Ajuste da direção sem mesa de setup

Informações e dicas sobre Setup

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Ago 2014, 23:00
Localização: Sao Paulo

Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor kamikase89 » 19 Set 2014, 00:24

Boa noite amigos,

Preciso muito da ajuda dos mais experientes, comprei um buggy 1/8 exceed madfire, porém até hoje não consegui fazer ele andar linha reta, já vasculhei a net toda sobre esse assunto e não acho nada que explique como fazer um setup sem a mesa.

Se alguém tiver ou usar algo para alinhar a direção sem a mesa, por favor poste como utiliza e como fez a ferramenta, acredito que irar ajudar a muitos iniciantes. Boa noite amigos

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor Abib » 19 Set 2014, 09:09

Não se faz Setup sem uma mesa.. Apenas se alinha no olhometro.. talvez seja por isso que não tenha encontrado muita coisa a respeito..

Além do mais, a mesa lhe ajuda a arrumar o Toe (alinhamento) das rodas para que fiquem nos valores que você deseja, não necessariamente fazer o carro andar em linha reta.
Para o carro andar em linha reta, a única coisa que se necessita é ajustar a trimagem do rádio, pois desta forma você irá fazer com que os dois angulos de alinhamento sejam simétricos..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Ago 2014, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor kamikase89 » 19 Set 2014, 09:27

Entendi amigo, infelizmente eu não consigo alinhar meu carro só olho, você poderia me dar uma luz de por onde começar ?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor Abib » 19 Set 2014, 10:47

O que eu tentei dizer, antes de mais nada, é que o fato do carro não andar em linha reta não é necessariamente problema de Setup em 99% dos casos, e sim de ajuste da trimagem feita no rádio..

O Setup de Toe é usado basicamente para se obter melhores características de dirigibilidade de um carro de acordo com uma determinada pista e forma de condução.. É algo bem mais complexo que simplesmente "deixar o carro andando reto"..

Se seu carro está pendendo à ir para direita eo invés de ir reto, basta trimar seu carro um pouco a esquerda até neutralizar qualquer tendencia..

Então, acredito que a forma de solucionar o problema reportado não é exatamente esta..

Agora, se seu carro possui tendencias mixadas, uma hora tende para direita e depois de uma curva tende para o outro lado, o problema não é alinhamento, e sim folgas no sistema de suspensão e direção - o que não é incomum em carros genéricos.

Para finalizar (sobre Setup), para tentar ajustar o Toe Out dianteiro para valores positivos ou negativos sem régua de Setup, basta olhar seu carro por cima: As rodas dianteiras devem estar no mínimo paralelas, mas preferencialmente um pouco abertas entre sí.
As traseiras devem estar ao contrário, um pouco fechadas. Isso melhora o desempenho na entrada e saída de curva, evitando algumas tendencias de escorregar nestas ocasiões..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Ago 2014, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor kamikase89 » 19 Set 2014, 11:35

Amigo muito obrigado pela vasta explicação, o que acontece com meu automodelo é que ele tende para um lado, quando eu ajusto a trimagem dele ele muda demais e tende para o outro lado, o que eu percebi é que meu rádio tem 3 posições de trimagem só, pois quando eu trimo ele para 15 graus ele mexe um pouco, depois ele só vai mexer denovo em 30 graus, meu rádio é um GT3B Flysky.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor Abib » 19 Set 2014, 13:32

O Gt3B possui mais de 60 pontos de trimagem, sendo 30 para um lado, 30 parra o outro e o ponto neutro.

O valor não tem nenhuma relação com angulo.

A trimagem deve ser feita sempre com o carro em movimento.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 66
Registrado em: 26 Ago 2014, 23:00
Localização: Sao Paulo

Re: Ajuste da direção sem mesa de setup

Mensagempor kamikase89 » 19 Set 2014, 14:49

Exatamente, porém quando eu mexo ele para um lado, ele só movimenta o servo quando está no 15 ou 30.

Voltar para Setup

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes