Fonte para Carregador Triton

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 03 Out 2006, 13:53

Pessoal,

To pensando em comprar um carregador Great Planes Triton.

De acordo com as especificações ele necessiate de 12-15V na entrada, e sua corrente máxima de carga é 5A.

Como ele não vem com fonte tava pensando em utilizar uma fonte ATX de PC adaptada pra isso, ou ainda uma fonte de notebook normal.
Considerando que a fonte do notebook tenha 15V e 5A de saída, haveria algum problema adicional?

[ ]s

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor denis.roschel » 03 Out 2006, 14:12

Eu tenho Triton...

Se você for carregar apenas os Packs do carro, Aquecedor e Bateria da Caixa de Partida, essa fonte aguenta tranquilamente...

Agora se vc for usar para carregar baterias de Carros Elétricos, usando mais de 1.5A na saída, pode esquecer esta fonte...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 03 Out 2006, 14:23

Denis,

Seria para carregar packs de bateria para o Kyosho Mini Inferno.
Ainda não tenho os packs, mas provavelmente seriam Intellect 8-cell 1400mAh 9,6V.
Acho que algo entre 1.5A e 2A pra esses packs seria suficiente pelo que já li (sou totalmente novato na área, estou pesquisando tudo antes de comprar qualquer coisa).

Uma fonte dessas de notebook que forneça uns 5A seria suficiente pra isso?
Se não, quais especificações devo procurar numa fonte externa nesse caso?

Vi umas fontes Nodaji para rádioamador (13,8V com 15A), mas seriam caras pro que pretendo gastar nisso... essa fonte de notebook eu tenho sobrando aqui.

[ ]s

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor seithan » 03 Out 2006, 15:07

para carregar pack de carro, utilize baterias de 12v de carro mesmo (de verdade), ou uma fonte de acima de 15A. fontens chavedas de notebook ou monitores de LCD, so aguenta carregar a uns 1A, acima disso, frita ele...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 03 Out 2006, 15:23

Sobre usar a bateria do carro, tenho que ter uma dedicada ou posso usar a que tá ligada no meu carro de verdade mesmo?

Para usar o Triton em casa não fica prático pra mim ligar numa bateria de carro, e sendo assim precisaria de uma fonte AC/DC, por isso a idéia de utilizar fonte de notebook.
Achei que por especificar 15V/5A na saída a fonte de notebook aguentaria o Triton passando 2A pro pack de baterias...

Vou pesquisar mais sobre converter uma fonte ATX de PC, já que uma fonte como a Nodaji 13,8VDC 20A sai uns R$200 (já vou gastar bastante no Triton e o Mini Inferno em si).

Uma fonte de PC fica bem barato e pelo que já li é fácil adaptar...

[ ]s

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor seithan » 03 Out 2006, 15:42

a fonte de PC é facil, mas tbm não da muita amperagem, mas para carregar a 1.5A da...

è so ligar o fio verde num fio preto, e usar o fio amarelo como 12v. e o preto como terra.


seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor ac » 03 Out 2006, 15:51

Eu utilizo uma fonte ATX mesmo... sem problemas!!!
Carrego inclusive minha bateria do Starter (12V 7A)

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor denis.roschel » 03 Out 2006, 17:03

Você até pode começar com a fonte de PC, mas pense seriamente em comprar uma fonte Nodaji de uns 10A...Pelo que me lembro é na casa dos R$100,00




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 03 Out 2006, 17:16

denis.roschel escreveu:Você até pode começar com a fonte de PC, mas pense seriamente em comprar uma fonte Nodaji de uns 10A...Pelo que me lembro é na casa dos R$100,00


No site da própria Nodaji a de 10A tá R$143 e a de 20A tá R$198.

Acho que vou ficar com a fonte de PC mesmo pelo menos no início, já que vou usar corrente de 1.5 (máximo de 2A) pra esses packs.

Uma pergunta mais técnica:

Se o carregador tem corrente máxima de saída de 5A, mesmo supondo que gaste 1A para sua própria operação (o que acredito ser bem menos na realidade), porque uma fonte de 6A não é suficiente para alimentá-lo?
Li no manual que o ideal é uma fonte de 13A... alguém sabe explicar por que??

[ ]s

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor denis.roschel » 03 Out 2006, 18:36

Acho que eles recomendam isso tomando como base a maior amperagem de saída por um longo tempo para não sobre carregar a fonte...

Usar uma fonte de 5A, não significa que ela aguentará mantar os 5A por horas a fio...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 03 Out 2006, 18:50

É, faz mesmo sentido...

O mais provável é que essas fontes tipo notebook 15V/5A sejam feitas pra aguentar até 5A de pico, mas trabalham com correntes bem menores em geral.
Especialmente pq o notebook não vai utilizar essa corrente constantemente, mesmo num pico de uso deve ficar abaixo disso, dando uma folga pra fonte.

Bom, vou pesquisar alternativas de carregadores com fonte AC embutidas... postei outro tópico sobre o assunto.

O Triton mais uma boa fonte 15A ficaria bem caro pra mim... mas se não encontrar nenhuma alternativa realmente boa, vou tentar vender umas coisas pra levantar mais grana que o previsto! :D

[ ]s

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 254
Registrado em: 07 Ago 2006, 23:00
Localização: Nova Iguaçu, RJ

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor dragao34 » 03 Out 2006, 18:55

Como eu faço para carregar meu starter com uma fonte de PC? Tenho um starter, mas tô sem a fonte e preciso dar uma carga nele! como vou plugar os fios na ponta do starter?


Eight 1.0 / Slash 2wd

 Mugem mbx6 eco      tekin      dx3E      Original      Proline      Nova Iguaçu

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1830
Registrado em: 12 Dez 2004, 21:00
Localização: São José dos Campos / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor ac » 03 Out 2006, 19:00

N dá pra carregar a bateria do starter com a fonte do PC... a fonte em discussão na verdade é para alimentar o carregador (triton).

Para carregar o Starter vc precisa de um carregador adequado, se for Starter de partida precisa de um carregador para 12V, se for o aquecedor de velas, precisa de um carregador para 1,2/1,5V

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 67
Registrado em: 09 Out 2005, 23:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor sampaio » 03 Out 2006, 23:14

MInha opiniao,

se for para usar fonte convencial, com transformador e sao bem pesadas, nem que seja de 10A e melhor utilizar uma fonte de computador mesmo, por mais meia boca que seja ela segura carga com ate 3A sem problemas..... isso porque as fontes de computadores que sao do tipo chaveada sao mais eficientes do que os circuitos retificadores dessas fontes convencionais que existem por ai.

abs

Sampaio




 XRay T2'007      LRP X11      KO EX-10      LRP Sphere

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 109
Registrado em: 28 Set 2006, 23:00
Localização: Sorocaba / SP

Re: Fonte para Carregador Triton

Mensagempor Zepps » 04 Out 2006, 19:39

Uma pergunta mais básica:

Posso usar o Triton para carregar pilhas AA NiMH?

Para o rádio transmissor por exemplo, são necessárias 8 pilhas AA.
Posso usar o Triton pra carregar 8 pilhas AA GP 2100 mAh?

[ ]s

Próximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes