Servo Digital em Radio Não Digital

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 23 Ago 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Walter_Mundstock » 28 Mai 2007, 12:09

Olá pessoal.
Eu tenho um rádio Futaba 3PM e estou com um problema. Eu comprei 2 servos digitais da Tower Pro pois precisava de servos mais fortes para o auto 1/8.
No receptor padrão (R133F) do meu 3PM não estáva mexendo o servo no canal da direção. Teoricamente os servos digitais deveriam funcionar, apesar de o receptor não ser digital. Tudo bem, ele não iria operar no modo digital, mas deveria funcionar.

Pois bem, consegui emprestado um outro receptor R123F que funcionou perfeitamente os dois canais. Note que este receptor também não é digital.

Andei um final de semana na boa... não tive nenhum problema...
No final de semana seguinte, fui tentar andar e o servo do acelerador apresentou um comportamento esquisito.
Quando eu acelerava, vamos dizer, 50% do curso do servo e mantinha acelerado naquela posição, o servo ficava se mexendo para um lado e para o outro. Digamos que ele estava girando uns 20 graus pra cada lado.
Ele continua girando alucinadamente e aleatoriamente até que eu solte o acelerador.
É como se tivesse um eco no sinal... muito estranho....
Troquei o servo para um outro servo mais simples e resolveu o problema...

Inconformado, cheguei em casa, desmontei o receptor e percebi que ele estava bastante sujo. Tinha muita sujeira em toda a placa de circuito. Escovei com uma escovinha, limpando cada canto do receptor.
Depois limpei tanto os contatos quanto a placa de circuito com aquele produto "limpa contatos". Limpei inclusive o contato do servo em si.

Montei tudo, e aparentemente está tudo funcionando.

Tenho 2 dúvidas...
1. Qual é a explicação para este fenômeno ? Isto faz sentido para algum de vocês ?

2. Será que a carga da bateria pode ter influenciado nisso ? A bateria estava 100% carregada, e conforme eu fiu testando e tal, ela foi gastando. Tipo, será que por estar "carregada demais" o servo estava se perdendo ?

Alguma outra idéia de o que pode ter acontecido ?

Obrigado,.
Walter


Walter (Zero)

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor bugnet » 28 Mai 2007, 12:40

bateria muito gasta, com failsafe, ele ativa !
mas realmente esse negocio de servo digital x receptor comum e vice-versa não manjo nada !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 23 Ago 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Walter_Mundstock » 28 Mai 2007, 12:46

Não tenho fail safe e a bateria não estava muito gasta, mas sim muito carregada :D acho que essa hipotese não tem nada haver... mas mencionei para dar o maximo de informações... vai que alguem ja viu isso... :D valeu.


Walter (Zero)

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 296
Registrado em: 04 Fev 2005, 21:00
Localização: Na cozinha

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Momotarosam » 28 Mai 2007, 14:37

Amigo eu ando de on-road, e presenciei coisas estranhas em carros de amigos que utilizavam servos hobbico e tower e até hitec, os carros as vezes perdiam controle como se acontecessem interfências.
Após trocarem o servos por outros da marca Futaba, KO, Sanwa, ou Jr os problemas não mais surgiram.


Tudo zerooo, ....................... menas radinho

 Usado      Refurbished      Continua com glitch      Da Lata      Cor de rosa      Secos      ALA - Limeira

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Christian » 28 Mai 2007, 15:13

Bateria muito carregada não deve interferir (a não ser que o servo seja de 4.8volts), mas talvez a sujeira no receptor pode ter causado algum mau-contato no servo, e pode ser que este servo seja mais sensível à interefrências.

Mas infelizmente não existe "bom e barato", em geral os servos de marcas mais baratas (Tower Pro, Hobbico, Hitec, etc) tendem a dar mais problema do que servos de marcas mais caras.




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 810
Registrado em: 12 Ago 2006, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor cariocap » 28 Mai 2007, 15:25

hmm, Hitec barato ?

acho que não são baratos e estão na mesma faixa do futaba e os considero muito bons como servos.

Tenho um conhecido que tem um Futaba 3PM 2.4Ghz e em dois carrinhos com o servo TowerPro MG 995 e deram problema de interferencia. Bastou ele trocar por de outra marca (não sei qual) e tudo voltou a funcionar.

Abraços,
Cariocap


Traxxas Revo 3.3 / Traxxas Rustler XL-5 Electric
Ofna Ultra MBX Comp / Ofna-Hobao Hyper 8 Pro

 Revo 3.3/Ofna MBX/Hyper 8 Pro      TRX 3.3/Ofna .26/STS 21T MKII      Traxxas TQ3 / DX 3.0      Traxxas 20%      Traxxas / Ofna      Proline Maxx Bow Tie      RB Racing - Via Parque - RJ

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 23 Ago 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Walter_Mundstock » 28 Mai 2007, 16:02

Hum... isso não é bom... eu não queria comprar servos futaba... é caro demais...
além do que, eu testei o meu receptor com servo futaba 9250 (se não me engano) e meu receptor não empurra... ou seja, ia ter que comprar outro receptor tb.

VAleu pelas dicas aih galera... se mais alguem tiver uma experiencia semelhante, por favor reporte :D

Alguem saberia me informar um servo futaba, de 7kg ou mais que seja 100% compativel com meu receptor R133F ?

Valeu.
Walter


Walter (Zero)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 593
Registrado em: 21 Jun 2005, 23:00
Localização: Sp

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor paulo2fast » 28 Mai 2007, 18:42

Usa um futaba S-3305 é de 9,5kg vai dar certinho...

abraços

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:00
Localização: São Paulo

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Nando_br » 28 Mai 2007, 19:49

Fala ai Walter....
Eu tive o mesmo problema com servo hi-torque da tower nao funcionou nem ferrando com radio e receptor spektrum, troquei por um futaba, nao tive mais problemas, acho que o ideal pra vc seria S-3305.
Abraços...
Editado pela última vez por Nando_br em 28 Mai 2007, 19:50, em um total de 1 vez.


T + Team - Kyosho
Seja por um kilometro ou um centimetro winner is winner

 V1 RRR Evo WC TE      353      Spektrum DX-2      Traxxas 20%      DNA 3      Kawahara/GRP      AARC do ABC

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 23 Ago 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Walter_Mundstock » 28 Mai 2007, 19:50

Quanto custa um servo desses ?


Walter (Zero)

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:00
Localização: São Paulo

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Nando_br » 28 Mai 2007, 19:51

Por volta de uns 160,00 reais...


T + Team - Kyosho
Seja por um kilometro ou um centimetro winner is winner

 V1 RRR Evo WC TE      353      Spektrum DX-2      Traxxas 20%      DNA 3      Kawahara/GRP      AARC do ABC

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 23 Ago 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Walter_Mundstock » 28 Mai 2007, 19:54

Mas qual é a explicação disso ?
Tem que haver uma razão para o servo ter este comportamento.


Walter (Zero)

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:00
Localização: São Paulo

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Nando_br » 28 Mai 2007, 20:24

Pelo testes que fiz neste servo é a amperagem de trabalho deste servo é muito alta e o receptor não guenta tal amperagem... se vc colocar pilhas novas funciona por um tempo e depois para....

Segue um link com o S-3305 valor de 180,00 reias...

http://www.centerhobby.com.br/produtos. ... duto=62196


Abraços...


T + Team - Kyosho
Seja por um kilometro ou um centimetro winner is winner

 V1 RRR Evo WC TE      353      Spektrum DX-2      Traxxas 20%      DNA 3      Kawahara/GRP      AARC do ABC

Avatar do usuário
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Mai 2007, 23:00

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor AdrianoCarvalho » 29 Mai 2007, 17:23

Walter_Mundstock

Seja qual for a sua opção, fuja dos TowerPro, o amigo que o cariocap citou sou eu....quase abandonei o hobbie por isso, pois onde moro não há lojas, então dependo de internet e sedex....rsrsr, sorte a minha que o vendedor aceitou os TowerPro de volta e me mandou 2 futaba.....acabou os problemas!!!!


Kyosho FW05RR .15 Toyota Supra
Futaba 3PM Fasst 2.4Ghz
Traxxas 20%
Golw Plug O.S A8
Alpha RC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Servo Digital em Radio Não Digital

Mensagempor Christian » 29 Mai 2007, 18:58

Walter, se o seu receptor não "empurra" um servo da Futaba, tem alguma coisa errada! O receptor deveria funcionar com qualquer servo (a não ser os Airtronics mais antigos, que tinham pinagem diferente).

E qto aos servos Hitec, eles sempre foram mais baratos e de qualidade um pouco inferior aos Futaba, KO e Aitronics, mas existe uma linha nova (aqueles com engrenagens de titânio) que parece ser melhor (e mais cara), mas eu pessoalmente nunca testei. Mas tenho alguns servos da Hitec, eles têm um custo/benefício bem interessante e funcionam bem, mas tb já peguei um servo novo que veio com defeito de fábrica (coisa que nunca vi acontecer com Futaba e Airtronics, por ex.).




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Próximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes