Dúvidas

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 05 Nov 2006, 12:07

Bom, to meio intrigado quanto ao significado de algumas palavras e sobre peças... aí vão minhas perguntas
1) O que é offset???
2) A mudança da sapata da centax de uma cor para outra, o que muda? Tipo, o meu é a preta, mudando para a vermelha, o que muda?
3) O salva servo, tem suas numerações, uns são maiores e outros menores, sei que colocando um maior, quando se vira a direção, ela vira mais do que se estivesse com o menor, mas quando deve se trocar???
4) A mudança de altura do "varão" que segura a bandeja superior dianteira muda o centro de rolagem certo? Mas o que é isso? E o que a mudança de posição acarreta na dirigibilidade do carro?

Valeu aí...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Dúvidas

Mensagempor seithan » 05 Nov 2006, 12:24

offset é a diferença que se tem alem de um ponto padrão, nas rodas, é quanto a mais a posição de fixar as rodas esta mais para dentro ou fora, em geral, rodas da alpharc tem offset 0, e rodas de pneus de espuma geralmente tem offset +1 ou +2, isso muda um pouco o centro de rolagem, é não apenas a bitola, no caso do RRR, a regra é usar rodas com offset 0, com o wheelshaft com aquele espaçador, ou colocar o wheelshaft normal, e usar rodas com offset +2. é meio complicado de explicar a teoria disso, portanto, fique apenas com a regra...

a sapata preta é a mais mole, ou seja, gruda mais, a cinza é mediana e a vermelha dura, ou seja, patina mais, patinando mais, se facilita teoricamente a dosagem de potencia, bom para usar com pneus de borracha...

o numero do salva servo interfere bastante no angulo de arkman (sei la se esta certo escrever assim, procurei e não te no dicionario...) quanto mais, teoricamente mais se vira, mais esperto fica, porem menos proguessivo, e com menos, se consegue um resultado mais suave e linear, na pratica, no RRR , quanto maior, melhor, porem se usando diferencial dianteiro se limita a usar ate o 10, pois o 11 bate no diff...

o centro de rolagem, assim como na primeira resposta minha, é de dificil explicação e compreenção, apenas siga a folha de setup...eheheh na pratica, se usando pneus com 60~64mm, o ideal é usar no padrão do carro, que é no centro um pouco para cima...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 05 Nov 2006, 17:57

Seithan, mais uma pergunta, a correia trazeira do RRR, quando o carro está parado, encosta mesmo na barra estabilizadora trazeira? Porque o meu, tipo descascou um pedaço da correia, na parte superior, sendo que as correias são originais e foi a primeira ver que andei com o carro. Tentei regular os espaçadores do diferencial, mas pareçe que continua enconstando... é assim mesmo??? Pode ser que eu tenha pego em alguma coisa, mas eu achei muito estranho isso...
Valeu

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Dúvidas

Mensagempor seithan » 05 Nov 2006, 17:59

hnn.. não é para encostar não, passa meio longe até...

ve se o bulkhead esta encaixado certo, e se não tem sujeira debaixo dos suportes dos rolamentos...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: Dúvidas

Mensagempor Cassio » 05 Nov 2006, 18:56

offset = o mais próximo em portugues seria algo como "ajuste de zero"..

Aí depende do que, de que ajuste especifico vc está falando.



Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Dúvidas

Mensagempor bugnet » 05 Nov 2006, 20:18

seithan, é ackerman !
é o angulo da direção, geralmente um braço a roda interna numa curva 'vira' mais pra fora do carro que a externa, com outro braço ela 'vira' igual a outra, e com o outro braço ela 'vira' menos, mais no sentido de dentro do carro, isso naturalmente muda completamente o comportamento do carro em curva !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 24 Jan 2007, 11:38

Depois de entender muita coisa sobre o assunto vai novamente uma duvida, o angulo das rodas formam o ackerman e assim, com o salva servo faz a roda externa angular mais que a interna e mudando a numeração muda isso. A mudança da numeração do salva servo deve ser associada com o tipo de curva que o carro faz e assim ajustar o util com o agradavel. Mas se tipo o circuito tem mais curvas de alta, deve usar o salva servo maior e as pistas mais travadas deve usar uma numeração menor, assim vira mais/menos, é isso? Agora pensando bem, é um erro da kyosho só deixar para usar o salva servo n°10 para diff com silicone. Os caras que correm o mundial normalmente usam blocado com silicone trazeiro então só dá pra usar o salva servo 10. Acredito eu que eles compensam com tou-out, cambagem e um setup certinho...

Valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1548
Registrado em: 25 Ago 2005, 23:00
Localização: São Paulo / Zona Sul

Re: Dúvidas

Mensagempor m4rc3lo_sp » 24 Jan 2007, 16:33

adorei o assunto mas n entendi muita coisa :P


Imagem

 MTX7 / T4'18 / SRX8 GY      T1203 / 10.5t / One GT      Futaba 7pxr      Byron 16%/25%      Stryker / bmw / Gt3      Hot race / batec / batec      Jundiai / Appa / aarc / allrac

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 24 Jan 2007, 18:43

Olha cara, na primeira vez que fiz a pergunta, também não entendia nada, queria saber para ficar mais por dentro do assunto, mas depois das respostas, não me teve tanta utilidade, pois não sabia como usar e quando usar. Depois dei uma lida na parte TECHSPEED do site SIXSPEED que foi feito pelo Boca. Nossa, o cara explica muito bem! Sugiro que dê uma olhada no site que será de grande proveito para todos.

Quanto a hora que eu falei que os caras usavam blocado e achava que usava só o salva servo 10 eu errei, na verdade eles usam oneway travado e os salva servos 10, 11 e 12 livremente.
Agora, como faz para travar o oneway???

Valeu

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Dúvidas

Mensagempor seithan » 24 Jan 2007, 19:12

TIAGO escreveu:Depois de entender muita coisa sobre o assunto vai novamente uma duvida, o angulo das rodas formam o ackerman e assim, com o salva servo faz a roda externa angular mais que a interna e mudando a numeração muda isso. A mudança da numeração do salva servo deve ser associada com o tipo de curva que o carro faz e assim ajustar o util com o agradavel. Mas se tipo o circuito tem mais curvas de alta, deve usar o salva servo maior e as pistas mais travadas deve usar uma numeração menor, assim vira mais/menos, é isso? Agora pensando bem, é um erro da kyosho só deixar para usar o salva servo n°10 para diff com silicone. Os caras que correm o mundial normalmente usam blocado com silicone trazeiro então só dá pra usar o salva servo 10. Acredito eu que eles compensam com tou-out, cambagem e um setup certinho...

Valeu


é o contrario, o salvaservo com numero menor da menos resposta na direção...no mundial em jundial, em 2004, não me lembro quem era, mas tinha gente com salva servo 8, coisa que a kyosho até hj não fez para o mercado. o diferencial solido (ou spool, ou travado) pode ser encontrado sob diferentes formas, uma delas seria travar o eixo oneway, a mpparts fazia este serviço, que é dificil de se fazer, pois necessita de fresadeira de eletrodo para furar a tulipa para colocar um pino e travar ele...é mais facil comprar um pronto mesmo...a kyosho ja deve ter a peça em ferro, mas ainda não esta oficialmente no mercado...



seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 25 Jan 2007, 12:01

É mesmo, falei besteira... com salva servo menor vira menos que o maior...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Dúvidas

Mensagempor TIAGO » 25 Jan 2007, 12:41

Mais e aquele diferencial tipo spool que está a venda no seu site a 52 e uns quebrados? Já esta a venda normalmente? Aquele ferro que segura as duas tulipas pareçe tão fraquinho...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Dúvidas

Mensagempor seithan » 25 Jan 2007, 19:27

ja tem a venda sim, porem somente sob encomenda, ele é feito de aço, portanto, aguenta o tranco sim, é o que foi usado no mundial na australia...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes