Como descobrir a velocidade do seu carro

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor pedrinhof » 04 Dez 2009, 19:29

aprendi esta formasbimestre passado....é facinho de fazer se até eu tirei 8 na média...

 
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Nov 2009, 21:00
Localização: Piracicaba

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor marcusfermino » 05 Dez 2009, 12:00

Fabio.Vieira escreveu:Pessoal,


A formula é muito interessante, mas para quem tem rádio com telemetria é só tirar o radiano da roda e mudar para que o radio messa em KM/H.

Simples.
Abços.


Mas no caso de usar a telemetria do controle, onde que fica o sensor de rotação? na roda?, porque se não for lá e sim no motor, seria necessário além do raio do pneu, as possíveis reduções do cambio.

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: Guararema-SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor spinella » 16 Mar 2010, 15:57

Não dá para fazer com velocimetro de bicicleta???
Lá fica armazenado a velocidade máxima atingida...seria só grudar o velocimetro no carro, o imã na rodinha e depois ver o valor armazenado na memória. Só teria que fazer alguma relação com o diâmetro da roda do carrinho, já que há uma diferença enorme no tamanho do aro. Parece que nos velocimetros vc consegue mudar essa relação.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Abib » 16 Mar 2010, 16:14

E pra onde vai o balanceamento da roda depois de vc colcar o imã nela?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Bakker » 16 Mar 2010, 17:15

Pega um radar e mede!! :D

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 239
Registrado em: 12 Abr 2008, 23:00
Localização: Brasil

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor gutinkkk » 16 Mar 2010, 19:20

Eu ja vi gente pegando um carro de verdade e o passageiro ir acompanhando o automodelo para ver a velocidade.

Só cuidado pra nao atropela o RC ¬¬


Mustang Rulez ~ Eleanor

 V-ONE RRR WCTE      Nova Rossi TS12 S3      HPI Mustang      V1 de Estante, 0km!

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 294
Registrado em: 14 Jul 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Vancooler » 16 Mar 2010, 21:46

Eu calculo a velocidade dos meus elétricos por esse site: http://www.gearchart.com/index.cfm?fuse ... art.create

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Gazo » 17 Mar 2010, 08:17

Tem um jeito super simples.

Faça 2 marcas na pista onde vc conhece a distância, com trena.
Passe correndo pelas 2 marcas e use um cronômetro para marcar o tempo.

Daí, chama um dos garotos ou garotas que estejam na platéia e pede pra ele calcular com as fórmulas de matemática do colegial!!! Hhahhahahahhahaha

Só não garanto precisão e erros de cálculo! ehehehehhhe

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor EduardoNX4 » 17 Mar 2010, 18:38

Use GPS

É so usar um GPS que registre a velocidade.

E so prender no carrinho de forma segura e arrumar uma retona boa e acelerar.

No Youtube ja vi muita gente fazendo isso, em Nauti, Auto e até Aero.

A vantagem que o GPS não mente, é velocidade real mesmo.
Editado pela última vez por EduardoNX4 em 29 Mar 2010, 10:50, em um total de 1 vez.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 665
Registrado em: 24 Mar 2008, 22:00
Localização: Marshfield

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor lucasaf » 29 Mar 2010, 03:39

Problema eh que nem todos os GPS registram velocidade...eu por exemplo tenho um TOMTOM ONE e nao registra....
Quanto a medir com cronometro...seria interessante....usar fisica pra medir...
Sabendo que

V = E / T


V = Velocidade
E = Espaco
T = Tempo

Eh interessante porem ninguem vai ficar com um papel, uma caneta e um cronometro na rua...fazendo calculo de velocidade :D
Acho que sei la...eu nao sei ate hj a velocidade top dos meus carros....tentei o lance com o gps mas nao achei no meu tomtom.....


--
Imagem
Lucas Francisco

 4Tec / Revo      TRX3.3      Spektrum DX3.0      Top Fuel 20%      Originais / HPI / Proline      Originais      Qualquer lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor EduardoNX4 » 29 Mar 2010, 10:57

Todos que eu ja vi usando GPS.

Um colega meu usou GPS Garmin Etrex, so não me lenbro o modelo exato do aparelho. Só sei qie ele marca e registra a maxima.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor erosenninspp » 29 Mar 2010, 12:06

Pra quem ta na rua a melhor mesmo é de demarcar um trecho de reta e medir e cronometrar depois faz o calculo da velocidade media.
Mais facil mais rapido e sem por em risco outros equipamentos.....


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 276
Registrado em: 28 Abr 2009, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor marcpc4 » 29 Mar 2010, 14:08

Um amigos meu também usou um gps, marcou a velocidade, mas também deu uma capotada com a revo que por sorte não quebrou o GPS.

Até

Márcio


"JOSELITO SEM NOÇÃO"

 REVO 3.3      TRX 3.3      TQ 3      BYRON      RESISTENTE      BORRACHA      CERET, PACAEMBU

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 51
Registrado em: 26 Jul 2013, 23:00
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Cacá » 01 Set 2013, 14:30

Pessoal,

As melhores formas de se medir a velocidade do seu automodelo sao:

A) GPS:
Quanto menor o aparelho melhor, pois não vai agregar peso no modelo e vc poderá prende-lo em qualquer parte (segura) do RC.
Pesquisei bastante e comprei o menor e mais básico (atualmente) modelo da Garmin, o Foretrex 301 (Preço anunciado no varejo: USD 150,00 - Nos EUA). Ele tem funções básicas de um GPS para tracking. No modelismo nao vamos utilizar nada alem da velocidade máxima, media e distancia percorrida (isso se utilizarmos tudo isso). Devem existir outros modelos menores, mas preferi comprar um de uma marca confiavel. Esse modelo eh ótimo e eu recomendo.
1- Vantagens: Pequeno e leve (87 gramas). Eh so prender no carro e pilota-lo. Foco 100% na pilotagem.
Depois das passagens recolhesse o modelo e se faz a leitura dos dados. Tudo fica registrado no aparelho. Mais recomendado para o uso em RCs maiores, escala 1/10 para cima.
2- Desvantagens: Em caso de acidente, o aparelho poderá ser danificado. Assim, recomendo um estojo pequeno acolchoado, do tamanho do aparelho para evitar maiores danos ao GPS se o RC bater ou capotar. Alem disso, sempre lembrar de prender o aparelho em local seguro. Outras desvantagens comuns a qualquer GPS sao: 1) Atraso (1 ou 2 segundos) em se aferir a velocidade, uma vez que ele precisa constantemente colher dados através de sua antena e fazer cálculos internos para chegar aos resultados. 2) Quanto mais fechado o tempo, mais difícil fica para o aparelho se conectar aos satélites e realizar a triangulação do sinal. 3) Nao funciona em ambientes internos. 4) Nao podera ser utilizado em Mini RCs como os Mini Z da Kyosho.

B) Radar (pistola):
Outra opção bastante usada no RC sao os radares de mão. O modelo mais usado eh o Velocity Speed Gun da Bushnell (Preço anunciado no varejo: USD 130,00 - Nos EUA). Apesar de não parecer o aparelho eh grande e pesado (540 gramas... mais de 1/2 quilo!). Ele usa 2 pilhas medias e acompanha um estojo de nylon para o transporte e armazenagem. O aparelho tem uma precisão de mais ou menos 2 km/h p cima ou para baixo (Quanto maior o objeto maior a precisão e o range que ele alcança. Ele mede velocidades de um carro escala 1/1 chegando ate a 320 Km/h a 450 metros de distancia. Ja objetos menores como um RC escala 1/10 ou 1/8 ele consegue medir velocidades de ate 200 Km/h (ou mais) a uma distancia de 30 metros (ou mais) com a precisão descrita acima). Esse aparelho pode ser comprado nos EUA em grandes lojas de esporte na seção de Baseball, pois eh muito utilizado para se aferir a velocidade da bola após uma rebatida.
1- Vantagens: Seguro: Não fica sujeito aos riscos inerentes em caso de acidente com o RC. Precisão: Aparelho bastante preciso se utilizado corretamente. Diversão: Enquanto se pilota o RC o aparelho sera manuseado por algum colega que se encarregara de informar a velocidade em cada passagem.
2- Desvantagens: Pesado e grande. Para funcionar o gatilho precisa estar pressionado. Ou alguém segura e pressiona o gatilho, ou deve-se amarrar uma elástico de dinheiro ao cabo fazendo pressão no gatilho e prende-lo em algum suporte ou mesmo apoia-lo sobre algum objeto no chão.

Eu tenho os dois e recomendo que se analise as vantagens e desvantagens de cada um e escolha aquele que melhor atende sua necessidade.

Veja todas as fotos e detalhes desses e outros aparelhos (Rádios, termômetros, etc...) e mais de 10 projetos de automodelos da minha coleção em RC Brasil: https://www.facebook.com/pages/RC-Brasi ... tos_albums

Fico a disposição para esclarecer as duvidas dos amigos.

Fotos:
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Editado pela última vez por Cacá em 01 Set 2013, 14:57, em um total de 3 vezes.


SERPENT 977 Viper WC -MUGEN MBX7T ECO -TEAM DURANGO DEX408T -HPI Vorza /Savage XS & XL /Trophy /Pulse -TRAXXAS Mini e-REVO /E-REVO /Jato /4-tec -OFNA: DM1E & DM1N -LOSI Mini 8ight Buggy & Truggy - TACON Thriller -KYOSHO MINIZ MB010 & MA020

 20 carros      Diversos Motores      Radio: Futaba 4PX      Byron 20%      Diversas Bolhas      Diversos Pneus      Qq lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Xann » 01 Set 2013, 14:49

Santa Tecnologia hehe!


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Anterior

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes