FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Joseph » 05 Nov 2014, 22:52

Olá gente, recentemente tive um problema de sinal com meu automodelo e estou tentando resolvê-lo neste tópico:
viewtopic.php?f=15&t=57237

Entretanto, me veio a mente uma outra forma de remediar o problema antes de partir p/ métodos mais drásticos (como trocar de radio e receptor)

Agora a questão que justifica a criação de outro tópico:

Meu rádio é equipado com a função FAILSAFE. (ela é ativada quando desligo o rádio, freando o automodelo quando tomada esta ação).
Porém esta questão é um tanto quanto sem lógica p/ mim. Se o FAILSAFE é principalmente usado quando ocorre a perda de sinal, de que forma o sinal (pare demonho!!!) chegará ao carrinho? :blink: ... bruxaria??? :twisted:

Em paralelo a esta problemática central (eita falei bonito kkkk) outras dúvidas me surgiram:
# O FAILSAFE demora p/ ativar em condições reais de perda de sinal ? Pergunto isto, pois imediatamente após sentir a falta de controle desligo o rádio p/ ativar a função FAILSAFE. Mas o desespero toma conta de mim e novamente ativo ele tentando retomar o controle. Oque é o correto? Ativar e rezar ? Ou ficar ativando e desativando?
# Afinal, existe algum FAILSAFE que não depende do meu comando no rádio? Simplesmente freia o automodelo imediatamente após a suposta perda de controle? Se sim como ocorre a mágica? :lol: Como é diagnosticado: "opa, tô sem controle, hora de parar antes que meu dono se ferre"

Agradeço imensamente os que puderem me responder.




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Abib » 06 Nov 2014, 06:52

Você precisa entender antes como funciona pelo menos os comandos de um servo.

O rádio envia pulsos para o receptor: pulsos curtos dizem que o servo deve estar todo para trás e pulsos longos, todo para frente..

No momento que o Failsafe percebe que a sequencia não está mais coerente - que os pulsos estão fora do tamanho correto ou que há muito ruído junto com os pulsos - ele decide entrar em ação, posicionando os servos conforme o programado.

Entendendo isso, você percebe que: Sim, o failsafe funciona imediatamente no momento que o sinal recebido se torna errático;
e que Não, o Failsafe não tem nenhuma influencia se você desligar ou não o rádio.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Joseph » 06 Nov 2014, 10:48

Como posso simular uma perda de sinal (mas com segurança) p/ ver se meu FAILSAFE está funcionando? Na loja que comprei me falaram que pra ativar o failsafe eu deveria desligar o radio... :blink:

Tudo mudou para mim com esta sua afirmação. 8O Então realmente o failsafe é automático no caso de perda de sinal? Não depende de eu desligar o rádio!? o.O

Se sim então por quais motivos o meu rc não parou, mesmo estando funcionando com pilhas novas (recém tiradas da embalagem), e possuir o sistema de failsafe?




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Abib » 06 Nov 2014, 11:44

Se desligar seu rádio, o receptor não vai mais receber os pulsos e vai acionar o Failsafe.. mas não significa que para aciona-lo você precisa desligar o rádio..

Como você ajustou seu Failsafe?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Joseph » 06 Nov 2014, 13:56

Abib escreveu:Como você ajustou seu Failsafe?


Não mexi em nada. Apenas adquiri o automodelo e o vendedor me demonstrou que ao desligar o radio o failsafe empurrava o servo p/ posição freio. Como é meu primeiro automodelo, sou totalmente leigo no assunto, confiei no que meus olhos viam.

Andei apenas 6 vezes com o carrinho, e pra ser sincero, ainda nem tinha aberto o compartimento do receptor. (até o ocorrido)

Passado o susto, fiz testes com o motor desligado. A luz do receptor permanece acesa o tempo todo. Mas no momento que desligo o radio, a luz fica piscando e o failsafe aciona o freio.

Queria encontrar uma maneira de simular uma perda de sinal e não precisar desligar o radio, p/ ver se o freio será automaticamente acionado.

Uma informação que talvez seja relevante, é que ao perder o sinal, meu automodelo percorreu uns 100 metros e só então parou. Quando peguei ele na mão, novamente a aceleração subiu descontroladamente e só consegui segurá-lo, pois "matei" na pipa.




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Abib » 06 Nov 2014, 14:02

Desligar o rádio é a unica forma simples de você causar uma perda de sinal no receptor.

Ele percorreu estes 100 sem nenhum controle? seja direção ou freio?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Joseph » 06 Nov 2014, 15:27

Pelo menos nos primeiros 40 metros o freio não respondeu. Dai nos outros 60 eu não sei dizer, pois já comecei a correr (eu mesmo :lol: ) atrás do dito, visto que ele acabou por parar exatamente no meio de uma rua asfaltada e movimentada.
Editado pela última vez por Joseph em 08 Dez 2014, 16:09, em um total de 1 vez.




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor Joseph » 08 Dez 2014, 16:01

Olá galera, vim aqui pra dar um feedback pois com a ajuda de um amigo (Diego), conseguimos descobrir que o problema não era rádio ruim , nem receptor em pane, nem failsafe mal configurado ou nada relacionado a pilhas. O problema realmente era de fábrica. Provavelmente no momento da instalação do servo, aquele que o fez, puxou com tamanha violência, que arrancou os fios da placa. Entretanto, a solda continuava levemente encostando na placa (funcionando, mas com péssimo contato).

É triste saber que o pouco que ainda depende do ser humano, ainda é por vezes mal feito. :(

Demorei tanto para encontrar o problema, pois além da completa inexperiência no automodelismo, infelizmente, todas as vezes que o problema ocorreu o carro estava com o motor ligado e disparava perigosamente. Entretanto, ontem foi diferente. Antes de ligá-lo o servo ficou "louco". Fato que possibilitou rapidamente o diagnóstico.

Quero por fim aqui deixar uma informação aparentemente besta mas que é na verdade importantíssima aos iniciantes no hobby: observe o comportamento do seu servo mesmo se seu automodelo é novo. Coloque ele suspenso, de forma que as rodas não toquem no chão. Ligue radio e receptor com pilhas novas (não ligue o motor). O servo deve se comportar de maneira rígida, e sem oscilação alguma. Logo que comprei meu automodelo observei esta anormalidade (meu servo parece que tremia um pouquinho). Mas pensei... "deve ser normal, meu carrinho é novo!" e pra f0der de vez ainda li algo dizendo que o servo deveria ser "amaciado" então continuei perigosamente aceitando aquela situação. Não faça isso jamais, pois você poderá se ferir ou mesmo ferir alguem, alem de consequentemente destruir seu carrinho
Editado pela última vez por Joseph em 08 Dez 2014, 16:07, em um total de 1 vez.




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: FAILSAFE - Delay até recebimento da ordem ?

Mensagempor seithan » 08 Dez 2014, 23:55

Joseph escreveu:
Abib escreveu:Como você ajustou seu Failsafe?


Não mexi em nada. Apenas adquiri o automodelo e o vendedor me demonstrou que ao desligar o radio o failsafe empurrava o servo p/ posição freio. Como é meu primeiro automodelo, sou totalmente leigo no assunto, confiei no que meus olhos viam.

Andei apenas 6 vezes com o carrinho, e pra ser sincero, ainda nem tinha aberto o compartimento do receptor. (até o ocorrido)

Passado o susto, fiz testes com o motor desligado. A luz do receptor permanece acesa o tempo todo. Mas no momento que desligo o radio, a luz fica piscando e o failsafe aciona o freio.

Queria encontrar uma maneira de simular uma perda de sinal e não precisar desligar o radio, p/ ver se o freio será automaticamente acionado.

Uma informação que talvez seja relevante, é que ao perder o sinal, meu automodelo percorreu uns 100 metros e só então parou. Quando peguei ele na mão, novamente a aceleração subiu descontroladamente e só consegui segurá-lo, pois "matei" na pipa.


liga o micro-ondas perto que perde o sinal...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes