CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor josejacobina » 13 Mar 2008, 17:07

Interessante que só se aprende apanhando, rsrsr. A algum tempo atrás(2 a 3 anos) me ensinaram que pode-se lavar o carro com água com os servos montados, retirando-se somente as pilhas e receptor, porém recomendo que não se faça isso de modo algum. Deixei o carrinho parado por uns bons 3 meses e tive um servo totalmente perdido por oxidação e um que quase se vai também, mais que o abri e limpei com WD40. Já fazia esta limpeza com auxilio de água, deixando os servos montados, a mais de dois anos em diversos carros que tive, de agora pra frente nunca mais rsrsrsrsrsrs.
CONSELHO: PRA NÃO RETIRAR OS SERVOS LIMPE SÓ COM PINCEL E AR, OU WD40 MESMO, SE FOR LAVAR COM ÁGUA RETIRE OS SERVOS E DEMAIS PARTE ELETRICA.

JOSÉ


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor Abib » 13 Mar 2008, 17:27

Pow, Quem disse que pode lavar o carro com água?? :D

Ainda mais com os servos montados ?!?!?!?! :P

Nem na chuva é recomendavel andar, a não ser que esteja usando servos comprovadamente à prova d'agua.. e que todo o resto da eletrônica esteja hermeticamente lacrada.. Senão, é dois palitos pra perder os servos.. e se tiver ligado, o carro também..

Agua: No way!
Alcool: Evite (pode corroer borrachas)
Gasolina: O mesmo caso do Alcool
WD: Apenas em algumas regiões que precisem de lubrificação leve
Limpa-Baú ou Solupan: A não ser que vc queira fazer uma sopa de carrinho.. :wink:
Pincel: Sempre..
Compressor: Pode usar sem medo (só lembre-se de fechar as entradas e saídas no motor..)

Até por que existem várias outras pecinhas de aço no carro (eixos, parafusos, arruelas, braços, etc) que com certeza sofrerão oxidação em contato com a água.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor josejacobina » 13 Mar 2008, 17:47

Rapaz esta historia de lavar carro com servo no lugar é coisa velha....vi isto a tempos atrás até em sites citando que podia lavar e deixar o carro inclinado secando com ajuda de ventilador rsrsrsrs. Depois posto aqui de onde foi esta informação infeliz, rsrsrsrs.

José


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor Alexpar » 13 Mar 2008, 23:41

Cara... este assunto é velho!!!!

Eu tenho muitas dúvidas de como deve ser limpo o carro e até já questionei em outro tópico. Dá uma olhada:

/viewtopic.php?t=11443

Mas, depois dessa dica, dá pra ter uma certeza: água e eletrônica não se combinam mesmo!!

Você tem fotos do estrago prá mostrar prá gente como ficou o servo por dentro?

Valeu!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor josejacobina » 14 Mar 2008, 11:00

Alexpar

Sei que o assunto é bem velho, rsrsr, mais quis de proposito citar o fato pra prevenir do que remediar(meu caso). Eu tenho uns 2 a 3 anos no Hobby e as vezes por preguiça lavava com água e com os servos no lugar....nunca mais. Sabia que não deveria , mais tinha visto alguns artigos a tempo atras dizendo que se vc fizesse isto e inclinasse o carro deixando secar por umas 8 horas não tinha problemas...mas tem sim e relato aqui eles.
Foto não tirei, mas te garanto que vc não ia querer ver isso no seu servo, rsrsrs. Oxida principalmente o motorzinho do servo que trava e vai pro saco....consegui recuperar um dos servos com a ajuda do WD40, mas creio que seu tempo de vida util ficou prejudicado.
COM CERTEZA NÃO SE DEVE LAVAR O CARRO COM ÁGUA, A NÃO SER QUE VC DESMONTE TODO ELE E RETIRE ROLAMENTOS, PARTE ELETRICA, SERVOS, ETC....
Espero está ajudando com este triste depoimento, rsrsrrsrsrs.
Moral da historia: Mesmo com experiencia cometi burriçe...não o façam.rsrsrsrsr

José


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor wagnerrs » 14 Mar 2008, 11:02

Eu tiro a parte eletrica e motor e lavo com água, depois passo WD para não enferrujar os parafusos. O carro fica novo.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor josejacobina » 14 Mar 2008, 11:33

wagnerrs escreveu:Eu tiro a parte eletrica e motor e lavo com água, depois passo WD para não enferrujar os parafusos. O carro fica novo.


Desde que vc retire os servos não tem problema, eu retirava só bateria e receptor, os servos deixava e ai me dei mal.

José


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 16 Set 2007, 23:00
Localização: Cuiabá-MT

Re: CUIDADO COM OXIDAÇÃO DOS SERVOS

Mensagempor alexandreminetto » 07 Abr 2008, 19:56

eita sô gurizada

eu nunca me atrevi a lavar o carro com agua...

o método que utilizo, e a maioria das pessoas aqui onde moro é:

-retira-se receptor e caixa de pilhas (ou bateria)
-poem o carro numa bandeja com as bordas mais altas (que nao use mais é claro)
-retira-se o filtro de ar
-joga querosene no carrinho, com cuidado pra nao entrar no carbura (se tiver cuidado nao entra mesmo)
- usa-se o compressor de ar para "secar" o carrinho
- passa lubrificante spray (tipo super-lub da loctite) para lubrificar rolamentos...
- se quiser passa aqueles brilho p/ pneu de carro (SE NAO ME ENGANO, eh isso) nas partes plasticas pra dar aquele brilho

-monta a parte eletrica e o filtro de ar

- poem o carrinho na terra, anda muito, e repete todo o processo

aehuaheuaheea

limpo desse método e nunca ninguem teve problemas com relação a servos e outras coisass...

abraços

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes