Como descobrir a velocidade do seu carro

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor erosenninspp » 09 Abr 2009, 17:15

Ai galera tem tanta gente querendo saber a velocidade do seu carro.
Ai como eu tava de bobeira e eu ja tenho uma certa idade e lembrei que teve uma epoca que a policia rodoviaria descobria a velocidade dos carros cronometrando o tempo que levava pra eles percorrerem um determinado percurso, e com isso eles descobria c a velocidade estava acima ou dentro do permitido.
Com isso eu pensei podemos usar isso pra descobrir qual a velocidade de nossos automodelos.

Então vamos lá.

Primeiro devemos ter um espaço aberto o suficiente para dar todo gas do carro, nesse espaço delimitamos um percurso em linha reta que vai ser o espaço cronometrado.
Esse espaço nao tem tamanho definido mas quanto maior mais preciso vai ser a cronometragem.
Vamos a Exemplos:
Imagine que um espaço que de pra acelerar o carro em linha reta por 50 metros com o dedo no talo, desse 50 metros separamos os ultimos 20 metros para cronometragem, olhem a figura
Digamos que o carro percorreu os 20 metros em 5 segundos, agora temos dois valores com que trabalhar um era a constante que era o percurso de 20 metros o outro foi obtido cronometrando a passagem do carro.
Intao usando a formula V=d/t onde velocidade é igual a distancia dividida pelo tempo, temos V=20/5 v=4m/s.
O resultado é dado em Metros por Segundo agora é so aplicar o valor de converção que é 1m/s = 3,6Kh, 4 x 3,6 = 14,4Kh.
Com isso podemos medir qual foi a velocidade que o carro atingiu ao percorrer os 20m, tambem podemos aplicar isso nas pistas usando a reta da pista como ponto inicial de cronometragem um ponto apos o meio da reta e como ponto final de cronometragem um pouco antes do ponto de freagem.

Obrigado espero ter ajudado.
Anexos
distancia.jpg
a-b Distancia total b-c Distancia a ser cronometrada
distancia.jpg (5.4 KiB) Exibido 2811 vezes


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Piloto
 
Mensagens: 107
Registrado em: 28 Dez 2008, 21:00
Localização: Brasil/Rio de janeiro/RJ

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Patrick » 09 Abr 2009, 17:18

parece bom, eu nao sou bom e matematica, por isso ovu mandar o link pra um amigo meu e ve se ele me ajuda a fazer isso e ve se funciona.


Voltando ao hobby.
A procura de um buggy ou truggy ou melhor ainda de uma REVO(5309).

 Traxxas Rustler      TRX 2.5      TQ2      Traxxas Top Fuel 20%      Original & Transparente      Alias 2.8      RB Racing & Asfalto, Grama etc

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2237
Registrado em: 12 Jun 2008, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor ,Julio » 09 Abr 2009, 18:35

heahaehehaeh, caiu na prova de segunda feira isso ai
é facinho... e muito útil


Team Associated RC8TE FT / Team Losi L8ight-E RR 2.0
Mamba Monster V3; Castle Creations 2200kv,
Flightmax 5000mah 4S&5S 25C / Turningy 5000mah 20C 6S,
Spektrum DX3R, XP DS1015, Futaba BLS351,
Aerosampa A.P.P. / PacaLoucos!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor fellipeborges » 09 Abr 2009, 19:42

Muito bom!


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Dizaida » 09 Abr 2009, 21:08

mas nem sei se da certo nao viu..
imagina.. 20m em 5s... pra dar no caso 70km/h o carro tem que percorrer 20m em 1s... impossivel! ehoieha

nao sei nao... mas acho que tem alguma coisa errada!




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 403
Registrado em: 23 Nov 2008, 21:00
Localização: SJCampos

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor sghost » 09 Abr 2009, 21:10

Isso funciona sim, mas devemos lembrar o seguinte:

1) A velocidade calculada não é a velocidade instântane máxima do carrinho, mas sim a velocidade média do trecho cronometrado.

2) Trechos maiores propcionam uma cronometragem mais precisa devido a minimização do erro humano ao acionar o cronome, mas trechos muito longos podem resultar em velocidades calculadas inferiores a real. Na verdade quanto mais curto o trecho mais proximo da velocidade instantanea do carrinho, mais isso é dificil de fazer com cronometro manual.

3) uma dica quando for medir faca mais (5 é um bom número) de uma medição e calcule a média das velocidade. Se algum valor medido der uma diference grande dos demias (para + ou -) descarte esta valor.


Este método funciona muito bem, se tomar os devidos cuidades. Só lembrando outra coisa, nossos modelos tem a capacidade de varia sua velocidade (acelerar ou desacelerar) de forma muito mais rapida e agressiva de os carros normais e isso pode causar erros nas medições.

[]


Dotta (Ghost)

 Hot Bodies D8      GO-Tech GX-5R      Spektrum DX3R/SR3100      Byron 20%      Pro-Line      SJCampos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 351
Registrado em: 02 Mar 2009, 22:00
Localização: Ribeirão Preto SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor VictorYuri » 09 Abr 2009, 22:35

Bem lembrado esse método...e funciona sim!




 MTX4-R/MRX4-R/Impact/Losi8T RR      MegaZX.12/15/Masmo.21/GRPtuned      R-1 2.4ghz      Byron 20%      Lola 4ever      Sertãozinho/Dirt Race

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor erosenninspp » 09 Abr 2009, 22:44

Isso é verdade isso mede a velocidade media que o carro percorreu nesse determinado espaço, mas c o carro ja estiver em velocidade maxima e mativer essa velocidade durante todo trajeto a velocidade marcada vai ser muito proxima da instantanea pro que nao vai contar com a aceleração.
E a ideia de repetir os tenstes e tirar a media é uma otima ideia.
Outra coisa isso é pra vc ter uma ideia mais ou menos de qual a velocidade que os carrinhos atinge, isso serve pra matar um pouco a curiosidade.


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 403
Registrado em: 23 Nov 2008, 21:00
Localização: SJCampos

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor sghost » 09 Abr 2009, 23:18

hehehe

Eu sei... Só está lembrando o pessoal.

Mas mesmo assim nem sempre eh fácil manter o carronho na velocidade máxima.

[]


Dotta (Ghost)

 Hot Bodies D8      GO-Tech GX-5R      Spektrum DX3R/SR3100      Byron 20%      Pro-Line      SJCampos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor erosenninspp » 10 Abr 2009, 11:03

Hehehhehe
Verdade manter o carro em linha reta e em velocidade alta nao é muito facil não.


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Avatar do usuário
Mensagens: 48
Registrado em: 24 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Luco » 03 Dez 2009, 22:38

Bom, tenho uma outra ideia para achar a velocidade máxima...
é mais moderna, porem requer um GPS =/

1º Pega um GPS e zera o "modo viajem" (no meu Garmin é esse o nome rs)
Nesse modo viajem vc encontra: Tempo de viajem, Km de Viajem, velocidade máxima etc

2º Gruda ele no carro... com MUITA segurança hahaha

3º Acelera ate o carro ate o talo

4° Ve qual foi a velocidade máxima registrada no GPS

Bom, da na mesma...
Vc vai encontrar um resultado bem próximo ao citado anteriormente!
A diferença é que vc diminui um pouco o erro humano: erro de cronometro, andar em linha reta por muito tempo etc

Abs

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Pries_jeden_Got » 03 Dez 2009, 23:31

Fala galera, tudo bem?

Sabe qual a solução para esses problemas?

Eu já tive essa idéia há muito tempo, mas os problemas são:

Primeiro, não sei fazer! (hehehe). Segundo, estou totalmente sem tempo, tanto que meu carro está parado no guarda-roupas.

Mas a idéia é a seguinte:

Todos já vimos aqueles sensores de alarme para portas e janelas, a partir de um ímã móvel e um sensor elétrico (uma bobina). Quando movemos o ímã, geramos uma pequena corrente induzida na bobina, que é detectada num circuito.
Basta alguém que entenda de programação e informatização de criar um circuito que, ao invés de disparar um alarme, cronometre o tempo...

Ou seja, essa idéia é a mesma das telemetrias, mas só não precisamos de vários decodificadores... Ou seja, pra um carrinho tá bom...

Bastaria colocar um pequeno ímã no chassi (o mais longe possível da parte elétrica) e duas bobinas no chão, a uma distância conhecida... o circuitinho indicaria o tempo decorrido entre as bobinas e bastaría dividirmos a distância pelo tempo, tempo a vel. média.

Se quiser montar um esquema mais completo, bastaria colocar algumas bobinas, usando o seguinte método:

1- Em distância iguais: melhor maneira para compor um gráfico SxT (espaço por tempo) e dele obter as demais informações. Provavelmente, a partir de uma aceleração o mais contínua possível, ter-se-á um gráfico parabólico; dele pode-se derivar p/ achar aceleração.

Seria bacana um esquemia desses... talvez eu procure agora nas férias alguém que faça...

Abraço a todos.

Att.,
Rodolfo.


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Avatar do usuário
Mensagens: 38
Registrado em: 02 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor Fabio.Vieira » 04 Dez 2009, 00:12

Pessoal,


A formula é muito interessante, mas para quem tem rádio com telemetria é só tirar o radiano da roda e mudar para que o radio messa em KM/H.


Simples.


Abços.


Fabio Marchezini Vieira
Msn: fm_sp20@hotmail.com
E-mail: fabio.marchezini@yahoo.com.br

 DBX V2      GXR .18      DX3S Telemetria      Byron 2000      DBX Original      Sintec RC Radial (Misto)      Sem preferência...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor seithan » 04 Dez 2009, 01:06

Tinha visto na internet , mas não achei de novo, com um esquema bem simples, para cronometrar um espaço tipo de 10 metros com bastante precisão, era usar o sensor que tem em mouse de computador(de bolinha), ligado diretamente no botão de algum cronometro digital . o problema é passar com o carro bem perto dos sensores, já que ele só vai captar alguma coisa que passar tipo a menos de 10cm...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Como descobrir a velocidade do seu carro

Mensagempor EduardoNX4 » 04 Dez 2009, 19:15

Acho que é mais facil comprar uma pistola da Hot Wheels.

Imagem

Só não sei se ela tem boa precisão e alcance.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Próximo

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes