Problema - NiMH fritou rx e servo (montagem estava ok)

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Problema - NiMH fritou rx e servo (montagem estava ok)

Mensagempor FW_PRO » 01 Jun 2014, 14:36

Senhores,


Algo muito estranho me ocorreu ontem e gostaria de saber se alguém já passou por isto.

Utilizo em meus modelos pack de NiMH DTXM 6.0V 1600mAh os quais carrego na IMAX B6AC a taxa de 0,8A ou 0,4A, conforme o tempo disponível.

Ontem estava andando com um kyosho Scorpion (glow) e parei para trocar as baterias. Ao montar utilizei um pack novo (iguais aos demais que possuo) que acabara de carregar a taxa de 0,8 A. Polaridades teoricamente corretas (vermelho com vermelho / preto com preto - plug 2 pinos) e ao instalar cheiro de queimado e rx sem passar comando, porém com a luz acesa (rx Spektrum DX3C).
Removi rapidamente e verifiquei que a capa do fio na saida da conexão com a pilha (que vai ao botão on/off) derreteu. Troquei o botão e chamei mais dois hobbistas de "testemunha".

Conexão feita novamente e vimos meu servo da direção (DS1903) simplesmente fritar!

Pergunta, alguém já passou por isso? De alguma maneira, podemos ter tido voltagem superior a 6V em meu pack? Algo sobre polaridade invertida no pack?

Saldo rx e servo queimados, porém, realmente gostaria de entender o que ocorreu.

Obrigado

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Re: Problema - NiMH fritou rx e servo (montagem estava ok)

Mensagempor Abib » 02 Jun 2014, 09:04

Minha suspeita; O servo deve ter fechado curto e veio torrando tudo pelo caminho, inclusive as trilhas do receptor e o fio da bateria..


Edit: correção de texto.
Editado pela última vez por Abib em 03 Jun 2014, 09:04, em um total de 1 vez.




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Re: Problema - NiMH fritou rx e servo (montagem estava ok)

Mensagempor FW_PRO » 02 Jun 2014, 22:01

Abib, o que pensas que pode ter levado ao curto do servo? Apenas conhecidencia a troca de pack?

Sds

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Re: Problema - NiMH fritou rx e servo (montagem estava ok)

Mensagempor Abib » 03 Jun 2014, 09:09

Pode ter havido uma sucessão de ocorrencias..

Exemplo: O servo foi forçado ao extremo, esquentou, dilatou e quando esfriou, um polo acabou ficando próximo do outro e quando uma bateria com tensão maior foi ligada, um pequeno aquecimento aconteceu e acabou por fechar o curto entre os dois polos, que saiu torrando tudo..

Mas são hipóteses.. Chegou a medir a tensão da bateria que causou tudo isso?




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