Ajuda DSM como funciona?

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 11 Fev 2008, 09:28

DSM pode interferir em outro? como funciona?

Fiz o Bind..o radio funcionou normal

Isso pode acontecer?
Na tomada de tempo o radio de um amigo não funcionou... liguei o meu primeiro

Antes de começar a prova ele ligou o dele primeiro e o meu só acionava o fail safe.

Os Radios só travaram, um radio não comandou o receptor do outro como acontece com frequencias iguais.

Depois da prova é que conversando com ele achamos que podia ser isso que acontedeu.

Ao voltar da pista, fiz o bind novamente e o radio voltou a funcionar normalmente.

Caso não tenha sido o radio do cara que interferiu no meu o que pode ter acontecido? Algum mau contato, ou curto e ele aciona o fail safe até fazer um novo bind?

Neste caso, de um interferir no outro o que tem que fazer quando a gente for andar junto?


Em radios da spektrum se da algum curto ou a voltagem do pack do receotor esta muito alta eles acionam o Fail safe?
Neste caso só fazendo o Bind novamente para voltar ao normal?
Editado pela última vez por wagnerrs em 12 Fev 2008, 10:18, em um total de 2 vezes.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor Abib » 11 Fev 2008, 09:55

Quanta pergunta.. :)

Bom, pelo que sei, a Spektrum e o FASST da futaba trabalham de forma diferentes...

Se eu não me engano, o Spektrum scaneia todas os 60 canais de 2.4 GHz até encontrar um canal livre. Quando ele acha, envia um sinal pro receptor usar aquele canal..

O Fasst eu acho que muda de frequencia a casa milisegundos, junto com o receptor, e assim, se interferir com alguem, será apenas por alguns mili-segundos..


O FailSafe da Spektrum funciona por falta de sinal (distancia muito longe) e por baixa carga de bateria...

O receptor SR3000 da Spektrum consegue trabalhar até com 9.6v.. só que os Servos não aguentam mais do que 6volts.. então não existe failsave para carga em excesso.. só que os servos vão ficar louco e podem queimar..


Enfim: Eu nunca ví interferencia em Spektrum.. A maioria das vezes é mal contato...

Pode ser a antena do receptor.. ela precisa estar esticada e pelo menos com uma polegada pra fora do tubo.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 11 Fev 2008, 10:22

Valeu
"Se eu não me engano, o Spektrum scaneia todas os 60 canais de 2.4 GHz até encontrar um canal livre. Quando ele acha, envia um sinal pro receptor usar aquele canal.."

um exemplo

Esta só eu na pista e faço o bind e ele pega o Canal X desses 60,
Ai chega outro radio que ja estava com esse Canal X.. Nesse caso os 2 vão estar iguais.
Ai teria que ligar o outro radio, e fazer um novo bind no meu para pegar um canal que não se ja o X?

Se tem 20 radios DSM na pista, a solução é pedir para os 20 ligarem o radio e ai fazer o bind?

Eu não entendi bem, cada vez que eu ligo o radio (ja com o bind feito) ele procura automaticamente um canal livre ou ele procura um canal livre só quando se faz o Bind?


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor Abib » 11 Fev 2008, 12:36

A procura de frequencia é feita toda vez que se liga o rádio.

É por isso que demora uns 2 ou 3 segundos pro carro começar a responder depois que a gente liga o rádio..

O Bind é só pra deixar o receptor casado com o transmissor.. Se o Bind já foi feito belezinha, não tem por que reprogramar o receptor..

De preferencia, faça o Bind em casa, pq na pista, se tiver mais alguém fazendo o Bind ao mesmo tempo, dá merd@...




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor Abib » 11 Fev 2008, 12:49

Aqui tá mais ou menos explicado como a coisa funciona...

http://www.spektrumrc.com/DSM/Technology/spekWorks.aspx




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 23 Jul 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor Lucas_TN » 11 Fev 2008, 13:05

É wagner , faz o que o abib falou , faz o bind em ksa , pq se tiver alguem faendo da mer** tbm

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 11 Fev 2008, 13:32

Valeu pela ajuda mas ainda ficaram dúvidas...hehhe
Primeiro lugar que tentei entrar foi no site da Spektrum, mas aqui não esta conectando..

Resumindo,

1) se eu chegar na pista e tiver alguem no canal X, quando eu ligar o radio ele vai para um canal Y livre?

2)Mas então o que aconteceu com meu rádio? Na tomada de tempo ele funcionou perfeito, 1 min antes da largada quando liguei a parte eletrica deu essa zica.
Ja aconteceu com alguem que tenha os radios da Spektrum "do nada" ele só acionar fail safe e não responder? é alguma proteção contra mau contato ou pico/queda de energia, defeito de servo? Sei la, tem que ter um motivo dele entrar em fail safe e não sair mais.

3) Ja teve caso de radios da SPektrum virem com defeito de fábrica?

Em casa, após eu fazer um novo bind (antes de eu fazer isso ele não saia do fail safe) voltou a funcionar normal. O problema é e na próxima vez que for para a pista?


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 505
Registrado em: 18 Abr 2006, 23:00
Localização: Goiania, GO

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor takeda » 11 Fev 2008, 14:22

Eu acho q o deve ter ocorrido foi de vc ter dado o Bind justamente quanto havia outra pessoa fazendo o mesmo processo.

Eu nunca ouvi nenhum relato deste tipo de interferencia no sistema Spektrum.

Eu uso o Spektrum Pro. Tenho dois receivers. Nunca tive problemas.

[]'s

R.Takeda


VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX

Sponsored by WT2 BRASIL
R/C Clube de Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor TIAGO » 11 Fev 2008, 14:43

O que acontece no meu é se usar a antena do receptor no mínimo ele começa a perder sinal numa certa distância, a solução foi deixar o mais alto possível.



Outra coisa quando tava fazendo a primeira vez o binding fazia errado, ao invés de esperar ele confirmar com as luzes, soltava antes e quando chegava na pista, qualquer frequencia proxima a 2,4xx interferia no rádio acionando o fail safe. Só foi relendo o manual que percebi o erro... até achei que era defeito, mas foi erro meu...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor TIAGO » 11 Fev 2008, 14:47

Só uma observação Wagnerrs, o que você está achando do DX3R, tirando o problema, ele é levinho como pareçe? Mais rápido que o Pro ou Fasst? Menu facil de mexer?

Valeu

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 11 Fev 2008, 15:16

Tirando a zica

Em relação ao 3PK Black que também tenho. Pelo que notei

PROS
Ele é muito leve... deve ser 1/3 do peso do 3PK
É mais rápido, pelo menos que o modo PCM 1024 do 3PK
Facil de acessar e alterar as configurações... apenas 1 botão
Efeito da Exponencial mais "forte" que do 3PK
Não tem aquela antena monstruosa
Não tem aquela quantidade de botão sensivel do 3PK que por descuido vc rela neles e nem sabe no que mexeu . No meu 3PK eu desativei todos. Só deixei ativado o botão giratório para regular o trim da direção.
Achei o volante mais "firme" (mais gostoso de pilotar) que do 3PK (mas isso pode ser porque o radio é novo)
Achei o gatilho em posição de freio melhor, porque o curso é mais curto que do 3PK

CONTRAS
Ele tem umas 3 funções a menos que o 3PK as quais eu uso
ABS, AT-ACELL e AT-START (é +/- isso o nome das funções no 3PK)...
O Fail safe do 3PK aciona instantaneamente, do DX3R demora alguns segundos até acionar. E esses segundos, ou frações de segundos podem ser uma parede na sua frente.
Manual muito incompleto. Por ex :não fala que ao colocar o plug do Bind no lugar da entrada de energia, ao mesmo tempo tem que plugar a energia no auxiliar. Só por adivinhação para saber mesmo. E varias outras coisas que falta no manual como qual posição é dos fios do servo, qual a voltagem que o receptor aguenta...etc..
Não tem um botão giratório como o 3PK (esse botão é legal para ajustar o trim da direção).
O 3PK nunca me deixou na mão...hehehe

O resto é basicamente igual, mesma qualidade de display, mesmas funções.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor denis.roschel » 11 Fev 2008, 15:52

Posta uma foto um ao lado do outro pra gente...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 11 Fev 2008, 16:21

blz.. amanha coloco... esqueci... o receptor DSM2 é minusculo comparado aos "normais".


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor Christian » 11 Fev 2008, 21:31

wagnerrs escreveu:1) se eu chegar na pista e tiver alguem no canal X, quando eu ligar o radio ele vai para um canal Y livre?

Sim

wagnerrs escreveu:2)Mas então o que aconteceu com meu rádio? Na tomada de tempo ele funcionou perfeito, 1 min antes da largada quando liguei a parte eletrica deu essa zica.
Ja aconteceu com alguem que tenha os radios da Spektrum "do nada" ele só acionar fail safe e não responder? é alguma proteção contra mau contato ou pico/queda de energia, defeito de servo? Sei la, tem que ter um motivo dele entrar em fail safe e não sair mais.

Não sei o que pode ter acontecido, mas o Spekrum é bem "sensível" à queda de tensão da bateria. Um mau contato na chave de liga/desliga, no pack ou talvez um curto no servo pode acionar o fail-safe. Eu já tive problema por causa de um plug com mau contato.


wagnerrs escreveu:3) Ja teve caso de radios da SPektrum virem com defeito de fábrica?

Defeito mesmo eu não sei, mas a 1a geração do Spektrum tinha problemas de perder o sinal de vez em quando, logo quando foi lançado. O meu 1o Spektrum fazia isso, no curvão oposto da pista do Colinas o rádio travava, e era só eu chegar perto do carro que ele voltava. Mandei o receptor pra Spektrum, eles fizeram uma atualização e nunca mais tive problemas...




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Ajuda DSM como funciona?

Mensagempor wagnerrs » 12 Fev 2008, 10:21

Valeu pelas respostas

denis.roschel
ta ai as fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Próximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes