Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

 
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jan 2012, 21:00
Localização: Gravataí/RS

Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor rleonardi » 07 Jan 2012, 00:19

Bom, apesar de não ter achado nenhum tópico sobre isto aqui, não acredito que seja o primeiro a tentar, mas vamos lá.
Gostaria da ajuda de vocês para seguir com meu projeto de "upgrade". Tenho um carrinho bem bacana, estilo Monster Truck, mas que na verdade é um brinquedo, não um automodelo. (Exatamente este)

Ele tem um motor brush mabuchi (http://www.mabuchi-motor.co.jp/cgi-bin/catalog/e_catalog.cgi?CAT_ID=rs_360sh) e uma placa com todos componentes. Ele não tem controle de velocidade ou de direção proporcional, apenas discreto. Este na verdade foi o motivo para mim tentar este upgrade.

Bom, como sou muito afobado, já encomendei algumas peças do que achei que seria o ideal para o upgrade:
- RX/TX HK-310 3 Canais 2.4ghz;
- Um motor Brushless 3890KV de 32A/350W;
- Um ESC 45A c/ Reverso;
- Um servo 0.19seg / 19kg;

A minha dúvida agora, além de querer saber a opinião de todos sobre as peças compradas, está principalmente na transmissão.
O carrinho tem uma caixa de transmissão, sem diferencial, com engrenagens de plástico. Já vi esta mesma caixa em diversos outros carrinhos. Queria saber como dimensionar esta transmissão existente para saber se irá funcionar bem com o motor comprado ou se há alguma maneira de mudá-la para ajustar ao novo setup.

Agradeço TODA ajuda que puderem me dar, pois como podem ver não entendo praticamente nada de modelismo.

[]s
Rafael

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 349
Registrado em: 21 Out 2011, 22:00
Localização: Campos Dos Goytacazes RJ

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor magaiver » 07 Jan 2012, 00:51

Nao valeria apena investir, mais vendo pelo ponto de vista do prazer de modificar fazer adaptações e etc.. muito provavel a transmissão dele não vai aguentar, então seria legal vc tentar adaptar uma transmissão de algum automodelo e um conjunto de semi eixos com diferencial, O bom é que depois que enjoar ou se não der certo vc aproveita suas peças como radio motor esc servo e tal, num modelo que vc venha a comprar para montar, geralmente encontra a venda o chassi sem essas peças que vc comprou, motor esc radio servo... dai compra mais em conta e usa suas peças :)


Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!

 mbx5r/Baja hpi 5b      cy 26cc      hkgt3b      gasolina(oba!)      originais      hk      terreno baldio

 
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jan 2012, 21:00
Localização: Gravataí/RS

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor rleonardi » 08 Jan 2012, 01:45

Bah, com o Magaiver me ajudando, agora minha invenção só pode dar certo :-D
Brincadeiras a parte, a idéia é exatamente esta: fuçar e se divertir tentando alterar o carrinho atual, se nada der certo, já aprendi algumas coisas sobre automodelismo e ainda posso aproveitar as peças.

Bom, tirei algumas fotos da transmissão atual do carro(ruins, do celular) pra tentar mostrar como é atualmente.
Não sei como faço para calcular a relação numa transmissão destas, são muitas engrenagens. Tentei aplicar a fórmula aqui do site mas acho que não serve para o meu caso.
Por exemplo:
A polia do motor tem 10 dentes( a única de aço). Ela gira uma engrenagem de 34 dentes. Mas esta engrenagem é dupla, e seu outro lado de 12 dentes gira outra de 34 dentes dupla, que seu outro lado de 14 gira uma de 43 ligada ao eixo das rodas.
Seguindo a fórmula e assumindo que as engrenagens duplas tem relação 1:1, pensei em utilizar a fórmula da seguinte forma:
(43/14) x (34/12) x (34/10) =
3,07 x 2,83 x 3,4 = 29,54

Isto quer dizer(se tudo estiver correto) que a relação do meu carro é de 29,54:1 ??

Consigo substituir todas estas engrenagens frágeis por outras mais resistentes?
Anexos
08012012187-640.jpg
Transmissão lado do motor
08012012187-640.jpg (29.77 KiB) Exibido 4215 vezes
08012012179-640.jpg
Transmissão montada
08012012179-640.jpg (39.7 KiB) Exibido 4215 vezes
08012012183-640.jpg
Transmissão, lado das engrenagens
08012012183-640.jpg (27.75 KiB) Exibido 4215 vezes

 
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jan 2012, 21:00
Localização: Santa Bárbara d\'Oeste

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor leonan.sbo » 10 Jan 2012, 11:45

Estou curioso....

Gostaria de fazer isso com meu Maximus!!! huahuahuauha

Boa sorte! e vai postando aí a evolução!

abrassss


Dirceu Juninho\r\na procura de um carrinho!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 510
Registrado em: 31 Dez 2011, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Jcarvalho » 15 Jan 2012, 13:36

Veio, como vc deve ter percebido... Fica mais em conta comprar um do que adaptar carrinho com peças de automodelo... Mas é valida a idéia... Eu nem tentaria, mas boa sorte....... :radio:


Savage XL 5.9 Big Block Power

 SavageXL/KartBirel      HPI K5.9 .36/ GZ15      HPI 2.4 GHz / Kyosho Perfex      O´Donnell      Original HPI /Original Kyosho      HPI, Kyosho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Abr 2011, 23:00
Localização: GUARULHOS-SP

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Pedra_wil » 15 Jan 2012, 15:05

De cara nota-se que este carrinho não tem estrutura para o que vc comprou,
vai retorser todinho kkkkkkk, é para que este servo de com tanto torque, bastava um futaba 3003 .bom e barato. Não esquece de fazer um vídeo estou curioso pra ver como ira ficar.
Que escala ele é ?
posta fotos. Boa sorte.


REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC

 REVO/Z10/SERPENT/SUMMIT/XSFLUX      .28P8/PT2012/353/775/FLUX      Traxxas / Fly Sky GT3B      Tornado 16 /20/ 25%      F650/Z-10XB/Opala,Porche,Dodge      Conforme o Local      Parque Jacui, Pacaembu

 
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jan 2012, 21:00
Localização: Gravataí/RS

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor rleonardi » 09 Fev 2012, 19:27

Bom, voltando de férias reativei o projeto "Cringer" hehehe

Recebi os itens comprados na Hobby King (devidamente atolado de impostos :( ) e juntei tudo para começar o processo de tentar botar tudo pra dentro do bom e velho Hummer ou Jipão como meu filho chama.

Bom, vamos começar a fotonovela.

Este é o carro, já desmontado com os componentes "discretos" originais:
Imagem

Estes são os itens adquiridos para o "Upgrade", montados, testados e devidamente funcionando:
Imagem

OBS: Li em algum lugar um comentário de que não se deve testar motores brushless sem carga, sem dizer o motivo. Só lembrei disto depois de já ter testado e nada de mais ocorreu ao motor. Pelo menos aparentemente...

Bom, minha primeira idéia foi começar a montagem pela tração, para ver se o motor seria suficiente para o carrinho.
Seguindo esta idéia comecei desmontando o conjunto de tração para a troca do motor:
Conjunto retirado do carro:
Imagem

Aberto:
Imagem

Aí ocorreu a primeira frustração: o pinhão não era plug-and-play, ou seja, o diâmetro do eixo do motor original era diferente, por sorte menor, que o do motor novo(lembre-se que sou 150% sem noção nenhuma sobre nada de automodelismo).
Imagem

Bom, restou testar a fixação do motor novo, que funcionou perfeitamente.
Imagem

Bom, ontem larguei de mão esta parte e parti para instalação do servo.
Hoje levei o motor com pinhão num torneiro para aumentar o diâmetro interno do pinhão, que tem ø8,5mm e 10 dentes (bem facinho de achar pra reposição). Ficou perfeito, o teste fica pra hoje à noite.

Então vamos para o que fiz com o servo.

Em primeiro lugar vale ressaltar mais uma vez a falta de noção do ser humano aqui, que comprou um servo pensando só na força e esqueceu do tamanho físico. Olha o resultado na diferença de tamanho do original pro novo:
Imagem

Lá vou eu começar com as gambiarras :) Tive que fazer um recorte no suporte do servo original para que o novo pudesse entrar:
Imagem

Depois de ajustado o encaixe do servo, vamos fazê-lo mover as rodas: dá-lhe mais gambiarra!
Fiz uma adaptação com um dos suportes que veio junto com o servo, fixei um pequeno parafuso como um pino para movimentar o restante do mecanismo original das rodas:
Imagem

Já está funcionando a movimentação das rodas da direção:
[youtube] www.youtube.com/watch?v=cb3AJMr_SiA [/youtube]

Acho que é importante também validar aqui a idéia que é muito mais caro fazer isto que estou fazendo do que comprar um carrinho novo. Em tudo que gastei, em todas peças até agora, já foi muito mais do que importar, incluindo impostos e frete, um buggy 1/10 HSP da Helipal.
Então para quem pensa em fazer isto para economizar, esqueça, compre um carrinho pronto.
Eu faço porque me divirto MUITO mais fazendo do que brincando depois. Não que eu seja profissional, mas simplesmente me divirto com isto, então críticas aos métodos serão muito bem vindas, se forem para contribuir.

Valeu a todos que me ajudaram e também a todos que estão curiosos para ver como isto vai acabar hahaha Smile
Hoje à noite faço o restante da instalação e tiro mais fotos.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 335
Registrado em: 01 Nov 2011, 21:00
Localização: São Caetano do Sul

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor GZMR » 09 Fev 2012, 20:22

rleonardi ...
Muito legal sua idéia !!! Como vc disse, obviamente, pensando nos custos (principalmente com o fumo q a RF manda em cima dos modelistas ... colecionistas ... enfim, em todos q não estão trazendo drogas, armas e produtos ilegais), o projeto não compensa !!!
Mas a diversão projetando, imaginando soluções, obtendo resultados ... NÃO TEM PREÇO !!!
Parabéns q quero ver o vídeo dele rodando !!!
Abrs.
Elvis.

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 15 Fev 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Danilomanchon » 16 Fev 2012, 21:47

nao sei c vai ir mto longe mas q o projeto é bem legal, pode ter certeza.

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 15 Fev 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Danilomanchon » 16 Fev 2012, 21:48

adoraria ver ele rodando dp bota um video no yutube

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 05 Fev 2010, 21:00
Localização: Criciuma-Sc

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor osorioff » 17 Fev 2012, 07:36

rleonardi,
parabens pelo projeto. Eu tambem compartilho da sua ideia de que a montagem/fabricação vale mais que a brincadeira!

Vai postanto os avanços ai!

abraço


Osório

 Savage X      F4.6 Big Block      Spektrum DX3S      Traxxas 20%      Original      Na rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 510
Registrado em: 31 Dez 2011, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Jcarvalho » 17 Fev 2012, 09:41

E aê... Como ficou o carrinho...????


abs



:radio:


Savage XL 5.9 Big Block Power

 SavageXL/KartBirel      HPI K5.9 .36/ GZ15      HPI 2.4 GHz / Kyosho Perfex      O´Donnell      Original HPI /Original Kyosho      HPI, Kyosho

 
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jan 2012, 21:00
Localização: Gravataí/RS

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor rleonardi » 16 Mar 2012, 18:26

Bom, em primeiro lugar, me desculpem pelo abandono ao tópico! Estive (e ainda estou) sem praticamente nenhum tempo para me dedicar ao carrinho.
Mas hoje tirei uns minutos pra filmar ele andando pra mostrar pra galera.
Ficou muito forte, tenho medo principalmente pelas engrenagens (apesar de não parecer no vídeo, eu poupo ele bastante).
Fiz um videozinho em chão de concreto na obra lá de casa mesmo só pra mostrar como ele ficou.
O próximo passo, já estou pensando na viabilidade e em como fazer, é transformar ele em 4x4 :-D
Bom segue o vídeo:
http://youtu.be/BHU_WEY4n2Y


[youtube]http://youtu.be/BHU_WEY4n2Y[/youtube]

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 76
Registrado em: 28 Fev 2012, 22:00
Localização: Cuiabá - MT

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Picolomt » 16 Mar 2012, 19:31

Olá rleonardi, vi e achei legal a idéia. Tirei a poeira do meu Nikko Iron Eagle com dois motores como sou novo no auto achei que poderia funcionar o esc e tudo que tinha dos Hélio e aéreo mas vi que o motor era 2 pólos e o esc 3, já comprei o esc correto para usar o motor original e tudo mais. Minha duvida é nas engrenagens o meu se parece muito com o seu na parte da engrenagens, você alterou alguma ou esta rodando com todas originais?




 Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Em falta      Quase socio

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 510
Registrado em: 31 Dez 2011, 21:00
Localização: Curitiba-PR

Re: Upgrade "Carrinho de controle remoto" para Automodelo

Mensagempor Jcarvalho » 16 Mar 2012, 19:40

Cara, primeiramente parabéns por ter conseguido realizar as mudanças que vc tinha colocado no seu projeto... Eu não sei como era o carro original, mas vendo o vídeo ele pareceu bem valente agora...


abs



:radio:


Savage XL 5.9 Big Block Power

 SavageXL/KartBirel      HPI K5.9 .36/ GZ15      HPI 2.4 GHz / Kyosho Perfex      O´Donnell      Original HPI /Original Kyosho      HPI, Kyosho

Próximo

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes