Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 82
Registrado em: 04 Mar 2007, 22:00

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor algorges » 17 Jun 2007, 20:38

bugnet escreveu:
algorges escreveu:futaba tem assistencia tecnica no brasil - Aeromodeli

spektrum????
`

futaba tem, mas futaba 2.4ghz que nem é comercializado ainda, num deve ter !


mas por ter uma autorizada no brasil eles conseguem as pecas ou no maximo vao te dar um parecer do que estragou e quanto iria sair pra arrumar.

controle futaba tem alguem a recorrer pelo menos.


HPI RS4 Super Nitro c/ motor Thunder Tiger PRO .15
Traxxas Jato 3.3

 HPI RS4 SN e Traxxas Jato 3.3      TTiger Pro .15 / Traxxas 3.3      Futaba      Traxxas      Alfa Romeo / Big Foot      HPI / Traxxas      Jaraguá do Sul

Piloto
 
Mensagens: 184
Registrado em: 24 Fev 2007, 22:00

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor Vanquish » 17 Jun 2007, 21:14

bugnet escreveu:
algorges escreveu:futaba tem assistencia tecnica no brasil - Aeromodeli

spektrum????
`

futaba tem, mas futaba 2.4ghz que nem é comercializado ainda, num deve ter !


Ele já consta na lista da Aeromodelli.... Pode ser que ja tenha suporte.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor schlickmann » 17 Jun 2007, 21:34

Bom eu estava em duvida entre comprar um 3PM 2.4 ou o Spectrum Dx3 ou um outro mais poderoso ainda que seria 3PK ou Ex10 Helios ou M11.

O 3PM na rcmart esta custando 190 dolares, o Dx3 249 dolar e o 3PK 279 dolares.

Uma falha grave do Dx3 é que ele nao tem Exponencial. me corrijam se eu estiver errado, ele ja vem com servos e 2 receptores, mas falando com alguns colegas eles me falaram de outros que compraram o dx3 e acabaram vendendo pelo lag que atrapalha nos "S" das pistas.

talvez nao seja apenas o Lag do spectrum "não pro" como é o caso do Dx3 , mas tbem a baixa velocidade dos servos de direção que vem no pacote. Aliado a outro problema que já presenciei nos Spectrum 2.4 (modulos para futaba 3pk) é o chamado efeito gaiola de faraday, onde uma pista cercada com muros de tela metalica geram um campo que atrapalha a radiofrequencia de 2.4G. sendo nesse caso melhor o FM.

Emfim por esta razão risquei o Dx3 da minha lista, eu poderia ter comprado o 3PM 2.4, mas tambem risquei-o pelo fato de eu não poder usar telemetria futuramente caso quisesse.

A escolha estava entao entre o 3PK, M11, e EX10 Helios.
como os 3 radios sao excelentes, comecei por eliminatoria, sacando fora os "menos melhores". Desconsiderei o M11 pelo seu peso e desconsiderei o Ex10 helios pela tela muito pequena.
o 3PK tem uma boa tela, tem um peso intermediario e o mais importante é que tem assistencia tecnica no brasil, coisa que os outros não tinham.

Sem falar que o 3PK sintetizado com receptor R303FHS eu posso usar tanto HRS quanto PPM para servos analogicos e digitais e tambem posso depois comprar o modulo spectrum PRO que é mais rapido,

resta agora decidir entre o modulo rapido de 2ns spectrum PRO HRS que nao aceita telemetria e o modulo spectrum não PRO de 5,6 ns que aceita telemetria.

Terça feira deve chegar o radio... vou comparar o tempo com o AM 2pcka que tenho hoje pra ver se da muita diferença heheheh




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Jun 2006, 23:00
Localização: Bahia

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor JEKJR » 17 Jun 2007, 21:42

schlickmann escreveu:Bom eu estava em duvida entre comprar um 3PM 2.4 ou o Spectrum Dx3 ou um outro mais poderoso ainda que seria 3PK ou Ex10 Helios ou M11.

O 3PM na rcmart esta custando 190 dolares, o Dx3 249 dolar e o 3PK 279 dolares.

Uma falha grave do Dx3 é que ele nao tem Exponencial. me corrijam se eu estiver errado, ele ja vem com servos e 2 receptores, mas falando com alguns colegas eles me falaram de outros que compraram o dx3 e acabaram vendendo pelo lag que atrapalha nos "S" das pistas.

talvez nao seja apenas o Lag do spectrum "não pro" como é o caso do Dx3 , mas tbem a baixa velocidade dos servos de direção que vem no pacote. Aliado a outro problema que já presenciei nos Spectrum 2.4 (modulos para futaba 3pk) é o chamado efeito gaiola de faraday, onde uma pista cercada com muros de tela metalica geram um campo que atrapalha a radiofrequencia de 2.4G. sendo nesse caso melhor o FM.

Emfim por esta razão risquei o Dx3 da minha lista, eu poderia ter comprado o 3PM 2.4, mas tambem risquei-o pelo fato de eu não poder usar telemetria futuramente caso quisesse.

A escolha estava entao entre o 3PK, M11, e EX10 Helios.
como os 3 radios sao excelentes, comecei por eliminatoria, sacando fora os "menos melhores". Desconsiderei o M11 pelo seu peso e desconsiderei o Ex10 helios pela tela muito pequena.
o 3PK tem uma boa tela, tem um peso intermediario e o mais importante é que tem assistencia tecnica no brasil, coisa que os outros não tinham.

Sem falar que o 3PK sintetizado com receptor R303FHS eu posso usar tanto HRS quanto PPM para servos analogicos e digitais e tambem posso depois comprar o modulo spectrum PRO que é mais rapido,

resta agora decidir entre o modulo rapido de 2ns spectrum PRO HRS que nao aceita telemetria e o modulo spectrum não PRO de 5,6 ns que aceita telemetria.

Terça feira deve chegar o radio... vou comparar o tempo com o AM 2pcka que tenho hoje pra ver se da muita diferença heheheh


Sinceramente, por isso postei o topico...

Eu tinha um dx3 e tive problemas com perda de sinal e tbm com lag... por isso pensei direitinho em qual comprar e como já falei comprei o 3pk como vc...

O meu deve chegar no final dessa semana mas comprei por 229 dolares...


O problema é q nem todo mundo precisa ou quer ter um rádio desse tamanhao com essas funcões...

Abraços!!!

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor Christian » 17 Jun 2007, 23:24

Como eu disse, não creio que existam diferenças sensíveis entre os tempos de resposta dos sistemas. Se existe um Spektrum com atraso, provavelmente é um módulo/rádio/receptor com defeito! Já tive problemas de perda de sinal com o Spektrum, e depois de muito investigar (e reclamar do sistema!) era o conector do pack com mau contato!

Uso um 3PK com Spektrum normal (não o Pro) na maioria dos meus carros, e nunca senti diferença de resposta nem atraso com relação aos receptores FM e PCM que eu usava antes. E recentemente comprei um DX3.0 para meu carros off-road, e tb não vi nenhum problema de atraso do sinal. Mas obviamente, em termos de recursos e ergonomia, o DX3.0 não se compara ao 3PK!




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor bugnet » 22 Jun 2007, 11:43

um detalhe que notei, ou acho que é isso, os receptores 2.4ghz consomem MUITO mais corrente mesmo ?
porque meu pack se derrubou esse final de semana no uso, quando fui fazer a descarga assustei, em relação ao sistema que usava antes FM, o pack desceu muito a carga (mAh), alguem teve essa mesma experiencia ?
no rádio ficou normal !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Jun 2006, 23:00
Localização: Bahia

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor JEKJR » 22 Jun 2007, 12:40

bugnet escreveu:um detalhe que notei, ou acho que é isso, os receptores 2.4ghz consomem MUITO mais corrente mesmo ?
porque meu pack se derrubou esse final de semana no uso, quando fui fazer a descarga assustei, em relação ao sistema que usava antes FM, o pack desceu muito a carga (mAh), alguem teve essa mesma experiencia ?
no rádio ficou normal !


Oi,

Um amigo aqui falou para não comprar o futaba (2.4) pq ele gasta muita bateria e já teve casos do pessoa se preocupar de não terminar uma prova longa... assim eu ouvir mas não dei importacia! Essa pessoa q falou vai muito nos Estados Unidos, conhece muita gente e vai a muitas feiras e automodelismo.

Abraços!

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor bugnet » 22 Jun 2007, 12:55

esse final de semana vou fazer o teste melhor sobre isso e posto aqui denovo !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor schlickmann » 22 Jun 2007, 13:07

O caso das baterias nos radios é uma coisa que gera polemica, tanto receptores quanto transmissores

Alguns sites recomendam usar somente NICAD tanto no receptor quanto no controle por ela ser mais "segura" em contra-partida em corridas longas (50 minutos) corre-se o risco de ficar sem pack do receptor.

Essa "segurança" acredito ser somente pelo fato de que a NICAD quando acaba, acaba de vez, e não mostra voltagens altas quando o pack já esta descarregado. As NIMH seriam meio arriscado nesse caso pois a voltagem pode estar alta mas o pack já estar perto do fim. Em aeromodelos acredito ser muito mais perigoso a falta de bateria.

No proprio manual do 3pk ele fala pra usar tanto no receptor quanto no radio pack de NICAD, entretanto packs NIMH de 2100, 2300 durem infinitamente mais.

Outro fato que acho que pode colaborar para não se usar NIMH é que ele dá uma voltagem bem maior quando totalmente carregada em comparação aos NICAD. Por exemplo: meu pack de 5 celulas 1200 mah de NIMH quando eu tiro ele do carregador ele chega facilmente a 7,4 volts, as vezes até 8 V 8O 8O 8O

Desta forma eu sempre carrego meu pack num dia para usar no outro, pois até lá a voltagem já caiu de 7,4 para 6,8 volts. um colega meu já teve 3 servos queimados seguidamente sem saber porque... O mesmo vale para packs de radios de 9 Celulas, quando recém retirados do carregador podem dar 13,5Volts. Muito perigoso 8O 8O

Alguns servos digitais já vem com especificação para usar em até 7,4 volts, mas alguns analogicos queimam facilmente com esta voltagem... 7,4V com receptores que tambem o aceitem neste caso deve ser para utilização com packs LIPO... o futuro da eletrica de um automodelo

Piloto
 
Mensagens: 104
Registrado em: 25 Jun 2006, 23:00

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor eduardo_garcia » 22 Jun 2007, 15:34

schlickmann escreveu:O caso das baterias nos radios é uma coisa que gera polemica, tanto receptores quanto transmissores

Alguns sites recomendam usar somente NICAD tanto no receptor quanto no controle por ela ser mais "segura" em contra-partida em corridas longas (50 minutos) corre-se o risco de ficar sem pack do receptor.

Essa "segurança" acredito ser somente pelo fato de que a NICAD quando acaba, acaba de vez, e não mostra voltagens altas quando o pack já esta descarregado. As NIMH seriam meio arriscado nesse caso pois a voltagem pode estar alta mas o pack já estar perto do fim. Em aeromodelos acredito ser muito mais perigoso a falta de bateria.

No proprio manual do 3pk ele fala pra usar tanto no receptor quanto no radio pack de NICAD, entretanto packs NIMH de 2100, 2300 durem infinitamente mais.

Outro fato que acho que pode colaborar para não se usar NIMH é que ele dá uma voltagem bem maior quando totalmente carregada em comparação aos NICAD. Por exemplo: meu pack de 5 celulas 1200 mah de NIMH quando eu tiro ele do carregador ele chega facilmente a 7,4 volts, as vezes até 8 V 8O 8O 8O

Desta forma eu sempre carrego meu pack num dia para usar no outro, pois até lá a voltagem já caiu de 7,4 para 6,8 volts. um colega meu já teve 3 servos queimados seguidamente sem saber porque... O mesmo vale para packs de radios de 9 Celulas, quando recém retirados do carregador podem dar 13,5Volts. Muito perigoso 8O 8O

Alguns servos digitais já vem com especificação para usar em até 7,4 volts, mas alguns analogicos queimam facilmente com esta voltagem... 7,4V com receptores que tambem o aceitem neste caso deve ser para utilização com packs LIPO... o futuro da eletrica de um automodelo


Quais servos futaba aceitam 7.4V? Eu não achei no site.


--------------------------------------------------------
Serpent 720
NSR12SS5 tuned by Netão: the true race power
GM TOP FUEL - Weapon of mass combustion

 Serpent 720      NSRS5/SirioSTI tuned by Netão      3PJ Veio de guerra      Neto-weapon of mass combustion      Madza 6      Jundiai park

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor schlickmann » 22 Jun 2007, 16:46





 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor bugnet » 03 Jul 2007, 13:19

Bom,
parece que o maior consumo no receptor foi só uma vez, agora usando normal, consumo normal, os problemas vão pro failsafe em modo PPM, programa, desliga o radio e receptor, cabou, desprograma ai tem que programar denovo, as vezes fixa, as vezes não, acho que esse F/S em modo PPM precisa de aprimoramentos . . .


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Sport
 
Mensagens: 206
Registrado em: 23 Out 2006, 23:00
Localização: SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor prcg » 03 Jul 2007, 19:13

O grande problema do DX3, a falta de Exponencial, já foi resolvida para a nova versão, o DX3R. Esse sim deve ser um baita rádio e a telinha dele é show!

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor wagnerrs » 03 Jul 2007, 19:39

acho que agora é o DX3R com DSM2 que entrou no lugar do DX3 que vcs estão falando.

Imagem

Imagem


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Quais as vantagens e desvantagens dos rádios... 2.4GHZ

Mensagempor bugnet » 03 Jul 2007, 20:42

no lugar do DX3 entrou o DX3.0, que continua igual na função citada, de pegada, achei muito bom os x.0 !
o R é como se fosse um 3PK praticamente, que apesar de ter o "3" no nome não tem nada a ver com o "3"PM . . .


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

AnteriorPróximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante