Servo Aceleração x Direção

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 15 Nov 2014, 11:10

Bom dia pessoal!

Estou abrindo esse tópico, pois não encontrei qualquer informação no fórum a respeito do assunto em questão.

Sempre tive dúvidas em relação aos Servos Throttle/Steering para os vários tipos de RC ON/OFF, 1/10 a 1/5. Alguns anos atrás adquiri meu primeiro RC OFF Road 1/8, Monster Truck para brincar, devido a facilidade de local para isso. Como se tratava de um RTR, as peças originais para os servos, não aguentam muito tempo de brincadeira e após 6 tanques brincando com o carrinho, aconteceu o In(esperado), o servo de aceleração queimou.

Na época como começava no Hobby e tinha pressa em trocá-lo, adquiri um FUTABA 9452 recomendado pelo lojista, no qual paguei caro, mais que pelo menos aguentou e aguenta a brincadeira até hoje. Sendo assim hoje rodo na minha HPI SAVAGE XL com um servo original SF 50 (HPI) para Throttle e o FUTABA S9452 (Steering).

Recentemente (40 dias) adquiri um OFNA X3 GT RTR, apenas amaciado e nunca rodado, no qual após testar o rádio Hong Nor e servos, veio a queimar uma das peças, e advinha qual delas? Throttle........

Diante dessa situação fui novamente na loja que já havia adquirido um servo para comprar outro e colocar no RC a fim de que eu pudesse vir a rodar com o mesmo; porém, ao questionar o preço da peça, fiquei logo desinteressado pelo alto valor (FUTABA S3305), cerca de R$290,00. Apesar de encontrar essa peça a um preço mais em conta, resolvi por conta própria trazer meu material de fora, mais aí surgiu o grande o problema?

Qual servo comprar para aceleração/freio do RC?

Quando falamos de Direção, o problema esta resolvido, pois qualquer site você encontra as informações disponíveis. No entanto, quando falamos de Aceleração/Freio, surge Shakspeare na minha vida "Eis a questão....."

Vi que muitos colegas forumistas conhecedores do assunto, fizeram tabelas no excel para facilitar a vida do usuário no que tange ao tipo de RC x servo ideal, apesar de indisponível o material; estudo sobre servo digital x analógico e coreless x brush; banco de dados dos mais variados servos, que torna a pesquisa mais excelente e permite buscarmos a peça dentro da necessidade de cada Hobista e etc.

O que gostaria de sugerir, é que algum colega profundo entendedor do assunto, pensasse na possibilidade de tornar esse estudo um pouco mais prático para a vida do Hobista, segundo o exemplo que citarei abaixo:

Carro: OFF-ROAD ON-ROAD
Tipo: Buggy Truggy Monster GT .........
Escala: 1/5 1/7 1/8 1/10 1/16
Tipo: RTR KIT
Motor: .12 .18 .21 .28 .xx
Atividade: Campeonato Brincadeira ............
Tipo de pista:
Tipo de pneu:
etc....
Peso RC:

OBS: a escolha ideal do servo para o RC, vai depender das informações prestadas pelo usuário, onde, se o carro for um OFF, 1/8, Truggy, Competição, etc....Servo ideal para Throttle : torque - 9 a 10 kgf ; Speed - 0.11 a 0.07 ; Servo ideal para Steering : torque - 15 a 20 kgf ; Speed - 0.15 a 0.09. Isso independe das marcas

Coloquei na verdade várias informações, e que na verdade, apenas para servo, seriam desnecessárias; a não ser que, o desenvolvedor Hobista fizesse um arquivo completo para auxiliar o usuário na escolha de demais peças.

Entendam a minha dificuldade, pois, ao queimar meu servo, me vi na situação de ter que comprar outro material e daí segui o seguinte princípio: Carro OFF 4 a 5 quilos e ON 3 a 4 quilos. Servo para aceleração/Freio de 2 a 3 vezes o peso do carro. Servos comprados:

1 - TrackStar TS-900 Digital
Specs:
Weight: 66g
Size: 39mmx19mmx38.5mm
Torque: 15.8kg.cm (6.0V) - 18.6kg.cm (7.4V)
Speed: 0.11sec/60deg (6.0V) - 0.09 sec/60deg (7.4V)
Voltage: 6.0~7.4V
Motor: Japan Brushless
Type: Digital
Gear Train: Titanium
Ball Bearing: N2 Ball Bearing
Lead Length: 300mm
Plug: JR/Futaba


2 - Turnigy TGY-T168HV High Speed High Torque
Specs:
Weight: 72g
Size: 40mmx20mmx37mm
Torque: 15.3kg.cm (6.0V)~16.8kg.cm (7.4V)
Speed: 0.09sec/60deg (6.0V)~0.08sec/60deg (7.4V)
Voltage: 6.0~7.4V
Motor: Coreless
Type: Digital
Gear Train: Titanium
Ball Bearing: N2 Ball Bearing
Lead Length: 285mm
Plug: JR/Futaba

Tenho a absoluta certeza que foi um PRECIOSISMO demasiado na minha escolha, quando se trata de torque/speed, porém, quanto a tipo de material (qualidade), já não poderia dizer o mesmo. Achei que valeria apenas testar.

A escolha do Digital, foi apenas para que eu pudesse utilizar todos os recursos do meu rádio FUTABA.

Dessa forma pergunto novamente:

Qual a forma mais acertada de escolher um servo ideal Throttle para os diversos RC e suas finalidades?

Gde abraço a todos e espero a chegada do material para testar nos meus RC.

Att,


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor seithan » 15 Nov 2014, 22:58

em 26 anos de hoby, nunca queimei um servo sequer. as principais causas são mal configuração do EPA, uso excessivo do ABS , ou voltagem incorreta.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 16 Nov 2014, 22:36

Olá caro Seithan,
que bom que nesse tempo nunca tenha queimado um servo sequer, pois apesar de eu não ter esse tempo todo de Hobby, e, ter começado no aeromodelismo, minha paixão, resolvi abraçar o Automodelismo também.

Infelizmente, meus anos de Hobby, 5 ao todo, não me dei a oportunidade de conhecer certas nuances de configurações do rádio, carro, etc, e, apesar da dica que me deu, não creio que nenhuma delas tenha sido o caso e vou explicar o porquê?

1 - Meu Off-road quando comecei a rodar, apesar de ter um controle novinho em folha e que nunca sequer foi utilizado em pista (4PKS-R), a não ser para testar suas funcionalidades, sempre utilizei o rádio padrão da HPI que veio junto com o meu RTR;
1.1 - EPA é para direção correto (não sei dizer)? o que queimou foi de aceleração/freio HPI SF 10;
1.2 - Botei um FUTABA S9451, trocando o original HPI SF 50 no lugar para Direção; sendo assim, o servo da HPI esta sendo utilizado para Aceleração/Freio;
1.3 - Não creio que o controle original possua essas configurações avançadas para ABS;
1.4 - Se fosse voltagem incorreta, pois a bateria é padrão da HPI vindo junto com o pacote, teria queimado o servo de direção também (HPI SF 50);

Conclusão para o meu Off-road: servo SF 10, não aguenta a pressão de frenagem do carrinho e que pode ter ocasionado a queima natural.

2 - Meu On-road, não tive a oportunidade de colocá-lo na pista ainda;
2.1 - Tive de adquirir uma bateria padrão, NIMH 1700Mha, OFNA, para poder testar as funcionalidades (servos) do carrinho;
2.2 - Quando do teste, pode ter havido uma CACA minha, pois troquei o receptor para o da FUTABA R614FS, e quando liguei, testei-o com o meu controle 4PKS-R. Existe uma tal de config C1 e C2 no RX, creio que um é Digital e outro Analógico, e a config estava para digital, o que quase que certeza, veio a queimar o pobre servinho da Hong Nor.

Conclusão: problema de CO, sigla para Cagada de Operador, e que, mesmo assim, creio que se tivesse rodado como o meu Off-Road, uns 3 a 4 tanquinhos, logo viria a queimar.

Quando comprei os servos Digital, pensei justamente na possibilidade de se utilizar os recursos disponíveis no controle, por isso a minha compra. Se comprei errado ou não, sabe-se lá, pois não sou a pessoa mais indicada e nem sequer chego perto de ser o tal conhecedor para dizer a respeito do assunto.

Por isso, acho importante que todas as informações que tem sido divulgadas e que se tornaram tópicos FIXO no fórum, pensem a respeito de mais um, que possibilite aos amantes do Hobby, sejam eles iniciantes ou não, com informações privilegiadas e que venham a economizar na hora da escolha e o tempo perdido (tempo e dinheiro).

De qualquer forma agradeço a contribuição e quem sabe não vejamos um retorno para um resultado mais abrangente possível aos colegas do Hobby.

Bom início de semana a todos!


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor seithan » 16 Nov 2014, 22:53

EPa - End Point Ajust

Se não configurar certo, o servo vai forçar o curso alem do ponto, tanto para acelerar , quanto para freiar. no canal da direção idem.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 16 Nov 2014, 23:03

seithan escreveu:EPa - End Point Ajust

Se não configurar certo, o servo vai forçar o curso alem do ponto, tanto para acelerar , quanto para freiar. no canal da direção idem.



Ok! Agora aprendi para que serve o tal de EPA......falta apenas aprender a configurar o rádio no meu On-Road e iniciar a brincadeira. Depois dos servos chegarem é claro.


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 19 Nov 2014, 14:30

Então senhores forumeiros, alguém poderia explanar essa dúvida a respeito do torque/speed necessários para que um servo funcione 100% nos RC autos?

Como funciona essa analogia torque, speed x Peso, por assim dizer?

Grato!


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Abib » 19 Nov 2014, 14:42

Não entendi sua dúvida..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 20 Nov 2014, 00:14

Resumindo.......

Na hora de comprar um servo para um RC, como deve ser feito a escolha para o modelo, independente de marca dos servos. Quais princípios devo seguir na escolha de um servo? o que devo levar em consideração na hora da escolha do servo? etc, etc, etc.....

Ex: RC Auto 1/8 OFF-ROAD MONSTER TRUCK, 5 KG.
Servo para Steering : > 9,5 Kgf 0.18 < Speed > 0.11
Servo para Throttle: > 15 Kgf 0.12 < Speed > 0.09

Quando falo na relação (torque, Speed) x PESO (veículo), entendo que, para que o automodelo possa aguentar a pressão no servo, o ideal seja um servo nas características acima indicadas.

Se vou para uma outra configuração com características próximas da seguinte forma:
Ex: RC Auto 1/8 ON-ROAD GT, 3,5 KG.
Servo para Steering : > 7,0 Kgf 0.12 < Speed > 0.07
Servo para Throttle: > 12 Kgf 0.09 < Speed > 0.05

Claro, devo levar em consideração que tipo de RX estou utilizando, e, dessa forma, a escolha CORRETA seria um DIGITAL ou ANALÓGICO.

Tomara que meu resumo permita trazer compreensão do assunto.

Grato mais uma vez!


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Abib » 20 Nov 2014, 07:07

Na verdade é o servo quem precisa aguentar a reação gerada pelo automodelo.

1.Direção:
1.1 Torque: Se usar um servo fraco, o que vai acontecer é que o automodelo durante uma curva poderá perder sua trajetória pois a força de reação dos pneus aplicadas ao link de direção excedem a força que o servo pode fornecer ao sistema, lembrando que quanto menor o raio da curva e maior a velocidade, maior a reação do carro sobre o servo.
1.2 Velocidade: Se usar um servo lento, dependendo do traçado que estiver fazendo - uma chicane, por exemplo - pode haver a necessidade de reduzir drasticamente a velocidade para dar tempo de alternar um lado da direção até o outro.

2. Throttle/Freio
2.1: Torque: O problema não é o acelerador, e sim a frenagem que, se usar um servo fraco, pode não conseguir obter a frenagem na distância desejada, lembrando que assim como nos carros 1:1, não é recomendável travar os pneus durante a frenagem
2.2: Velocidade: Se usar um servo lento, alternar entre o motor acelerado e frenagem plena pode demorar mais do que o esperado, causando ou uma frenagem tardia e perda de trajetória, ou a necessidade de se frear antecipadamente para conseguir manter a trajetória.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 20 Nov 2014, 09:56

Bom dia Abib!

Na verdade não consegui obter êxito na minha solicitação, apesar de, eu ter gostado muito da sua explanação.

Algumas dessas verdades eu já tinha conhecimento e o que queria mesmo era entender qual tipo de servo devo adquirir para poder colocar no meu Auto.

No meu primeiro Post disse que queimei 2 servos, ambos ligados diretamente ao Throttle, e sim, o problema de desgaste maior esta na frenagem que exige um esforço sobrenatural da máquina. Nesse sentido que gostaria de entender qual a melhor escolha do servo independente de custo benefício, marca, etc.....

Sendo assim, indo direto ao assunto, se quero ter performance no meu RC MONSTER e utilizar todos os recursos disponíveis no meu RX, logo de cara irei de servo DIGITAL, mais quantos quilos de força seriam o ideal para isso, seja para o Throttle e Steering?

Entendo que essa matemática tenha de levar em consideração também, o peso da máquina, do contrário estarei suscetível a queimar outro servo por não aguentar a força de frenagem ou direção.

Será que dessa vez consegui obter êxito na minha pergunta?


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Abib » 20 Nov 2014, 11:09

Não há resposta exata para sua pergunta, pois não é sabido qual é a forma de condução tampouco a distancia de frenagem que necessita.

Você poderia pegar um de alto torque, acima de 15Kg, não sei.. depende do seu uso.. e ajustar o EPA de forma correta.

PS: Usar servo digital num rádio que só possui transmite no frequencia analógica não fará praticamente nenhuma diferença.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 20 Nov 2014, 12:08

Abib escreveu:Não há resposta exata para sua pergunta, pois não é sabido qual é a forma de condução tampouco a distancia de frenagem que necessita.

Você poderia pegar um de alto torque, acima de 15Kg, não sei.. depende do seu uso.. e ajustar o EPA de forma correta.

PS: Usar servo digital num rádio que só possui transmite no frequencia analógica não fará praticamente nenhuma diferença.



Não entendi......?
Usar um rádio que transmite frequência analógica?
Receptor FUTABA R614FS e TX FUTABA 4PKS-R......

Mais de qualquer forma valeu pelas explanações. Sei que existem diversas variáveis e nesse sentido que fiz o pedido para alguém que pudesse dispô-las a fim de que outros pudessem tomar por base na hora de definir sua compra para o tipo de servo adequado para as finalidades pretendidas.

Grato!


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Abib » 20 Nov 2014, 13:06

Freqüência para servos analógicos: 50hz.

Freqüência para servos digitais: 300Hz.

Ligar um servo digital num sistema de transmissão de 50Hz fará o servo ter uma taxa de atualização de 50Hz, assim como qualquer outro servo analógico.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 468
Registrado em: 01 Fev 2013, 21:00
Localização: COTIA

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor murgel2010 » 20 Nov 2014, 13:36

amigo vc pode comprar o servo mais caro com 100kg e a velocidade mais rapida existente no mundo do rc, se nao configurar corretamente o epa vc vai continuar a queimar seus servos tanto de aceleraçao/freio como o servo de direçao.




 Duratrax raze, Lamborghini      GO B 21, st.18      Futaba Magnum Sport      mk 20% 12% EXTRA      hummer

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 21 Nov 2014, 00:31

Abib escreveu:Freqüência para servos analógicos: 50hz.

Freqüência para servos digitais: 300Hz.

Ligar um servo digital num sistema de transmissão de 50Hz fará o servo ter uma taxa de atualização de 50Hz, assim como qualquer outro servo analógico.


Ok, mais isso ocorrerá se eu continuar a usar o velho TX original dos RC Auto, correto, não no caso de eu utilizá-los no meu TX 4PKS-R, correto?


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Próximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes