Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo

Mensagempor zumpano » 18 Jun 2013, 11:12

Resolvi postar esse passo a passo, por que assim como eu, aposto que muitos iniciantes "sofrem" um pouco na hora de fazer a 1ª bolha.
Ganhei essa bolha Grave Robber da marca Lynx da minha namorada no dia do namorados. Ela pediu que eu escolhece o presente. Então a escolha foi feita. :)
Como sempre fui fã dos Hot Rods Americanos, achei que essa seria a melhor opção para a minha Revo Platinum Edition, sem enfiar a faca nela e pedir uma bolha HPI.


Por se tratar de uma cópia da HPI, notei alguns defeitos de acabamento e produção, além dos adesivos não virem pré recortados.
Em alguns ponto o material parece ser mais grosso que em outros, causando uma certa dificuldade para o recorte. Essa foi a minha primeira impressão sobre a bolha.

Agradecimentos: Minha namorada pelo presente! Minha mãe pela paciência com a bagunça e patrocínio da cola e da gelatina e do meu pai pelo desenho das chamas :)

Bom, vamos lá.
O layout e a cor que escolhi foi esse. Um típico Rot Hot, vermelho com chamas amarelas. Fugindo completamente do padrão preto com chamas vermelhas.

Tintas compradas:
TINTA SPRAY Daytona Yellow 257 Pactra 85 gramas (para as chamas)
TINTA SPRAY BACKING BLACK PRETO BRILHANTE 304 85 GRAMAS PACTRA (para o teto)
TAMR 8612 86012 PS-12 Tinta spray SILVER (CINZA) TAMIYA (para o motor e blower)
TAMR 8602 86002 PS-2 Tinta spray RED (VERMELHO) TAMIYA (para o resto da bolha)

Imagem

1º Passo: Marcação e Recorte:
- Recorte da bolha (usei um bisturi e tesoura)
- Marcação dos postes
- Marcação das chamas (desenhada por fora, em cima da pelicula protetora).
Imagem
Imagem

2º passo: Mascaramento
- Máscaras: Nesse passo, fui meio que na coragem mesmo. A maioria usa fita crepe, mas para um melhor trabalho resolvi usar máscara líquida.
Li aqui no fórum um tópico do pessoal usando cola branca misturada com gelatina. A gelatina serve apenas para que quando a cola seque, você consiga identificar onde está a máscara. (PS: Uma bela sacada!!!)
Dei 3 mãos, usando um secador de cabelo entre 1 mão e outra.
Imagem
Imagem

3º passo: Mascaramento
Aguardei 2 dias para a secagem total da gororoba, ops... da máscara.
Como devesse começar a pintar das cores escuras para as claras.
1ª máscara a ser retirada foi a do teto que vou fazer preto.

Imagem

4º passo: Pintura
Depois de 4 dias, as tintas chegaram.

Imagem
Quem é dos anos 80, vai lembrar do E.T. Neb da Estrela e miniatura do Tony Kanaan que minha namorada me deu.

Imagem
Dicas para a pintura: Secador de cabelo, uma máscara ou pano amarrado ao rosco, o cheiro da tinta é muito forte e ela solta um pó durante a aplicação, faça isso em um lugar aberto e bem arejado.

Imagem
Dei 5 mãos bem suaves para conseguir preencher o preto.
Entre uma mão e outra eu usava o secado de cabelo para secar a tinta.
Detalhe da caixa de ferramentas ao fundo que tem mais de 60 anos. Era do meu bisavô. Ele era marceneiro na antiga Companhia Paulista, que depois virou FEPASA e hoje o que sobrou se chama ALL. A sigla JS = José Soares. :)

Imagem
Com o preto já feito. Hora de começar a destacar o restante da máscara.
Para dar início ao vermelho. Lembrando que é importante começar sempre da cor mais escura para a mais clara.

Imagem
Notem que não me preocupei muito em fazer 100% a emenda de cores. Pois na junção do preto com o vermelho vai entrar um friso.

Imagem
Aplicação da tinta vermelha. Foram 6 mãos.

Imagem
Retirando a máscara para a pintura do amarelo.

Imagem
Parte de pintura 100% concluída.

Imagem
Retirando a películas externa protetora, fazendo os furos dos postes.

5º passo: Adesivos

Imagem
Como já dito a minha bolha é da marca Lynx.
Os adesivos não vem pre recortados o que está sendo digamos, a parte mais chata da produção da bolha. Por isso, coloquei a mulherada de casa pra dar uma força!!!! :)

Além disso não há uma identificação, manual ou dica da posição dos adesivos. Porém, entrei em contato com a própia Lynx que de forma bem ágil e atenciosa me mandou esse email:

Bom dia Junior.
Realmente há dificuldade em identificar os detalhes.
Nossa cartela de adesivos acabou por sair sem essas identificações. No próximo lote isso estará corrigido.
Para auxiliá-lo no momento, siga essas orientações:
Com base no arquivo "grave1" (anexo) - os frisos mais complexos estão nominados com etiqueta, os demais não identificados são complementares ou de colocação intuitiva de acordo com a posição na bolha.
Siga o mesmo procedimento com base no arquivo "grave2".
Observe bem que na bolha existem marcações que auxiliam a colocação do adesivo - são linhas de orientação exatamente para isso, mas são sutis, pois a bolha permite duas versões distintas.
Esperamos ter auxiliado e, repetimos, essa dificuldade estará sanada nos próximos lotes.

Att
Ivam Ricardo
Lynx Hobby Products
www.lynxhp.com
55 - 11 - 3294-6674


Links para download:
http://www.4shared.com/photo/odyBwk_U/grave1.html
http://www.4shared.com/photo/au5jQY6Z/grave2.html

Imagem
Feriado na minha cidade, acabei viajando e não consegui deixar a bolha 100%. Quanto aos adesivos vai ficar assim. Agora estou mexendo nos prolongadores dos postes pra deixar a bolha numa altura legal, sem encostar em nada. E estou instalando um kit de led também. Em breve fotos dela finalizada.

Imagem
Grande abraço a todos!
Editado pela última vez por zumpano em 28 Jun 2013, 16:31, em um total de 7 vezes.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo Platinum

Mensagempor FoxDie » 18 Jun 2013, 12:39

Cara tá de parabéns pela iniciativa, eu no passado ja tive uma Robber e é uma bolha magnifica de se usar num auto.

Vou dar uma opinião minha, eu não faria na flames aquela linha tão horizontal, vai "marcar" muito na frontal da bolha, estica o amarelo até o parachoque, ou faz uma linha mais sinuosa em vez de ser tão retona.

Seja como for, boa sorte no projeto!!!!


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo Platinum

Mensagempor zumpano » 18 Jun 2013, 13:11

FoxDie, será feito como você falou. Aquelas foram apenas marcações horizontais para posicionamento a partir do blower. O amarelo vai vir da frente/parachoques até as pontas das chamas.

grande abraço!


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo Platinum

Mensagempor FoxDie » 18 Jun 2013, 16:33

Aaaah sim, eu devia ter imaginado isso kkkk

Eu tive uma robber também mas a minha era um pouco diferente da sua, era aquela com uma caveira no blower, mas eu pintei ela mais tradicional, toda preta chumbo metalizada, com muito cromado e umas sckulls no teto.

Eu queria na época ter feito umas true flames mas ainda não dominei 100% a técnica no aerografo, pra piorar ainda tem que fazer isso ao contrario... quem sabe daqui mais uns 15 anos.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo Platinum

Mensagempor zumpano » 18 Jun 2013, 16:38

A minha tb tem a caveira no blower. Mas ela vem separada da bolha. Nas fotos ela não aparece :/

Já os cromados a minha não vai ter nada. Vou pintar o motor de prata e os cromados são imitados por adesivos pratas que vem junto.


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor zumpano » 25 Jun 2013, 10:17

Queria agradecer a galera que está acompanhando :)


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor FoxDie » 25 Jun 2013, 13:04

Muito bom cara é assim que começa!!

E ai já pensou na pintura da próxima bolha??


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 335
Registrado em: 01 Nov 2011, 21:00
Localização: São Caetano do Sul

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/

Mensagempor GZMR » 25 Jun 2013, 23:42

Zumpano ...
Ficou d+ !!! Tmb adoro os Hot Rods ... e flames tmb !!!
Parabéns !!!
Abração !!!
Elvis

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 369
Registrado em: 28 Jan 2012, 21:00
Localização: Araçatuba

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor Matsunrigon » 26 Jun 2013, 01:51

Parabéns amigo, ficou show essa bolha heim!!
O duro agora é por ela pra ralar kkkk


Pessoal da um curtir ai:http://www.facebook.com/AutomodelismoRc

 Kyosho Mad Force Ve      Orion      Kyosho      Lipo 2x 2s 5.8A      F-100      Com cravos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor zumpano » 26 Jun 2013, 10:28

GZMR escreveu:Zumpano ...
Ficou d+ !!! Tmb adoro os Hot Rods ... e flames tmb !!!
Parabéns !!!
Abração !!!
Elvis


Valeu Elvis! Tb gostei bastante do resultado final.



FoxDie escreveu:Muito bom cara é assim que começa!!

E ai já pensou na pintura da próxima bolha??

Ainda não! rs
Preciso usar essa aqui pelo menos "um pouco" rs


Matsunrigon escreveu:Parabéns amigo, ficou show essa bolha heim!!
O duro agora é por ela pra ralar kkkk

Obrigado!!! Confesso que estou com bastante dó! AUHaHUAHUAHUuhAUA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor FoxDie » 26 Jun 2013, 15:06

zumpano escreveu:
FoxDie escreveu:Muito bom cara é assim que começa!!

E ai já pensou na pintura da próxima bolha??

Ainda não! rs
Preciso usar essa aqui pelo menos "um pouco" rs


Putz eu na época que copiava as minhas bolhas eu viciei em pintar. Chegava o fim de semana tinha dias que eu fazia 2 ou 3, eu tinha tantas bolhas caseiras que eu já nem ligava mais, arregaçava elas num minuto kkkk

Ainda no dia em que eu postei aqui no tópico, acabou me dando saudades, bateu aquele saudosismo tanto que acabei até separando meu aerografo pra ver como ele está. Mas ainda não tive tempo de sentar para desmonta-lo.


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor zumpano » 26 Jun 2013, 15:11

Quem me dera poder fazer varias bolhas! Hahhaha
Um dos motivos é o alto custo da brincadeira. Andei pensando em comprar um aerografo e arriscar pintar. Tenho compressor em casa e pistola de pintura.
Me indicaria um bom e barato? Rs
Qual tintas uso dai?


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor FoxDie » 26 Jun 2013, 15:35

Se você copiar suas bolhas, o custo fica baixíssimo, procura se informar mais sobre vacuum forming que você vai ver.

Quanto ao aerografo, começa por um baratinho dos que tu acha aqui no brasil mesmo, no ML tem uns de ação simples a menos de 50 reais, são umas bostas, mas é bom pra começar a praticar e ver se realmente você da pra coisa. Depois quando você já tiver mais experiência, você parte um Badger de ação dupla e compra no Ebay que é muito mais em conta.

A parte mais cara são as mascaras (stencil), e você vai querer ter MUITAS, ja as tintas elas não são muito caras em relação ao tanto que elas rendem, de todas as que eu comprei no exterior eu nunca fui tributado e nem demoravam muito pra chegar.


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor zumpano » 26 Jun 2013, 15:48

Sou Designer gráfico de uma empresa de Balas, fazemos alguns expositores de Vaccum Forming, mas o custo é alto. Você mesmo faz as suas bolhas?

Que tinta usa para pintar com aerografo? Quanto as mascara pra mim é tranquilo. Faço os vetores e mando fazer os adesivos em vinil, na gráfica de um amigo.


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 05 Jun 2010, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Projeto Grave Robber (Lynx) para a Revo - ATUALIZADA 25/6

Mensagempor FoxDie » 26 Jun 2013, 15:56

Alto nada cara, sua mulher tem um aspirador de pó não tem?? Tu sabe usar uma serra tico tico ou sabe de alguma marcenaria por perto não sabe? pronto...é tudo em MDF. Não da 200 reais de material mano. Procura ai na net que tem tutorial homemade aos montes.

Eu fazia, da um pouco de trabalho mas fica legal depois que pega as manhas, a parte chata é o modelo, fazer a bolha em si é ridículo.

Cara tem um tópico aqui só sobre pinturas, é praticamente um tutorial, lá tem tudo sobre pinturas em bolhas, da uma boa lida lá que vai te esclarecer tudo.

P.S.: Bom saber que tu tem facilidades com vinil kkk


Compro carcaças de Giga Crusher.

 Giga Crusher / T-Maxx      Sirio .30 / Axial .28RR /      Perfex / FLYSKY FS-iT4      Byron 30%      Custon      GC / T-Maxx / Revo

Próximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes