Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Marcelosi » 03 Ago 2011, 18:17

Caros,

Estou me "aposentando" do ramo de pinturas. Finalmente vou me formar em Engenharia Mecânica e meu novo emprego é um tanto quanto dinâmico, o que não me permite ter uma ideia precisa de onde estarei daqui um ano.

Mas pretendo deixar uma contribuição ao fórum. Como não estarei tão constantemente por aqui para responder as eventuais perguntas, estou criando esse tópico ensinando algumas das técnicas que aprendi e desenvolvi ao longo dos tempos.

Espero que gostem... continuo aberto às perguntas. Qualquer dúvida, perguntem que responderei prontamente.

Serão minhas 6 últimas bolhas... pelo menos por enquanto.

Obrigado e aquele abraço!
Editado pela última vez por Marcelosi em 22 Jan 2012, 11:39, em um total de 9 vezes.


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor Marcelosi » 03 Ago 2011, 18:36

Parte 01 - Isolamento

O isolamento é um dos momentos chatos, porém muito importantes na pintura. Já tentei diversos tipos de fitas, porém nada isola tão perfeitamente quanto o isolamento líquido.

Então, se pretendes dar um "upgrade" nas suas pinturas e por um fim nos vasamentos nas dobras, além de poder ter maior liberdade de fazer traços mais curvos e ousados, use o isolamento líquido.

O produto que eu uso é a Máscara líquida Bob Dively:

Imagem

Porém não aplico ela pura. Eu diluo numa proporção de 3 para 1. (três porções de máscara para uma de água) Existem outras máscaras, mas todos os gringos com que falei sempre recomendaram Bob Dively.

Antes de qualquer aplicação, faço uma limpeza simples com água e detergente. Muito importante fazer isso pois tira eventuais pontos de gordura aderidos à bolha além de outros pontos de sujeira.

Imagem

*Dica: Para secar a bolha, use papel toalha ou papel higiênico. São melhores do que os panos pois não soltam fios.

Lei 1 da pintura: A partir de agora não toca-se mais na parte interna da bolha, isso evitará que os dedos sujem o lado interno trazendo de volta tudo aquilo que limpamos.

APLICAÇÃO

Eu utilizo um aerógrafo maior para aplicação da máscara. Mesmo diluída ela ainda é viscosa demais para aerógrafos de precisão.

Imagem

Aplico 3 demãos. A aplicação é feita em toda a bolha até que esta fique completamente branca como na foto a seguir.

Imagem

Depois aguarde até a secagem completa e aplique uma segunda mão. Eu costumo usar o sol para acelerar a secagem. De fato é o mais barato e eficiente método de secagem da máscara.

Pode-se usar um secador de cabelo ou um soprador térmico sem problemas...isso ajuda a dar uma adiantada em dias de chuva ou pouco sol.

Imagem

A bolha estará pronta para a segunda demão quando estiver totalmente transparente novamente. A seguir a foto de uma bolha no período de secagem:

Imagem

Após as 3 demãos, a bolha está pronta para ser desenhada. Aí explicarei como proceder na Parte 2 do tutorial.

Imagem

Abraço e até a próxima!
Editado pela última vez por Marcelosi em 13 Ago 2011, 12:07, em um total de 5 vezes.


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

Piloto Racer
 
Mensagens: 430
Registrado em: 29 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor decio.pacheco » 03 Ago 2011, 19:18

Opa Marcelosi.Parabéns pela iniciativa.Sua atitude é rara e merece ser elogiada.A maioria das pessoas fazem o oposto,escondendo de todos as suas descobertas.Vá em frente e estará ajudando a muitos hobistas dentre os quais me incluo.Valeu!!
Abs
Decio




 Lab- C01/MRX5/747/TC5/Losi TLR      Capricorn 12/Collari/PTS/Ninja      DX3R Pró      Tornado 16%/25%      R5N/P909/Audi RS4      Xceed/Capricorn/Matrix/Proline      Pq Cidade Jundiaí / Dust

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 704
Registrado em: 28 Dez 2010, 21:00
Localização: Foz do Iguaçu (Paraná)

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor Homer » 03 Ago 2011, 19:43

Realmente parabéns pela iniciativa, felizmente no nosso hobby existem muitos amigos que contribuem e passam o conhecimento que possuem para todos, isso torno o hobby cada vez mais forte e também o nosso fórum cada vez mais completo.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 424
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:00
Localização: Franca - SP

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor BigPhill » 03 Ago 2011, 21:17

Marcelosi escreveu:"...Mas pretendo deixar uma contribuição ao fórum. Como não estarei tão constantemente por aqui para responder as eventuais perguntas, estou criando esse tópico ensinando algumas das técnicas que aprendi e desenvolvi ao longo dos tempos..."


Fala senhores!

Cara, eu já era fã dos seus trampos, agora fique seu fã, véio! rsrs

A sua atitude de transmitir pra galera o seu conhecemento é "du carácolis"...
Valeu mesmo... com certeza vamos aprender muito!

Abraço!


Em busca da Savage Flux! .: Se é pra ficar com dó, compra um carrinho da Barbie! :.

 Traxxas Rustler VXL      Velineon 3500      Traxxas AM      Lipo 2s 5400 / 3s 5000 /      Rustler      Alias / Proline      Continuo nos barrancos...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 14 Set 2007, 23:00
Localização: sao paulo

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor tocha_humana » 03 Ago 2011, 21:30

nosssa parabens pela atitude nobre de repassar seu conhecimento a tds os amantes do hobby,com essa iniciativa surgira mais amantes da arte o hobby agradece




 serpent 733/xsara      pro-15bx 2,5cc/sirio      futuba T2ph/spektrum dx3s      byron 20%/byron 16%      ciroen xsara/blitz altis 2.3

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 15 Set 2008, 23:00
Localização: RJ

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor OffRoad_Nitro » 03 Ago 2011, 22:11

Parabéns pela iniciativa!!!!!
Eu gosto de pintar algumas bolhas para uso próprio, mas não tenho todo o know how para fazer trabalhos espetaculares como os seus.
Esse tutorial vai ser uma mão na roda!!!!
Abraço e sucesso!!!


Saltar é arte, quebrar faz parte!!!Vendo Traxxas T-Maxx3.3!!!

 FW-06/D8      GXR-15 / STS.21 pró      EURGLE 2.4      MK      Mazda Atenza / Original      Alpha RC / JConcept      Wall Mart / 5ª RC OffRoad

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 594
Registrado em: 29 Out 2006, 22:00
Localização: Blumenau - SC

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor RodrigoS » 04 Ago 2011, 01:36

Marcelo,

Ja passei pelo mesmo problema e sei como é chato. Uma coisa já te adianto, pintura é vício e você acaba voltando antes do que imagina. Hoje consigo conciliar meu emprego e a pintura numa boa, mas a dedicação ao trabalho no início é realmente fundamental. Só posso te desejar sucesso e parabéns pelos belíssimos trabalhos de pintura. Abraço e nos vemos no brasuca.


Imagem
RS Arts - Pinturas Personalizadas
TRI-CAMPEÃ BRASILEIRA (2006, 2008 e 2011) e BI-CAMPEÃ SULAMERICANA (2009 e 2010) em pintura de bolhas BUGGY 1/8
Site: www.rsarts.com.br
MSN: rod_stange@hotmail.com

 A pé      Vento      3PKS - SK RS Arts - Team Orion      O'donnell 30%      Mugen/Proline Bulldog-RS Arts      AKA/Proline      CMAV - Asas do Vale Modelismo

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 89
Registrado em: 03 Jan 2010, 21:00
Localização: sao bernardo do campo

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor sampa » 04 Ago 2011, 16:36

boa tarde Marcelo.
Primeiramente parabéns pelos trabalhos e boa sorte na sua nova fase.
Bom vamos la, onde vc encontra essa mascara ???
A bolha fica branca no ato da pintura e depois ela fica novamente com o aspecto transparente ?
Abracos




 MTX6      OS      SANWA M11X      Tornado      PROTOFORM      MATRIX      AARC

Avatar do usuário
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Ago 2010, 23:00
Localização: Americana SP

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor espanhax » 04 Ago 2011, 20:29

Este foi um dos melhores tópicos que já vi !!! Parabéns


EspanhaX
Visite " NitroRCPowers " no YouTube.

 Serpent 733      Sirio      spektrum DX3R      Tornado      . . . Sempre uma Nova, kkkk      Xceed      Fazenda Vesúvio - Indaiatuba

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 29 Jun 2011, 23:00
Localização: sumare

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor pinturas » 05 Ago 2011, 02:31

ah cara que isso vc esta brincando.... como eu vou fazer agora
quem vai me dar as dicas que eu sempre preciso
mais uma coisa é certa o que o radrigo disse é a mais pura verdade..acho que vc não vai aguentar ...cara é um vício....eu vejo por mim quando eu fico 3 dias sem pintar nada eu fico loco

abs

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor Marcelosi » 05 Ago 2011, 02:40

Vamos lá, primeiras respostas:

Decio.Pacheco, Homer, BigPhill, Tocha_Humana, Offroad_Nitro, Espanhax: Obrigado pelo apoio! Sem dúvida o tópico tinha de existir, afinal o que seria um fórum de discussão sobre bolhas sem um tutorial de como pintá-las?

Minha intenção aqui é disseminar o conhecimento básico para que as pessoas também tenham a chance de se divertir pintando. Os artistas e clientes continuarão existindo, afinal não são todos que tem a paciência de passar por todas as partes do processo. Esse tópico servirá inclusive para a valorização dos pintores, afinal aqueles que não pintam muitas vezes desconhecem o trabalho necessário para a pintura de uma bolha.

Todos somos artistas...alguns mais outros menos, espero que com esse tópico todos possam se divertir igualmente!

RodrigoS: De fato, artistas jamais deixam de pintar... já fui plastimodelista e agora automodelista.. a arte sempre me acompanhou. Concordo que não deixamos de pintar, mas o ritmo com certeza diminui. Um abraço, obrigado pelos elogios e até o Brasuca!

Mion: não perderemos o contato! Estarei aberto às perguntas, conversamos no Brasuca e te passo meu contato!

Sampa: Essa máscara pode ser encontrada na Amainhobbies (www.amainhobbies.com) na área de pintura (paint & supplies) ou então no Ebay (www.ebay.com).
Sim, quando aplica-se a máscara líquida ela fica com uma aparência semelhante à cola branca na bolha, porém quando ela seca completamente ela volta a ficar transparente. Após as 3 camadas a bolha continuará transparente, mas levemente fosca por dentro.

DICA IMPORTANTE:
Esqueci de mencionar, mas o isolamento líquido pode ser feito com pincel, porém o gasto de máscara é beem maior e o tempo de secagem também é bem superior. Deve-se aplicar 3 camadas variando em 90 graus os sentidos das pinceladas, ou seja, primeira camada na longitudinal, segunda na transversal e terceira na longitudinal de novo. A seguir alguns videos no youtube:

Com pincel: http://www.youtube.com/watch?v=cBhGaJjmo8A
Com aerógrafo: http://www.youtube.com/watch?v=34OJ-j2H ... re=related

Abraço e até a PARTE 02 - DESENHANDO


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2310
Registrado em: 23 Dez 2010, 21:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor lukits » 05 Ago 2011, 16:25

caraca!!! por isso vc faz coisas muito loucas!! era (ou é) plastimodelista, eu recém começei e nem aerógrafo tenho (tudo no pincel e spray) tenho 2 hobbies: automodelismo e plastimodelismo, agora criei coragem e fui fazer o fimzinho do meu carro 1/24 rsrsrs... eu queria fazer uma pintura com todos, mas não tenho dinheiro kkkk... agora q vc tá se aposentando... putz... ainda compro 1 bolha sua...
Abs




 E-MAXX/Rustler      MMM/Velineon 3500      Traxxas TQ 2.4gHz      LiPO 4s, 3s, 2s, 1s, 0s      Algumas      Recauchutado/proline      Pista/Basher

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI

Mensagempor Marcelosi » 09 Ago 2011, 02:23

PARTE 2 - DESENHANDO


Como prometido, aqui estou de volta para a segunda parte desse tutorial. Nos dedicaremos a algumas dicas de desenho que desenvolvi e que muito já me foram questionadas principalmente janelas, simetria, linhas retas.

De fato alguns ainda se decepcionarão pois detalhes como círculos (tipo Vettel) e degradês não aparecerão aqui. Esses efeitos serão mostrados em outra parte, provavelmente a 3 ou a 4, quando eu estiver demonstrando algumas técnicas de pintura.

Material Necessário:
Imagem
Marcadores Permanentes, Fita adesiva, cotonete e a bolha já isolada.

Imagem

O pincel chato (foto da esquerda) eu costumo usar para fazer os frisos das janelas enquanto o de ponta fina (foto da direita) eu uso pra fazer as linhas gerais.

Janelas

Primeiro passo: eu contorno as marcações da bolha até ficar com o desenho completo da janela.
Imagem
Depois eu faço a marcação de como eu irei querer o friso.

Com o cotonete, seco mesmo, apago as marcações não desejadas.
Imagem
*Dica: se a tinta estiver muito seca e não sair com o pincel, pode-se fazer duas coisas: 1- umedecer o cotonete com álcool ou 2- pinte a novamente o que você deseja apagar, assim o próprio solvete da caneta ajudará a remover o traço indesejável.

Por fim, preencha o novo friso.
Imagem


Desenhos Gerais:
Quando for desenhar, faça primeiro o desenho pontilhado, pois é mais fácil de apagar e dá menos trabalho de refazer.
Imagem


Simetria:

Procure fazer marcações na bolha, utiliza pontos de referência e, se for o caso, utilize réguas.
Imagem

Uma outra dica é a utilização de "espaçadores"... eu costumo usar meu dedo em muitos casos pois é fácil e rápido.

Lado direito:
Imagem

Lado esquerdo:
Imagem

Final:
Imagem


Linhas retas:
Eu utilizo, muitas vezes as fitas para me auxiliarem no desenho de linhas retas. Mas é natura que com a prática e a repetição, esse recurso seja menos utilizado.

Posiciono a fita no local desejado.
Imagem

Passo a caneta na borda da fita com a bolha.
Imagem

Retiro a fita.
Imagem


Iniciais:
As iniciais ou números deixo pra fazer no final e apago os contornos que elas cobrirem, assim teremos a impressão, no desenho final, que ela está por cima dos outros desenhos.

Imagem

Imagem

Imagem


Considerações finais:

Desenhar é uma das partes mais interessantes e satisfatórias do processo. Portanto, não tenha pressa, procure usar todo o tempo possível. Costumo perder horas nos desenhos (de 1 a 3 horas) e muitas vezes faço de madrugada quando ninguém está por perto para me perturbar.

Fotos!! Guarde diversas fotos! Olhe sempre os sites de fotos e procures novos padrões de traços e figuras interessantes que possam ser adicionadas.

Por fim, o desenho não é definitivo. Eu costumo desenhar de madrugada e dormir olhando pro desenho (sei que é meio louco, mas enfim...) quando eu acordo faço alguns ajustes antes de começar o recorte, ou seja, não se impressione se eu modificar esse desenho antes de começarmos a parte da pintura...

Estou aberto às perguntas, aquele abraço e até a Parte 3 - Recortando.
Imagem


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

Avatar do usuário
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Ago 2010, 23:00
Localização: Americana SP

Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2

Mensagempor espanhax » 09 Ago 2011, 15:12

Cara,

Sempre tive vontade de fazer uma pintura bem elaborada como esta, mas acho que sempre faltou conhecimento/técnica.

Estou morrendo de vontade de pintar outra bolha, mas vou esperar e aprender um pouco mais aqui.

Estou adorando este tutorial, FANTASTICO !!!!

Valeu
Ronaldo


EspanhaX
Visite " NitroRCPowers " no YouTube.

 Serpent 733      Sirio      spektrum DX3R      Tornado      . . . Sempre uma Nova, kkkk      Xceed      Fazenda Vesúvio - Indaiatuba

Próximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes