MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
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MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Pessoal, estou com um MTX 5R e já foram 3 coroas da 2a. pro saco, mesmo com folga regulada corretamente, centax em ordem e motor bem posicionado. Já vi outros com o mesmo problema. Alguem tem alguma dica?
- Hugãopulika
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Poxa vida! Realmente isto está acontecendo com varios pilotos daqui da região tb! e ninguém sabe o que pode estar levando a isto! será que vai acontecer igual ao MTX4, SINISTRO!
Mugen MBX7 Novarossi & REDS
Airtronics M11X SAVOX
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Já lançaram o MTX5-R?
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Complementando, da mesma maneira que o MTX4, o MTX5 ou qualquer outro modelo equipado com câmbio com troca de marchas "centrífuga" exige alguns cuidados além de um bom alinhamento e espaçamento entre as coroas e pinhão como bem descreveu acima nosso amigo Abib:
- Diminuir a diferença de rotação entre as marchas não espaçando demais a diferença entre as relações de primeira e segunda. Evite usar uma diferença maior do que 47%.
- Calibre a suspensão para que o modelo não toque o solo e seja jogado pra cima ou para que as rodas do modelo não percam contato com o solo em acelerações em saídas de curva ocasionando destracionamento, com subidas de giro, seguidas de trancos abruptos quando as quatro rodas do modelo voltam a tocar o solo. Não há coroa que suporte um carro on-road que "pula" ao invés de deslizar sobre a pista. Isso é facilmente perceptível ouvindo a subida de giro do motor.
Tente seguir estes conselhos e veja se resolve o problema.
Abç
- Diminuir a diferença de rotação entre as marchas não espaçando demais a diferença entre as relações de primeira e segunda. Evite usar uma diferença maior do que 47%.
- Calibre a suspensão para que o modelo não toque o solo e seja jogado pra cima ou para que as rodas do modelo não percam contato com o solo em acelerações em saídas de curva ocasionando destracionamento, com subidas de giro, seguidas de trancos abruptos quando as quatro rodas do modelo voltam a tocar o solo. Não há coroa que suporte um carro on-road que "pula" ao invés de deslizar sobre a pista. Isso é facilmente perceptível ouvindo a subida de giro do motor.
Tente seguir estes conselhos e veja se resolve o problema.
Abç
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Verifica se a regulagem não está muito atrasada. Estando, a coroa da segunda recebe a troca com muita força e não resiste. Procure alinhar bem a coroa no suporte(de aluminio). Já montei vários kits e as coroas por serem de "plástico" vieram com empeno. Experimente uma coroa de algum outro kit ´Pró se for possível.
T+
T+
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Quando se busca o melhor desempenho a troca de marchas deve ser feita sempre na rotação de potência máxima do motor , ao adiantá-la vc pode até aumentar a sua vida útil mas a perda de desempenho será notável.
Um chassis onroad "Pro" desde que bem ajustado deve ter condições de suportar períodos seguidos de uso sem quebras mesmo em pistas onduladas ou com bumps. Deve-se atentar para o acerto.
Um chassis onroad "Pro" desde que bem ajustado deve ter condições de suportar períodos seguidos de uso sem quebras mesmo em pistas onduladas ou com bumps. Deve-se atentar para o acerto.
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
cfe2008, usa o meio termo no ajuste da troca.
T+
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- rcp_potenci
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- Registrado em: 28 Mar 2006, 23:00
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Este problema não pelo fato do chassi estar flertando muito nas curvas?
Acho teria que ter algum suporte entre o radio plate e o conjunto de marcha...
Acho teria que ter algum suporte entre o radio plate e o conjunto de marcha...
- marciolasmar
-
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- Registrado em: 12 Abr 2008, 23:00
- Localização: Niterói / RJ
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Amigos,
Aqui no RJ estamos observando que isso vem acontecendo mais raramente, mesmo assim isso estaria relacionado à torção do chassi nas freadas, pois faltava uma peça (stiffener) que "segurasse" o conjunto do câmbio.
Um colega, Sergio Lang, teve seu carro melhorado em 100% depois desse stiffener. Essa peça não está a venda nem está sendo comercializada pela Mugen, são adaptações. Ainda não há em lojas.
Nesse carro, foi feito um bloco que segura o eixo do câmbio dos dois lados , com uma trave de alumínio de cada lado, fixando ao radio plate.
AB
LASMAR
Aqui no RJ estamos observando que isso vem acontecendo mais raramente, mesmo assim isso estaria relacionado à torção do chassi nas freadas, pois faltava uma peça (stiffener) que "segurasse" o conjunto do câmbio.
Um colega, Sergio Lang, teve seu carro melhorado em 100% depois desse stiffener. Essa peça não está a venda nem está sendo comercializada pela Mugen, são adaptações. Ainda não há em lojas.
Nesse carro, foi feito um bloco que segura o eixo do câmbio dos dois lados , com uma trave de alumínio de cada lado, fixando ao radio plate.
AB
LASMAR
MUGEN SEIKI MTX5
MAX POWER XP3.9
SERVOS FUTABA
PNEUS MATRIX
BOLHAS PROTOFORM P37N
Rádio DX3R PRO
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Um equivoco que sempre vejo no carro do pessoal, é montar o sino com muita folga.O sino deve ser montado de forma que fique sem folga, e girando livremente, para isso, usa se muitas arruelas antes do rolamento interno do sino.
1o. Monte toda a centax , vire o motor com o conjunto da embreagem para cima e gire o sino, provavelmente estara raspando na sapata.
2o. adicione arruelas de 0.3mm antens do rolamento interno do sino, até que encoste mais na sapata, por ultimo, retire a ultima arruela e coloque outra de 0.1mm , se raspar na sapata, coloque outra de 0.1mm ou substitua por uma de 0.2mm. Isso fara que a distancia entre a sapata e o sino fique em 0.1mm.
3o. sabendo que esta a 0.1mm, acerte a distancia desejada a gosto, eu gosto de uns 0.4mm.
4o. retire a folga do sino finalmente adicionando arruelas depois do rolamento. O sino deve ficar fixo no lugar, mas girando livremente. A sapata que deve andar para frente e encostar no sino quando acionada.
5o. Os rolamentos do sino (RRR, 4R, MTX-4/5) devem ser trocados a cada 1hora de uso, são muito frágeis.
O resto é o que esta comentado pelo pessoal.
p.s. Eu só troco de coroa para trocar relação, pois o que desgasta mais é o pinhão.
seithan...
1o. Monte toda a centax , vire o motor com o conjunto da embreagem para cima e gire o sino, provavelmente estara raspando na sapata.
2o. adicione arruelas de 0.3mm antens do rolamento interno do sino, até que encoste mais na sapata, por ultimo, retire a ultima arruela e coloque outra de 0.1mm , se raspar na sapata, coloque outra de 0.1mm ou substitua por uma de 0.2mm. Isso fara que a distancia entre a sapata e o sino fique em 0.1mm.
3o. sabendo que esta a 0.1mm, acerte a distancia desejada a gosto, eu gosto de uns 0.4mm.
4o. retire a folga do sino finalmente adicionando arruelas depois do rolamento. O sino deve ficar fixo no lugar, mas girando livremente. A sapata que deve andar para frente e encostar no sino quando acionada.
5o. Os rolamentos do sino (RRR, 4R, MTX-4/5) devem ser trocados a cada 1hora de uso, são muito frágeis.
O resto é o que esta comentado pelo pessoal.
p.s. Eu só troco de coroa para trocar relação, pois o que desgasta mais é o pinhão.
seithan...
- lgaaquino1970
- Mensagens: 601
- Registrado em: 28 Mai 2008, 23:00
- Localização: Novo Hamburgo - RS
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
De tudo que eu já vi em Campeonato Brasileiro por exemplo, onde aqui em Portão teve loco trocando mais de 15 coroas dos Mugen o colega marciolasmar matou a charada, o lance principal está associado ao stffiner que sumiu nessa versão.
Claro, relatando o que ouvi e vi, já que não ando com esse carro.
Claro, relatando o que ouvi e vi, já que não ando com esse carro.
Luciano Aquino
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****
stop dreaming, start driving... www.lgamotorsport.com.br
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
cfe2008 escreveu:Pessoal, estou com um MTX 5R e já foram 3 coroas da 2a. pro saco, mesmo com folga regulada corretamente, centax em ordem e motor bem posicionado. Já vi outros com o mesmo problema. Alguem tem alguma dica?
olha...recentemente tive um camarada com esse "probrema" e vimos que era devido o chassi estar totalmente " empenado" ....
bom....principalmente,devido....ao breque ...que quando acionado..."puxa" pra frente a parte de trás do chassi....entortando para frente....
dê uma olhada na sua correia lateral....com certeza estará com muita folga,mesmo posicionando o esticar no máximo!!!
dá uma checada meu!!
MUGEN SEIKI / NOVAROSSI / FUTABA
Website http://tomitamugen.forumeiros.com/
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Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
Boa noite Mugen !!!
Quem seria esse tal camarada !!!!!
Ele esta sempre na pista !?!??!?!
Quem seria esse tal camarada !!!!!
Ele esta sempre na pista !?!??!?!
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
lgaaquino1970 escreveu:De tudo que eu já vi em Campeonato Brasileiro por exemplo, onde aqui em Portão teve loco trocando mais de 15 coroas dos Mugen o colega marciolasmar matou a charada, o lance principal está associado ao stffiner que sumiu nessa versão.
Claro, relatando o que ouvi e vi, já que não ando com esse carro.
Onde fica este reforço (stffiner) no MTX4, que não esta no MTX5?
Capota mais não breca!!
Mugen, Revo, E-Revo. Novarossi Futaba 4 pks Byron, Tornado Audi Shepherd, Exceed Limeira |
Re: MUGEN MTX 5R desgaste excessivo coroa 2a. marcha
A barra embaixo do carburador, Dente.
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