Tutorial carros on-road para iniciantes
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Tutorial carros on-road para iniciantes
[center]Tutorial carros on-road para iniciantes[/center]
Esse artigo tem por objetivo tirar as dúvidas básicas dos iniciantes, para que assim não haja tantos tópicos repetitivos do tipo “Qual carro é melhor?”, “Qual carro começar?” e coisas parecidas.
Começando, carros on-road têm basicamente dois tipos: elétricos ou a combustão. Os mais populares no Brasil são os modelos em escala 1/10, independente da fonte de energia. E são esses os modelos que vamos indicar para iniciantes nesse artigo.
[center]Elétricos[/center]
Carros com motores elétricos que utilizam baterias como fonte de energia. Não fazem barulho, andam tão bem quanto os combustão ou até mais, a manutenção é mais simples e existem menos detalhes para se preocupar. Geralmente utilizam um servo pra direção e um speed (ESC) eletrônico no acelerador/freio. Existem kits RTR e profissionais, conforme explicação abaixo:
RTR: são kits que já vem montados e prontos pra rodar (RTR = Ready To Run = Pronto pra rodar). Geralmente vem com motor latinha ou stock e baterias mais fracas. Os latinhas não andam muito mas são ótimos pra iniciantes ou para a prática de drift. Motores stock andam um pouco mais e você deve estar mais atento a manutenção dos mesmos do que o latinha.
Exemplos: diversos modelos Tamiya (TT01, TA03, TA04, TA05, etc.), HPI RS4, Traxxas 4Tec, Team Associated TC4 RTR, Hot Bodies Cyclone RTR, etc.
PRÓ: são kits que vem desmontados e geralmente tem chassi e os pratos superiores de fibra de carbono. Utilizam motor modified/brushless, andam muito e usam baterias de NiMh (níquel metal hidreto) de 5 ou 6 células ou baterias Lipo (lítio polímero), que são bem leves e agüentam bastante tempo ligadas. Geralmente as baterias duram cerca de 5 minutos.
Exemplos: Xray T2, Team Associated TC5, Team Magic E4, Serpent S400, Corally RDX, Hot Bodies Cyclone, Kyosho TF5, HPI Pro 4, etc.
[center]Combustão[/center]
Carros com motores a combustão, geralmente 2 tempos, que giram muito alto e são muito rápidos. Usam um combustível especifico para automodelos que envolve metanol, nitrometano e óleo para lubrificação do motor. Utilizam dois servos, um pra direção e outro pro acelerador freio, ao contrário dos elétricos, não utilizam speed (ESC). O barulho que eles geram é muito alto, pra quem gosta é um verdadeiro deleite. Porém fazem muita sujeira e quem não for detalhista e paciente vai ter sérios problemas ao lidar com esse tipo de carro. Assim como os elétricos, nos carros a combustão temos kits RTR e kits profissionais, comumente chamados de PRÓ12, que explanamos abaixo:
RTR: são os prontos pra rodar, já vem montados e mais simples. Geralmente eles têm motores de saída lateral, menos potentes, e podem ser .12, .15, .18 e .20. O pensamento de quanto maior o motor mais potente ele é não é verdadeiro, assim como nos carros de verdade. E assim como nos 1/1 também, quanto maior o motor você já pode esperar um maior torque. Esses motores têm por volta de 1hp ou até menos. São mais baratos e destinados a iniciantes. Os motores geralmente têm um sistema de partida agregado, tais como recoil (cordinha) ou partida elétrica (roto-start, EZ Start, etc.)
Exemplos:
Kyosho Fazer
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 1 marcha
Kyosho FW05T+ ou FW06
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 2 marchas
Kyosho V-One S3
Transmissão: correia
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 2 marchas
Team Magic G4S RTR
Transmissão: correia
Motor: .15/.12 saída traseira, partida por caixa de partida comprada separadamente
Rádio: Futaba
Cambio: 2 marchas
Duratrax GP2
Transmissão: correia
Motor: .18 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Futaba
Cambio: 2 marchas
Thunder Tiger TS4N
Transmissão: correia
Motor: .15/.12 saída lateral, partida por recoil
Rádio: ?
Cambio: 1 ou 2 marchas
Traxxas Nitro 4Tec 3.3
Transmissão: correia
Motor: .20 saída traseira, partida elétrica (EZ Start)
Rádio: Traxxas TQ-03
Cambio: 2 marchas
HPI RS4
Transmissão: cardã
Motor: .15/.18 saída lateral, partida elétrica (Roto-Start)
Rádio: HPI
Cambio: 2 marchas
Team Associated NTC3+ RTR
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Jaguar
Cambio: 2 marchas
Tópicos com opiniões sobre os carros:
Comparativos RTRs
/viewtopic.php?t=8048&start=0
/viewtopic.php?t=9463&start=0
/viewtopic.php?t=9557
/viewtopic.php?t=9493
/viewtopic.php?t=9379&start=0
/viewtopic.php?t=9167
/viewtopic.php?t=8618&start=0
/viewtopic.php?t=7569
/viewtopic.php?t=7622&start=0
Kyosho Fazer:
/viewtopic.php?t=8105&start=0
/viewtopic.php?t=7377
/viewtopic.php?t=8521
/viewtopic.php?t=8586
Kyosho FW05T
/viewtopic.php?t=8324
/viewtopic.php?t=8745
/viewtopic.php?t=9003&start=0
/viewtopic.php?t=8236&start=0
/viewtopic.php?t=8555&start=0
/viewtopic.php?t=8624
/viewtopic.php?t=8164&start=0
/viewtopic.php?t=2700&start=0
Team Magic G4S RTR
/viewtopic.php?t=9551
/viewtopic.php?t=9479
Duratrax GP2
/viewtopic.php?t=8407
Thunder Tiger TS4N
/viewtopic.php?t=320&start=0
/viewtopic.php?t=7434
HPI RS4
/viewtopic.php?t=8528
Traxxas Nitro 4Tec 3.3
/viewtopic.php?t=7028
Team Associated NTC3+ RTR
/viewtopic.php?t=7524
Vídeos RTR (contribuição de Wagnerrs)
TS4N
http://br.youtube.com/watch?v=7Jkhdpnr9ug
G4S RTR
http://br.youtube.com/watch?v=9sRUT7yIg10
TRAXXAS NITRO 4-TEC 3.3
http://br.youtube.com/watch?v...re=related
STREET FORCE GP2
http://br.youtube.com/watch?v=QGjhxJHkMNQ
FAZER
http://br.youtube.com/watch?v=EjZbAd8A8N0
FW 05
http://br.youtube.com/watch?v=vQiyNuhbXbw
FW 06
http://br.youtube.com/watch?v...re=related
Pró12: os carros Pró são kits que você tem que montar, são carros mais parrudos pra agüentar motores mais potentes. Geralmente usam motores .12 de saída traseira que giram muito alto, chegando a 40 mil RPM. Tem por volta de 1.5hp. São mais caros e destinados a pilotos com certa experiência em automodelismo. Todos, com exceção do FW05RR e do NTC3, são por correia. Todos têm 2 marchas e rádio, servos, motor, bolha e caixa de partida têm que ser adquiridos separadamente.
Exemplos: Kyosho V One RRR, Kyosho FW05RR, Team Magic G4+ Evo, Mugen MTX4, Serpent 720, XRay NT1, Team Associated NTC3, HPI R40, etc.
Tópicos com opiniões sobre os carros:
Comparativos Pró12
/viewtopic.php?t=9550
/viewtopic.php?t=9222&start=0
/viewtopic.php?t=6485&start=0
/viewtopic.php?t=6727&start=0
/viewtopic.php?t=7375
/viewtopic.php?t=7143
/viewtopic.php?t=6991
Kyosho V-One RRR/ RRR Evo
/viewtopic.php?t=2060&start=0
/viewtopic.php?t=5039
Kyosho FW05R/RR
/viewtopic.php?t=8338
/viewtopic.php?t=2700&start=0
Team Magic G4S/G4+/G4RS
/viewtopic.php?t=8166
/viewtopic.php?t=9551
/viewtopic.php?t=8791
/viewtopic.php?t=8083
/viewtopic.php?t=7729
Mugen MTX4
/viewtopic.php?t=7471
XRay NT1
/viewtopic.php?t=5872
/viewtopic.php?t=3846
Vídeos Pró12 (contribuição de Wagnerrs)
G4+
http://br.youtube.com/watch?v=r3Z7jt_jFTw
V One RRR
http://br.youtube.com/watch?v=arkbL7L5QEA
Serpent 720
http://br.youtube.com/watch?v=wRZYRV67vsQ
XRAY NT1
http://br.youtube.com/watch?v=5gUri8_MvR8
MUGEN MTX4
http://br.youtube.com/watch?v=t0AL1IUFsqI
HPI R40
http://br.youtube.com/watch?v=0OwdyLCg-7c
Esse artigo tem por objetivo tirar as dúvidas básicas dos iniciantes, para que assim não haja tantos tópicos repetitivos do tipo “Qual carro é melhor?”, “Qual carro começar?” e coisas parecidas.
Começando, carros on-road têm basicamente dois tipos: elétricos ou a combustão. Os mais populares no Brasil são os modelos em escala 1/10, independente da fonte de energia. E são esses os modelos que vamos indicar para iniciantes nesse artigo.
[center]Elétricos[/center]
Carros com motores elétricos que utilizam baterias como fonte de energia. Não fazem barulho, andam tão bem quanto os combustão ou até mais, a manutenção é mais simples e existem menos detalhes para se preocupar. Geralmente utilizam um servo pra direção e um speed (ESC) eletrônico no acelerador/freio. Existem kits RTR e profissionais, conforme explicação abaixo:
RTR: são kits que já vem montados e prontos pra rodar (RTR = Ready To Run = Pronto pra rodar). Geralmente vem com motor latinha ou stock e baterias mais fracas. Os latinhas não andam muito mas são ótimos pra iniciantes ou para a prática de drift. Motores stock andam um pouco mais e você deve estar mais atento a manutenção dos mesmos do que o latinha.
Exemplos: diversos modelos Tamiya (TT01, TA03, TA04, TA05, etc.), HPI RS4, Traxxas 4Tec, Team Associated TC4 RTR, Hot Bodies Cyclone RTR, etc.
PRÓ: são kits que vem desmontados e geralmente tem chassi e os pratos superiores de fibra de carbono. Utilizam motor modified/brushless, andam muito e usam baterias de NiMh (níquel metal hidreto) de 5 ou 6 células ou baterias Lipo (lítio polímero), que são bem leves e agüentam bastante tempo ligadas. Geralmente as baterias duram cerca de 5 minutos.
Exemplos: Xray T2, Team Associated TC5, Team Magic E4, Serpent S400, Corally RDX, Hot Bodies Cyclone, Kyosho TF5, HPI Pro 4, etc.
[center]Combustão[/center]
Carros com motores a combustão, geralmente 2 tempos, que giram muito alto e são muito rápidos. Usam um combustível especifico para automodelos que envolve metanol, nitrometano e óleo para lubrificação do motor. Utilizam dois servos, um pra direção e outro pro acelerador freio, ao contrário dos elétricos, não utilizam speed (ESC). O barulho que eles geram é muito alto, pra quem gosta é um verdadeiro deleite. Porém fazem muita sujeira e quem não for detalhista e paciente vai ter sérios problemas ao lidar com esse tipo de carro. Assim como os elétricos, nos carros a combustão temos kits RTR e kits profissionais, comumente chamados de PRÓ12, que explanamos abaixo:
RTR: são os prontos pra rodar, já vem montados e mais simples. Geralmente eles têm motores de saída lateral, menos potentes, e podem ser .12, .15, .18 e .20. O pensamento de quanto maior o motor mais potente ele é não é verdadeiro, assim como nos carros de verdade. E assim como nos 1/1 também, quanto maior o motor você já pode esperar um maior torque. Esses motores têm por volta de 1hp ou até menos. São mais baratos e destinados a iniciantes. Os motores geralmente têm um sistema de partida agregado, tais como recoil (cordinha) ou partida elétrica (roto-start, EZ Start, etc.)
Exemplos:
Kyosho Fazer
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 1 marcha
Kyosho FW05T+ ou FW06
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 2 marchas
Kyosho V-One S3
Transmissão: correia
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Kyosho Perfex
Cambio: 2 marchas
Team Magic G4S RTR
Transmissão: correia
Motor: .15/.12 saída traseira, partida por caixa de partida comprada separadamente
Rádio: Futaba
Cambio: 2 marchas
Duratrax GP2
Transmissão: correia
Motor: .18 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Futaba
Cambio: 2 marchas
Thunder Tiger TS4N
Transmissão: correia
Motor: .15/.12 saída lateral, partida por recoil
Rádio: ?
Cambio: 1 ou 2 marchas
Traxxas Nitro 4Tec 3.3
Transmissão: correia
Motor: .20 saída traseira, partida elétrica (EZ Start)
Rádio: Traxxas TQ-03
Cambio: 2 marchas
HPI RS4
Transmissão: cardã
Motor: .15/.18 saída lateral, partida elétrica (Roto-Start)
Rádio: HPI
Cambio: 2 marchas
Team Associated NTC3+ RTR
Transmissão: cardã
Motor: .15 saída lateral, partida por recoil
Rádio: Jaguar
Cambio: 2 marchas
Tópicos com opiniões sobre os carros:
Comparativos RTRs
/viewtopic.php?t=8048&start=0
/viewtopic.php?t=9463&start=0
/viewtopic.php?t=9557
/viewtopic.php?t=9493
/viewtopic.php?t=9379&start=0
/viewtopic.php?t=9167
/viewtopic.php?t=8618&start=0
/viewtopic.php?t=7569
/viewtopic.php?t=7622&start=0
Kyosho Fazer:
/viewtopic.php?t=8105&start=0
/viewtopic.php?t=7377
/viewtopic.php?t=8521
/viewtopic.php?t=8586
Kyosho FW05T
/viewtopic.php?t=8324
/viewtopic.php?t=8745
/viewtopic.php?t=9003&start=0
/viewtopic.php?t=8236&start=0
/viewtopic.php?t=8555&start=0
/viewtopic.php?t=8624
/viewtopic.php?t=8164&start=0
/viewtopic.php?t=2700&start=0
Team Magic G4S RTR
/viewtopic.php?t=9551
/viewtopic.php?t=9479
Duratrax GP2
/viewtopic.php?t=8407
Thunder Tiger TS4N
/viewtopic.php?t=320&start=0
/viewtopic.php?t=7434
HPI RS4
/viewtopic.php?t=8528
Traxxas Nitro 4Tec 3.3
/viewtopic.php?t=7028
Team Associated NTC3+ RTR
/viewtopic.php?t=7524
Vídeos RTR (contribuição de Wagnerrs)
TS4N
http://br.youtube.com/watch?v=7Jkhdpnr9ug
G4S RTR
http://br.youtube.com/watch?v=9sRUT7yIg10
TRAXXAS NITRO 4-TEC 3.3
http://br.youtube.com/watch?v...re=related
STREET FORCE GP2
http://br.youtube.com/watch?v=QGjhxJHkMNQ
FAZER
http://br.youtube.com/watch?v=EjZbAd8A8N0
FW 05
http://br.youtube.com/watch?v=vQiyNuhbXbw
FW 06
http://br.youtube.com/watch?v...re=related
Pró12: os carros Pró são kits que você tem que montar, são carros mais parrudos pra agüentar motores mais potentes. Geralmente usam motores .12 de saída traseira que giram muito alto, chegando a 40 mil RPM. Tem por volta de 1.5hp. São mais caros e destinados a pilotos com certa experiência em automodelismo. Todos, com exceção do FW05RR e do NTC3, são por correia. Todos têm 2 marchas e rádio, servos, motor, bolha e caixa de partida têm que ser adquiridos separadamente.
Exemplos: Kyosho V One RRR, Kyosho FW05RR, Team Magic G4+ Evo, Mugen MTX4, Serpent 720, XRay NT1, Team Associated NTC3, HPI R40, etc.
Tópicos com opiniões sobre os carros:
Comparativos Pró12
/viewtopic.php?t=9550
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Kyosho V-One RRR/ RRR Evo
/viewtopic.php?t=2060&start=0
/viewtopic.php?t=5039
Kyosho FW05R/RR
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Team Magic G4S/G4+/G4RS
/viewtopic.php?t=8166
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Mugen MTX4
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XRay NT1
/viewtopic.php?t=5872
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Vídeos Pró12 (contribuição de Wagnerrs)
G4+
http://br.youtube.com/watch?v=r3Z7jt_jFTw
V One RRR
http://br.youtube.com/watch?v=arkbL7L5QEA
Serpent 720
http://br.youtube.com/watch?v=wRZYRV67vsQ
XRAY NT1
http://br.youtube.com/watch?v=5gUri8_MvR8
MUGEN MTX4
http://br.youtube.com/watch?v=t0AL1IUFsqI
HPI R40
http://br.youtube.com/watch?v=0OwdyLCg-7c
Editado pela última vez por Ramiel em 18 Nov 2008, 09:00, em um total de 2 vezes.
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
Muito bom o tópico............sugiro transformar em fixo.
FW05T+ GXR-15 3PM-2.4GHz Byron Mazda 6 Alpha Conesul-Portão/RS |
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
Algumas observações sobre o tutorial: tentei faze-lo o mais imparcial possivel, tanto que não emiti nenhuma opinião sobre os carros, pra isso coloquei os tópicos relacionados.
Tem pouca coisa sobre elétrico, pois não manjo muito e tem pouca coisa sobre elétrico aqui nesse fórum.
Qualquer sugestão, tanto na parte de elétrico quanto na de combustão, são bem vindas. Qualquer coisa eu edito o primeiro post e vamos aprimorando esse tutorial.
Tem pouca coisa sobre elétrico, pois não manjo muito e tem pouca coisa sobre elétrico aqui nesse fórum.
Qualquer sugestão, tanto na parte de elétrico quanto na de combustão, são bem vindas. Qualquer coisa eu edito o primeiro post e vamos aprimorando esse tutorial.
V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15 Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST Byron Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR Jaco/Kawahara/Alpha RC Jundiaí Parque/AARC do ABC |
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
FoiMal escreveu:Muito bom o tópico............sugiro transformar em fixo.
já foi solicitado a administração do rc masters.
já tinha avisado eles antes sobre esse tutorial e eles gostaram da idéia.
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
ramiel, tomara que com esse seu topico, pare mais aqueles topicos de ajudas...
vc ja esta ajudando MUITO com esse topico...
esta de parabens pelo tutorial man...
[]'s
vc ja esta ajudando MUITO com esse topico...
esta de parabens pelo tutorial man...
[]'s
Sem auto
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
valeu!
V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15 Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST Byron Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR Jaco/Kawahara/Alpha RC Jundiaí Parque/AARC do ABC |
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
Muito bom o tópico Ramiel!
Parabéns!
Fixado!!!
Parabéns!
Fixado!!!
Administração RCMasters
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
AdminRCM escreveu:Muito bom o tópico Ramiel!
Parabéns!
Fixado!!!
Valeu cris!
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
topic nota 10!!! Vai enxuga bastante o forum, pois ultimamente tem tido bastante topic com duvidas sobre qual carro se deve iniciar o hobby!!
N/A N/A N/A N/A N/A Alpha RC / Sintec Street Racer |
- denis.roschel
- Mensagens: 2791
- Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
- Localização: São Paulo/SP
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
Parabéns!!!
Kyosho RRR Evo WC Novarossi DX3R Byron Blitz Kawahara AARC do ABC |
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
Valeu pessoal!
V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15 Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST Byron Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR Jaco/Kawahara/Alpha RC Jundiaí Parque/AARC do ABC |
Re: Tutorial carros on-road para iniciantes
O artigo está de parabéns!!!
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX
Sponsored by WT2 BRASIL
R/C Clube de Goiânia
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX
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