DX3R perdendo sinal

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 85
Registrado em: 29 Jul 2007, 23:00
Localização: SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor robertb » 19 Mai 2008, 23:31

Excelentes os comentarios, Forum é pra isso mesmo, porem.......alguma ideia que possa ajudar nosso amigo que esta perdendo o sinal ? dado o nivel de conhecimento dos amigos.


Robertb

 Serpent 720      Novarossi 353 Race      Spektrum      Mazda 6

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 505
Registrado em: 18 Abr 2006, 23:00
Localização: Goiania, GO

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor takeda » 20 Mai 2008, 23:32

abib escreveu:Podes crer Bugnet..

Se apontar pro carro, pior ainda, por que a ponta da antena é o ponto cego da transmissão..



kkk

O pior é já ví um bocado de gente fazendo isto !!!

Às vezes, até por "Instinto" mesmo.


VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX

Sponsored by WT2 BRASIL
R/C Clube de Goiânia

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor bugnet » 21 Mai 2008, 00:12

takeda escreveu:
kkk

O pior é já ví um bocado de gente fazendo isto !!!

Às vezes, até por "Instinto" mesmo.


fica quase como aqueles carrinhos radiocontrolados com fio de antigamente, tem que apontar pra ajudar a ir, senão puxa e estica o fio hahaha !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Avatar do usuário
Mensagens: 42
Registrado em: 07 Mai 2008, 23:00
Localização: rio de janeiro

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor cemgsirj » 21 Mai 2008, 19:41

olha só ... no manual do spektrum tem a medida minima do fio da antena do receptor ok... se ta perdendo o sinal vc pode estar com mau contato no coaxial, 3,6" (que da 9,2cm ou 920mm) é o minimo do meu radio DX2 2.4ghz ... se o DX3 é igual (eu acho) o minimo é isso ai, com 10% de perda de alcance... o meu radio pega bem longe nao sei certo a distancia mas vai longe... É correto que o sinal é captado pelo comprimento do fio e a onda se propaga melhor na lateral da antena por isso sempre pra cima, no radio e no receptor... Se vc usa pilha recarregavel no receptor a voltagem de 4,8 gera uma perda tambem no sinal já que o receptor não trabalha em 100% (6v) ... no mais, testa com 6V no receptor, testa com fio esticado pra cima no receptor e antena do radio pra cima, e campo aberto... se continuar a acionar failsafe, certeza que vc tem problema de hardware...

[]'s Cem


Cem GSI rj
Sakura Zero, G4 RS e 4TEC 3.3

 Sakura Zero      7700 MM      DXR3R      R9      Alpha      AARCN

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor pixelman » 21 Mai 2008, 20:05

Os três posts (Abib/bugnet) acima estão corretíssimos, enrola a antena no próprio tubo também um enorme problema, pois acaba formando bobinas que podem tirar a própria antena de freqüência...

Para ilustrar o que o Abib citou, esse é um EXEMPLO de uma antena do tipo "omni" (similar as usadas nos carrinhos)

Imagem

A linha AZUL significa a transmissão dela PARA OS LADOS
ja a linha VERMELHA a transmissão dela PARA CIMA/BAIXO,
esse é o motivo de se usar o sem apontar a antena para o carro.

Uma antena é uma antena por causa de seu tamanho/espessura/formato, se você mudar qualquer um desses parâmetros você com certeza ira tirar a mesma de freqüência!

Antena é o dispositivo cuja função é transformar energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, pode-se também dizer que esta lei serve também no sentido inverso, isto é, transformar energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, sua função é primordial em qualquer comunicação onde exista radiofreqüência. A relação entre as potências de emissão e recepção é proporcional e obedece à Fórmula de Friis.
(...)
Por sua natureza, deduz-se que a antena ocupa sempre o último lugar na cadeia de transmissão e o primeiro lugar na cadeia de recepção, daí a importância de seu estudo e entendimento para as telecomunicações.

No estudo e projeto de antenas, pode-se dizer que não importa em que freqüência do espectro eletromagnético seja aplicada, sempre serão usados os mesmos princípios matemáticos, físicos e práticos da teoria eletromagnética, ela é constante, imutável e invariável.

Quanto maior a freqüência utilizada nas antenas, maior deve ser a precisão dos dispositivos, equipamentos e medições.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antena


Note o texto em negrito.
O que acontece é que quanto MENOR a frequencia MAIOR a antena ou seja, na teoria um radio 27 mhz tem uma antena maior que um 40mhz que por sua vez tem uma antena maior que um 75mhz, agora comparando qualquer uma dessas frequencias citadas com uma antena de 2.4Ghz, notará que o minimo erro no comprimento da mesma irá fazer muito mais diferença que o mesmo erro nos radios citados anteriormente.

Abraço!



Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor Abib » 21 Mai 2008, 22:16

Pixel, é isso aí mesmo...

A formula do comprimento de onda é:

Lambda =C / f

Lambda = Comprimento de Onda
C = Velocidade da Luz
f = Frequencia em Hertz

Então, num exemplo de 27Mhz

A velocidade da luz é de 299792458 m/s
A frequencia é de 27000000 oscilações/s (hertz)
Comprimento de onda = 299792458m/s / 27000000 osc/s
Comprimento de onda = 11,10m/osc

A 75MHz, o comprimento seria 4 metros aproximadamente

A 2.4 GHz, o comprimento da onda será APENAS 12,5 centimetros!!!

Esse é o motivo das antenas Spekrum serem tão pequenas, já que o tamanho da antena está intimamente ligado ao tamanho da onda..

Eu não lembro o calculo exato, mas lembro que tinha que dividir por multiplos de 2 (2, 4, 8, 16) e subtrair uma porcentagem.. mas enfim..

Conclusão:

Por exemplo A 27 MHz, 3 ou 4 cm de diferença na antena não vão impedir dela captar uma onda de 11 metros..

A 75 MHz, esses 3 ou 4 cm a menos numa antena já daria alguma zuada na recepcao da onda de 4metros..

Agora, a 2.4 GHz, 3 ou 4 cm a menos vai fazer uma onda de 12,5 cm ser perdida em de 25 a 33%, o que traria uma perda de alcance muito maior...

PS: A indicação da Spektrum para cortar a antena a 3,6" ao invés das 8.5" foi calculada pelos multiplos do comprimento de onda..I hope.. :)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Set 2008, 23:00
Localização: Anapolis - Goias

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor scrogerio » 19 Out 2008, 01:16

Afinal de contas, alguém conseguiu solucionar o problema de perda de sinal do DX3R?
Tem como substituir a antena do receptor, é fácil encontrar? Ou o problema é no transmissor?

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 60
Registrado em: 02 Ago 2008, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor phmarino » 19 Out 2008, 18:54

Boa tarde pessoal, vi esse topico e vou falar, eu tenho um spektrum DX2 e a uns dois finais de semana atras tava andando com o meu fw06 quando derrepente perdi o sinal do carro e ele voo na parede. Mas eu acho q foram as pilhas q eu estava usando no servo, q ja eram bem antigas, coloquei algumas pilhas novas de 2300mah da philips nele, mas nao tive a oportunidade de testar por causa da chuva. Sera q alguem sabe me dizer se isso realmente foi problema da pilha ou se o radio pode estar ruim??? ou se a minha antena esta curta demais, pois no fw06 o receptor fica numa caixinha, e como o fio da antena ja eh curto ele nao sai muito do tubinho da antena. E esse radio comprei ele zero, com os servos e receptor.




 Kyosho Fw06, Xray NT1      GXR 15, Orion Diablo, Wasp      Spektrum dx2.0      O'donnel      Stratus      Alpha R/C,Jacco,GRP,enneti,ATS      Rodeo Drive/ Wall Mart

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor Abib » 20 Out 2008, 07:08

Novamente:

Eu nunca presenciei o Spektrum perder sinal por falha do rádio..

Em TODAS ocorrencias de perdas de sinal de Spektrum foram por negligência do dono.. Baterias de má qualidade, antena fixada de forma errada, antena do transmissor levantada de forma errada, e por aí vai..

PhMarinho, 99% de que o problema foi com as pilhas. 

Vc chegou a ler o manual, que indica que pelo menos uma polegada precisa estar para fura do tubo da antena?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor wagnerrs » 20 Out 2008, 19:20

Hoje também recebi uma MP sobre perda de sinal do DX3R.
Acho que o receptor DSM1 da menos problema que o DSM2.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 239
Registrado em: 13 Ago 2008, 23:00
Localização: Barueri/Sta Cruz do Rio Pardo

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor skrall » 21 Out 2008, 11:45

abib escreveu:Pixel, é isso aí mesmo...

A formula do comprimento de onda é:

Lambda =C / f

Lambda = Comprimento de Onda
C = Velocidade da Luz
f = Frequencia em Hertz
...


Pessoa vamos la... sou formado em Eletronica e tive 1 ano aula de ANtenas e Propagação mais não me lembro muita coisa mais con relacao a tamanho de antena a formula é a seguinte

TA = (300/Frequencia (em Mhz))/4 (resultado em metros)

TA = Tamanho da Antena
300 Velocidade da Luz ( 300 x 10e6)

esse eh um calculo para uma antena DIPOLO

o TA encontrado eh o tamanho de cada lado do DIPOLO tendo em visa que a antena dipono eh 1/2 de onda
----------- || ----------- antena dipolo usa-se na horizontal

como no radio não se usa uma antena Dipolo e sim uma antena monopolo (tambem conhecida como antena vertical) o tamanho dela é exatamente o tamanho de um dos lados da antena dipolo -----------|| antena 1/4 de onda!!!

agora como um radio de modelismo pode ser usado em varios canais ( frequencias) é tirado uma média do tamanho das antenas pegando o tamanha da antena na frequencia mais baixa e na frenquencia mais alta e dividindo por 2...

no caso dos radios com modulacao DSM todos trabalham na frequencia de 2,4Ghz... usando a formula iriamos encontrar um tamanho de 3,1 cm...
e realmente esse é o tamanho da antena do transmissor...

no final de semana que passou abri a antena do meu radio DX2 e este era o tamanho da antena...

nos receptores o calculo da antena é dado da mesma fórmula...

porem ficaria inviavel um automodelo andando com uma antena de 2 metros... rss.. seria sinistro rsss... dai o fato de nos carros (receptores) a antena ser menor

agora tentei achar explicacoes rsss. mais não achei algo teorico que explicasse o por que no manual do DX2 a spektrum fala que a antena deve ser no minimo de 3,6" o que corresponde a 9,144cm e o que na verdade pelos calculos poderia ser 3,125cm

meu receptor spektrum sr3000 esta com uma antena que não chega a 5cm e o carro ta com um alcance de +/- 80m.... esse fds proximo vou aumentar a antena para ver se aumenta o alcance!!!

att Gustavo

OBS (o que escrevi aí foi baseado em varios artigos que li sobre antenas... se falei bobagem alguem me corrija!!!)


um site para calculo de antenas!!!

http://www.feirinhadigital.com.br/rbr/H ... antena.htm

no caso a antena usada eh a vertical 1/4 de onda... o q sera o tamanho de um dos lados do dipolo ( ANTENA MEIA ONDA)

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor pixelman » 21 Out 2008, 22:18

Caro skrall,
Conforme você divide ou multiplica o calculo sugerido pelo abib
(no teu caso /4) vc pega 1/4 de onda como vc mesmo disse,
com isso modifica o ganho da antena, frequencias baixas tem o problema das antenas serem grandes, por causa disso você vai dividindo o tamanho da antena até que seja algo aceitavel.

No caso do spektrum, o teu calculo de 3,125 é 1/3 do tamanho sugerido pela spektrum (3,125 * 2.926 = 9,143), com isso você tem mais GANHO, você aumenta o nivel do sinal, as outras pquenas diferenças que fogem do calculo podem ser simplesmente SiNTONIA para a antena responder na frequencia exata do spektrum (uma vez alguem postou o 'range' de frequencia aqui no forum).

Nao sei se deu pra ser claro :)

Abraço



Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 239
Registrado em: 13 Ago 2008, 23:00
Localização: Barueri/Sta Cruz do Rio Pardo

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor skrall » 22 Out 2008, 08:44

pixelman escreveu:Caro skrall,
Conforme você divide ou multiplica o calculo sugerido pelo abib
(no teu caso /4) vc pega 1/4 de onda como vc mesmo disse,
com isso modifica o ganho da antena, frequencias baixas tem o problema das antenas serem grandes, por causa disso você vai dividindo o tamanho da antena até que seja algo aceitavel.

No caso do spektrum, o teu calculo de 3,125 é 1/3 do tamanho sugerido pela spektrum (3,125 * 2.926 = 9,143), com isso você tem mais GANHO, você aumenta o nivel do sinal, as outras pquenas diferenças que fogem do calculo podem ser simplesmente SiNTONIA para a antena responder na frequencia exata do spektrum (uma vez alguem postou o 'range' de frequencia aqui no forum).

Nao sei se deu pra ser claro :)
Abraço



não entendi o que vc quiz dizer " com isso você tem mais GANHO, você aumenta o nivel do sinal "

com o que eu tenho mais ganho???

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:00
Localização: Curitiba - PR

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor emaranho » 01 Dez 2008, 15:26

Pessoal,

Sou da área de Telecomunicações e digo que neste caso não adiantam nada estas contas. A antena está calculada para um determinado tamanho que é o que vem de fábrica, nem mais nem menos.

Se a antena está um pouco maior ou um pouco menor, vai reduzir um pouco o alcance. Se cortar muito, aí sim pode sofrer interferênia.

Antena enrolada é a mesma coisa, se for um rádio 2.4, é melhor não enrolar, quer sumir com a antena é melhor deixá-la esticada pelo carro (presa na bolha ou algo parecido). Mesmo assim perde alcance.

Se a antena é um pouco mais curta ou está meio enrlada e o local onde você anda tem palanque e você pilota de lá, provavelmente nunca vai notar diferença no rádio. Se pilota do chão em terreno acidentado, use o tubinho e deixe a antena em pé.

Meu carro também está com problema de rádio (Futaba FM original do RAZE). Simplesmente perde sinal e dispara com fail safe e tudo (criei um tópico a parte para o meu).


"O importante é competir para quem nunca ganhou." Magic Paula

 Duratrax Raze      Super Tigre 4.4cc G-27CX      DuraTrax 2-Channel FM Radio      20% Nitro      ch.62 (75.430) ch.81 (75.810)      Original      AMECRC (Curitiba)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 700
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: TERESINA E SÃO PAULO

Re: DX3R perdendo sinal

Mensagempor RONEY.HSIAO » 12 Dez 2008, 00:03

EU ESTOU COM UM DX3S E ANTENA DOS 2 RECEPTORES É CURTISSIMA É QUASE 5 CM , QUASE NÃO TEM ANTENA.É BEM MENOR DO QUE O MEU 3PM 2.4.
DAQUI A POUCO NÃO VAI TER ANTENA.

UMA DICA PRA QUEM USA 2.4 , CORTE UM TUBO DE DIREÇÃO E CASO PRECISE ENTORTE O TUBO AQUECENDO O MESMO E COLOQUE A ANTENA E CUBRA O FURO , DESTE MODO FICA MAIS PROTEGIDO.




 TERESINA- PISTA KART CARVALHO

Anterior

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes