Expondencial????

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Expondencial????

Mensagempor mlino » 12 Out 2006, 21:14

Pessoal,

Quem poderia, de forma prática, dar uma explicação sobre o funcionamento da função exponencial em alguns rádios?

Qual o efeito do uso desta função?

Valeu,

Marcio


Marcio Lino

V-ONE RR / M8 / SIRIO EVO 3
V-ONE RR EVO / M8 / NOVAROSSI S3

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Expondencial????

Mensagempor denis.roschel » 13 Out 2006, 00:09

Na prática é fácil, mas a teoria é meio enrolada...

Na prática, o carro acelera mais "manso"...

Na teoria...
Imagine um gráfico X / Y e uma linha diagonal, subindo a 45°...Este é o sinal do servo sem exponencial...

Setando o exponencial, o sinal do servo faz uma barriga (curva) para cima ou para baixo da linha original...Assim o comando do servo fica mais agressivo ou não...

Esta explicação seria para o exponencial comum...O 3PK por exemplo, tem 3 tipos de exponenciais...

1)Comum
2)Você indica dois pontos na "curva" e cria um vértice na curva
3)Você indica cinco pontos na "curva"

Os tipos 2 e 3 você consegue um comportamento, digamos, mais refinado...

Outra coisa que alguns rádios mais avançados possuem é a configuração da velocidade do servo...Apesar de se parecer com o exponencial, o comportamto é diferente e muita gente confunde o que precisa ser regulado...
A velocidade do servo pode ser configurada para que no começo do movimento da aceleração o servo tenha uma velocidade menor...Claro que isso só funciona com servos rápidos...

Deu para entender ou ficou muito enrolado?!?




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 170
Registrado em: 02 Jul 2006, 23:00
Localização: Salvador / BA

Re: Expondencial????

Mensagempor mlino » 13 Out 2006, 08:49

Denis,

Obrigado pela explicação... Com relação a teoria o que eu consegui captar é que se ajustar o exponencial de forma positiva/negativa a atuação no servo deve demorar mais para chegar ao ponto máximo, ou seja a velocidade será mais lenta.

O que estou tentanto é exatamente redizir a velocidade de atuação do servo de direção, mas ainda não consegui descobrir onde posso fazer isso no XR3i da JR.

Grato,

Marcio


Marcio Lino

V-ONE RR / M8 / SIRIO EVO 3
V-ONE RR EVO / M8 / NOVAROSSI S3

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Expondencial????

Mensagempor seithan » 13 Out 2006, 12:20

o exponencial acerta a velocidae, mas somente nas regiões configuradas, o servo vai chegar no curso final no mesmo espaço de tempo, quase.

a função servo speed sim vc vai ter o que precisa.

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Expondencial????

Mensagempor denis.roschel » 13 Out 2006, 12:39

É isso mesmo...

Eu não falei que muita gente confunde o exponencial com o servo speed!!!! hê hê hê !!!




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

 
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Out 2006, 23:00

Re: Expondencial????

Mensagempor tkrafael » 25 Out 2006, 17:53

Bom, não conheço quase nada sobre automodelismo, mas acho que posso comparar com um carro normal... No caso de uma "enfiada de pé" no acelerador, o carro vai acelerar bruscamente, no caso de aceleração exponencial, o controle remoto vai diminuir o efeito brusco da aceleração e vai incrementar a velocidade de forma mais suave.

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes