Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Out 2012, 23:00
Localização: MARINGÁ

Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Gercino » 15 Out 2012, 16:55

Olá pessoal,

De inicío parabenizo fórum pelo excelente trabalho, pela colaboração e troca de conhecimento, que de fato, criou este ponto de encontro, amizade e troca de informações.

Estou iniciando minha participação apresentando, para mim, uma grande dúvida, até porque "ainda" não sou um automodelista... :wink:

Estou iniciando uma loja de modelismo em Maringá/PR, área que considero excelente para o modelismo em geral e com boa possibilidade de expansão. O desafio para mim esta sendo duro, mas muito proveitoso e gratificante, principalmente quando atendo pessoas que desejam muito iniciar no hobby e encontra um local para trocar idéias... Enfim, vamos a questão, peço se possível a colaboração dos amigos para me esclarecer o "caminho das pedras"... Considerando que meus recursos são limitados, que a carga tributária mata o comerciante brasileiro, e que jamais vou iludir meu cliente, lá vai duas perguntas básica:

Considerando que inicialmente desejo atingir um público inicial, que corre com seu carrinho no final de semana na rua da sua casa e aos redores, e os que estão iniciando as primeiras disputas e corridas não oficiais, quais os modelos (escala/motorização) devo ofertar ?

E dentre meus atuais fornecedores; Kyosho, HPI, Thunder Tiger e NANDA, encontrei bons modelos, com peças de reposição e tal... Destas marcas, alguém sugere algum modelo ?

Pessoal, agradeço desde já a colaboração, sabe como é... início de comércio, compras a vista, enfim, são barreiras mas o prazer é maior! :D

Abraço.
Gercino Sátiro

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor rasta_man » 15 Out 2012, 17:49

Gercino, bem vindo ao fórum!

Abrir uma loja de modelismo é um grande desafio, além das cargas tributárias existe a concorrência com as lojas da china.
Tenho em mente que uma loja física precisa trabalhar com hobbystas e não com competidores, pois quem compete compra praticamente tudo de fora.
Com recursos limitados eu não trabalharia com Thunder Tiger e Nanda, o que você investiria nessas marcas eu investiria em Traxxas, que tem vários automodelos para iniciantes e são bastante comerciais...
Espero ter ajudado.

Abraço!



Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Out 2012, 23:00
Localização: MARINGÁ

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Gercino » 15 Out 2012, 18:09

rasta_man escreveu:Gercino, bem vindo ao fórum!

Abrir uma loja de modelismo é um grande desafio, além das cargas tributárias existe a concorrência com as lojas da china.
Tenho em mente que uma loja física precisa trabalhar com hobbystas e não com competidores, pois quem compete compra praticamente tudo de fora.
Com recursos limitados eu não trabalharia com Thunder Tiger e Nanda, o que você investiria nessas marcas eu investiria em Traxxas, que tem vários automodelos para iniciantes e são bastante comerciais...
Espero ter ajudado.

Abraço!


Obrigado parceiro pela força.

Meu público são os "que estão afim de iniciar", os "que estão iniciando", e até os "que já estão rodando a um tempo"... o universo da competição está distante realmente. Nos finais de semana normalmente atendo no mínimo 1 que está querendo iniciar com os carrinhos! E chegam cheios de informações colhidas nas "rodas de carros RC" espalhadas pela cidade, mas percebo que podem existir as famosas lendas urbanas, do tipo o carro tal é ANIMAL e o chiquinho mostrou que é mesmo... mas na realidade em desempenho se mostra bem similar a um tido aqui como MASTER, o nosso conhecido REVO!

Vi em um estacionamento próximo a loja um HPI (creio que SAVAGE) fazendo um REVO comer terra, e olha que mesmo sem experiência no ramo percebi que o 'tom' dos motores estão sadios, assim como a resposta de aceleração. Ai fiquei com a dúvida sobre a fama isolada do REVO. No início de 2013 inicio com mais um fornecedor, e este vende Traxxas, dai vou pesquisar com mais propriedade os modelos.

VALEU!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor rasta_man » 15 Out 2012, 18:32

Certo Gercino, outra questão fundamental para o seu publico é peça de reposição.
Procure vender carros que você terá peças de reposição, quem está iniciando no hobby sempre procura a loja que comprou o carro quando precisa de peças pra ele.
A Revo é um carro bastante comercial, porém não esqueça dos outros inúmeros carros Traxxas como o Jato, Slash, Stampede, E-Revo 1/10 e 1/16... São carros com preços acessíveis e que vendem!
Se você pretende focar em combustão, prepare-se para ter uma boa oficina e um bom mecânico para regular os motores dos clientes, pois é MUITO comum o cliente levar o carro funcionando e 3 dias depois ele voltar dizendo: "meu carro queimou a vela", "meu carro fica morrendo", "meu carro ta lento"... Ou seja, o suporte que você precisa dar para quem anda de nitro é MUITO MAIOR do que o suporte que você precisa dar para quem anda de elétrico :)



Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Out 2012, 23:00
Localização: MARINGÁ

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Gercino » 15 Out 2012, 18:51

rasta_man escreveu:Certo Gercino, outra questão fundamental para o seu publico é peça de reposição.
Procure vender carros que você terá peças de reposição, quem está iniciando no hobby sempre procura a loja que comprou o carro quando precisa de peças pra ele.
A Revo é um carro bastante comercial, porém não esqueça dos outros inúmeros carros Traxxas como o Jato, Slash, Stampede, E-Revo 1/10 e 1/16... São carros com preços acessíveis e que vendem!
Se você pretende focar em combustão, prepare-se para ter uma boa oficina e um bom mecânico para regular os motores dos clientes, pois é MUITO comum o cliente levar o carro funcionando e 3 dias depois ele voltar dizendo: "meu carro queimou a vela", "meu carro fica morrendo", "meu carro ta lento"... Ou seja, o suporte que você precisa dar para quem anda de nitro é MUITO MAIOR do que o suporte que você precisa dar para quem anda de elétrico :)


OPA! Esta questão do cliente retornar é um ponto forte mesmo! Estou comercializando Byron a um bom preço, e escutei comentários animadas sobre "rodar mais com os carros a explosão", já que aqui a maioria que tem glow tem elétrico, e dai não deixam de praticar. Quanto a Traxxas com certeza será bem vinda, verei o como será a oferta.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Dez 2011, 21:00
Localização: Praia Grande

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Greivor » 15 Out 2012, 19:08

Olá Gersino, parabéns pela iniciativa de montar uma loja de hobby no Brasil. Não deve ser fácil amigo!

Falando do ponto de vista de um modelista, posso de dar alguns conselhos:

1-) Tente trabalhar com modelos da Traxxas. É uma marca excelente, que possui modelos de alta tecnologia e bem comerciais.

O fato é que a traxxas é tão disseminada no Brasil, que acaba gerando um efeito cascata. Aqui no meu bairro (todos modelistas de final de semana, ninguém compete) a grande maioria tem algo da traxxas, porque acaba que todo mundo sabe arrumar, etc...

*Modelos comerciais que eu recomendo são a revo 3.3 (Monster), Jato (faixa de preço menor) e Slayer (ótimo short course).

A Revinho (1/16) elétrica também faz muito sucesso.

2-) A HPI também é uma ótima marca, muito comercial e boa para trabalhar. Também muito fácil de achar peças no Brasil. O problema é que o hobista de final de semana acha o EZ Start (Traxxas) muito mais prática que o Roto Start (HPI) por que não precisa de aquecedor de vela.

*Modelos recomendados: Savage X/XL (Monster praticamente blindado)
RS4 EVO 3+ (ótimo on-road) a bolha do Corvette faz MUITO sucesso.

3-) Invista um pouco em Kyosho e Thunder Tiger, mas deixe um pouco de lado NANDA, se seu orçamento for limitado.

abraços e boa sorte na empreitada




 HPI Savage XL      5.9 Big Block      2.4ghz      Byron Gen II      laranja

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Out 2012, 23:00
Localização: MARINGÁ

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Gercino » 15 Out 2012, 19:31

Greivor escreveu:Olá Gersino, parabéns pela iniciativa de montar uma loja de hobby no Brasil. Não deve ser fácil amigo!

Falando do ponto de vista de um modelista...


Greivor, muito obrigado pelas dicas! Bem coerentes.
Realmente não é fácil encarar uma loja de modelismo no Brasil... Já estive em algumas lojas fora do país e a comercialização me pareceu bem mais difundida... até na Normandia/FR, mas precisamente em Bayeux cidadezinha bem pequena, possui uma lojinha LOTADA de itens, e gente consumindo.. é de 'lascah'. rsrs. Mas sou modelista, faço ferreo, plasti e aero, gosto deste universo, e termino por fazer uma verdadeira confraria com o pessoal que vai chegando na lojinha.

Entendi o caso da Traxxas, realmente não tem como fugir e vou me programar para o início de 2013. Já carros da Kyosho não terei dificuldade em iniciar trabalhando, tenho um DBX 1/10 Off e estou recebendo um Inferno SPEC 1/8 nitro, existe boa quantidade de peças em estoque e um recurso de compra de urgência, bem prático. A HPI é uma pendência... este forncedor me deu um suporte de primeira, mas infelizmente ainda não foi o momento... espero consegui carros HPI. Gosto do Thunder Tiger porque gosto no motor T.Tiger para aero, mas como carro... o conjunto... tenho que aprender mais.

Valeu mesmo pela força! :wink:

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor rasta_man » 15 Out 2012, 23:28

Gercino, como você é aeromodelista, acredito que não terás dificuldades, então não deixe de incluir o aeromodelismo na sua loja! O que ouço de vários conhecidos lojistas é que comparando aero com auto, o aero é bem mais rentável.
Abraço!



Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 64
Registrado em: 14 Out 2012, 23:00
Localização: MARINGÁ

Re: Qual caminho a seguir ? [ comparativo ]

Mensagempor Gercino » 15 Out 2012, 23:58

rasta_man escreveu:Gercino, como você é aeromodelista, acredito que não terás dificuldades, então não deixe de incluir o aeromodelismo na sua loja! O que ouço de vários conhecidos lojistas é que comparando aero com auto, o aero é bem mais rentável.
Abraço!


Rasta, valeu pela dica! Na verdade o aeromodelismo já está encaminhado, já consegui relacionar o que o pessoal normalmente usa, e o que falta não tem pressa, dá para passar. Tenho plasti, tenho ferreo, e tenho também itens para automodelismo como produtos ProLine, combustivel, ProBR, outras coisinhas... mas nada melhor que "ouvir" quem vive o seguimento! Com isso poderemos melhorar a oferta, e quem ganha é o hobbysta.

Aqui em Maringá/PR existe muita fcilidade para penetração de produtos do PY, e quase todos "puxam" da China, mas tem espaço para todos rsrsrs.. Cada modalidade de negócio tem suas consequencias, mas penso que o importante é buscar mas transparência para todo seguimento do modelismo, estou me esforçando... :wink:

Valeu a dica parceiro.

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes