Novo tipo de refrigeração
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- Pries_jeden_Got
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Novo tipo de refrigeração
Então, eu já postei aqui há alguns meses o princípio da minha idéia.
Não sei quanto a vocês, mas sabe aquele final de semana que vc limpou o carrinho todo, deu aquele brilho, peça por peça... daí quando você acorda pra ir "pilotar" a surpresa: CHOVEU. Putz... a bolha e todo o carrinho limpinho, além da pista molhada...
Pensando nisso eu venho desenvolvendo um modo de isolar 95% o interior do exterior da bolha. Fazendo uma carenagem igual a um carro normal, de plástico tipo pet (leve, resistente, impermeável e moldável - poderia usar gesso.. aouhaouahouh, brincadeira). Fazendo o contorno das rodas por dentro da bolha como um arco e ligando o assoalho desse arco, próximo à parte interna da roda. Para as peças móveis terem espaço e mesmo assim não permitirem a entrada de água, basta colocar bexiga levemente esticada, furada e selada tanto com a carenagem quanto com a suspenção. Assim, mesmo passando sobre possas, água nenhuma irá entrar na bolha.
Depois, é importante não furar a bolha em local algum. MAS COMO REFRIGERAR O MOTOR???? Essa é a parte legal. Meu carrinho ficou um tempo com um alternador -acionado por correia- para acender leds e ligar um cooler. Da mesma forma pensei em acionar um eixo roletado que vai, desde ao lado do motor - aonde está a correia-flywheel - até próximo à frente do carro. Na frente, uma hélice leve - tipo de turbinas - iria sugar o ar das próprias entradas da bolha - corretamente cortadas e com uma telinha pra enfeitar. Sem entrar nos maiores detalhes, como por exemplo pra não entrar água e sujeiras, com a alta rotação do motor e pouca inclinação das pás da hélice, um bom vento entraria limpo na bolha, resfriaria o motor-pipa e sairia por uma saída na trazeira do carro.
A idéia é mirabolante, nem um pouco prática, por que nenhum pro vai querer isso, mas para um RTR com uma bela bolha e que curta invenções, é uma boa idéia.
Minha maior dúvida é com relação ao combustível: já disseram-me para usar gas de avião, com mais óleo. Não sei se será necessário...
Se alguém curtir e quiser trocar uma idéia é só mandar msg.
Um abraço a todos!
Rodolfo.
Não sei quanto a vocês, mas sabe aquele final de semana que vc limpou o carrinho todo, deu aquele brilho, peça por peça... daí quando você acorda pra ir "pilotar" a surpresa: CHOVEU. Putz... a bolha e todo o carrinho limpinho, além da pista molhada...
Pensando nisso eu venho desenvolvendo um modo de isolar 95% o interior do exterior da bolha. Fazendo uma carenagem igual a um carro normal, de plástico tipo pet (leve, resistente, impermeável e moldável - poderia usar gesso.. aouhaouahouh, brincadeira). Fazendo o contorno das rodas por dentro da bolha como um arco e ligando o assoalho desse arco, próximo à parte interna da roda. Para as peças móveis terem espaço e mesmo assim não permitirem a entrada de água, basta colocar bexiga levemente esticada, furada e selada tanto com a carenagem quanto com a suspenção. Assim, mesmo passando sobre possas, água nenhuma irá entrar na bolha.
Depois, é importante não furar a bolha em local algum. MAS COMO REFRIGERAR O MOTOR???? Essa é a parte legal. Meu carrinho ficou um tempo com um alternador -acionado por correia- para acender leds e ligar um cooler. Da mesma forma pensei em acionar um eixo roletado que vai, desde ao lado do motor - aonde está a correia-flywheel - até próximo à frente do carro. Na frente, uma hélice leve - tipo de turbinas - iria sugar o ar das próprias entradas da bolha - corretamente cortadas e com uma telinha pra enfeitar. Sem entrar nos maiores detalhes, como por exemplo pra não entrar água e sujeiras, com a alta rotação do motor e pouca inclinação das pás da hélice, um bom vento entraria limpo na bolha, resfriaria o motor-pipa e sairia por uma saída na trazeira do carro.
A idéia é mirabolante, nem um pouco prática, por que nenhum pro vai querer isso, mas para um RTR com uma bela bolha e que curta invenções, é uma boa idéia.
Minha maior dúvida é com relação ao combustível: já disseram-me para usar gas de avião, com mais óleo. Não sei se será necessário...
Se alguém curtir e quiser trocar uma idéia é só mandar msg.
Um abraço a todos!
Rodolfo.
Re: Novo tipo de refrigeração
Professor Pardal online !
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Re: Novo tipo de refrigeração
Cara eu tive pensando o mesmo esses dias, se desse para fazer algo como uns paralamas internos que fossem somente sobre as rodas ja ajudavam muito.
Smartech T.Tiger .15 Pro Futaba 20% Mazda 6 / Porshe 911 Turbo Slick Rua de Casa por enquanto |
Re: Novo tipo de refrigeração
deixa eu tirar uma duvida, tipo, vc esta falando isso que é pra andar em pistas molhadas ok?
se em uma lamina de agua em automoveis pode chegar a aquaplanagem a +- 90~100km/h vendo tambem pela lamina de agua, tamanho do carro(altura), rodas com escoamentos e peso do carro.
agora diminua isso para automodelos de escalas 1/8 ou 1/10,qualquer espesura de lamina de agua iria ser uma aquaplanagem pro auto nao conseguir se fixar ao chão, ou não? devido a sua velocidade, tamanho, peso e etc...
eu falo isso pq meu auto ja pegou em uma lamina de agua muito, mais muito fina! e o auto nao se segurou no chão...
se em uma lamina de agua em automoveis pode chegar a aquaplanagem a +- 90~100km/h vendo tambem pela lamina de agua, tamanho do carro(altura), rodas com escoamentos e peso do carro.
agora diminua isso para automodelos de escalas 1/8 ou 1/10,qualquer espesura de lamina de agua iria ser uma aquaplanagem pro auto nao conseguir se fixar ao chão, ou não? devido a sua velocidade, tamanho, peso e etc...
eu falo isso pq meu auto ja pegou em uma lamina de agua muito, mais muito fina! e o auto nao se segurou no chão...
Sem auto
Re: Novo tipo de refrigeração
Pries_jeden_Got escreveu:....Meu carrinho ficou um tempo com um alternador -acionado por correia- para acender leds e ligar um cooler. ......
Q alternador vc usou??
[]'s
Diego
Diego
RC8T XERun 2.4Ghz LiPo 6S/5000mAh Original Pro-Line |
Re: Novo tipo de refrigeração
não.. não segura não.. Pela velocidade e peso do carro, a área de contato ainda é muito grande pra conseguir segurar..
Existem pneus específicos pra chuva.. custam uma pouta grana, mas "cavam" a lâmina pra evitar aquaplanar.. mas não é quase nada parecido com andar no seco..
É claro que se tiver poças d'agua, fica dificil de qualquer jeito!
Existem pneus específicos pra chuva.. custam uma pouta grana, mas "cavam" a lâmina pra evitar aquaplanar.. mas não é quase nada parecido com andar no seco..
É claro que se tiver poças d'agua, fica dificil de qualquer jeito!
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Novo tipo de refrigeração
era o que eu estava imaginando aqui, eu acho que se fosse correr na chuva ia ser uma "aventura" e quem sabe sair com algums prejuisos...
- AstronautaRC
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Re: Novo tipo de refrigeração
Existe um equipamento especifico e de alta precisão que retira 99% da água na pista permitindo uma brincadeira legal após um dia de chuva, e que quando Eu cheguei no mundo ele já existia, ele se chama RODO!!!
Combustão, nunca mais.....
Savage X 4.6 e Ciclone S HB HPI Big Block, Tamya 23Turn JR XS3 Fm Byron, Pack Silverado, Mustang DirtBons Tires São Paulo- SP |
Re: Novo tipo de refrigeração
Legal que tenha pessoas assim no forum, tente fazer e mostre ai para nos .
- Pries_jeden_Got
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Re: Novo tipo de refrigeração
Então...
Com relação ao paralama interno: já fiz um molde em politereftalato de etila( PET ) e um em isopor. Ficou legal e segurou toda a sujeira da roda.
Com relação à aderência: já andei com meu rc na pista molhada - a única proteção contra a água era bexiga na parte elétrica - e não escorregou a ponto de perder controle. Na verdade, em início de curvas e finais de retas a "coisa" ficava muito interessante: tinha que controlar a aceleração pra não rodar... imaginem... só via o a traseira jogando de lado, a rotação aumentando.... loucura!
Com relação ao alternador: era um motorzinho elétrico de 6V. Eu disse "era" porque a alta rotação derreteu uma parte de plástico da carcaça dele. Agora estou testando um motor maior e melhor - de secador de cabelo.
Com relação ao RODO: ficar algumas semanas - no meu caso MESES - sem andam e na secura, acha que eu quero "rapar" mais de 500m² de pista??
Mas meus projetos estão parados. Vou trocar meu rc e no momento estou sem grana. Já fiz testes com o motor do carro antigo usando hélices de pequenos aviões elétricos, movidas também por correias na proporção de 1:5 (flywheel:polia). Assim que eu comprar meu rc novo e montar tudo, vou registrar cada momento e postar aqui como matéria. Sei que alguns vão gostar, porque sempre tem alguém que pensa igual a nós, certo?
Abraço a todos e obrigado pelos comentários!
Rodolfo Danielli
Com relação ao paralama interno: já fiz um molde em politereftalato de etila( PET ) e um em isopor. Ficou legal e segurou toda a sujeira da roda.
Com relação à aderência: já andei com meu rc na pista molhada - a única proteção contra a água era bexiga na parte elétrica - e não escorregou a ponto de perder controle. Na verdade, em início de curvas e finais de retas a "coisa" ficava muito interessante: tinha que controlar a aceleração pra não rodar... imaginem... só via o a traseira jogando de lado, a rotação aumentando.... loucura!
Com relação ao alternador: era um motorzinho elétrico de 6V. Eu disse "era" porque a alta rotação derreteu uma parte de plástico da carcaça dele. Agora estou testando um motor maior e melhor - de secador de cabelo.
Com relação ao RODO: ficar algumas semanas - no meu caso MESES - sem andam e na secura, acha que eu quero "rapar" mais de 500m² de pista??
Mas meus projetos estão parados. Vou trocar meu rc e no momento estou sem grana. Já fiz testes com o motor do carro antigo usando hélices de pequenos aviões elétricos, movidas também por correias na proporção de 1:5 (flywheel:polia). Assim que eu comprar meu rc novo e montar tudo, vou registrar cada momento e postar aqui como matéria. Sei que alguns vão gostar, porque sempre tem alguém que pensa igual a nós, certo?
Abraço a todos e obrigado pelos comentários!
Rodolfo Danielli
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
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Re: Novo tipo de refrigeração
hehe show de bola eim!!!
mas agora... acho beeem dificil vc conseguir uma abertura para colocar a helice para "chupar" o ar de fora e que ao mesmo tempo nao sugue um pocuo de agua junto...
O projeto eu acho interessante... mas pouco praticavel pois isso iria acrescentar um peso enorme ao motor... como ex. Ar-condicionado de automoveis 1:1 vc liga o ar condicionado o compressor do ar "puxa" uma potencia consideravel do motor...
num carro RTR eu creio que para uma brincadeira seria muito interessante, mas num Pro-12 impensavel...
mas ta de parabens pela iniciativa!
mas agora... acho beeem dificil vc conseguir uma abertura para colocar a helice para "chupar" o ar de fora e que ao mesmo tempo nao sugue um pocuo de agua junto...
O projeto eu acho interessante... mas pouco praticavel pois isso iria acrescentar um peso enorme ao motor... como ex. Ar-condicionado de automoveis 1:1 vc liga o ar condicionado o compressor do ar "puxa" uma potencia consideravel do motor...
num carro RTR eu creio que para uma brincadeira seria muito interessante, mas num Pro-12 impensavel...
mas ta de parabens pela iniciativa!
revo 3.3/ MCD RALLY trx3.3/ 28,5cc big bore 4PK =) byron gen2 20%/ gas+2t crowd pleaser/Sub IMPREZA WRX crimefighter/ mcd Dust Raising/AARC/aerosampa |
- SemControle
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Re: Novo tipo de refrigeração
daki a pouco vamos cogitar uma refrigeracao a agua e radiador, foi assim com o gol, comecou no gol a ar, depois na agua e radiador
Já se foi dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo
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Re: Novo tipo de refrigeração
Esse é o prof. pardal meeesmo, olha so oque ele inventou: um compressor portátil que pode ser colocado até 100 libras, vc transporta no porta-malas do seu carro e depois, no final do dia, dar aquela passada de ar no seu auto.
Rodolfo estou com seu butijão até hoje, vê se aparece lá na pista.
Duvidas de como fazer, consulte o "prof. Pardal-online" hehehe
Dica: esse bitujões, armazenam o "gás" de ar-refrigerado, e as empresas jogam fora depois de utilizados, então voce pode ir até uma loja dessas e pedir, cu$to ZerO! comprar uma pistola, mangueiras e presilhas, uma "pitada"de prof. pardal , e está pronto! []'s a todos
Rodolfo estou com seu butijão até hoje, vê se aparece lá na pista.
Duvidas de como fazer, consulte o "prof. Pardal-online" hehehe
Dica: esse bitujões, armazenam o "gás" de ar-refrigerado, e as empresas jogam fora depois de utilizados, então voce pode ir até uma loja dessas e pedir, cu$to ZerO! comprar uma pistola, mangueiras e presilhas, uma "pitada"de prof. pardal , e está pronto! []'s a todos
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- isaias2412
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Re: Novo tipo de refrigeração
SanTinO escreveu:Esse é o prof. pardal meeesmo, olha so oque ele inventou: um compressor portátil que pode ser colocado até 100 libras, vc transporta no porta-malas do seu carro e depois, no final do dia, dar aquela passada de ar no seu auto.
Rodolfo estou com seu butijão até hoje, vê se aparece lá na pista.
Duvidas de como fazer, consulte o "prof. Pardal-online" hehehe
Dica: esse bitujões, armazenam o "gás" de ar-refrigerado, e as empresas jogam fora depois de utilizados, então voce pode ir até uma loja dessas e pedir, cu$to ZerO! comprar uma pistola, mangueiras e presilhas, uma "pitada"de prof. pardal , e está pronto! []'s a todos
ou pede pra ele fazer um tutorial sobre isso que sera de grande ajuda a todos nos !!!
Re: Novo tipo de refrigeração
E em que local se pode regarregar esse butijão?
Iran Espesotto Barbosa ∞ Infinity Racing ∞
http://infinityracer.blogspot.com/
Ainda Bem que Educação e Caráter não se compra!
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