Saindo de traseira quando acelera
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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Saindo de traseira quando acelera
Estou fazendo alguns ajustes pra melhorar meu carro (HOBAO GPX4)...
Nas saídas de curva, e entradas de reta, quando acelero o carro tende a sair de traseira... aparentemente está perdendo aderência devido à aceleração...
por enquanto estou andando com pneus de borracha insertless da alpha...
O setup é o indicado no manual:
Toe diant: +0,5°
Toe tras: - 1.0°
Camber diant: -1.0°
Camber tras: -1.5°
Caster: 3mm
To usando silicone 800 nos amortecedores dianteiros e 450 nos traseiros. Molas amarelas (duras) na frente e azuis (macias) atrás.
Colquei silicone 100.000 no diferencial dianteiro, e mantive só com graxa nos traseiros...
Para melhorar a aderênciadas rodas traseiras na aceleração, estou pensando no seguinte:
1 - Colocar silicone 30.000 nos diferenciais traseiros...
2 - Usar pneus 30mm no eixo traseiro...
Gostaria da opinião dos colegas...
Obrigado.
Nas saídas de curva, e entradas de reta, quando acelero o carro tende a sair de traseira... aparentemente está perdendo aderência devido à aceleração...
por enquanto estou andando com pneus de borracha insertless da alpha...
O setup é o indicado no manual:
Toe diant: +0,5°
Toe tras: - 1.0°
Camber diant: -1.0°
Camber tras: -1.5°
Caster: 3mm
To usando silicone 800 nos amortecedores dianteiros e 450 nos traseiros. Molas amarelas (duras) na frente e azuis (macias) atrás.
Colquei silicone 100.000 no diferencial dianteiro, e mantive só com graxa nos traseiros...
Para melhorar a aderênciadas rodas traseiras na aceleração, estou pensando no seguinte:
1 - Colocar silicone 30.000 nos diferenciais traseiros...
2 - Usar pneus 30mm no eixo traseiro...
Gostaria da opinião dos colegas...
Obrigado.
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Re: Saindo de traseira quando acelera
Olá amigo, eu ando de Off road, mas derrepente eu consigo te ajudar.
1o passo - endureça um pouco mais o amortecedor dianteiro.
2o passo - aumente o toe (in) traseiro. não sei se vc tem disponível para o seu carro, se tiver, talvez um (2o) vai ajudar ou mais, vai testando.
3o passo - no seu carro é possível alongar os entre-eixos no hub traseiro? se é, vai ajudar também.
4o passo - vc pode mudar o centro de rolagem - posição nas torres traseira - quanto mais pra fora e pra cima ficar, mais a traseira vai rolar e se vc mudar tudo de uma vez pode até capotar (excesso de rolagem).
5o passo - vc pode encurtar o braço do link do camber traseiro.
acho que já dá para vc brincar um pouco ai.. .rsrsr se quiser me enviar MP, podemos trocar mais idéias juntos e trocarmos experiências.
abraço.
Marco Amaral
1o passo - endureça um pouco mais o amortecedor dianteiro.
2o passo - aumente o toe (in) traseiro. não sei se vc tem disponível para o seu carro, se tiver, talvez um (2o) vai ajudar ou mais, vai testando.
3o passo - no seu carro é possível alongar os entre-eixos no hub traseiro? se é, vai ajudar também.
4o passo - vc pode mudar o centro de rolagem - posição nas torres traseira - quanto mais pra fora e pra cima ficar, mais a traseira vai rolar e se vc mudar tudo de uma vez pode até capotar (excesso de rolagem).
5o passo - vc pode encurtar o braço do link do camber traseiro.
acho que já dá para vc brincar um pouco ai.. .rsrsr se quiser me enviar MP, podemos trocar mais idéias juntos e trocarmos experiências.
abraço.
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Re: Saindo de traseira quando acelera
procure por alguma coisa errada, quebrada, torta na suspensão, rolamentos dos cubos, que provavelmente sera isso
Re: Saindo de traseira quando acelera
De uma olhada no Tweak..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Saindo de traseira quando acelera
Obrigado pela disposição de todos em ajudar...
Meu carro já melhorou bastante, fiz um pouco do que o mineiro falou...
1o passo - endurecer amortecedor dianteiro - o meu já estava bem firme, com as molas mais duras que tenho, e com silicone 800, contra silicone 450 na traseira... mantive como estava.
2o passo - aumente o toe (in) traseiro. fiz isso... aumentei o toe-in pra 2º.
3o passo - no seu carro é possível alongar os entre-eixos no hub traseiro? não é possível aumentar o entre-eixos pela regulagem na traseira.
4o passo - vc pode mudar o centro de rolagem - mantive como estava.
5o passo - vc pode encurtar o braço do link do camber traseiro - mantive com estava.
Mas o que fez diferença mesmo foram os pneus. Agora to andando com pneus de espuma, a diferença é enorme... o carro ficou muito mais estável.
Outra coisa que também corrigi... a haste que segura a bandeja superior ao chassi estava "escorregando" pra frente com a vibração, até o ponto que a bandeja ficava sem suporte na poarte traseira... isso desalinhava toda a geometria do carro, especialmente nas curvas... coloquei o pino no lugar e um pingo de trava-rosca tá mantendo ele no lugar certo, depois de dois fins de semana andando esse problema não apareceu mais...
É assim... o carro aos poucos tá melhorando e o piloto também (rs)...
Meu carro já melhorou bastante, fiz um pouco do que o mineiro falou...
1o passo - endurecer amortecedor dianteiro - o meu já estava bem firme, com as molas mais duras que tenho, e com silicone 800, contra silicone 450 na traseira... mantive como estava.
2o passo - aumente o toe (in) traseiro. fiz isso... aumentei o toe-in pra 2º.
3o passo - no seu carro é possível alongar os entre-eixos no hub traseiro? não é possível aumentar o entre-eixos pela regulagem na traseira.
4o passo - vc pode mudar o centro de rolagem - mantive como estava.
5o passo - vc pode encurtar o braço do link do camber traseiro - mantive com estava.
Mas o que fez diferença mesmo foram os pneus. Agora to andando com pneus de espuma, a diferença é enorme... o carro ficou muito mais estável.
Outra coisa que também corrigi... a haste que segura a bandeja superior ao chassi estava "escorregando" pra frente com a vibração, até o ponto que a bandeja ficava sem suporte na poarte traseira... isso desalinhava toda a geometria do carro, especialmente nas curvas... coloquei o pino no lugar e um pingo de trava-rosca tá mantendo ele no lugar certo, depois de dois fins de semana andando esse problema não apareceu mais...
É assim... o carro aos poucos tá melhorando e o piloto também (rs)...
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Re: Saindo de traseira quando acelera
É isso ai....
pneu é 80% do setup do carro, pelo menos no off road é tão expressivo assim.
boa sorte... guilcm123
Mineiro
pneu é 80% do setup do carro, pelo menos no off road é tão expressivo assim.
boa sorte... guilcm123
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Re: Saindo de traseira quando acelera
Mineiro escreveu:É isso ai....
pneu é 80% do setup do carro, pelo menos no off road é tão expressivo assim.
boa sorte... guilcm123
Mineiro
Obrigado!
Se vc gosta de estudar estes assuntos, te recomendo um link:
http://home.scarlet.be/~be067749/58/
Tem bastante informação sobre este assunto, inclusive sobre os pneus para off road...
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Re: Saindo de traseira quando acelera
Nossa guilcm123,
Só tenho 3 anos de hobby, ou seja, um nenem.. rsrsrs porém tenho muita vontade de aprender SETUP, e estudo sempre um pouco....
vou olhar atentamente sobre esta indicação sua e depois te conto o que deu....
Mas valew a dica...
Marco Amaral
Só tenho 3 anos de hobby, ou seja, um nenem.. rsrsrs porém tenho muita vontade de aprender SETUP, e estudo sempre um pouco....
vou olhar atentamente sobre esta indicação sua e depois te conto o que deu....
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Re: Saindo de traseira quando acelera
Mineiro escreveu:Nossa guilcm123,
Só tenho 3 anos de hobby, ou seja, um nenem.. rsrsrs porém tenho muita vontade de aprender SETUP, e estudo sempre um pouco....
vou olhar atentamente sobre esta indicação sua e depois te conto o que deu....
Mas valeu a dica...
Marco Amaral
Marco,
Eu estou no hobby desde março/2010, com aeromodelismo, mas em novembro do ano passado, quando comprei o primeiro carrinho, é que o "vírus" pegou de verdade... faz bem menos tempo, né?
E também me divirto muito aprendendo o princípio dessas coisas, já que sou engenheiro e gosto do que faço...
Espero que o material do site indicado seja útil...
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