Projeto RC com Carro de verdade

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Fev 2013, 21:00
Localização: Brasilia

Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor filipe.nobrega » 06 Fev 2013, 15:16

Galera,

Estou seriamente pensando em fazer um RC com um carro automatico de verdade sendo pilotado por FPV.

Creio que ficara muito legal, mais estou esbarando em um problema...

Qual o servo de maior torque q temos no mercado hoje, sera q esse servo teria potencia suficiente para girar um volante de um carro com de verdade?
e tambem uns forte suficinete para pisar no acelerador, freio e tambem trocar a marchar de um carro automatico??

Espero ajuda de voces....

Att,
Filipe Nobrega


Att,\r\nFilipe Nóbrega

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 250
Registrado em: 10 Jan 2011, 21:00
Localização: São Paulo-ZS

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor BL4x4 » 06 Fev 2013, 15:33

cara suas soluções pra RC num 1:1 são meio ingenuas , mas antes de discutir as maneiras mais eficientes de controlar um 1:1 por controle remoto lhe pergunto ,

ja pilotou algum automodelo em escala por FPV??




 DbxVe/HyperSTe/Creeper/F104PRO      Orion2800/HK2800/Tekin55T/Lata      FS GT3B      Lithium Polymer5000mha30C 2/3s      Buggy / Truggy / Crawler / F1      kyosho / Sintec / RC4WD / Foam

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 521
Registrado em: 24 Jul 2011, 23:00
Localização: Goiânia

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor becao » 06 Fev 2013, 16:05

Se você está achando que os servos no formato que utilizamos em aeromodelos e etc vai servir num projeto desse, esquece rsrs. Mesmo que seja um servo de 10000g. Você pode utilizar motores de passo bem fortes, fazer uma controladora para eles de acordo com o projeto. Isso é a pontinha do iceberg, mas eu te aconselho, se tem grana sobrando pra fazer isso, faça mesmo, pesquise muito, teste muito. Mas sempre teste em local seguro por favor.


Hobby King Buddy Codes: http://rcsearch.info/hobbyking/buddy/?u=AndreDal

 Kyosho Inferno Neo Race Spec      KE .25      Syncro KT-201 Set      Rapicon 25%/9%      Original      AKA Offroad

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor Abib » 06 Fev 2013, 16:06

Se quer mesmo fazer algo desta magnitude, é lógico que não poderá usar servos padrão, e precisará usar sistemas robustos e feitos para este tipo de aplicação..

Eu não conheço marcas ou locais de venda destes produtos.

Estes sistemas são usados na série "Batalha sobre Rodas" no Discovery Turbo.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 250
Registrado em: 10 Jan 2011, 21:00
Localização: São Paulo-ZS

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor BL4x4 » 06 Fev 2013, 16:16

serio , comandar um 1:1 é a parte mais facil
usa-se um servo de 1/5 na borboleta , um atuador linear direto no cilindro de freio , usa-se um motor de passo ( igual servo só que bem maior ) com polias no volante , até ai ok , a alguns anos fizeram um Jeep CJ5 com mecanica de silverado e cambio automatico de opala .
ja ajudei a fazerem algo parecido em um focus para fins publicitarios ...

honestamente o maior desafio é dirigir por FPV ... pode parecer facil ,
mas de cara pergunto
qual frequencia vai usar no vTx/vRx ?? qtos dBi e qual tipo de antena ?
com spotter , ou solo ??qual distancia pretende percorrer ??

e o mais importante , qtos automodelos em escala vc ja dirigiu por FPV com exito ??




 DbxVe/HyperSTe/Creeper/F104PRO      Orion2800/HK2800/Tekin55T/Lata      FS GT3B      Lithium Polymer5000mha30C 2/3s      Buggy / Truggy / Crawler / F1      kyosho / Sintec / RC4WD / Foam

 
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Fev 2013, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor filipe.nobrega » 06 Fev 2013, 16:18

BL4x4

Não cara numca pilotei nenum RC com FPV, porem um amigo me mostrou mais ou menos com funciona um aeromodelo ele so pilota com FPV.

abib

Exatamente de onde veio minha inspiração para este projeto foi do programa "Batalha sobre Rodas" da Discovery Turbo.
achei muito bacana e muito interesante creio q nao seja um bixo de 7 cabeças. Se funciona em escalas menores porque nao funcionaria em um real.


Alguem tem alguma ideia do q poderia solucionar o prblema dos servos, ou seria melhor pesquisar e fazer um servo proprio com torque suficiente,
sera q seria possivel pegar um servo normal e trocar o motro para um mais forte alguem ja fez?


Att,\r\nFilipe Nóbrega

 
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Fev 2013, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor filipe.nobrega » 06 Fev 2013, 16:27

BL4x4

como eu disse nunca pilotei em FPV conheço uma pessoa q so pilota aeromodelo em FPV.
a principio quero somente fazer uma prova de teste para ver se vai funcionar, ou seja, quero so fazer o sistema de direção, pedais e cambio forte o suficiente para virar, acelerar, freiar e trocar as marchas, depois quero colocar em um radio normal de 4 ou 5 canais e ver se pelo menos vai sair do lugar, ai entao irei me preocupar em antena distancia para brincar em locais maiores e quem sabe ate fazer uma cabine externa com TV cameras controle com pedais colante marcha para brincar com distancias maiores, claro responsabilidade acima de tudo em local vazio e com segurança pois perder sinal em um "brinquedinho" deste pode ser fatal.


Att,\r\nFilipe Nóbrega

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 250
Registrado em: 10 Jan 2011, 21:00
Localização: São Paulo-ZS

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor BL4x4 » 06 Fev 2013, 16:35

no acelerador vc usa um servo de modelismo 1/5 alto torque direto na borboleta ...
no cambio vc usa um atuador linear , e substitui o motor DC dele por um motor de passo , ou pode usar um servo motor também
freios atuador linar direto no cilindro mestre
pro volante um servo motor ( não de modelismo , um motor de passo industrial ) com polias ...

qdo falo de servo motor não estou me referindo aos de modelismo
falo desses caras aqui
http://www.parker.com/portal/site/PARKE ... tky=MOTORS

ai vc vai precisar uma CLP , se bem que um relé programavel com 4 entradas analógicas ja resolve , tem da metaltex , pra traduzir os inputs do RX para linguagem dos controladores desses motores industriais ...
na CLP ou relé programavel vc ja deixa uma entrada digital separada pra ser acionada pelo canal 4 , e no canal 4 vc usa switch , se abrir o switch ou falhar o sinal do radio essa entrada da CLP abre contato e entra em fail safe , ou seja corta acelerador e aciona freios ....

serio essa é a parte facil , o complicado é o FPV .. se seu amigo tem experiencia com voos por FPV otimo , mas no solo é tudo diferente ...
as peculiaridades de frequencias de ar são diferentes no solo , os tipos de problemas encontrados ( sombras de sinal , reflexão de sinal , obstaculos naturais , altura da natena transmissora etc ) são muito diferentes ...

 
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Fev 2013, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor filipe.nobrega » 06 Fev 2013, 16:48

BL4x4

So nao entendi como irei mandar sinal para o servo motor esse servo motor eu consigo ligar normalmente no receptor do radio como o servo?? creio q servos motores de 30kg da suficiente para girar o volante e fazer os demais processos.
Assim sendo daria para fazer tudo nos pedais mesmo e com isso pilotar de dentro do carro para qualquer problema no inicio ter como controlar o carro (estando dentro e bem mais facil).


Att,\r\nFilipe Nóbrega

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 250
Registrado em: 10 Jan 2011, 21:00
Localização: São Paulo-ZS

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor BL4x4 » 06 Fev 2013, 16:54

usando os servos na maneira que falei o sistema de dentro do carro continua em paralelo


vc vai usar o RX ligado a uma CLP , e nessa CLP vc vai criar um programa que traduz a lingua do RX pra lingua do controlador do servo motor industrial




 DbxVe/HyperSTe/Creeper/F104PRO      Orion2800/HK2800/Tekin55T/Lata      FS GT3B      Lithium Polymer5000mha30C 2/3s      Buggy / Truggy / Crawler / F1      kyosho / Sintec / RC4WD / Foam

 
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Fev 2013, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Projeto RC com Carro de verdade

Mensagempor filipe.nobrega » 06 Fev 2013, 17:06

BL4x4

blz... vou procurar e testar o funcinamento assim q tiver novidades eu posto.

Muito obrigado.


Att,\r\nFilipe Nóbrega

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes