HPI Bullet ST

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

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HPI Bullet ST

Mensagempor dbrunod » 19 Mar 2018, 17:13

Boa Tarde pessoal, tudo bem?
Sou novo por aqui, embora já tenha alguma pequena experiência com os RCs. Minha mudança recente foi mudar para um HPI Bullet ST Nitro...nunca havia "brincado" com estes carrinhos movidos a combustível.

Gostaria de pedir algumas dicas aos colegas, pois mesmo embora tenha procurado muito no fórum não ficou claro para mim:

1) Qual a viscosidade ideal do silicone que se utiliza nos amortecedores.
2) Quais produtos vocês utilizam para limpar a bolha após o uso.
3) tem no fórum alguma tabela de compatibilidade de peças entre as marcas?
4) Combustivel caseiro...vale a pena???

Recentemente ao fazer a manutenção do meu HPI, perceibi que o fornecimento de peças não é frequente... algumas lojas tem, outras é mais fácil comprar e esperar de fora. Percebi também que algumas peças como dogbones, eixos e afins são muito similares com marcas como traxxas e HSP. Dicas? Por exemplo, a HPI tem uma porca do knucle dianteiro... nenhum lugar tem , logo acabei improvisando com uma porca padrão M3 e muita lixa de metal. Seria legal saber partes que que se "encaixam" de outras marcas ...

Ultima pergunta - estou em SP capital, algum lugar legal que vocês recomendam para correr?

Abs!
Daniel

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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor Abib » 20 Mar 2018, 07:54

Bem vindo Daniel..

A viscosidade do óleo do amortecedor vai muito do tipo de pista e tipo de pilotagem você espera.
Me parece que o óleo padrão de fábrica é o 450cst.. Só que dependendo do tipo de pista (se tiver muita ondulação por exemplo) um óleo menos viscoso pode fazer com que você tenha mais controle do carro pois o amortecedor duro pode fazer o carro ir quicando na pista, descolando os pneus do chão..

Eu sempre limpei a bolha na pia, com uma bucha e um pouco de sabão neutro, tomando cuidado para não raspar a pintura por dentro.

Uma tabela de compatibilidade de peças numa mesma marca eu já acho que vi uma vez há um bom tempo... mas entre marcas diferentes eu não lembro de ter visto..
Primeiro, por que é bem difícil alguém ter dois modelos de carros de marcas diferentes para saber se a peça é intercambiável ou não e desmontar tudo para saber qual peça pode montar no outro carro..
Depois, por que mesmo peças similares podem não ter a mesma performance, já que um único milímetro pode fazer a diferença entre ganhar uma corrida ou moer alguma peça.. então não é algo muito comum substituir por peças de outras marcas..

Combustível caseiro só vai valer a pena se você usar componentes de excelente qualidade, nas mesmas proporções de um combustível comercial. Não da pra ficar inventando muito no quesito combustível sob risco de poder detonar o motor ou perder muita performance..

Aqui em São Paulo não tem muita terra para pistas OffRoad.. Mas em Mairiporã tem a Dust, em Cotia tinha a Don Racing e em Jundiai tem o parque da Cidade..


Imagem

 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor dbrunod » 20 Mar 2018, 19:32

Abib escreveu:Bem vindo Daniel..

A viscosidade do óleo do amortecedor vai muito do tipo de pista e tipo de pilotagem você espera.
Me parece que o óleo padrão de fábrica é o 450cst.. Só que dependendo do tipo de pista (se tiver muita ondulação por exemplo) um óleo menos viscoso pode fazer com que você tenha mais controle do carro pois o amortecedor duro pode fazer o carro ir quicando na pista, descolando os pneus do chão..

Eu sempre limpei a bolha na pia, com uma bucha e um pouco de sabão neutro, tomando cuidado para não raspar a pintura por dentro.

Uma tabela de compatibilidade de peças numa mesma marca eu já acho que vi uma vez há um bom tempo... mas entre marcas diferentes eu não lembro de ter visto..
Primeiro, por que é bem difícil alguém ter dois modelos de carros de marcas diferentes para saber se a peça é intercambiável ou não e desmontar tudo para saber qual peça pode montar no outro carro..
Depois, por que mesmo peças similares podem não ter a mesma performance, já que um único milímetro pode fazer a diferença entre ganhar uma corrida ou moer alguma peça.. então não é algo muito comum substituir por peças de outras marcas..

Combustível caseiro só vai valer a pena se você usar componentes de excelente qualidade, nas mesmas proporções de um combustível comercial. Não da pra ficar inventando muito no quesito combustível sob risco de poder detonar o motor ou perder muita performance..

Aqui em São Paulo não tem muita terra para pistas OffRoad.. Mas em Mairiporã tem a Dust, em Cotia tinha a Don Racing e em Jundiai tem o parque da Cidade..


Muito obrigado pelas dicas! Meu uso será mais para off-road, com algum uso em asfalto, estou pensando em testar com o 450cst. Para o diferencial você recomenda um 10000?

Quanto a bolha, vou fazer um reforço e usar o método pia mesmo. Estava com duvida se poderia danificar a bolha, mas agua e sabão neutro é o melhor :)

Combustível estou usando Byron, acho bom mas caro! Quais vocês mais usam?

Com relação a peças, realmente é complicado. O que eu ví do bullet é que é possivel usar algumas peças do WR8, Bullet mais antigo, algumas do Savage do Truggy 3.5.. mas depende mesmo da peça. O que mata é que no Brasil as lojas não carregam peças de reposição para estes carros, tem que ficar caçando. Além disso, quando encontramos as peças são os olhos da cara.

Acho estranho... a receita das lojas de RC lá fora vem especialmente da venda recorrente, ou seja, em especial de peças de reposição e upgrade. A falta de peças não só dificulta o hobby e a entrada de novos participantes, como também tira a receita das lojas, afinal vamos comprar em viagens, importando da china ou dos eua...uma pena.

Obrigado pelas dicas!

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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor Abib » 21 Mar 2018, 08:46

Acho que a dica de ouro é: Saiba o que cada mudança afeta o comportamento do carro, e só mude o que você sentir que está problemático,
Exemplo: se você achar que no seu traçado OffRoad há muita ondulação e o carro fica quicando, você pode tentar colocar um óleo menos denso para ver se há melhora.
A mesma coisa serve para o Diff: Se sentir que na saida de curva seu carro escapar de traseira durante a aceleracao, pode ser a hora amolecer o diff traseiro ou endurecer o dianteiro.. Se acelerar na reta e o carro patinar um dos eixos, pode endurecer o Diff central..

Sobre o combustível, é isso mesmo.. Byron é a referência de combustível há anos.. e é o que eu mais costumo ver o pessoal andando.. mas tem seu preço.. Nao sei como esta o mercado de combustivel hoje pois agora estou andando de elétricos.. mas lembro que a MK fazia combustíves no Brasil e tinha a versão Extra que em qualidade e performance era quase igual ao Byron..

Sobre as peças, entendo sua frustração, mas entendo também a posição do outro lado do balcão, pois tenho muitos amigos lojistas e sei o que eles sofreram ou que ainda sofrem os que não fecharam (e não foram poucos).
Manter estoque de peças de reposição custa dinheiro, e bastante. Se não houver garantias que aquela peça será vendida em pouco tempo, ela não entra.. por que é dinheiro parado.. Assim, os vendedores focam no que mais sai, como bandejas, coroas, pneus de carros populares por aqui..
Carros recém lançados ou que não possuem muita popularidade no mercado sempre terão problemas de peças a pronta-entrega. Principalmente hoje, quando as lojas de modelismo (que sobraram) estão contando os centavos para sobreviver..

Mas não tem problema em importar pecas.. Isso é muito comum no nosso Hobby.


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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor cleverton Fox » 22 Mar 2018, 17:34

dbrunod escreveu:Boa Tarde pessoal, tudo bem?
Sou novo por aqui, embora já tenha alguma pequena experiência com os RCs. Minha mudança recente foi mudar para um HPI Bullet ST Nitro...nunca havia "brincado" com estes carrinhos movidos a combustível.

Gostaria de pedir algumas dicas aos colegas, pois mesmo embora tenha procurado muito no fórum não ficou claro para mim:

1) Qual a viscosidade ideal do silicone que se utiliza nos amortecedores.
2) Quais produtos vocês utilizam para limpar a bolha após o uso.
3) tem no fórum alguma tabela de compatibilidade de peças entre as marcas?
4) Combustivel caseiro...vale a pena???

Recentemente ao fazer a manutenção do meu HPI, perceibi que o fornecimento de peças não é frequente... algumas lojas tem, outras é mais fácil comprar e esperar de fora. Percebi também que algumas peças como dogbones, eixos e afins são muito similares com marcas como traxxas e HSP. Dicas? Por exemplo, a HPI tem uma porca do knucle dianteiro... nenhum lugar tem , logo acabei improvisando com uma porca padrão M3 e muita lixa de metal. Seria legal saber partes que que se "encaixam" de outras marcas ...

Ultima pergunta - estou em SP capital, algum lugar legal que vocês recomendam para correr?

Abs!
Daniel


O Abib respondeu basicamente tudo, mas gostaria de ressaltar algumas coisas:

1) Realmente a viscosidade do silicone dependerá do tipo de terreno, peso do carro, modo de pilotagem, característica do circuito etc.
2) Bolha é água, detergente neutro e parte macia da esponja! Porém a bolha é a parte mais fácil de se limpar, rs... achei curioso o questionamento. As demais partes do automodelo nitro são mais complexas e costumo desmontar ele peça por peça e ir limpando conforme a característica da peça. Assim, um item de plástico pode-se limpar com água, sabão neutro e esponja. Noutras partes metálicas (não pintadas), escovas de dentes com desengraxantes (ex. desengraxante Express da Wurth)... uso até nos rolamentos. Depois aplico óleo spray nos componentes metálicos e vou retirando o excesso com papel higiênico. Limpo peça por peça. Deixo os parafusos em ordem de desmontagem/montagem (em um balcão). Aproveito e vou checando todos os itens e ajustando ou substituído caso necessário. No tanque de combustível costumo colocar silicone spray no o-ring de borracha que está na tampa (o anel vedante), daí ele não retrai. O pneu do lado do escapamento costuma perder o brilho por conta do combustível. Daí assim que paro o carro, após a diversão, retiro ele e lavo com detergente neutro e, depois, sabão de coco em barra (com ajuda de uma esponja) no pneu (o sabão de coco deixa o pneu mais pretinho por conter óleo natural). Assim vai... como é o caso da graxa de Lithium que sempre renovo em alguns componentes (no lugar do silicone do diferencial em alguns casos, por exemplo).
3) Acho que essa tabela é impossível, rs... aproveito, inclusive, para atentar ao fato de alguns comerciantes venderem produtos indicando a compatibilidade e na prática não dar certo. Ontem mesmo fui substituir um pinhão de plástico original (danificado) por um de metal indicado para o meu automodelo (que está totalmente original). Resultado? Não deu certo. Prejuízo. Ou seja, quanto mais exata for a sua compra (digo peça de reposição exatamente igual a original), menor o risco de prejuízo. Se tiver como ficar testando as peças no balcão do vendedor (compra olho no olho), ótimo. Caso contrário, cautela.
4) Absolutamente NÃO! O Abib ainda foi bonzinho, rs... mas eu digo: não vale a pena! Temos laboratório de química e fazer um GLOW igual ou muito similar ao da Byron não compensa! Sai muito mais caro. Até o momento só Byron mesmo. Comparando com o MK, sinceramente, o benefício em longo prazo do Byron é 10x melhor. Fiz comparativo. O meu auto usei um galão de Byron desde o amaciamento e o colega fez o mesmo só que com MK. Autos iguais, regulagens bem parecidas e rodamos sempre juntos (nem tanto porque a performance muda, né?). Resultado? O meu está com motor e vela (ainda a primeira) perfeitos e o dele já apresentou problemas no motor e já queimou três velas. Byron, mesmo mais caro, vale a pena. Infelizmente é essa a realidade.


Lutar sempre..
Vencer Talvez..
Desistir Jamais..

Maxwellton

 Pedix Racing 1/10 Monster      SH .18      Flysky GT2 / GT3      Byron 20/12      Mello Yello NHRA - Edelbrock      Standard      INOCOOP Cross Racing

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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor cleverton Fox » 25 Mar 2018, 13:45

cleverton Fox escreveu:
dbrunod escreveu:Boa Tarde pessoal, tudo bem?
Sou novo por aqui, embora já tenha alguma pequena experiência com os RCs. Minha mudança recente foi mudar para um HPI Bullet ST Nitro...nunca havia "brincado" com estes carrinhos movidos a combustível.

Gostaria de pedir algumas dicas aos colegas, pois mesmo embora tenha procurado muito no fórum não ficou claro para mim:

1) Qual a viscosidade ideal do silicone que se utiliza nos amortecedores.
2) Quais produtos vocês utilizam para limpar a bolha após o uso.
3) tem no fórum alguma tabela de compatibilidade de peças entre as marcas?
4) Combustivel caseiro...vale a pena???

Recentemente ao fazer a manutenção do meu HPI, perceibi que o fornecimento de peças não é frequente... algumas lojas tem, outras é mais fácil comprar e esperar de fora. Percebi também que algumas peças como dogbones, eixos e afins são muito similares com marcas como traxxas e HSP. Dicas? Por exemplo, a HPI tem uma porca do knucle dianteiro... nenhum lugar tem , logo acabei improvisando com uma porca padrão M3 e muita lixa de metal. Seria legal saber partes que que se "encaixam" de outras marcas ...

Ultima pergunta - estou em SP capital, algum lugar legal que vocês recomendam para correr?

Abs!
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O Abib respondeu basicamente tudo, mas gostaria de ressaltar algumas coisas:

1) Realmente a viscosidade do silicone dependerá do tipo de terreno, peso do carro, modo de pilotagem, característica do circuito etc.
2) Bolha é água, detergente neutro e parte macia da esponja! Porém a bolha é a parte mais fácil de se limpar, rs... achei curioso o questionamento. As demais partes do automodelo nitro são mais complexas e costumo desmontar ele peça por peça e ir limpando conforme a característica da peça. Assim, um item de plástico pode-se limpar com água, sabão neutro e esponja. Noutras partes metálicas (não pintadas), escovas de dentes com desengraxantes (ex. desengraxante Express da Wurth)... uso até nos rolamentos. Depois aplico óleo spray nos componentes metálicos e vou retirando o excesso com papel higiênico. Limpo peça por peça. Deixo os parafusos em ordem de desmontagem/montagem (em um balcão). Aproveito e vou checando todos os itens e ajustando ou substituído caso necessário. No tanque de combustível costumo colocar silicone spray no o-ring de borracha que está na tampa (o anel vedante), daí ele não retrai. O pneu do lado do escapamento costuma perder o brilho por conta do combustível. Daí assim que paro o carro, após a diversão, retiro ele e lavo com detergente neutro e, depois, sabão de coco em barra (com ajuda de uma esponja) no pneu (o sabão de coco deixa o pneu mais pretinho por conter óleo natural). Assim vai... como é o caso da graxa de Lithium que sempre renovo em alguns componentes (no lugar do silicone do diferencial em alguns casos, por exemplo).
3) Acho que essa tabela é impossível, rs... aproveito, inclusive, para atentar ao fato de alguns comerciantes venderem produtos indicando a compatibilidade e na prática não dar certo. Ontem mesmo fui substituir um pinhão de plástico original (danificado) por um de metal indicado para o meu automodelo (que está totalmente original). Resultado? Não deu certo. Prejuízo. Ou seja, quanto mais exata for a sua compra (digo peça de reposição exatamente igual a original), menor o risco de prejuízo. Se tiver como ficar testando as peças no balcão do vendedor (compra olho no olho), ótimo. Caso contrário, cautela.
4) Absolutamente NÃO! O Abib ainda foi bonzinho, rs... mas eu digo: não vale a pena! Temos laboratório de química e fazer um GLOW igual ou muito similar ao da Byron não compensa! Sai muito mais caro. Até o momento só Byron mesmo. Comparando com o MK, sinceramente, o benefício em longo prazo do Byron é 10x melhor. Fiz comparativo. O meu auto usei um galão de Byron desde o amaciamento e o colega fez o mesmo só que com MK. Autos iguais, regulagens bem parecidas e rodamos sempre juntos (nem tanto porque a performance muda, né?). Resultado? O meu está com motor e vela (ainda a primeira) perfeitos e o dele já apresentou problemas no motor e já queimou três velas. Byron, mesmo mais caro, vale a pena. Infelizmente é essa a realidade.


Uma coisa que não mencionei, mas acho que já está bem claro para a turma do RC é que, quando termino de curtir o automodelo, limpo-o com pincéis a seco (normalmente uso um menor e um maior) para retirar o excesso de sujeira. Tipo espanando. Muitas vezes nem faço a limpeza profunda (desmontar o automodelo etc.), apenas essa dos pincéis. Daí rodo outras vezes (vai do estado do automodelo e quanta areia grudou etc) e só depois faço a limpeza geral... nos detalhes. Como disse antes, nessa limpeza profunda aproveito para verificar as peças, ajustar, substituir e assim vai.

O uso de pincéis ajuda muito como prévia da higienização do automodelo.

Sucesso aí!


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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor dbrunod » 26 Mar 2018, 12:16

Caramba!
Acabei de ter uma aula :)

Obrigado pelas respostas, muito esclarecedoras. O mais difícil que eu acho por aqui é encontrar (na verdade saber) quais os produtos certos. Nos sites gringos tem muita informação, mas muitas vezes os produtos não são similares no Brasil. Minha duvida com relação a limpeza da bolha é porque eu fiz um reforço nela e queria saber a melhor forma de limpar. Uma coisa ruim que eu acho deste bullet é que a bolha é cheia de adesivos externos (a bolha em sí é preta) e eles soltam com facilidade. Estou pensando seriamente em construir uma bolha com PS de 3mm mais resistente um pouco.

Com relação as peças você tem razão - não adianta ficar substituindo por outros modelos. Eu acabei comprando um conjunto de peças que verifiquei que sempre preciso para manutenção e um amigo meu esta trazendo com ele de fora. Ficou mais barato assim. Este final de semana coloquei o "bicho" para andar e a manutenção estou fazendo como falaram aqui - sempre uso o pincel, paninho, limpeza dos principais componentes e afterrun.

Com relação ao combustível, vou usar byron mesmo. Este final de semana acho que cheguei em uma regulagem boa, rodei com pelo menos 30% de combustível que da última vez, motor no ponto com temp próxima a 110C , conforme as tabelas limites do fabricante. Estou agora ajustando outros itens como cambagem, eixos, suspensão. A Brincadeira está boa!

Valeu pelas dicas!

 
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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor dbrunod » 02 Abr 2018, 17:30

Amigos, uma dúvida - Estou querendo trocar os servos deste carro, pois sinto quando dirijo que são um pouco "fracos", tendo dificuldade para realizar curvas. O controle está bem ajustado, ele tem o raio de direção correto e alinhado mas sinto que os servos fazem muita força na hora das manobras.

A especificação dele é:
Operating Voltage: 4.8-6V
4.8V: Speed: 0.14 sec/60 degrees, Torque: 4.2kg-cm
6V: Speed: 0.11 sec/60 degrees, Torque: 6.5kg-cm
Servo Spline: 25T

Considerando a queda na voltagem das baterias durante o uso, é provável que ele trabalhe mais em 4.8 / 5V do que em 6 (teria que usar uma bateria de 7.2V ao menos para garantir os 6V). Isto me daria um torque de 4.2KG-cm e 0.14/Sec 60 graus.

Pergunta: o que vocês recomendam que seja um torque ideal? Por exemplo faz muita diferença um servo com 20kg-cm e 0.18sec vs 0.14 seg? Alguma recomendação?

Abs

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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor Abib » 03 Abr 2018, 08:11

Se usar uma bateria de 7,2v para andar em um servo de 6v, ela provavelmente iria queima-lo quanto estivesse com sua carga total.. Para usar baterias de tensão mais alta, o correto seria usar um servo HV (High Voltage).

O torque de um servo de 20Kg na direção poderá fazer com que seu modelo não 'escorregue" na curva por falta de força.. mas também irá consumir tanta corrente que poderá drenar sua bateria antes do final da prova..
Servos fortes também costumam ser mais lentos, e velocidade é muito importante numa corrida, ainda mais se a pista tiver chicanes ou muitas curvas seguidas.
Há também o quesito qualidade.. Servos rápidos e fortes, mas com preço de servos standards costumam ter baixa qualidade e queimam com facilidade (como o famoso HXT-12k).

Assim, o servo ideal seria aquele que alia qualidade, força e velocidade por um preço que não seja metade do valor do carro.. Servos da Savox costumam tem uma boa reputação e qualidade por um preço aceitável.
Se quer fazer um upgrade, o novo servo deverá ter mais de 6.5Kg.cm e no mínimo 0,11s/60. Na AmainHobbies, um Savox dentro destes quesitos fica próximo dos $60..


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Re: HPI Bullet ST

Mensagempor dbrunod » 03 Abr 2018, 12:41

Muito obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada na Amain. Abs

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