.




 Smartech      T.Tiger .15 Pro      Futaba      20%      Mazda 6 / Porshe 911 Turbo      Slick      Rua de Casa por enquanto

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Xumbrega » 10 Jun 2008, 17:51

deixa eu tirar uma duvida, tipo, vc esta falando isso que é pra andar em pistas molhadas ok?
se em uma lamina de agua em automoveis pode chegar a aquaplanagem a +- 90~100km/h vendo tambem pela lamina de agua, tamanho do carro(altura), rodas com escoamentos e peso do carro.
agora diminua isso para automodelos de escalas 1/8 ou 1/10,qualquer espesura de lamina de agua iria ser uma aquaplanagem pro auto nao conseguir se fixar ao chão, ou não? devido a sua velocidade, tamanho, peso e etc...
eu falo isso pq meu auto ja pegou em uma lamina de agua muito, mais muito fina! e o auto nao se segurou no chão...


Sem auto :(

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 342
Registrado em: 28 Dez 2007, 21:00
Localização: Santa Maria

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor diegostf » 10 Jun 2008, 18:41

Pries_jeden_Got escreveu:....Meu carrinho ficou um tempo com um alternador -acionado por correia- para acender leds e ligar um cooler. ......


Q alternador vc usou??


[]'s
Diego
Imagem

 RC8T      XERun      2.4Ghz      LiPo 6S/5000mAh      Original      Pro-Line

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Abib » 10 Jun 2008, 18:43

não.. não segura não.. Pela velocidade e peso do carro, a área de contato ainda é muito grande pra conseguir segurar..

Existem pneus específicos pra chuva.. custam uma pouta grana, mas "cavam" a lâmina pra evitar aquaplanar.. mas não é quase nada parecido com andar no seco..

É claro que se tiver poças d'agua, fica dificil de qualquer jeito!




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Xumbrega » 10 Jun 2008, 19:16

era o que eu estava imaginando aqui, eu acho que se fosse correr na chuva ia ser uma "aventura" e quem sabe sair com algums prejuisos...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 363
Registrado em: 06 Jul 2007, 23:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor AstronautaRC » 10 Jun 2008, 19:44

Existe um equipamento especifico e de alta precisão que retira 99% da água na pista permitindo uma brincadeira legal após um dia de chuva, e que quando Eu cheguei no mundo ele já existia, ele se chama RODO!!!


Combustão, nunca mais.....

 Savage X 4.6 e Ciclone S HB      HPI Big Block, Tamya 23Turn      JR XS3 Fm      Byron, Pack      Silverado, Mustang      DirtBons Tires      São Paulo- SP

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1158
Registrado em: 22 Set 2007, 23:00
Localização: São José-SC

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Genis » 10 Jun 2008, 20:01

Legal que tenha pessoas assim no forum, tente fazer e mostre ai para nos .

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Pries_jeden_Got » 12 Jun 2008, 00:27

Então...

Com relação ao paralama interno: já fiz um molde em politereftalato de etila( PET ) e um em isopor. Ficou legal e segurou toda a sujeira da roda.

Com relação à aderência: já andei com meu rc na pista molhada - a única proteção contra a água era bexiga na parte elétrica - e não escorregou a ponto de perder controle. Na verdade, em início de curvas e finais de retas a "coisa" ficava muito interessante: tinha que controlar a aceleração pra não rodar... imaginem... só via o a traseira jogando de lado, a rotação aumentando.... loucura!

Com relação ao alternador: era um motorzinho elétrico de 6V. Eu disse "era" porque a alta rotação derreteu uma parte de plástico da carcaça dele. Agora estou testando um motor maior e melhor - de secador de cabelo.

Com relação ao RODO: ficar algumas semanas - no meu caso MESES - sem andam e na secura, acha que eu quero "rapar" mais de 500m² de pista??

Mas meus projetos estão parados. Vou trocar meu rc e no momento estou sem grana. Já fiz testes com o motor do carro antigo usando hélices de pequenos aviões elétricos, movidas também por correias na proporção de 1:5 (flywheel:polia). Assim que eu comprar meu rc novo e montar tudo, vou registrar cada momento e postar aqui como matéria. Sei que alguns vão gostar, porque sempre tem alguém que pensa igual a nós, certo?

Abraço a todos e obrigado pelos comentários!

Rodolfo Danielli


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2945
Registrado em: 06 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - capital

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor Passamal » 15 Jun 2008, 01:54

hehe show de bola eim!!!

mas agora... acho beeem dificil vc conseguir uma abertura para colocar a helice para "chupar" o ar de fora e que ao mesmo tempo nao sugue um pocuo de agua junto...


O projeto eu acho interessante... mas pouco praticavel pois isso iria acrescentar um peso enorme ao motor... como ex. Ar-condicionado de automoveis 1:1 vc liga o ar condicionado o compressor do ar "puxa" uma potencia consideravel do motor...

num carro RTR eu creio que para uma brincadeira seria muito interessante, mas num Pro-12 impensavel...

mas ta de parabens pela iniciativa!


ImagemImagem

 revo 3.3/ MCD RALLY      trx3.3/ 28,5cc big bore      4PK =)      byron gen2 20%/ gas+2t      crowd pleaser/Sub IMPREZA WRX      crimefighter/ mcd      Dust Raising/AARC/aerosampa

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Dez 2007, 21:00
Localização: SP

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor SemControle » 15 Jun 2008, 03:32

daki a pouco vamos cogitar uma refrigeracao a agua e radiador, foi assim com o gol, comecou no gol a ar, depois na agua e radiador


Já se foi dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo

 TS-4n PRO V2      PRO 12 BZX      Agressor      Byron 20%      BMW M3 GTR

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 276
Registrado em: 13 Jan 2008, 21:00
Localização: Maringá-Pr

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor SanTinO » 15 Jun 2008, 14:16

Esse é o prof. pardal meeesmo, olha so oque ele inventou: um compressor portátil que pode ser colocado até 100 libras, vc transporta no porta-malas do seu carro e depois, no final do dia, dar aquela passada de ar no seu auto.
Rodolfo estou com seu butijão até hoje, vê se aparece lá na pista.
Duvidas de como fazer, consulte o "prof. Pardal-online" hehehe
Dica: esse bitujões, armazenam o "gás" de ar-refrigerado, e as empresas jogam fora depois de utilizados, então voce pode ir até uma loja dessas e pedir, cu$to ZerO! comprar uma pistola, mangueiras e presilhas, uma "pitada"de prof. pardal , e está pronto! []'s a todos
Anexos
ar-comprimido--portatil.jpg
ar-comprimido--portatil.jpg (42.66 KiB) Exibido 2912 vezes

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Mai 2008, 23:00
Localização: goiania goias

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor isaias2412 » 16 Jun 2008, 09:37

SanTinO escreveu:Esse é o prof. pardal meeesmo, olha so oque ele inventou: um compressor portátil que pode ser colocado até 100 libras, vc transporta no porta-malas do seu carro e depois, no final do dia, dar aquela passada de ar no seu auto.
Rodolfo estou com seu butijão até hoje, vê se aparece lá na pista.
Duvidas de como fazer, consulte o "prof. Pardal-online" hehehe
Dica: esse bitujões, armazenam o "gás" de ar-refrigerado, e as empresas jogam fora depois de utilizados, então voce pode ir até uma loja dessas e pedir, cu$to ZerO! comprar uma pistola, mangueiras e presilhas, uma "pitada"de prof. pardal , e está pronto! []'s a todos




ou pede pra ele fazer um tutorial sobre isso que sera de grande ajuda a todos nos !!!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 953
Registrado em: 05 Nov 2006, 21:00
Localização: Santo André

Re: Novo tipo de refrigeração

Mensagempor iranesp » 16 Jun 2008, 11:04

E em que local se pode regarregar esse butijão?


Iran Espesotto Barbosa ∞ Infinity Racing ∞
http://infinityracer.blogspot.com/
Ainda Bem que Educação e Caráter não se compra!

Próximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes