Carros PRO12: Qual Adquirir?

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Carros PRO12: Qual Adquirir?

Mensagempor wagnerrs » 19 Abr 2008, 16:23

Para novatos no hobby que querem adquirir um carro PRO12 passo aqui algumas informações:


Primeiramente vale ressaltar que um PRO12 é adquirido em KIT, onde vem as peças necessárias para montar o chassi.
Motor/escapamento, Radio, servos...etc são adquiridos separadamente e falo sobre isso adiante.
O nome PRO12 é devido ao motor que se utiliza nesses carros que são motores .12.

Falando em RC a explosão ON ROAD (asfalto) a categoria PRO12 é a mais difundida nos campeonatos no mundo inteiro.
A categoria é conhecida como ON ROAD 1/10 200mm. 1/10 é a escala do carro e 200mm é a largura do carro.

OBS: também existem carros ON ROAD 1/10 200mm RTR (Prontos para andar). Estes carros são geralmente mais simples e ja vem montado incluindo Radio, servos e motor. Ou seja comprando um RTR, vc vai precisar apenas combustivel e pilhas para o Radio e receptor. Algus carros RTR são: Kyosho FW 06, Duratrax Street Force GP2, Team Magic G4S RTR, Tunder Thiger TS4N.

Como vem um KIT PRO12

Imagem

Em principio esses carros são utilizados apenas para competições pois o custo é relativamente alto e não valeria a pena ter um carro desses apenas para “brincar”.

Você compra um KIT de PRO12 novo em loja no Brasil por um preço que varia de aproximadamente 1200 até 2000 Reais.
Em Julho de 2008 se achava carros como Vone RRR e Serpent 720 por aproximadamente 1000 Reais (as vezes tem promoções e o preço chega até 1000). Uma queda marcante nos preços. O que pode facilitar a compra de um PRO12.
Neste kit, além das peças |(para montar o chassi do carro) vem alguns óleos (para amortecedores e diferenciais) bem como manual de montagem e manual de regulagens.

A montagem de um PRO12 não é complicada mesmo para iniciantes pois os manuais são bem ilustrativos e em sequencia. Montar um carro é uma ”tarefa” muito legal e um “trabalho” anti-stress.

Algumas ferramentas já acompanham o KIT, porém outras como chaves allen, chaves philips, vc precisa ter.

Vale lembrar que vc pode comprar um PRO12 usado em ótimo estado por preços bem acessíveis.

*******************************************************

PRINCIPAIS CHASSIS PRO12

SERPENT 720
Imagem

KYOSHO VONE RRR EVO WCTE
Imagem

MUGEN MTX4
Imagem

G4RS
Imagem

XRAY NT1
Imagem

Preço: Um Kit de PRO12 varia entre 1400 até 2000 Reais (preços aproximados em lojas no Brasil). Ultimamente (Julho de 2008) se acha por aproximadamente 1000 Reais um Kit de PRO12.
*******************************************************
*******************************************************

NECESSÁRIO PARA DEIXAR O CARRO COMPLETO - PRONTO PARA ANDAR (preços aproximados em lojas no Brasil)
*******************************************************
Para deixar um PRO12 pronto para andar além do kit do carro é preciso comprar:

-Motor PRO12 (geralmente o motor é acompanhado de 2 velas uma é utilizada para amaciar o motor)

Imagem
Preço: Varia desde 600 até 1300 Reais
*******************************************************
-Escapamento (pipa) para o modelo do motor que vc comprou
Imagem
Preço: Em torno de 200 Reais
*******************************************************

-Filtro de ar
Imagem
Preco: entre 10 e 20 Reais
*******************************************************

-Radio/Receptor. Geralmente se usa Radio de boa para ótima qualidade num PRO12
Imagem
Imagem
Preço: Entre 700 até 1500 Reais
*******************************************************

-2 Servos (movimenta a direção e acelerador/freio). Geralmente se usa servos de boa para ótima qualidade num PRO12
Imagem
Preço: de 100 até 400 Reais cada servo
*******************************************************

-Bolha (algumas bolhas utilizadas em competições: Mazda 6, Mazda Atenza, DNA, Dodge Stratus, Astra e Nemesis)
Imagem
Preço: Entre 50 até 150 Reais + tinta para pintar a bolha que custa em torno de 20 Reais. A bolha também pode ser comprada já pintada.
*******************************************************

-Pneus (os mais utilizados são pneus de espuma das marcas GQ, Kawahara, Jaco, GRP, Ellegi, Alpha (borracha)). 26mm na dianteira e 30mm na trazeira. A densidade varia desde 35 até 45. Um jogo de pneus de espuma dura em media 1 ou 2 corridas.
Imagem
Preço: em torno de 60 Reais o jogo com 4 pneus
*******************************************************

-Combustível 20% Nitro
Imagem
Preço: Aproximadamente 90 Reais o galão
*******************************************************

-Caixa de Partida (faz o motor começar a girar e iniciar a explosão)
Imagem
Preço: Em torno de 350 Reais
*******************************************************

Bateria de Gel para a caixa de partida
Imagem
Preço: Aprox. 60 Reais
*******************************************************

-Aquecedor de velas
Imagem
Preço: em torno de 60 Reais
*******************************************************

Almotolia para Combustível
Imagem
Preço: 20 Reais
*******************************************************

-Pack ou Pilhas para o Radio (Dependendo do Rádio o Pack é diferente ou se utiliza pilhas)
Imagem
Preço: Um pack para radio custa em torno de 100 Reais
*******************************************************

-Pack de baterias para o receptor do carro(cada carro tem um Pack diferente)
Imagem
Preço: Um pack para o carro custa em torno de 80 Reais
*******************************************************

Outros:
-Óleo para filtro de ar (20 Reais)
-Ferramentas (tesoura, chaves Allen, Philips, furador de bolha, paquimetro entre outras)
-Mesa de Setup (300 Reais) - Utilizada pra fazer os ajustes "balanceamento" no carro
-Peças de reposição (correias, polias, coroas, pinhões)
-Oleos de diferentes densidades para amortecedores e Diferencias
-Velas (20 Reais cada)
-Chave de vela/roda – 20 Reais
-Termômetro – 100 Reais
-Jogos de Pneus
-Carregador de Pack simples (Uma boa pedida é um carregador tipo Triton onde vc carrega diversos tipos de Packs, pilhas, baterias rapidamente)

*******************************************************

PRINCIPAIS MOTORES PRO12
OS Speed Tuned 12TZ Spec II
12TZ (P) T3 Speed Tuned
Mega MF12 3P MasMo Cera IFMAR
MEGA ZX12 DSII
MR Ninja - MR12 T01A
WASP Rev CRF
CRF Diablo REV .12
Novarossi PLUS 12-3CT
Novarossi PLUS 12-3SCT
Novarossi 353 RACE .12
Sirio S12 T3I STI
Sirio Evo 4

*******************************************************

PRINCIPAIS RADIOS
FUTABA 3PKS
FUTABA 3PK 2.4GHz FASST
FUTABA 3PM 2.4GHz FASST
FUTABA 4PK 2.4GHz FASST
KO PROPO EX-1 UR
KO PROPO EX-10 Helios C2
SPEKTRUM DX3R
SPEKTRUM DX3
AIRTRONICS M11
Editado pela última vez por wagnerrs em 26 Ago 2008, 14:41, em um total de 16 vezes.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 192
Registrado em: 06 Mai 2007, 23:00

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor REGINALDOMJ » 19 Abr 2008, 19:54

NÃO DÁ PRA COMEÇAR DE PRÓ 12.

O PREJUÍZO É MAIOR E A BRINCADEIRA DEMORA MUITO PARA AGRADAR.

CHEGA UMA HORA QUE NEGO DESANIMA DE TANTA PORRADA!!!


O NEGÓCIO MESMO É COMEÇAR DE RTR!!


:roll:

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 53
Registrado em: 15 Fev 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Mauro_Farias » 19 Abr 2008, 20:04

Eu estou começando com um FW-04 com um marcha e uma bolha surrada de dodge ram. Depois quando aprender mais compro outro.


Mauro Farias - São Paulo - SP
Sou iniciante nesse hobby e espero aprender com os colegas mais experientes. Obrigado.

 Marca :Kyosho Modelo: FW-04      HPI      Futaba Magnum Sport T2PC      18% nitro 16 óleo      PICKUP      Onroad      ainda não frequento pistas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 838
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Mindu » 19 Abr 2008, 20:31

Muito legal esse "esquema", Parabéns mais uma vez Wagnerrs... vc é um cara que esta se dedicando cada vez mais pra "facilitar" a vida dos novos no assunto...

Só pra acrescentar... uma ferramenta indispensável para que anda com pró é um bom carregador de pack (tanto do receptor (carro) como transmissor (rádio)... esse varia muito de marca... mas acredito que apartir de 300 reais se consegue um ótimo carregador.

Abraços




 AJARC

Moderador
 
Mensagens: 612
Registrado em: 01 Ago 2005, 23:00
Localização: Agudos

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor coideloko » 19 Abr 2008, 22:00

Eu acho que da para começar de Pró12 sim. É um carro muito mais na mão do que os RTR (se souber regular, mas todos na pista ajudam), que vai correr mais e vai ter muito mais prazer ao pilotar.

Outra coisa é que as peças também são mais resistentes.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Pries_jeden_Got » 19 Abr 2008, 22:37

Cara... se vendesse pro no paragua eu comprava... mas aqui o governo não ajuda! Ele quer sugar ao máximo a gente! Se tivesse fábrica de automodelos aqui, o imposto seria compreensível. MAS NÃO TEM!!! Não que eu saiba... Parece que aqui existem duas opções para quem não tem mucha plata: ou faz contrabando ou passa vontade!!!
Editado pela última vez por Pries_jeden_Got em 20 Abr 2008, 21:03, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 23 Jul 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Lucas_TN » 20 Abr 2008, 00:05

Muito bom o tpico , moderador ,coloque como fixo , muito bom parabens wagner.

abraço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 3957
Registrado em: 19 Jun 2005, 23:00

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor AdminRCM » 20 Abr 2008, 14:51

Tópico fixado.
Parabéns pelo tópico Wagner!


Administração RCMasters

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1587
Registrado em: 03 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Ramiel » 20 Abr 2008, 15:42

Ótimo artigo wagner, parabéns.




 V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus      Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15      Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST      Byron      Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR      Jaco/Kawahara/Alpha RC      Jundiaí Parque/AARC do ABC

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor wagnerrs » 20 Abr 2008, 16:04

Com o tempo eu vou acrescentando o que esqueci e deixando o texto mais claro.
Valeu pelas dicas.

Sobre PRO12 X RTR, a minha opinião é que se o cara sabe que vai gostar de correr e pode começar no Hobby gastando mais, ja de cara pode comprar, montar e andar num PRO12 sem problemas em campeonatos regionais.
Na AJARC que é onde eu corro, tem varios exemplos de cara que comprou um RTR correu 1 vez e ja na corrida seguinte estava com um PRO12. É comum o pessoal correr em 2 categorias na AJARC. Pois esperar 1 mes para correr só 20 min é muita espera para pouco tempo de pilotagem. Varios correm na RTR e na PRO12 ou na PRO15 e 1/8.
Outros preferem andar primeiro na RTR e depois passar para uma categoria mais forte. Outros vão direto para a PRO12.
No final das contas o que vale é o carro no GRID.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 12 Abr 2008, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor wuchs » 20 Abr 2008, 17:46

É isso, o governo nao ajuda com altos tributos. Pois carro nos EUA nao é caro.

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor wagnerrs » 20 Abr 2008, 17:48

wuchs escreveu:É isso, o governo nao ajuda com altos tributos. Pois carro nos EUA nao é caro.


Além de ser mais barato o poder aquisitivo la é maior.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Avatar do usuário
Mensagens: 25
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Ribeirão Preto

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor danbat » 22 Abr 2008, 02:29

Estou querendo começar com o Fazer da kyosho o que voces acham? Não sei muito bem se o on road eu me adaptaria melhor do que um off.


Daniel\r\nRibeirão Preto-SP

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2945
Registrado em: 06 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - capital

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor Passamal » 22 Abr 2008, 11:08

danbat escreveu:Estou querendo começar com o Fazer da kyosho o que voces acham? Não sei muito bem se o on road eu me adaptaria melhor do que um off.


cara o melhor q vc pode fazer eh.

va a algum lugar onde o pessoal costuma andar e olhe...
veja eles na pista ou aonde quer q eles andem e analise

off-road eh "todo terreno" vc pode andar na terra e no asfalto e dependendo do modelo vc pode andar literalmente onde quiser hj em dia...

on-road eh limitado ao asfalto e dependendo do modelo somente anda em pistas como por ex os PRO-12 eh recomendado somente andar em pista pois andar em qualquer asfalto,estacionamento pode quebrar algo.


Agora quanto a começar com RTR ou ir direto ao PRO-12...

se vc tem um minimo de paciencia e força de vontade nao ha problema nenhum em ir direto ao pro-12, creio q seja um pouco mais complicado de se lidar por um iniciante pois tem uma variada gama de regulagens q vc pode fazer os famosos "setups"

Eu por ex. ando do off-road a um tempao... quando decidi andar de on-road tbm, ja fui direto num pro-12 pois nao queria gastar dinheiro para comprar um RTR e depois do RTR gastar mais dinheiro num pro-12...


ImagemImagem

 revo 3.3/ MCD RALLY      trx3.3/ 28,5cc big bore      4PK =)      byron gen2 20%/ gas+2t      crowd pleaser/Sub IMPREZA WRX      crimefighter/ mcd      Dust Raising/AARC/aerosampa

Avatar do usuário
Mensagens: 25
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Ribeirão Preto

Re: Carros PRO12 para Novatos (ou leigos em RC)

Mensagempor danbat » 22 Abr 2008, 11:29

Então amigo, o que mais me complica é a Verba, no momento disponho somente de R$ 900,00. Vi que para iniciar num pro-12 é um poucio complicado por causa das regulagens, quanto a limitação de pistas pensei nisto tb. Vi que por este valor tem o lazer voce acha que é um bom carro para iniciar? Qual outro modelo neste valor que voce me recomendaria?


Daniel\r\nRibeirão Preto-SP

Próximo

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes