[MONTAGEM CONCLUÍDA] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 09:54

Continuando (chegou a eletrônica)

Passo 22, 23 e 24: Motor e Servo

Abra o pacote F: Você encontrará o montante padrão gaveta desenvolvido pela Axial e alvo de algumas críticas.. Para aliviar estas críticas, vem um conjunto com outro montante e as instruções mais detalhadas para fixação do motor. Falaremos disso mais abaixo.
Sem muitos segredos em fixar o motor na gaveta.. Se usar um motor padrão 1/8 (como eu) provavelmente terá que colocar espaçadores no suporte do Diff Central a fim de levantar o conjunto para caber o motor.
Por usar um pinhão maior que o do kit com furo de 5mm, primeiro fixe o motor à gaveta e depois fixe o pinhão.
Agora é hora de montar a gaveta no montante. A crítica é que o montante é frágil se for montado com o aperto padrão destes modelos. No Blog da Axial e também no próprio pacote do montante sobressalente vem o descritivo de que não se deve aplicar o mesmo torque no parafuso que fixa a gaveta ao montante sob risco de quebra-lo. Então a Axial recomenda o seguinte:
Faça o ajuste correto do engrenamento apenas encostando os dois parafusos, só encostando sem aperta-los, até por que o parafuso debaixo não deve ser apertado, pois é ele que ajusta a distancia. Quando achar que o engrenamento ficou bom, aperte o parafuso de cima apenas 1/4 de giro.
A fixação do servo não tem segredo. Basta seguir a posição mostrada no Manual. Tente passar o fio do servo pelo ganchinho du suporte do Diff antes de parafusar o servo ao chassis. É mais fácil.
O braço do servo também é de simples montagem e na minha instalação, a distância de 25mm ficou muito grande. Tive que reajustar para 23mm o braço para ter um alinhamento visual decente.

ImagemImagemImagem


Passo 25: Suporte da Bateria
Sem segredos. Basta prestar atenção no sentido de montagem das peças. Fixar a tira de borracha a base do suporte é chato, pois o parafuso - apesar de ter rosca grossa - é longo e precisa ser parafusado até o fim.
A parte lisa da tira de borracha deve ficar do lado da bateria.. e não ao contrário como sugere a foto explodida abaixo.
Fixar o suporte ao chassis exige que você monte a bateria que irá usar para ajustar as distancias da borracha e posição no chassis.
Só depois da bateria bem encaixada coloque o trava rosca nos parafusos que irão parafusados no metal.
ImagemImagemImagem


Passo 26, 27, 28 e 29: ESC e Receptor
Não tirei fotos desta parte pois ela é padrão em qualquer modelo. A particularidade destes passos são:
O receptor é fixado na tampa do compartimento,
Existem ganchos para serem parafusados para segurar os fios do receptor e ESC. Os ganchos são chatos de sel colocar, principalmente se for seguir os passos indicados no manual, usando um rasgo para o fio do ESC e o outro para os fios do motor.
O Kit oferece montantes específicos para ESCs diferentes. Como meu ESC não era padrão da Axial, usei o montante universal (placa lisa)
Existe uma vedação de borracha para ser colocada na caixa do receptor. Ela é um saco de se montar. Estou seriamente pensando em deixa-la de usar, já que minha ideia não é andar em lama ou poças d'água.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 10:50

Abib, show de bola esse carro. Estou pensando em pegar um. Alguém tem promocode válido e poderia passar? Vc pegou o frete de 65 dólares? A taxa foi calculada direitinho, digo, houve sobretaxa na alfândega? Desculpe se vc já respondeu essas perguntas no tópico; estou no trabalho e não dá pra ler tudo agora, mas chegando em casa eu vejo. Um abraço




 E-REVO MAMBA e VXL; Savage XS      2200KV; VXL; Vektor      Futaba 3PM      TP220: TOMADA POWER 220V      Originais

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 11:00

Dificilmente haverá sobretaxa de pacotes vindos das grandes lojas dos EUA, pois lá o crime de descaminho é levado a sério.

Os últimos promocodes que eu peguei foram estes: http://www.towerhobbies.com/promos/e-ma ... 012w2.html

http://www.towerhobbies.com/promos/e-ma ... 012w2.html

Os valores foram estes mesmos:
In-Stock Items (reflects promotional discount): $ 154.95
International Air: $ 65.75
Subtotal (based on in-stock items only): $220.70

Agora só falta a perfumaria: Recortar as Bolhas (são 9 incluindo bancos e motor) e colocar o suporte dos faróis de Neblina..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 11:18

abib escreveu:Dificilmente haverá sobretaxa de pacotes vindos das grandes lojas dos EUA, pois lá o crime de descaminho é levado a sério.

Os últimos promocodes que eu peguei foram estes: http://www.towerhobbies.com/promos/e-ma ... 012w2.html

http://www.towerhobbies.com/promos/e-ma ... 012w2.html

Os valores foram estes mesmos:
In-Stock Items (reflects promotional discount): $ 154.95
International Air: $ 65.75
Subtotal (based on in-stock items only): $220.70

Agora só falta a perfumaria: Recortar as Bolhas (são 9 incluindo bancos e motor) e colocar o suporte dos faróis de Neblina..


Abib, tive um azarão comprando da amainhobbies. Foram 2 velas traxxas, jogo de filtro traxxas, bandejas originais revinho, 1 receptor traxxas, entre outras peças, todas traxxas. Não me lembro agora o valor exato, mas sei que veio mais ou menos 100 dólares + 40 de frete (nesta compra pedi um frete mais caro pra testar) na invoice. O fiscal "arredondou" pra cima e colocou no "valor tributável" 400 reais!!! Não entendi essa conta. Acho que ele passou no raio-x e tributou por conta... Deve ter sido a modalidade de frete que levantou suspeita, o fiscal deve ter achado o valor da compra muito baixo em comparação ao valor do frete.

Bom, eu gostei muito desse carrinho, acho que vou pedir um pra colocar um combo mamba 2200kv que tenho aqui. Pelo que vi pelas fotos, a montagem é bem complexa, não? Vou ler o tópico inteiro com calma.

Abraço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 11:24

Na verdade este modelo é para combo 1/10.. 10 voltas e 4000kv em média..

Eu estou fazendo um teste cego usando um combo 1/8.. O carro não foi feito para isso e não há quase ninguém nos fóruns pelo mundo que tenha montado desta forma..

Vou precisar desmontar bastante o sistema de transmissão para tentar novos engrenamentos..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 11:26

abib escreveu:Na verdade este modelo é para combo 1/10.. 10 voltas e 4000kv em média..

Eu estou fazendo um teste cego usando um combo 1/8.. O carro não foi feito para isso e não há quase ninguém nos fóruns pelo mundo que tenha montado desta forma..

Vou precisar desmontar bastante o sistema de transmissão para tentar novos engrenamentos..


Hummm... Nossa, mas 4000kv não é o motor velineon da revinho? Não é pouco pra esse chassis?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Serpadu » 10 Out 2012, 11:28

epyoneda escreveu:
abib escreveu:Na verdade este modelo é para combo 1/10.. 10 voltas e 4000kv em média..

Eu estou fazendo um teste cego usando um combo 1/8.. O carro não foi feito para isso e não há quase ninguém nos fóruns pelo mundo que tenha montado desta forma..

Vou precisar desmontar bastante o sistema de transmissão para tentar novos engrenamentos..


Hummm... Nossa, mas 4000kv não é o motor velineon da revinho? Não é pouco pra esse chassis?
Mas um motor 540 com 4000kv (+- 10t), tem MUITO mais torque que o motor do revinho...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 11:31

Serpadu escreveu:
epyoneda escreveu:
abib escreveu:Na verdade este modelo é para combo 1/10.. 10 voltas e 4000kv em média..

Eu estou fazendo um teste cego usando um combo 1/8.. O carro não foi feito para isso e não há quase ninguém nos fóruns pelo mundo que tenha montado desta forma..

Vou precisar desmontar bastante o sistema de transmissão para tentar novos engrenamentos..


Hummm... Nossa, mas 4000kv não é o motor velineon da revinho? Não é pouco pra esse chassis?
Mas um motor 540 com 4000kv (+- 10t), tem MUITO mais torque que o motor do revinho...


Putz, legal! Conhece algum site, tópico, qualquer lugar onde posso ler sobre isso? Eu achava que só tinha que entender os kvs do motor. Queria ler sobre essa relação entre kv e diâmetro, por exemplo, entender a diferença entre motor de 4000kv com diâmetro 380, 540... abraço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 11:36

Por isso mesmo: A relação interna dele é curta.. O pinhão que vem no Kit é de 12 dentes e a coroa tem 52.. Da uma relação de 1:4.3

O Diff tem 38 dentes e o pinhão tem 13.. Dá uma relação de ~1:3
A velocidade usando um motor de 4200kv fica próxima de 30mph..

Usando um motor de 2200kv, vai precisar usar um pinhão de pelo menos 23 dentes para se equiparar ao original..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Serpadu » 10 Out 2012, 11:37

Não conheço, mas da pra saber pela potencia do motor (W).

O motor do revinho (380) puxa uns 25A. Já um 540, puxa uns 40A.

Levando em conta uma lipo 3s (11.1v nominal)

O motor 380 tem ~277w e o 540 ~444w. Claro, isso varia muito, foi só um exemplo...




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 11:38

abib escreveu:Por isso mesmo: A relação interna dele é curta.. O pinhão que vem no Kit é de 12 dentes e a coroa tem 52.. Da uma relação de 1:4.3

O Diff tem 38 dentes e o pinhão tem 13.. Dá uma relação de ~1:3
A velocidade usando um motor de 4200kv fica próxima de 30mph..

Usando um motor de 2200kv, vai precisar usar um pinhão de pelo menos 23 dentes para se equiparar ao original..


O combo 2200 kv com relação alongada serve nele? Fica limitado? abraço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 11:51

É o que eu vou precisar testar..

Mas em teoria, um motor de 2200kv de Ø42mm tem pouco mais de matade da rotação de um 4200kv de Ø36mm.. porém tem muito mais torque, o que lhe permite usar um pinhão maior, alongando a relação.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 11:54

abib escreveu:É o que eu vou precisar testar..

Mas em teoria, um motor de 2200kv de Ø42mm tem pouco mais de matade da rotação de um 4200kv de Ø36mm.. porém tem muito mais torque, o que lhe permite usar um pinhão maior, alongando a relação.


CErto, estou acompanhando sua montagem. Vou aguardar virar o cartão pra pedir o meu kit. Abraço e obrigado

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor epyoneda » 10 Out 2012, 14:29

Abib, poderia detalhar a eletrônica que vc usou?




 E-REVO MAMBA e VXL; Savage XS      2200KV; VXL; Vektor      Futaba 3PM      TP220: TOMADA POWER 220V      Originais

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 10 Out 2012, 14:31

Estou usando um ESC 100A/760A e um motor 4268 2350kv sensorado..
Vou fazer um teste com 2S para pista e 3S para velocidade..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

AnteriorPróximo

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes