Ligação Dual Servo

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Ligação Dual Servo

Mensagempor pantcholino » 31 Mar 2014, 19:49

Galera,

Preciso de uma ajuda....

Ocorre que tenho uma Summit 1/10 e eu tava vendo a distribuição dos canais e fiquei meio sem entender, mas resolvi fazer umas modificações por conta sem consultar nada pois achei que seria simples ...
Ela está com eletrônica original traxxas (radio e receptor) e servos TRA2075 que são originais tambem.

Comprei um cabo Y original da traxxas TRA2046 Traxxas Servo connector, Y adapter (for dual-servo steering)
Sei que as REVO´s usam isso, para ligar os dois servos de direção num só canal....

Mas....

Ai começaram os problemas..
O carro virava para ambos os lados, porém ele vira muito lentamente quando andando e com o carro parado esquece.
Por isso tirei e nem tentei mais pra evitar que o servo queime por excesso de força.
Afinal achei que ficou pesado demais. A impressão que tive e como se ela tivesse com um só servo pra girar as duas rodas.

Com os servos um em cada canal ela fica esperta e vira muito normal e o servo até faz um barulho diferente.

Eis que uma semana depois eu vou andar com o carro e no sábado andei... Já no domingo ela começou a piscar tudo e cortar o radio.
Parei e olhei e pensei que eram os leds ...
Depois de desligar todos eu fui verificar e um dos servos dava pra fritar um ovo em cima.
Desliguei ele e o outro parecia uma britadeira de tanto barulho que fazia.

Depois disso tive a conclusão:
Um queimado e um quebrado.

Troquei o queimado por outro que comprei e reparei o quebrado ...

Tentei então fazer uma nova ligação afinal não tinha funcionado antes pois meu servo tava indo pro saco !

Fiz a ligação e pra variar não funcionou....

Detalhe que da ultima vez eu não fiz como agora ...

Dessa vez eu testei servo por servo.

Pra minha surpresa não funcionou. Só um servo respondia quando ligados juntos em um só dos cabos do Y.
O engraçado é que ao engatar o servo no cabo que não respondia ele da um click como se fosse energizado, porém não responde.

Outro fato é que troquei o cabo Y pensando ser problema nele pois comprei outro pra um projeto futuro.

A impressão é que qdo vc liga os dois servos ele bloqueia um deles.

Fiz o esquema acima pois queria colocar um guincho nela e pra isso vou precisar de um canal ...


Fiz algo errado ?


Abços e obrigado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ligação Dual Servo

Mensagempor Abib » 01 Abr 2014, 08:40

Testou com os dois servos desconectados de seus braços?
Pode ser que tenha queimado os servos por movimentos diferentes em cada um, fazendo um forçar mais que o outro..

Se quer resolver o problema, use apenas um servo, mas que seja forte.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Ligação Dual Servo

Mensagempor pantcholino » 01 Abr 2014, 21:03

Abib ...

Fiz sim ..Testei um servo por vez..

Ocorre que um dos lado do cabo Y como falei não reponde ... Eu testei 2 cabos ...

Esse cabo é comunemente usado em REVO ... Para a função dual servo.

O caso de queimar não é pois quando ligo cada um dos servos em um canal eles funcionam direitinho...

Vou gravar um vídeo explicando ....
Sinceramente não sei o que fazer ... Quero liberar essa canal pra um projeto...

Abços

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Ligação Dual Servo

Mensagempor pantcholino » 09 Abr 2014, 14:39

Bom ...

Acho que o esc EVX2 nao permite que dois servos ocupem o mesmo canal por limitação de voltagem !

Esse video mostra minha summit virando um lado menos que o outro, extensao dos braços do servo e o barulho dos servos...
Muito estranho !!!

[youtube]https://youtu.be/tv5BFMJppn0[/youtube]


Ja nesse eu mostro a ligação do cabo e como eu fiz... Errei em algo ?

[youtube]https://youtu.be/Lb9cQmFya88[/youtube]


Abços

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Ligação Dual Servo

Mensagempor pantcholino » 10 Abr 2014, 15:08

Galera ...

Hoje naquele meu ultimo suspiro antes de desistir levei todos os componentes pra casa de um colega e pedi ajuda....

Levei ESC/Servos/baterias tudo fora do carrinho e liguei em cima da mesa pra testar ....
E repeti toda a rotina que já tinha feito diversas vezes !!!

Meu colega simplesmente olhou .... Pensou .... E >>>>>>

Arrancou o cabo Y do ESC e começou a puxar os fios um por um ... E o que aconteceu ????

Um deles soltou-se fácillll... É isso mesmo ....
Ele estava praticamente preso pelo plastico e isso aconteceu em dois cabos originais TRAXXAS ...
Em um dos cabos Y era o fio branco ....e no outro era o fio preto !

Aproveitei a deixa e verifiquei todos ....


Fica a dica pro pessoal

(...)

O engraçado que uma coisa e percebida ... Um lado do cabo não funciona .... Mas qdo é tirado o lado que funciona e vc engata novamente ouve um click como se o servo fosse energizado porem não funfa ..

Isso acontecia pois como o cabo estava preso pelo plastico que cobre ele e somente alguns fios de fato no conector ele energizava porem não dava pra passar corrente

Comecei a ver os cabos pela net e percebi uma coisa. Não sei se isso tem a ver.... porém vou comentar...

Em todos eles são 6 cabos sendo emendados em pares provavelmente e depois vão 3 cabos pro receptor.
O cabo da traxxas os 6 cabos (3 pares) entram juntos no conector que vai no receptor.

Será esse meu problema???

Isso de fato é uma porcaria ...Cabo da traxxas TRA2046 deixa a desejar no quesito qualidade ... A emenda fica mais segura quando feito antes e não estraga a entrada do conetor pois fica grosso 2 fios em 1.


Abços

PROBLEMA RESOLVIDO E SERVOS FUNFANDO ...Uhuuuuuuuuu ... Bora montar a monstrenga e por pra andar com 2 canais livres agora !

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes