fail safe

Transmissor, receptor, baterias, etc

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fail safe

Mensagempor krika » 22 Jan 2008, 13:02

pq nao recomendan usar baterias de nimh com fail safe da futaba sera q danifica ele ou nao funciona ou nao ten nada a ver

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Re: fail safe

Mensagempor wagnerrs » 22 Jan 2008, 13:52

Acredito que a grande maioria usa NIMH.. Ja usei naquele FSU2 (acho que é esse o nome do fail) da FUTABA e sempre funcionou normalmente


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Re: fail safe

Mensagempor gligoco » 22 Jan 2008, 14:27

É eu tbm tinha notado isso, mais puis de qualquer jeito e funciona certinho com a bateria de nimh


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Re: fail safe

Mensagempor Abib » 22 Jan 2008, 15:00

O problema não é o funcionamento do rádio, mas o funcionamento do Fail Safe em cargas baixas.

Pelo que soube, a curva de drenagem de carga das baterias NICD é diferente das NiMH..

Se eu não me engano, uma bateria de NiMH, a partir de uma certa voltagem, tem uma derrubada gigantesca na carga, e quando o FailSafe iria agir, já não tem força nem pra se manter ligado.. tipo assim: de 4 pra 2 volts em 2 segundos..

Ja as de NiCD, quando o Fail Safe percebe que a carga está caindo, ele já trava a aceleração, pq o tempo entre 4 e 2 volts é de 30 segundos, por exemplo.

PS: Valores apenas para referencia.




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Re: fail safe

Mensagempor krika » 22 Jan 2008, 15:27

entao mantendo a carga do pack normal nao tem problema,ele nao queimar nao ne o problema e so funcionamento

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Re: fail safe

Mensagempor gligoco » 22 Jan 2008, 16:01

O problema então é que ele não vai fazer uma de suas funções ehehe, parar o carro quando a bateria ta fraca.. acho que é isso..


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Re: fail safe

Mensagempor wagnerrs » 22 Jan 2008, 16:07

Isso pode ajudar

BATERIAS DE NIMH
Apesar de parecidas com as baterias de NiCd e com a mesma voltagem nominal de 1,2 V por célula, as
baterias de NiMH são quimicamente diferentes e requerem diferentes cuidados e manuseio.
• Não permita o superaquecimento de baterias de NiMH em nenhuma situação! O calor pode estragar
a bateria. Se houver superaquecimento, imediatamente desconecte a bateria do carregador e deixe-a esfriar.
• Não cicle em demasia baterias de NiMH nem faça ciclagens com correntes de carga e descarga superiores
às recomendadas.
• Células de NiMH não apresentam “efeito memória” como é o caso das células de NiCd. Por isso, a ciclagem
é praticamente desnecessária.
• Guarde as baterias de NiMH com alguma voltagem diferente de zero (consulte o fornecedor ou fabricante).
• Baterias de NiMH têm uma taxa de autodescarga de aproximadamente 20-25% (comparada com a taxa de 15% das baterias de NiCd). Por isso, é importante recarregar as baterias de NiMH pouco antes do uso.


IMPORTANTE! – Os fabricantes classificam as baterias de acordo com a “capacidade” ou “C”,
geralmente indicando essa grandeza em miliampère-hora (mAh). A capacidade da bateria DEVE sempre
estar indicada no rótulo. Nestas recomendações especiais para baterias de radiocontroles, as correntes de
carga e de descarga estão expressas em valores múltiplos ou frações de “C”. Por exemplo, uma bateria de 500
mAh tem 1C = 500 mAh; 2C = 1.000 mAh; 3C = 1.500 mAh etc.. Para carregar essa bateria com uma corrente de,
digamos, 2C, o valor em miliampère-hora é de 2 x 500 = 1.000 mAh ou 1,0 A. Descarregar a mesma bateria com
uma corrente de drenagem de C/5 significa ajustar uma corrente de 500 ÷ 5 = 100 mAh.
É muito importante conhecer a capacidade da bateria porque os valores das correntes de carga e de descarga
nestas recomendações são expressos como uma função de “C”.


Carga e Descarga (NiCd) e (NiMH)

Carga
1 – Deve ser lenta a primeira carga de uma bateria
nova ou que tenha ficado guardada por muito tempo.
Ajuste o valor da corrente de carga em 0,1C (C x 0,1)
e ajuste o temporizador de segurança (“safety timer”)
em 960 minutos.
2 – Cargas rápidas
A – Células de tamanhos N, AAA, AA e A podem
ser carregadas com segurança com correntes
de 2C. Exemplo: Uma bateria de 600 mAh pode
ser carregada com 600 x 2 = 1.200 mAh ou 1,2 A.
B – A maioria das células de tamanho sub-C
pode ser carregada com 3C.
C – Correntes de carga mais baixas estressam
menos as células e permitem longa vida útil.
Reduza a corrente de carga se a bateria se
superaquecer.
D – Ajuste a sensibilidade de pico (“peak
sensitivity”) em 8 a 10 mV por célula para
baterias de NiCd e em 3 a 5 mV por célula para
baterias de NiMH. Reduza a sensibilidade de
pico se a bateria se superaquecer durante o
carregamento. Leia com atenção todo o
manual do Triton, especialmente a seção
Menu de Ajuste, para definir este e outros
parâmetros de carga.

Descarga
1 – Voltagem de corte da descarga: Multiplique o
número de células na bateria por 0,9. Exemplo para
uma bateria de sete células: 7 x 0,9 = 6,3 V.
2 – Para saber se a bateria pode fornecer a carga
nominal indicada no rótulo: Ajuste a corrente de
descarga em C/5. Exemplo para uma bateria de 1.000
mA: 1.000 ÷ 5 = 200 mA ou 0,2 A.
3 – Para saber se a bateria está apta a fornecer
corrente alta para motores elétricos: Ajuste a corrente
de descarga em, no máximo, 4C. Exemplo para uma
bateria de 1.200 mAh: 4 x 1.200 = 4.800 mAh ou 4,8 A.
Baterias de capacidades mais altas podem ser
descarregadas com correntes de, no máximo, 5,0 A.
4 – Para determinar o tempo máximo de vôo permitido
por uma bateria de receptor (RX) ou transmissor (TX):
Ajuste a corrente de descarga entre 0,2 ou 0,3 A (200
mAh ou 300 mAh) e ajuste a voltagem de corte em
1,1 V por célula. Exemplo para uma bateria de receptor
de quatro células: 1,1 x 4 = 4,4 V.


CICLAGEM DE CARGA-DESCARGA & DESCARGA-CARGA

A ciclagem de uma bateria consiste em submetê-la a um processo de carregamento completo seguido de
descarregamento até o limite mínimo de voltagem recomendado para o tipo específico de bateria. A função de
ciclagem está disponível no Triton para baterias de NiCd e NiMH. A ciclagem não é recomendada para baterias
de Pb e Li-Ion/Li-Po. Os fabricantes de células apontam três principais benefícios da ciclagem de baterias:
A – Manutenção da bateria: As baterias de NiCd são as que mais se beneficiam da ciclagem regular
(recomenda-se pelo menos uma vez por mês) para evitar o chamado “efeito memória”. As baterias de NiMH
pouco se beneficiam da ciclagem, pois elas praticamente não sofrem os sintomas do efeito memória.
B – Verificação das condições da bateria: As baterias recarregáveis são classificadas de acordo com a
capacidade de carga que podem armazenar. Essa capacidade corresponde à intensidade da corrente elétrica
que pode fluir durante um determinado tempo e é expressa em “ampère X hora” (Ah) ou, mais comumente, em
miliampère X hora (mAh). As grandes baterias geralmente têm suas capacidades expressas em Ah, enquanto as
menores se expressam em mAh. Quando uma bateria consegue apenas suprir uma fração de sua capacidade
de carga, isso significa que sua vida útil está no fim.
C – “Amaciamento” (primeira carga) de uma bateria nova ou ainda não usada: As baterias novas
freqüentemente requerem um breve período de “amaciamento”, ou seja, de carga-descarga e descarga-carga,
antes de serem colocadas para trabalhar para valer. Isso é importante para assegurar a máxima capacidade de carga
da bateria. Baterias usadas, mas que ficaram longo tempo guardadas também podem se beneficiar do mesmo
tratamento. A ciclagem dessas baterias “adormecidas” é a melhor maneira de “acordá-las” para voltar ao trabalho com
ânimo e segurança.
Retirado do manual do Triton


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