Servo digital e analógico

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Servo digital e analógico

Mensagempor rcmdf » 28 Fev 2007, 14:34

Oi pessoal,

Gostaria de saber se posso usar um servo digital e outro analógico ao mesmo tempo.

Abraço




 L2 Sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor denis.roschel » 28 Fev 2007, 15:06

Pode...Porém tem que ser no modo analógico...

Pela sua assinatura, seu rádio é um DX3. Este rádio só opera os servos no modo analógico...Diferentemente do 3PK HRS ou Spektrum HRS que operam no modo digital...Neste caso vc não poderia usar servos analógicos




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor rcmdf » 28 Fev 2007, 15:22

O servo digital gira bem mais fácil que o analógico, se ele trabalhar em modo analógico vai continuar com a mesma característica ou ele passa a gira com mais resistência.




 L2 Sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor denis.roschel » 28 Fev 2007, 17:12

Isso fica igual...

O que muda é a precisão e creio que a velocidade tb...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor rcmdf » 28 Fev 2007, 17:19

Valeu Denis!




 L2 Sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor Christian » 28 Fev 2007, 19:09

Servo digital funciona sem problemas com receptor no modo "analógico", As características de torque e velocidade não são perdidas. Acho que a diferença entre usar um receptor no modo "digital" (HRS) e no modo "analógico" é a taxa de atualização da informação entre o receptor e o servo. A taxa em que o processador interno do servo calcula e atualiza a posição (ou seja, o funcionamento interno do servo) não é alterado...




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 11 Jul 2006, 23:00
Localização: Brasília

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor estruder » 01 Mar 2007, 10:27

Servo digital também consome bastante energia confere, isso é muito mais do que um analógico, exatamente por essa taxa de atualização é isso ou estou enganado?


Imagem
CT5 CEN / NX-15 CEN / Top Fuel 20%

 CEN CT5      CEN NX15      SPK DX3      BYRON 20%      MAZDA 6      Jaco      GBA MULTIFEIRA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor denis.roschel » 01 Mar 2007, 10:48

estruder escreveu:Servo digital também consome bastante energia confere, isso é muito mais do que um analógico, exatamente por essa taxa de atualização é isso ou estou enganado?



Eu "suspeito" que sim...Mas não tenho certeza...

Nunca fiz este teste




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor rcmdf » 01 Mar 2007, 11:02

Segundo informações que tive o digital consome menos.




 L2 Sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor Christian » 01 Mar 2007, 21:44

Servo digital consome mais energia sim... Com 2 servos digitais no carro, seu pack vai embora rapidinho, tem que carregar entre as corridas!




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor rcmdf » 19 Mar 2007, 17:04

Alguém sabe me dizer quais são os modelos de servos digitais(Futaba) que podem ser usados? Encontrei no site da Futaba uma tabela, mas só mostra 4 compativeis, sendo que dois são para 4.8v.




 L2 Sul

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor schlickmann » 09 Ago 2007, 15:52

Rodrigo os 9451 9452 e varios outros funcionam em 6v.
Resposta meio atrasada mas antes tarde do que nunca ne hehehe.

To a procura de um spectrum pro 3pk, eu gostaria daquele que aceita telemetria e aceita servos analógicos. acho que é o futaba PRO "não HRS"
vc teria algo a venda?




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 12 Jun 2006, 23:00
Localização: Santo André

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor rgaluzzi » 10 Ago 2007, 04:41

Servos Digitais não variam a velocidade nem força se operá-los em modo analógico

Assim como os servos analógicos, seu consumo é inerente ao circuito projetado e não o modo de operação, mas, sempre um servo digital vai consumir mais energia que um analógico

Porque? Um servo digital está sempre monitorando a posição em que se encontra a engrenagem final, assim ele fica em constante funcionamento, ao contrário do servo analogico que posiciona o braço do servo e assim fica até receber um novo comando, "desligando" o sistema de comparador interno do circuito.

Repare que o servo digital está sempre em funcionamento,as vezes não aparenta mas está.
Outra diferença básica está na tensão de alimentação, os servos digitais funcionam em modo analogico mas não funcionam em tensão de 4,8V, apenas 6Volts, assim diferenciando dos servos analógicos que funcionam em 4,8v
o porque é que o sistema de comparador e funcionamento do circuito do servo digital é projetado para 6v, se utilizado em 4,8v ele não funciona ou pode até queimar.
mas o que se ganha em se utilizar um servo digital
Suavidade na curva de resposta, possibilidade de programação do servo, como por exemplo ajuste de dead band, precisão de no mínimo o dobro de um analógico, possibilidade de utilizar motor coreless, servo de mais força e vários outros fatores como por exemplo a velocidade de resposta


Espero ter ajudado

Abraços
Rodrigo


Serpent 720 - Full Option
Ko Propo EX-10 Helios
Spektrum DSM Transmitter and Telemetry
Mega ZX-12 Race
Traxxas Top Fuel
E mais alguns carros...

 Serpent 720 Full Option      Orion Wasp / Mega /Sirio      Ko Propo Helios Ex-10      Traxxas / RC Performance      Protoform Nemesis      GRP / Jaco      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor schlickmann » 31 Ago 2007, 17:48

Denis

Não sei se vc ou mais alguem sabera responder ... mas existem 3 tipos de modulo spectrum para 3pk:

1 - Spectrum HRC (aquele cinza mais antigo) que funciona em 5,6ms aceita servo analogico e digital e aceita telemetria, é mais lento no tempo de resposta; Tem que botar a modulação no 3pk em PPM

2 - Spectrum PRO HRS (aqule fume com adesivo preto igual do DENIS) Funciona em 2ms, aceita somente servo digital e não aceita telemetria. A modulação no 3pk deve ser colocada em HRS?

3 - Spectrum PRO HRC (aquele fume com adesivo laranja) Funciona em 3ms e aceita telemetria, a modulação deve ser colocada em PPM, mas aceita servo analógico?

Eu comprei o terceiro e tenho servo analogico... sera que funciona? com servo analogico o tempo de resposta continua sendo 3ms ou sera que vai pra 5,6?




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Servo digital e analógico

Mensagempor wagnerrs » 31 Ago 2007, 18:20

Salvo engano

Por ex: num 3PK se vc usar um analogico e um digital vai ter que usar em PPM ou seja não vai funcionar o fail safe do radio e essa é a "pior" modulação do rádio, não da para usar nem PCM ou HRS.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Próximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes