Falhas da Hpi Savage X

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor hanks2b » 26 Jun 2007, 01:43

E sobre o carregador, é fácil, pegue uma fonte de Hub antigo que é de 7,5v e ponha pra carregar, seu pack de 6 volts tem que receber uma voltagem maior para poder "flutuar", se flutuar com 100mah, pede pra alguém medir pra voçê, flutuar quer dizer empurrar energia pra dentro do pack, é só dividir 2300mah por 100mah, dá 23 horas de carga ok, se flutuar com 500 mah, aí é só dividir e pronto, más lembre-se que o carregador tem que ter capacidade pra "mandar" 100, 200 ou 500 mah.
A melhor carga é a lenta, carga rápida é besteira, detona tanto pilha Ni-cad como Ni-Mh.

 
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Mar 2007, 22:00
Localização: Londrina-Pr

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fhcbmx » 26 Jun 2007, 20:50

Meu, excelentes as dicas desse topico. Tiraram varias das minhas duvidas. Como moro em Londrina-Pr e nao achei ninguem aqui que tenha uma Savage X, nao tenho uma base de comparaçao. Achei que era só a minha, estava desistindo dela.
Fazendo algumas observaçoes, minha Savage andou 30min com um tank e da uma empinadinha porque coloquei oleo mais duro no amortecedor. Hj, comprei no mercado livre um servo de 13kg para ver se o esquema da direçao melhora.
Abraço a todos!!!

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fabiop » 26 Jun 2007, 21:44

Boa a ideia de usar uma fonte de hub, ou outra parecida. Vou procurar no cpd da empresa que trabalho que tem uma caixa de fontes velhas lá. Mesmo assim, é bom desmontar a cada 3 ou 4 cargas para medir cada pilha e ver se não tem alguma descarregando antes e comprometendo o conjunto.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor hanks2b » 27 Jun 2007, 00:15

É isso aí Fabiop, sempre é bom dar uma verificada mesmo, que óleo voçê usou Fhcbmx, qual a densidade, voçê trocou nos 4?

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor nickandrei » 27 Jun 2007, 00:54

fhcbmx escreveu:Meu, excelentes as dicas desse topico. Tiraram varias das minhas duvidas. Como moro em Londrina-Pr e nao achei ninguem aqui que tenha uma Savage X, nao tenho uma base de comparaçao. Achei que era só a minha, estava desistindo dela.
Fazendo algumas observaçoes, minha Savage andou 30min com um tank e da uma empinadinha porque coloquei oleo mais duro no amortecedor. Hj, comprei no mercado livre um servo de 13kg para ver se o esquema da direçao melhora.
Abraço a todos!!!


qual oleo de silicone vc usou??

 
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Mar 2007, 22:00
Localização: Londrina-Pr

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fhcbmx » 27 Jun 2007, 22:04

Coloquei um oleo 500.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fabiop » 27 Jun 2007, 22:41

Vejo muito em foruns internacionais gente reclamando de torre de amortecedor quebrada e haste entortada de amortecedor, ao fazer "bash" com a savage.

Existe a filosofia de endureçer a suspensão colocando óleo mais viscoso (grosso).

Na minha opinião isso está errado, e se saltar alto com a savage vai quebrar mesmo !

Acontece que o amortecedor, ao contrário da mola, não acumula energia. Quando a roda recebe um impacto, se o óleo é muito grosso, ele transfere a cacetada (energia) da bandeja para para a torre, não deixando a mola atuar, e quebrando a torre e entortando a haste.

A mola, por sua vez, acumula a energia, absorvendo o impacto.

Acontece que em seguida, a mola devolve essa energia, empurrando a roda para baixo e tendendo a jogar o carro para cima.

É ai que entra o amortecedor, fazendo a mola voltar devagar.

Se você precisa endurecer a suspensão, sugiro fortemente reforçar a MOLA.

Na minha, eu comprei uma mangueira cristal que veste certinho no amortecedor, e cortei aneis de larguras diferentes, para usar como calso e pré tensionar a mola.

Depois da mola pré tensionada, pegue o conjunto mola+amortecedor na mão, comprima a mola e solte de uma vez. Ele tem que voltar rápido até o fim do curso, mas sem bater.

Se bater no fim de curso, ai sim, tem que engrossar o óleo, senão o carro vai pular depois da aterrizagem. Também vai ficar pulando ao correr em terreno irregular.

Se voltar muito devagar, ai tem que colocar óleo mais FINO, senão, a suspensão não vai trabalhar tudo que pode, e no próximo impacto ainda vai estar contraída do anterior.

Alguns amortecedores 1:1 de alto desempenho tem o curso de contração livre, para não atrapalhar a mola, e oferecem resistência somente quando está abrindo.

É a minha opinião. Fiz muitos testes, e o melhor set-up que achei foi :

- Para saltar (aterrizagens de mais de 1,5 m de altura) : mola preta original+calço original+calso de mangueira cristal de 1 cm de largura, e óleo de silicone 250. Não oferece boa estabilidade para correr em terreno irregular.

- Para ralar em terreno muito irregular : mola preta original+calço original e óleo de silicone 175 (mistura 1:1 de 250 com 100). Se saltar alto, bate no fim do cursso e da dó da bixinha...

Fiz testes somente com a mola preta.


falou...

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor nickandrei » 28 Jun 2007, 00:56

e pra ela empinar??? qual o oleo q vc usa??

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fabiop » 28 Jun 2007, 10:59

Pra ela eminar, a melhor coisa é colocar uma coroa/pinhão 52/15. Aproveita e coloca uma wheelie bar, poque vai ficar violenta.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor hanks2b » 28 Jun 2007, 11:54

A minha tá sem o tubo da antena, eu improvisei um más tá meio molengão, alguém têm alguma dica aí pra um quebra galho melhor?

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor nickandrei » 28 Jun 2007, 12:25

ja estou com a coroa de 52T mas mesmo assim ela nao empina... talvez seja pq eu esteja com a suspensao de rosca.... e em falar nisso quem tiver interesse na suspensao de rosca eh so me falar.... tenho para vender

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 127
Registrado em: 14 Fev 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fabiop » 28 Jun 2007, 13:52

Tenta apertar a sliper clutch (a embreagem da coroa) no talo, e dá uma arrancada forte para testar.

Se ela estiver patinando não empina mesmo.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor nickandrei » 28 Jun 2007, 13:59

ela ja estava apertada ate o talo mesmo.... mas mesmo assim nao empina...
hehehe
ela sai na maior velocidade... com a frente bem leve mas nao empina...
um detalhe tb eh q ela ta com as rodas da revo...

 
Mensagens: 49
Registrado em: 18 Mar 2007, 22:00
Localização: Londrina-Pr

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor fhcbmx » 28 Jun 2007, 19:33

fabiop,
O que vc quis dizer com "bash"?? É uma manobra, ou modalidade?

Eu coloquei oleo 500, pq o amortecedor estava dando fim-de-curso. Ela empina, mas pula bastante em terrenos acidentados.

Alguem pode me indicar um RECEPTOR BOM E COMPATIVEL com o radio e servos originais da Savage?? Nao sou muito bom com as partes eletricas!!

Valeu

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2006, 21:00

Re: Falhas da Hpi Savage X

Mensagempor nickandrei » 28 Jun 2007, 20:49

bash sao pulos com a savage... tipow... se vc pular mais de 1,5m pode ter prejuizo

AnteriorPróximo

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes