Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 965
Registrado em: 15 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo/SP

Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor Fabio » 08 Set 2008, 02:45

Pessoal,

Talvez postar esse tópico no forum Off-road não seja muito apropriado, mas como não sei se existem estas pessoas no on-road (que participo 2-3 vezes ao ano) resolvi postar aqui mesmo. Administradores e moderadores, tem poder para decidir se fica, move ou ainda apaga.

Minha dica principal é a seguinte... Não aceite ajuda de estranhos a não ser que você mesmo tenha pedido ajuda. (parece a mamãe dizendo para não falar com estranhos quando pequeno :lol: )

Estou dizendo isso porque apesar de não andar a muito tempo como muitos pilotos experientes por aí, neste pequeno período que estou andando já conheci muitos "mecânicos" picaretas. Existem algumas poucas pessoas que tem boas intenções e até ajudam, mas a grande maioria é de gente que quer se aproveitar da falta de conhecimento alheia para se dar bem.

O grande "vilão", não o único mas creio que o principal deles, é a regulagem de motor. Os motores usados em automodelos, seja para perfomance ou para durabilidade tem que ser regulados. A regulagem geralmente é complicada e chata de aprender é aí que entram os picaretas. Com várias "teses" e "termos" eles convencem o leigo de que são mágicos do motor e ao invés de ajudar, se aproveitam da situação.

Esse sábado por exemplo, estava na pista e um modelista estava com problemas para regular seu motor. Em pouco tempo um conhecido picareta se apresentou como mecânico e lhe ofereceu ajuda. resultado, motor ainda pior de regulagem. Não vou citar nomes para manter a ordem e preservar as vítimas. Pouco depois lá estava ele dizendo que o problema estava na Spray-Bar e apontando para a agulha de baixa. Disse ao modelista para não ligar, mas o "mecânico" insistiu até que eu mostrei que aquela agulha era a de baixa e que o Spray-Bar estava do lado oposto. Como não havia mais o que dizer, manteve-se quieto.

Depois, antes de ir embora, ele não se conteve e veio me "ensinar" o que era Spray-Bar e qual era sua função. Disse a ele que não faria contra-argumentação pois não valia a pena, então ele disse que tinha quinze anos de experiência no modelismo. O que eu achei mais engraçado é que em quinze anos ele ainda não aprendeu onde fica a Spray-Bar. Em quinze anos, QUINZE ANOS até a macaca Chita aprende onde é o Spray-Bar.

Em um outro dia, estávamos andando com um motor com mistura bem rica por ocasião do amaciamento e não acelerando muito, então prontamente o ouço dizer que o motor já estava muito velho, não tinha mais compressão e que havia folga na biela. Depois de amaciado, o motor rodou vários e vários galôes.

Já o vi dizer a um colega que estava amaciando um motor que o fazia de forma incorreta e que se não fizesse da maneira como ele o ensinaria seu motor não duraria pois este modelo de motor não prestava. Alegou também, que já havia feito três motores iguais sendo que este modelo de motor acabava se ser lançado.

Enfim, se você quer saber como fazer para deixar seu motor em boas condições de funcionamento, o primeiro lugar onde deve-se olhar é o manual de instruções. Depois, use seu bom senso para ler as mensagens aqui do forum, tem muita gente ajudando mas tem muitos que ficam soltando regrinhas disso e daquilo e não conseguem manter o próprio carro funcionando. Por isso considere bastante o bom senso.

Por fim, faça amizade nas pistas e veja em quem realmente pode-se confiar, uma boa maneira de fazer isso é ver de quem são os carros que estão realmente andando direito com seus motores bem regulados. Não estou falando dos melhores pilotos e sim daqueles que andam com seus motores funcionando direito. Aqueles que falam muito e passam o dia na bancada sem conseguir dar uma volta é porque tem algo de errado.

Me desculpem se essa dica parece mais um desabafo, mas é que eu fico realmente chateado quando vejo um picareta sacaneando uma pessoa e pouco depois esta pessoa desiste do Hobby por desânimo.

Se quer seu carro funcionando perfeitamente, aprenda a fazer isso acontecer. Com o tempo acaba-se aprendendo. Quando aprender saberá exatamente o que está acontecendo e não ficará na dúvida se foi sacaneado ou não.

Enfim, até eu que sou preguiçoso aprendi. Qualquer um pode aprender.

Um grande abraço a todos.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 880
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: luxemburgo

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler

Mensagempor vascocosta » 08 Set 2008, 06:37

Nem mais existe muita gente assim "picareta"...


Cumps :wink:


Imagem[URL=http://img70.imageshack.us/i

 Savage Flux/Tamiya      Mamba 2200 KV / Velineon 380      Spektrum      Baterias      Originais / Pinturas Caseiras      Originais      Tudo que tenha chão

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor gligoco » 08 Set 2008, 08:31

É Fabio, eu já passei por praticamente a maõ de todos os mecanicos picaretas de são paulos shauisah... E o pior que parece que eles hipinotizam a gente usando palavras super tecnicas shuaishaui.....


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor seithan » 08 Set 2008, 09:23

Quando se é iniciante, não tem como aprender alguma coisa sem passar por situação parecida como a descrita. vale o bom senso de distinguir o bom dos ruins...

quando encontro alguem brincando na rua, com dificuldades para fazer funcionar o brinquedo a combustão, procuro ensinar com que o dono mesmo regule as agulhas, e vou dizendo o que acontece quando se muda algo e a pessoa ve na pratica o resultado.

seithan..


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor Xumbrega » 08 Set 2008, 10:25

Se vacilar é assim mesmo, Graças ao RCMasters não preciso mais disso, quando o servo da direção do meu ts-4n quebrou fui comprar a um mecanico muito, mais muito conhecido por todos automodelistas que prefiro nao citar o nome dele...
falei que era novo no hobby e percebi um comportamento meio diferente da parte dele depois disso, dizendo que ele fazia serviços exelentes de regulagens de motor a cambagem e bla bla bla como o gligoco falou sempre com palavras bem complicadas!
no final ele disse que fazia isso tudo por 50 reais!!
não deixei me cair na labia dele e decidi ir procurar por si só o que fazer e aprendi praticamente TUDO por aqui!
Uma coisa que eu poderia pagar 50 reais pra fazer, eu fiz de graça e como eu disse "EU FIZ"! coisa que se quebrar ou acontecer eu ja vou saber resolver...
Eu sou um automodelista solitario, sempre andei sozinho com minha mulher ao lado me fazendo compania(no caso, ela nao sabe de nada e assim nao fica me enchendo o saco dizendo o que eh pra fazer e nao fazer...) e sou feliz com isso pois o que vale é a diversão.
:radio:
Editado pela última vez por Xumbrega em 08 Set 2008, 10:36, em um total de 2 vezes.


Sem auto :(

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 787
Registrado em: 06 Set 2008, 23:00
Localização: São Sebastião - SP

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor MISTER-XIS » 08 Set 2008, 10:26

A gente não está salvo disso, mas em compensação é bom aparecerem pra gente tirar proveito das informações de pessoas assim pra gente aprender "como não se faz" determinado tipo de coisa he! he! he!


"A.S.A" Associação Sebastianense de Automodelismo

 TeamLosi 1.0 PRO.      Novarossi TORO NERO TEAM.      Airtronics M11      MK 25% extra      Team Losi eigth      PRO-LINE      A.S.A - São Sebastião-SP

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 965
Registrado em: 15 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler

Mensagempor Fabio » 08 Set 2008, 10:57

Graças a Deus, comigo nunca aconteceu pois sou do tipo que gosta de manual e pesquisa sobre o assunto.

Demorei a aprender, mas aprendi. Só quem mexe nos meus modelos hoje sou eu.

Apesar de ser um piloto mediano (ao menos comparado ao padrão da galera que anda na Aerosampa), meu motor está sempre em dia até que a falta de compressão os separe :lol: .

De qualquer maneira, como já disse aqui, é rotina ver esses "mecânicos" com seus "pós de pirlimpimpim" fazendo os carros "voarem".

Boa semana galera!!!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 688
Registrado em: 03 Set 2007, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor Tupimare » 08 Set 2008, 11:09

Hoje em dia pratico com outros modelistas mas no começo quebrei a cabeça sozinho e o que me ajudou muito foram os amigos aqui do fórum. Cada um ja vivenciou um problema e pode ser que seja aquele que o colega esta passando. Assim fica a experiência que vai virar a dica de amanhã. Sempre mexi nos meus carros sozinho, até mesmo motor, tudo com leitura aqui do fórum.


Quando vejo tópico repetido.......Imagem

 Inferno Sports 4      GX21      2.4      20% nitro      Original Inferno      Originais      de preferência barranco...rsrs

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 481
Registrado em: 19 Fev 2008, 22:00
Localização: Vitória ES

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler

Mensagempor matios » 08 Set 2008, 11:27

Cai na mão de um cara desses,
não sabia de nada ainda tinha acabado de pegar meu automodelo ts4-n montado por um conhecido.
Estava andando e meu carro não passava a segunda marcha, isso dentro de um estacionamento onde um PICARETA SIMPLESMENTE DISSE:
- ACELERAA ACELERAAA VAI ATE LA EMBAIXO QUE ELE PASSA!!!(SENDO QUE NA VERDADE ERA PARA SEI FEITO A REGULAGEM ATRAVÉS DO MOTOR E DO PRAFUSO EXISTENTE NO CARRO PARA FAZER ESTA REGULAGEM TAMBEM)
-então vou acelerar!!!
chegando ao fim aconteceu o que muitos tem medo....PERDI O SINAL!!!
sai correndo feito um louco ate meu carro bater na calçada e ficar com as rodas para cima....

Tenho certeza que o infeliz sabia que eu não podia fazer aquilo porque ele viu meu radio que por sinal era bem simples.

FAZER O QUE.
Editado pela última vez por matios em 11 Jul 2009, 22:43, em um total de 1 vez.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:00
Localização: Curitiba - PR

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor emaranho » 08 Set 2008, 15:41

Ja vi casos parecidos também.

Na hora de desmontar é que eles aparecem. Trocar um rolamento do diferencial não é o fim do mundo. Pode parecer complicado na primeira vez mas prefira pedir ajuda apenas se realmente não conseguir montá-lo novamente seguindo as instruções do manual.
Um amigo meu dixou o carro com um "mecânico", já voltou com outro filtro de ar, a coroa tinha uma aparência de velha, enfim... parece que o cara pegou o que estava bom pra por em outro carrinho.

É isso aí. Olho vivo!!!


"O importante é competir para quem nunca ganhou." Magic Paula

 Duratrax Raze      Super Tigre 4.4cc G-27CX      DuraTrax 2-Channel FM Radio      20% Nitro      ch.62 (75.430) ch.81 (75.810)      Original      AMECRC (Curitiba)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 911
Registrado em: 17 Out 2007, 22:00
Localização: Natal - RN

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler

Mensagempor Xumbrega » 08 Set 2008, 16:15

emaranho escreveu:Ja vi casos parecidos também.

Na hora de desmontar é que eles aparecem. Trocar um rolamento do diferencial não é o fim do mundo. Pode parecer complicado na primeira vez mas prefira pedir ajuda apenas se realmente não conseguir montá-lo novamente seguindo as instruções do manual.
Um amigo meu dixou o carro com um "mecânico", já voltou com outro filtro de ar, a coroa tinha uma aparência de velha, enfim... parece que o cara pegou o que estava bom pra por em outro carrinho.

É isso aí. Olho vivo!!!

ai ja é sacanagem... :(


Sem auto :(

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 665
Registrado em: 24 Mar 2008, 22:00
Localização: Marshfield

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor lucasaf » 08 Set 2008, 23:03

Bah eh foda Brasil tem de tudo mesmo cara...eh gente querendo se aproveitar de todo mundo.
Lembro que quando comprei meu revo cheguei em casa todo feliz da vida, depois de dirigir por uma hora e meioa (ida e volta) la vai eu enchi o tanque do meu revo pra amaciar....meto o ez-start e nada....ligo pro meu primo vir aqui com a bateria dele...e o ez-start e nada....p*** mer** nao acredito...liguei pro cara da loja ele me explicou algo que eu nao entendi...perguntei se poderia levar o carro la...
Cheguei la...eu nao manjo muito de ingles expliquei pra ele mais ou menos o que estava acontecendo...ele pegou meu carro me levou na rua....tirou a vela ligou o ez-start desafogou o carro colocou a vela e voilaaaaa ligou meu revo....buó o cara manja heauheuhuea pensei comigo...eu sou um jegue mesmo devia ser só a bateria do ez descarregada...mas tudo bem o cara poderia se aproveitar dizer que tinha que comprar isso e aquilo outro e mais aquilo ou entao mandar pra traxxas ou sei la...se fosse uma pessoa mal intencionada....poderia agir diferente...mas nao pelo contrario...ele ainda falou pra seguir bem ao manual com o break-in do motor.
Mas nao esquentem a cabeca picareta tem em qualquer lugar Brasil entao isso eh de balaio.
Ainda bem que para todos existe a INTERNET e na INTERNET existe o site www.rcmasters.com.br onde qqer um com acesso a internet pode tirar todas as duvidas com pessoas da mais alta categoria em automodelismo, isso mesmo seu RC nao esta ligando? seu RC nao esta trocando pra segunda marcha? Seu RC esta andando na lenta? Nao temas tudo tem uma solucao acesse o site www.rcmasters.com.br e resolva todos seus problemas com automodelismo.

HEAUHEUHAU Abracao galera


--
Imagem
Lucas Francisco

 4Tec / Revo      TRX3.3      Spektrum DX3.0      Top Fuel 20%      Originais / HPI / Proline      Originais      Qualquer lugar

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 3032
Registrado em: 27 Jun 2008, 23:00
Localização: SP

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor Gondo » 08 Set 2008, 23:33

Fabio, apoio sua iniciativa... sou novato mas tento aprender com os mais experientes mas nunca esquecendo o bom senso do que leio aqui no forum... Parabens. Rodrigo




 MBX6T/ Baja 5B SS      Tekin RX8/ MM 2200/ 26 cc      DX3S      Cerveja e whisky      Pro-line/ Bulldog      Pro-line/ Crimefighter/ AKA      A.P.P.

Piloto Sport
 
Mensagens: 298
Registrado em: 14 Fev 2005, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor rodrigo581 » 09 Set 2008, 02:41

Adorei o tópico...
Eu ando de RC fazem 4 anos ..
Conheci MUITA gente .... MUITO picareta .. e já ajudei MUITO iniciante ..
Aquele povo .. com o Duratrax sei lá o q .. na pista .coitados ... q mal conseguem saber o q fazer primeiro .....
Mas sempre digo .. ajudo os outros .. assim como me ajudaram .
Qdo comecei ..... me ajudaram .... o Sérgio Nunes, praticamente me adotou como filho ... assim como adotou o Anilton aqui do fórum..
cansei de sair da casa do cara 1h da manhã, em dia antes de corrida...
o cara me fez entender que SIM .. 1mm faz diferença .. .e que .. no aconxambramento nao se ganha corrida..
me fez ver que os carrinhos eram uma micro formula 1... e q eram delicadas igualmente as cirurgias dos meus pacientes..
Daí peguei gosto pela coisa ;)
Hoje em dia .... de tudo que ele me ensinou .. tenho algumas teorias próprias ;-) .... amacio meus carros do MEU jeito ... e aprendi MUITO no rcworld / rcmasters ....
Acho que tem que se ter uma curiosidade.. conheço gente que anda de RC. .e contrata um maluco lá .. pra mexer no carro .. .e .. nem sabe o que pedir pra ajustar .. qdo pilota.
eu acho isso triste....
mas .. é só minha opiniao ....
Tambem quero dizer que .... na minha pequena experiencia . qdo comecei no RJ ...com o Boca arrumando meu carro.. e .. o cara largava tudo q tava fazendo . .só pra poder ver + 1 novato andando no Rodeo Drive..., que ... tenho conhecido muuuuito mais gente solícita ..que pára tudo pra te ajudar (de verdade).. do que esses palpiteiros que nao foram chamados..
Vi isso no 1o brasileiro que participei .. em 2007 no RS ...
MAs isso fica pra outro tópico ;-)
abraços
Rodrigo Meira

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1213
Registrado em: 19 Set 2007, 23:00
Localização: sp

Re: Dica para automodelistas... É grande mas vale a pena ler...

Mensagempor eddyeddy » 11 Jul 2009, 22:27

Não sei por que mas deu uma vontade de ressucitar esse tópico.

Fui no Extra da Marginal umas 2 semanas atrás. Se antigamente o que enchia o saco era a pivetada que cercava o carrinho como urubu na carniça, agora o que torra a paciência lá são os mecanicos e vendedores que ficam rodeando como mosca na bosta.

Boto o MG pra correr, 1 tanque depois vem um vender carrinho. 2 tanques depois vem outro falar alguma mer** da compressão do meu motor e deixa um cartao dizendo que "faz" o motor. Pensei em responder dizendo que a noite eu iria "fazer" a mãe dele mas só falo obrigado e uso o cartão como calço da bateria da minha caixa de partida.

Depois só melhora. Uma vela queimou e antes que eu pegasse a caixa de ferramentas aparece um outro vendedor com um saco cheio de vela (que pareciam estar embaladas como as balas vendidas nos faróis). Eu disse que já tinha uma de reposição e óbvio que ouvi o famoso "se precisar qualquer coisa, estou ali".

Você não pode demonstrar de nenhuma maneira que está fazendo algum tipo de manutenção que eles surgem do nada como os ambulantes do Pelourinho. O problema é que a preocupação não é te ajudar, mas empurrar alguma porcaria de produto ou serviço. Cheguei a presenciar um picareta vendendo um jogo de pneus "pin type" para um moleque brincar no asfalto do Extra. Os cravos devem ter durado 1/2 tanque.

E só para ficar mais tranquilo já presenciei esse tipo de "pofriçional" em outros lugares por aí.


Moisés escreveu:quer economia? Compra uma bola!



 MG16 NT18T ST-1 Nutech Buggy      Picco LRP Werks CY      MX-3 3PM

Próximo

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes