Carga da bateria do receptor!
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- Edingeralex
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Carga da bateria do receptor!
Olá! existe alguma forma de verificar a carga da bateria do receptor? pergunto isto para evitar que o termine a batertia quando eu estiver acelerando!
Re: Carga da bateria do receptor!
Você pode usar um multimetro e medir a tensão.. só que esta medição precisa ser feita com o conjunto sob carga, ou vai medir tensão errada..
Ou compre um Fail Safe e ande tranquilo..
Ou compre um Fail Safe e ande tranquilo..
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- Edingeralex
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Re: Carga da bateria do receptor!
Existe algum carregador com o multímetro ou preciso ter este aparelho específico?
Re: Carga da bateria do receptor!
Multimetro é um aparelho de multi-medições..
Ou você pode procurar por um voltimetro on board.
Ou você pode procurar por um voltimetro on board.
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- Edingeralex
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Re: Carga da bateria do receptor!
Tem algum carregador que meça a carga das baterias (voltimetro incluso)?
Re: Carga da bateria do receptor!
Praticamente todos os carregadores inteligentes indicam qual a tensão de saída durante uma carga, que na maioria das vezes coincide com a tensão da bateria..
Mas como eu disse, de nada vai adiantar medir esta tensão se ela estiver sem carga (ligadas no sistema com os servos sendo forçados).
Mas como eu disse, de nada vai adiantar medir esta tensão se ela estiver sem carga (ligadas no sistema com os servos sendo forçados).
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Re: Carga da bateria do receptor!
Abib já postei em outro tópico + nao me responderam... você sabe com quantos volts o receptor começa a perder sinal?
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
Re: Carga da bateria do receptor!
Isso varia muito, e lhe digo mais: Este valor não importa...
O que importa é quanto o servo aguenta antes de parar de responder ou ficar louco..
Não importa a tensão limite do receptor pois o que derruba a tensão de forma dramática é a corrente exigida pelos servos..
Exemplo: Você pode ter um pack que mostra 4,5v quando medido direto do pack, sem estar ligado a nada..
Aí quando você o conecta no carro, liga o sistema e aciona o freio, por exemplo, a tensão cai para menos de 3 volts e os servos param de responder..
A tensão de queda depende de algumas variaveis coisas, tal como a capacidade da bateria naquele momento e a corrente que cada servo necessita...
O que importa é quanto o servo aguenta antes de parar de responder ou ficar louco..
Não importa a tensão limite do receptor pois o que derruba a tensão de forma dramática é a corrente exigida pelos servos..
Exemplo: Você pode ter um pack que mostra 4,5v quando medido direto do pack, sem estar ligado a nada..
Aí quando você o conecta no carro, liga o sistema e aciona o freio, por exemplo, a tensão cai para menos de 3 volts e os servos param de responder..
A tensão de queda depende de algumas variaveis coisas, tal como a capacidade da bateria naquele momento e a corrente que cada servo necessita...
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Re: Carga da bateria do receptor!
é bem + complexo do que eu imaginava então!
Pq assim:
Na minha Revo tem o pack de 6v, 5 cell, 1200mah.
Instalei o kit de telemetria nela e tals...
Quando freia ou vira, acontece o que vc disse, o indicador de bateria mostra a queda. No programa da Traxxas dá pra vc coloca um limite.
Caso a energia chegue no limite que vc marcou, ele avisa.
No meu caso, deixei 5v, mas morro de medo de perder o sinal.
Resumindo. O que devo fazer?
Nao tem uma voltagem "segura"?
Pq assim:
Na minha Revo tem o pack de 6v, 5 cell, 1200mah.
Instalei o kit de telemetria nela e tals...
Quando freia ou vira, acontece o que vc disse, o indicador de bateria mostra a queda. No programa da Traxxas dá pra vc coloca um limite.
Caso a energia chegue no limite que vc marcou, ele avisa.
No meu caso, deixei 5v, mas morro de medo de perder o sinal.
Resumindo. O que devo fazer?
Nao tem uma voltagem "segura"?
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Re: Carga da bateria do receptor!
Depende da bateria que estiver usando..
Exemplo: Uma bateria de 4 celulas (4,8v nominais) quando aplicado uma carga de 500mA segura bem até 4,5v.. a partir daí, a tensão cai abruptamente, e qualquer carga poderá deixar os servos loucos ou resetar o receptor..
Seguindo a teoria para um pack de 5 celulas, se chegarmos a ter 1 volt por celula já estariamos na linha vertical da descarga, onde qualquer carga poderia desligar a bateria..
Fazendo uma regra de 3, para 4 celulas, temos o limite de 4,5v de tensão antes de derrubar. Para 5 celulas, chegariamos a 5,6v como tensão limite para um consumo de 500mA..
Exemplo: Uma bateria de 4 celulas (4,8v nominais) quando aplicado uma carga de 500mA segura bem até 4,5v.. a partir daí, a tensão cai abruptamente, e qualquer carga poderá deixar os servos loucos ou resetar o receptor..
Seguindo a teoria para um pack de 5 celulas, se chegarmos a ter 1 volt por celula já estariamos na linha vertical da descarga, onde qualquer carga poderia desligar a bateria..
Fazendo uma regra de 3, para 4 celulas, temos o limite de 4,5v de tensão antes de derrubar. Para 5 celulas, chegariamos a 5,6v como tensão limite para um consumo de 500mA..
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Re: Carga da bateria do receptor!
Entendi. Para um uso "seguro" 5,6v seria o limite. Abaixo disso é loucura na certa! rs
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Re: Carga da bateria do receptor!
É.. veja bem.. Se seu sistema consome 500mA e suas baterias são iguais as do gráfico, sim, poderemos afirmar isso..
Mas se suas baterias seguram mais a onde e seu sistema consome menos corrente, pode ser que não tenha problemas em deixar os 5 volts..
por isso que eu disse que tudo depende..
Deixe o FailSafe ativo no rádio e se um dia acionar, tente verificar com qual tensão ele foi ativado..
Mas se suas baterias seguram mais a onde e seu sistema consome menos corrente, pode ser que não tenha problemas em deixar os 5 volts..
por isso que eu disse que tudo depende..
Deixe o FailSafe ativo no rádio e se um dia acionar, tente verificar com qual tensão ele foi ativado..
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Re: Carga da bateria do receptor!
O receptor Tqi tem aquele failsafe que volta os servos pra posição neutra apenas. Como posso fazer os calculos corretos entao. Tenho um imax b6. Quando coloco pra carregar coloco com 1A.
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Re: Carga da bateria do receptor!
Seus dados não sairão durante a carga, e sim da descarga no carro..
Você precisaria analisar o consumo do seu sistema no uso cotidiano.. Isso seria possível através de um wattimetro - para medição de média, ou de um data-logger, onde seria possível gerar a curva diretamente..
São itens relativamente caros..
Mas acho que isso é gastar demais onde não há necessidade..
Coloque um valor inicial como 5,6v, configure o FailSafe e ande sem medo..
Se der problema, o failsafe irá acionar.. elmbre-se apenas de verificar com qual tensão ele foi acionado.. e sete um valor um pouco maior para evitar que aconteça de novo..
Você precisaria analisar o consumo do seu sistema no uso cotidiano.. Isso seria possível através de um wattimetro - para medição de média, ou de um data-logger, onde seria possível gerar a curva diretamente..
São itens relativamente caros..
Mas acho que isso é gastar demais onde não há necessidade..
Coloque um valor inicial como 5,6v, configure o FailSafe e ande sem medo..
Se der problema, o failsafe irá acionar.. elmbre-se apenas de verificar com qual tensão ele foi acionado.. e sete um valor um pouco maior para evitar que aconteça de novo..
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Re: Carga da bateria do receptor!
Então, mas no Tqi o "failsafe" funciona quando perde o sinal do transmissor e não quando a bateria do receptor "fica fraca". Me corrija se estiver errado.
Se o carrinho vai muito longe e perde o sinal, o receptor volta os servos no "neutro". Porem se vc estiver andando, mesmo com o carrinho perto e a bateria do receptor ficar fraca, ele fica louco. Passei por um sufoco desse, quando comprei. Sorte que ela estava proxima, bateu na parede e ficou acelerada de tudo! :/
Se o carrinho vai muito longe e perde o sinal, o receptor volta os servos no "neutro". Porem se vc estiver andando, mesmo com o carrinho perto e a bateria do receptor ficar fraca, ele fica louco. Passei por um sufoco desse, quando comprei. Sorte que ela estava proxima, bateu na parede e ficou acelerada de tudo! :/
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