Falhas da Hpi Savage X
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Re: Falhas da Hpi Savage X
alguem tem problema com o Oneway ou sou só eu? nem sei onde achar agora...
Fernando Cravo
HPI - Hellfire http://www.youtube.com/watch?v=i6DPoYX9HpU
Monster Truck tem q fazer isso: http://www.youtube.com/watch?v=hXZyCpjSvEQ
HPI - Hellfire http://www.youtube.com/watch?v=i6DPoYX9HpU
Monster Truck tem q fazer isso: http://www.youtube.com/watch?v=hXZyCpjSvEQ
Losi 8IGHT EU O.S. 21XZ-B Futaba 3PM-X Dust Rasing |
Re: Falhas da Hpi Savage X
Eu comprei do Passamal, original INA, só que ele só têm o rolamento, aquela porca que vai por fora não têm, más o meu, a porca tava trincada, não dava nem pra ver direito, o rolamento patinava dentro dela, se vc conseguir tirar o antigo, dá certo trocar so o rolamento, acho que vai algum tipo de trava rosca bem forte nele pra evitar isso.
- Anexos
-
- oneway.jpg (4.69 KiB) Exibido 2058 vezes
Re: Falhas da Hpi Savage X
Putz ... o pessoal aqui te mais destruidor que eu !!!
Eu tenho a minha savage desde junho de 2006.
Vou confirmar os problema que alguns ja citaram aqui.
Os rolamentos originais são um LIXO, tem que trocar, se possivel, os 4 rolamentos dos diffs.
Tambem tem que vedar bem as tampas plasticas que ficam debaixo do carro pra nao entrar terra oque faz quebrar os diffs.
Uma dica, nao basta so o silicone, a savage tem problema de folgas entre o pinhao e a coroa.
Eu resolvi isso colocando umas arruelas atraz do rolamento para acabar copm a folga.
Depois disso eu to andando no talo com a minha e nunca mais quebrou nada na parte de tração.
Aaaa, quero que alguem confirme pra mim, a minha savage é um rtr 25 e ela só empina antes do motor ficar na temperatura certa.
Alguem tem savaga 25 aqui ?
As 4.6 devem empinar direto né ?
E sobre o servo de direção, alguem ja colocou um mais forte ?
Eu ja coloquei pack de 5 pilhas na minha e melhorou bastante mais o servo ja ta na ultima, fazendo uma barulheira.
Outra coisa, alguem tem Ré instalada ?
Eu ja quebrei 2 vezes uma engrenagem da minha ré.
E por ultimo, alguem é aqui de porto alegre ?
Abração a todos.
Eu tenho a minha savage desde junho de 2006.
Vou confirmar os problema que alguns ja citaram aqui.
Os rolamentos originais são um LIXO, tem que trocar, se possivel, os 4 rolamentos dos diffs.
Tambem tem que vedar bem as tampas plasticas que ficam debaixo do carro pra nao entrar terra oque faz quebrar os diffs.
Uma dica, nao basta so o silicone, a savage tem problema de folgas entre o pinhao e a coroa.
Eu resolvi isso colocando umas arruelas atraz do rolamento para acabar copm a folga.
Depois disso eu to andando no talo com a minha e nunca mais quebrou nada na parte de tração.
Aaaa, quero que alguem confirme pra mim, a minha savage é um rtr 25 e ela só empina antes do motor ficar na temperatura certa.
Alguem tem savaga 25 aqui ?
As 4.6 devem empinar direto né ?
E sobre o servo de direção, alguem ja colocou um mais forte ?
Eu ja coloquei pack de 5 pilhas na minha e melhorou bastante mais o servo ja ta na ultima, fazendo uma barulheira.
Outra coisa, alguem tem Ré instalada ?
Eu ja quebrei 2 vezes uma engrenagem da minha ré.
E por ultimo, alguem é aqui de porto alegre ?
Abração a todos.
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HPI SAVAGE LiMiTED Edition
REVERSE option
Pneus Dirt Bons
Motor S25
HPI SPRiNT 2 - STAGE D
X-Ray FK-05
Motor 27 STOCk
Rolamentos ceramica
RADiO FUTABA 3PM-FM
Charger - TEKIn BC112C
HPI SAVAGE LiMiTED Edition
REVERSE option
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X-Ray FK-05
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RADiO FUTABA 3PM-FM
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SAVAGE s25 futaba 3PM traxxas pro 1:6 scale dirt bonz nenhuma |
Re: Falhas da Hpi Savage X
Tenho uma SS4.6.
Os rolamentos da minha são bons. Tive problema com um rolamento do motor, mas provavelmente foi porque rodei sem o filtro de ar e entrou areia.
Que problema teve com os seus ?
Sobre vedar as tampas plásticas em baixo do diferencial, é IMPRESSINDÍVEL. Tem que vedar do lado de cima e de baixo da placa de alumínio, senão entra terra e a coroa/pinhão vão pro saco em poucos tanques. A minha desmontei depois do amaciamento e estava detonando as coroas. Fiz a vedação e já rodei 3 galões e estão OK.
Sobre empinar, a 4.6 original só empina se muito bem regulada, e a embreagem da coroa bem apertada.
Na minha opinião, sobra velocidade final, e a diversão mesmo é subir barranco e saltar, então troquei a relação pinhão/coroa original de 17/47 para 15/52, resultando em 25% mais torque.
Também coloquei o câmbio de 3 velocidades, que deu mais torque ainda e recuperou um pouco de velocidade final.
Também troquei os pneus originais dirt bondz pelos GT5 (original da Savage 25 RTR), pois ele "baloneia" bastante.
Isso é MUITO interessante. Funciona como um câmbio de relação variável, pois conforme a rotação vai aumentando, ele vai estufando e aumentando o diâmetro, resultando em relação mais longa.
Com o GT5, consegui manter o torque em baixa, e ganhar final. Os dragsters usam esse princípio nos pneus de tração.
Resultado de tudo isso : tem que pegar o jeito dela para conseguir arrancar sem capotar pra traz.
A força da direção é um ponto fraco da Savage. O servo original da HPI (5 Kgf.cm se não me engano) é muito fraquinho.
Coloquei um 3305, de 8,9 Kgf.cm (6V - 5 células) e mesmo assim falta força quando parado.
Fiz un mod, um pouco trabalhoso mas que valeu a pena :
Na geometria original, somente 60% do curso do servo e aproveitado. Redesenhei, reposicionando a biela, encurtando o engate no horn de forma a usar 100% do curso. Com a redução do braço, consegui XX% de aumento no torque.
Coloquei também rolamentos no lugar das buchas nas colunas de direção, e fiz uma biela de acionamento em alumínio roletada (com rolamentos de cabeça de HD de computador).
Com tudo isso melhorou bastante, mas ainda acho que precisa de um servo mais forte.
A ré realmente é um problema. Se engatar com o auto andando pode abrir para limpar os pedaços.
Estou com idéia de mandar fresar a aquela engrenagem menor abaixo em bronze, para em caso de engate acidental ela quebrar sem estragar o resto.
Já fazer uma barra com uns 5 cm e vou "fatiando" ela para fazer as engrenagens.
Não sou de Porto Alegre e aqui no fim de mundo que moro - Presidente Prudente - só tem eu com uma monstrer truck.
Os rolamentos da minha são bons. Tive problema com um rolamento do motor, mas provavelmente foi porque rodei sem o filtro de ar e entrou areia.
Que problema teve com os seus ?
Sobre vedar as tampas plásticas em baixo do diferencial, é IMPRESSINDÍVEL. Tem que vedar do lado de cima e de baixo da placa de alumínio, senão entra terra e a coroa/pinhão vão pro saco em poucos tanques. A minha desmontei depois do amaciamento e estava detonando as coroas. Fiz a vedação e já rodei 3 galões e estão OK.
Sobre empinar, a 4.6 original só empina se muito bem regulada, e a embreagem da coroa bem apertada.
Na minha opinião, sobra velocidade final, e a diversão mesmo é subir barranco e saltar, então troquei a relação pinhão/coroa original de 17/47 para 15/52, resultando em 25% mais torque.
Também coloquei o câmbio de 3 velocidades, que deu mais torque ainda e recuperou um pouco de velocidade final.
Também troquei os pneus originais dirt bondz pelos GT5 (original da Savage 25 RTR), pois ele "baloneia" bastante.
Isso é MUITO interessante. Funciona como um câmbio de relação variável, pois conforme a rotação vai aumentando, ele vai estufando e aumentando o diâmetro, resultando em relação mais longa.
Com o GT5, consegui manter o torque em baixa, e ganhar final. Os dragsters usam esse princípio nos pneus de tração.
Resultado de tudo isso : tem que pegar o jeito dela para conseguir arrancar sem capotar pra traz.
A força da direção é um ponto fraco da Savage. O servo original da HPI (5 Kgf.cm se não me engano) é muito fraquinho.
Coloquei um 3305, de 8,9 Kgf.cm (6V - 5 células) e mesmo assim falta força quando parado.
Fiz un mod, um pouco trabalhoso mas que valeu a pena :
Na geometria original, somente 60% do curso do servo e aproveitado. Redesenhei, reposicionando a biela, encurtando o engate no horn de forma a usar 100% do curso. Com a redução do braço, consegui XX% de aumento no torque.
Coloquei também rolamentos no lugar das buchas nas colunas de direção, e fiz uma biela de acionamento em alumínio roletada (com rolamentos de cabeça de HD de computador).
Com tudo isso melhorou bastante, mas ainda acho que precisa de um servo mais forte.
A ré realmente é um problema. Se engatar com o auto andando pode abrir para limpar os pedaços.
Estou com idéia de mandar fresar a aquela engrenagem menor abaixo em bronze, para em caso de engate acidental ela quebrar sem estragar o resto.
Já fazer uma barra com uns 5 cm e vou "fatiando" ela para fazer as engrenagens.
Não sou de Porto Alegre e aqui no fim de mundo que moro - Presidente Prudente - só tem eu com uma monstrer truck.
- Anexos
-
- Biela de alumínio roletada e com braço de acionamento reposicionado.
- 6.jpg (62.03 KiB) Exibido 2027 vezes
-
- Vedação do diferencial. Bem feito não entra terra nenhuma na coroa/pinhão.
- 5.jpg (121.33 KiB) Exibido 2027 vezes
Re: Falhas da Hpi Savage X
E aí pessoal, blz, não recebi nenhuma notificação do tópico, por isso não respondi nada aqui, más sobre o servo de direção, eu também coloquei um S3305, melhorou, más ainda é fraco pro meu gosto. Troquei camisa/pistão/biela da minha más antes de instalar dei uma lixada por fora dela e no bloco por dentro, ela tava entrando muito apertada, e a antiga num queria sair por nada, aí entrou com uma pequena folga e ficou legal, acho que não vai dar problemas na hora de desmontar pra limpeza e também calçei os diff com pequenas arruelas de nylon, aí ficou sem jogo, nos cardã coloquei pequenos pedaços de "tripa de mico" pra tirar o jogo e tbém nos dogbones, ficou legal.
Faiop, achei muito interessante esse mod que voçê fêz aí no servo de direção, posta mais algumas fotos com mais detalhes pra gente aí, a minha tá no 4 tanque não deu ainda pra ver se vai empinar.
Tô achando o freio meio fraco, será que um s3305 ficaria bom, apesar que to usando 4,8v.
Faiop, achei muito interessante esse mod que voçê fêz aí no servo de direção, posta mais algumas fotos com mais detalhes pra gente aí, a minha tá no 4 tanque não deu ainda pra ver se vai empinar.
Tô achando o freio meio fraco, será que um s3305 ficaria bom, apesar que to usando 4,8v.
Re: Falhas da Hpi Savage X
Se nao me engano as especificacoes do servo original da direcao da savage eh igual ao do futaba 3305, a diferenca sao as engrenagens de metal que no servo original eh vendido como opcional. 8.9Kg 0.2s.
Mais ja que vc c/olocou o 3305 na direcao use o original no freio/acelerador
Mais ja que vc c/olocou o 3305 na direcao use o original no freio/acelerador
Re: Falhas da Hpi Savage X
Os servos são diferentes, o Sf2 é mais fraco em torque, não me lembro quanto, más tem uma diferença de aproximadamente 40% pro S3305, e as engrenagens são de plástico mesmo, hoje dei uns pega na minha no asfalto e terra, até achei que está razoável o servo s3305 na dianteira, mesmo com 4,8v, não senti necessidade de mais potência não, más o freio que está com o sf1, após alguns minutos de uso ficou quase inoperante, não sei ainda se é falta de força no servo ou disco aquecendo, vou dar uma analisada aqui. O certo seria jogar o SF2 no freio da Savage, más é que eu usei ele na dianteira no Evader St, onde estava o S3305, e ficou bom, agora a solução é mais 1 S3305 no freio da Savage.
Não consegui ainda fazer empinar a dianteira. ( oitavo tanque).
A melhor regulagem que consegui na corôa e pinhão, foi colocando 2 folhas de papel A4 e forçando o motor em cima e apertando os parafusos, após retirar as tiras de papel ficou muito bom.
Não gostei do óleo para filtro, Mugen Seiki Racing Air Filter Oil, não espalha direito na espuma, não sei se está velho, pois comprei usada a Savage, prefiro o óleo de motor de carro comum, espalha bem e após 1 hora de terra, retirei e ví que internamente o filtro estava totalmente limpo, e sai com detergente comum na hora da lavagem, esse outro vira um grude com detergente e água, não gostei.
Não consegui ainda fazer empinar a dianteira. ( oitavo tanque).
A melhor regulagem que consegui na corôa e pinhão, foi colocando 2 folhas de papel A4 e forçando o motor em cima e apertando os parafusos, após retirar as tiras de papel ficou muito bom.
Não gostei do óleo para filtro, Mugen Seiki Racing Air Filter Oil, não espalha direito na espuma, não sei se está velho, pois comprei usada a Savage, prefiro o óleo de motor de carro comum, espalha bem e após 1 hora de terra, retirei e ví que internamente o filtro estava totalmente limpo, e sai com detergente comum na hora da lavagem, esse outro vira um grude com detergente e água, não gostei.
Re: Falhas da Hpi Savage X
Gostei também da autonomia da Savage, fiz uns 12 minutos com 1 tanque, não cronometrei ainda, estou apenas supondo, más dá um tempo legal de divertimento.
Re: Falhas da Hpi Savage X
Fala hanks2b
Sobre o mod da direção. Fiz algumas simulações em cad para determinar o braço do horn e comprimento da biela de forma a ter 100% do curso do servo, mas estou sem o acad instalado para abrir o arquivo...
Fazer a biela é muito trabalhoso. Uma opção é montar com dois end balls. O fato é que a biela original não serve mais depois de reposicionar o furo no horn.
Agora, de imdediato, recomendo que use um pack de 5 células (6V), que dá MUITA diferença no servo. Fiz um com pilhas AA 2.300 mAh e ficou muito bom. A vantagem é que da para carregar com carregador comum. Como eu tenho ré, tem 3 servos na caixa e da um pouco de trabalho para acomodar tudo, mas compensa.
Tem também os 4 rolamentos nas colunas de direção (5x10x3), que não são muito caros e já ajuda um pouco.
Quanto ao freio, a minha savage tem o de 2 discos de aço, que também não era aquelas coisas. Fiz um mod simples e ficou MUITO bom. Veja nas fotos, que troquei a pastilha central que é só de aço por uma revestida de amianto dos dois lados. Mesmo com um servo 3004, tem que encostar o dedo de leve, senão capota.
Sobre o mod da direção. Fiz algumas simulações em cad para determinar o braço do horn e comprimento da biela de forma a ter 100% do curso do servo, mas estou sem o acad instalado para abrir o arquivo...
Fazer a biela é muito trabalhoso. Uma opção é montar com dois end balls. O fato é que a biela original não serve mais depois de reposicionar o furo no horn.
Agora, de imdediato, recomendo que use um pack de 5 células (6V), que dá MUITA diferença no servo. Fiz um com pilhas AA 2.300 mAh e ficou muito bom. A vantagem é que da para carregar com carregador comum. Como eu tenho ré, tem 3 servos na caixa e da um pouco de trabalho para acomodar tudo, mas compensa.
Tem também os 4 rolamentos nas colunas de direção (5x10x3), que não são muito caros e já ajuda um pouco.
Quanto ao freio, a minha savage tem o de 2 discos de aço, que também não era aquelas coisas. Fiz um mod simples e ficou MUITO bom. Veja nas fotos, que troquei a pastilha central que é só de aço por uma revestida de amianto dos dois lados. Mesmo com um servo 3004, tem que encostar o dedo de leve, senão capota.
- Anexos
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- Da trabalho acomodar 5 pilhas AA, tres servos e o receptor na caixa
- 11.jpg (36.42 KiB) Exibido 1982 vezes
-
- Conjunto do freio montado com a pastilha central custom
- 8.jpg (76.81 KiB) Exibido 1982 vezes
-
- Pastilha original, que pega "ferro com ferro" X pastilha custom, com amianto dos dois lados
- 9.jpg (18.2 KiB) Exibido 1982 vezes
Editado pela última vez por fabiop em 24 Jun 2007, 22:30, em um total de 1 vez.
Re: Falhas da Hpi Savage X
continuando as fotos
- Anexos
-
- outra vista do mod da direção
- 7.jpg (108.44 KiB) Exibido 1983 vezes
-
- 5 células AA. As emendas estão com espaguetes termocontráteis, contraidos somente de um lado, assim, ele corre e fica fácil desemendar para carregar as pilhas.
- 10.jpg (65.89 KiB) Exibido 1983 vezes
Re: Falhas da Hpi Savage X
Blz Fabiop, ficou nota 10 o serviço aí, realmente meticuloso, más me fala uma coisa, voçê mesmo revestiu as pastilhas de amianto, ou é aquele kit da HPI, a minha tá com 1 disco só original, acho que é fibra e as pastilhas de aço, voçê teria alguma idéia pra melhorar isso, além é claro da troca do servo e pack 6v, também tô usando pilhas recarregáveis 2500 mah (4), fiz uma tomadinha interna que facilita a recarga, fiz na savage, no evader e no alpha 3, tudo igual, assim não preciso retirar o pack, é só plugar ok.
- Anexos
-
- p6240004.jpg (24.09 KiB) Exibido 1975 vezes
-
- p6240002.jpg (21.62 KiB) Exibido 1975 vezes
-
- p6240001.jpg (18.55 KiB) Exibido 1975 vezes
Re: Falhas da Hpi Savage X
Tudo bom Mmakino, eu me lembro que foi até meio demorado pra achar a especificação deste sf2, sabe que no evader eu achei que ficou um pouquinho mais rápido de resposta do que o s3305, más realmente com menos torque. Vc está longe em cara, têm muitos amigos aí que participam do hobby também? Um abraço.
Re: Falhas da Hpi Savage X
Fala hanks2b,
Ficou prático para carregar suas pilhas. No meu caso não vou fazer assim porque to sem $ para investir em um carregardor, e já tenho um bom que carrega as pilhas separadas.
Sobre o freio, usei junta de amianto de 0,5 mm de espessura, colada com super bonder. Pode comprar em qualuqer casa de rolamentos e vedações por alguns centavos. Tem tres tipos : verde, vermelha e cinza. A cinza é grafitada e não serve. Não sei a diferença entre a verde e vermelha, mas como a HPI usa a vermelha na pastilha original, optei por ela.
Acho que compensa você fazer um teste, e revestir de amianto as pastilhas. Não tenho certeza de como fai ficar a interface fibra x amianto, mas tem chance de funcionar bem. Talvez gaste o amianto rápido, mas é baratiho. Pode tentar uma junta mais espessa também, se couber.
Outra coisa : se estiver sobrando curso no seu servo, coloque aquele braço que vai preso no eixo de alimínio que aciona o freio bem na ponta, de forma a aumentar a alavanca, para ganhar um pouco de força no acionamento.
falou,
Fábio
Ficou prático para carregar suas pilhas. No meu caso não vou fazer assim porque to sem $ para investir em um carregardor, e já tenho um bom que carrega as pilhas separadas.
Sobre o freio, usei junta de amianto de 0,5 mm de espessura, colada com super bonder. Pode comprar em qualuqer casa de rolamentos e vedações por alguns centavos. Tem tres tipos : verde, vermelha e cinza. A cinza é grafitada e não serve. Não sei a diferença entre a verde e vermelha, mas como a HPI usa a vermelha na pastilha original, optei por ela.
Acho que compensa você fazer um teste, e revestir de amianto as pastilhas. Não tenho certeza de como fai ficar a interface fibra x amianto, mas tem chance de funcionar bem. Talvez gaste o amianto rápido, mas é baratiho. Pode tentar uma junta mais espessa também, se couber.
Outra coisa : se estiver sobrando curso no seu servo, coloque aquele braço que vai preso no eixo de alimínio que aciona o freio bem na ponta, de forma a aumentar a alavanca, para ganhar um pouco de força no acionamento.
falou,
Fábio
Re: Falhas da Hpi Savage X
Eheheheh, grande Fabiop, gostei desta resposta de deixar maior alavanca posssível, e vou procurar essa junta que voçê falou, têm razão, não sabemos como irá atuar com disco de fibra +amianto, vou fazer uns testes, depois te falo. Valeu.
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