Balencaedor de baterias

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Balencaedor de baterias

Mensagempor TIAGO » 13 Jul 2007, 13:23

Olá pessoal, bom, tô vendo que vou precisar comprar um carregador inteligente, mas aí me deparei com uma infinidade de modelos e marcas. Daí tinha os com função de balanceador e não. Pelo que posso imaginar, ele faz com que as células tenham uma mesma carga em amperagem, ou voltagem, não sei, coisa que nos carregadores tipo fonte não é possivel, já que mesmo tendo uma hora para desligar, ele pode passar ou ficar abaixo do correte, certo? Então posso concluir que com as celulas balanceadas, o pack teria mais rendimento, já que todos teriam o mesmo valor e assim não sobre carregaria a outra celula para manter a outra com valor incorreto, estou certo sobre isso? Acho então que ele é util em celulas de NICD e NIMH, mas e as de Li-po, tem necessidade? Tipo, um pack de 7,4v é uma unica celula ou várias, pois estou pensando em colocar no meu receptor, já que as de li-po tem uma duração maior se comparada a outros tipo de bateria né???

Valeu!

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor Christian » 13 Jul 2007, 14:31

Que tipo de bateria vc pretende carregar? Pack de receptor de nitro, pack de carro elétrico, pack LiPo?

"Balanceador" é usado em packs LiPo em que se tem mais de 1 célula em paralelo, por ex. um pack LiPo de 7,4V tem em geral 2 células de 3,7V.

Já pra packs de elétrico se usa equalizadores, e em geral são equipamentos separados do carregador. A função é parecida, mas o equipamento em si é outro!




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor TIAGO » 13 Jul 2007, 14:58

Bom Christian, é um pack para nitro, mas vou colocar um pack de lipo acho que vale mais a pena do que os packs de NIMH. Me diga uma coisa, vamos dizer que eu tenha um pack de mesma amperagem, isso em li-po e NIMH, o de li-po durará mais ou é a mesma coisa? Agora, se não tiver um balanceador, as celular ficarão com valores diferentes né... e o que pode ocasionar isso?
Valeu!

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 85
Registrado em: 17 Abr 2007, 23:00
Localização: Brasília-DF

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor lenildo » 13 Jul 2007, 21:53

Em tese LIPO e NiMH durarão o mesmo tempo, claro que dependendo de várias fatores a lipo pode mater uma tensão mais alta por mais tempo, daí podemos dizer que lipo é mais eficiente. A maior diferença é no peso, lipo é bem mais leve.

Se as células de LIPO ficam desbalanceadas vai alterar o rendimento do pack, mas a função principal do balanceamento é segurança, células de LIPO quando passam de uma deteminda voltagem podem inchar e até explodir.


TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor denis.roschel » 14 Jul 2007, 09:53

Eu uso lipo no pack a mais de 1 ano...

Carregando com carga lenta, não é necessário balancear...
O pessoal de aero-elétrico costuma SEMPRE balancear por que geralmente carregam com 1C, ou seja, carregam com uma corrente igual a capacidade da bateria, e o consumo é bem alto. Aí nestes casos á altamente recomendável balancear

Mesma coisa para baterias NIMH que o pessoal usa em EP. Como o consumo do motor é muito alto, também é bom balancear....Agora vc já viu alguém de GP balancear packs? Ou ainda, alguém balancear packs de rádio???

E quanto a autonomia, bateria de Li-Ion e Li-Po dão pau fácil, fácil nas NIMH e NICD!!! Eu uso um pack de 750mAh e tenho autonomia de 3 horas de run-time!!! Carrego meu pack a cada 15 dias!!!!! hê hê hê




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 85
Registrado em: 17 Abr 2007, 23:00
Localização: Brasília-DF

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor lenildo » 14 Jul 2007, 21:34

Carga lenta ou não, o desbalancemento pode acontecer do mesmo jeito, na verdade a questão do desbalanceamento depende muito da qualidade das células, pois sempre vai haver uma diferença entre elas, daí ao carregar uma célula absorve mais que a outra e pode desbalancear.

A questão de LIPO dar pau fácil fácil depende da marca, tenho pack que uso em aviões fazem 2 anos, sempre com altas descargas e estão ótimos.

Volto a repetir, em qualquer teste pático é possível observar que baterias de lipo podem mater uma tensão mais alta durante a descarga, quando comparadas às baterias de NIMH e NICD de mesma capacidade.

Balanceamento de pack de NIMH e NICD eu nunca fiz, voei por anos com pack de NIMH e NICD e nunca balencei.


TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)

 
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Jul 2007, 23:00
Localização: Valinhos-SP

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor Fabiobp » 15 Jul 2007, 03:09

Eu também nunca balanceei pack de Nicd e Nimh não só porque pensava que não precisava, mas também porque não tinha conector de balanceamento.
Mas como a ultilização era somente para Tx e Rx de aeromodelo glow, nunca deu problema. :)
Por isso eu queria saber porque em pack de carro elétrico de 6 células (7,2V) ou mais, de nicd ou nimh, com alta capacidades e que a carga e descarga são elevadas, estes packs não tem conector de balanceamento com lipo tem.

Por isso estou pensando em só usar lipo 2S no Stampede do meu irmão. Uma 2S 4000mah 20C deve dar.

Ah, alguém sabe qual é a média de descarga destes packs Piranha, GP, Venom etc?
Eu ia fazer esta pergunta no fórum do e-voo.com para ter um resposta mais rápida, mas destes packs vocês que manjam mais. :wink:

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Balencaedor de baterias

Mensagempor TIAGO » 16 Jul 2007, 02:12

E quanto ao uso de regulador de voltagem... é obrigatório né?

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes