E para carregar pilhas recarregaveis???

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1112
Registrado em: 23 Mar 2007, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo "Berno City"

Re: E para carregar pilhas recarregaveis???

Mensagempor Jonnydb » 08 Out 2007, 13:46

esse "um" foi eu hehe por isso que mencionei

se for usar 9cells pro pack do radio seria interessante uma proteção mas senão for é desnecessario pois acredito que quando um pack de 8cells novo carregado chegue aos 12.5v por ai, pra menos

rsenhorini escreveu:E existe sim este risco, inclusive alguém aqui no fórum já queimou um receptor com um pack de 6v.

E vou ver se monto este pack logo, inclusive vou adaptar um circuito de proteção no radio.




 Photon EX      Team Powers      M11X      Team EAM      Speed 6/LTC-R/ Imprenza      AARC/APPA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 894
Registrado em: 25 Jun 2007, 23:00
Localização: Londrina

Re: E para carregar pilhas recarregaveis???

Mensagempor Righetti » 11 Out 2007, 11:04

eu to usando pilhas da sony... ta dando conta do recado... o carregador q uso pra elas eh um branco da sony, q tem a funçao "REFRESH" q zera a carga da pilha e depois carrega ela 100%. Nao tive problemas ateh agora com elas!!




 N/A      N/A      N/A      N/A      N/A      Alpha RC / Sintec      Street Racer

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 648
Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: E para carregar pilhas recarregaveis???

Mensagempor GIL_BH » 11 Out 2007, 11:29

Que carregador é esse? Quanto custou? Os calculos que eu fiz para carregamento estão certos? Valeu


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Out 2008, 21:00
Localização: rio de janeiro

carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor ferret30rj » 08 Dez 2008, 21:16

Olá amigos, tenho uma fonte 110/220 com seletor de voltagem de saida
1,5/3/4,5/6/7,5/9/12v com 700ma de corrente, minha duvida é:
posso carregar um pack de baterias ni-cd e ni-mh de 4.8v 600mah, 6v 600mah e 9.6v com 800mah, sendo que na fonte diz carga maxima 1000ma.
poderia usar esta fonte como carregador?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor Abib » 09 Dez 2008, 05:57

não é correto utilizar estas fontes universais ching-ling, mas deve funcionar.. mas deve trazer algum prejuízo pra vida útil das baterias..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor denis.roschel » 09 Dez 2008, 12:15

Realmente...
O ideal é usar um carregador, mas vc ATÉ pode dar algumas cargas...

Mas esteja consciente que a vida útil da bateria será menor...
Ainda mais por que vc terá que ajustar em 6V para dar carga no pack de 4.8v..




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Out 2008, 21:00
Localização: rio de janeiro

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor ferret30rj » 09 Dez 2008, 15:47

e estes carregadores que se vendem nas lojas, futaba, hobico e etc... são todos fontes tbm. sou completamente leigo em relação voltagem, corrente, cargas e essas coisas. de mecanica saco bastante agora eletronica...ferrou. mas obrigado.

eu poderia usar uma bateria lipo de 7.4v no receptor futaba r132je?
uma lipo de 11,1v 1800ma no radio futaba magnum 2pc?

pq tenho estas baterias e um carregador que veio com elas, carrega 2 ou 3 celulas e se conecta na bateria ou fonte 12v.




 e-revo/g4 mongoose/sakura zero      novarossi/mamba/LRP      DX3S      byron20%      original/ madza 6      alpha/espuma      estacionamento c orgulho.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor Abib » 09 Dez 2008, 15:59

Qto às Lipos, vc pode usa-las no transmissor sim.. só precisa verificar a voltagem e não deixar cair pra baixo de 9,0 volts..

No receptor, é recomendado usar um estabilizador de 6 Volts (conhecido como UBEC)..

Nao sei nos Futabas, mas o receptor do Spektrum aguenta até 9,6 volts.. até aí, beleza.. Mas precisa saber se os Servos conseguem aguentar toda essa tensão..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Out 2008, 21:00
Localização: rio de janeiro

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor ferret30rj » 09 Dez 2008, 17:55

os servos são futaba 3003, se usar as de ni-cd elas tbm não correm o risco de baixar a voltagem para menos de 9v?




 e-revo/g4 mongoose/sakura zero      novarossi/mamba/LRP      DX3S      byron20%      original/ madza 6      alpha/espuma      estacionamento c orgulho.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: carregador para ni-cd ou ni-mh?

Mensagempor Abib » 09 Dez 2008, 20:15

Sim, mas NiCD pode baizar a voltagem..

Lipo não pode..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 18 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Duvidas de como carregar NiMh no carregador Imax B6

Mensagempor Hilton » 31 Jul 2009, 16:25

Ola, tenho duvida de como carregar (Ciclar ) 04 pilhas recarregaveis SONY NiMH 2500 Mha no IMAX B6. No modo automatico , eu estou ajustando 0,5 A para carregar, e para descarregar estou ajustando 0,5 A e a voltagem de 1,0V ( duvida, eu coloco 1,0V ou 1,2V ou 4,0V ou 4,8 V ? ). E eu sigo o mesmo raciocinio pra carregar o pack de bateria Nimh 2000 Mah para o Starter? Att. Hilton

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 31 Jul 2005, 23:00
Localização: Minas

Re: Duvidas de como carregar NiMh no carregador Imax B6

Mensagempor mugenmtx » 31 Jul 2009, 17:17

Hilton escreveu:Ola, tenho duvida de como carregar (Ciclar ) 04 pilhas recarregaveis SONY NiMH 2500 Mha no IMAX B6. No modo automatico , eu estou ajustando 0,5 A para carregar, e para descarregar estou ajustando 0,5 A e a voltagem de 1,0V ( duvida, eu coloco 1,0V ou 1,2V ou 4,0V ou 4,8 V ? ). E eu sigo o mesmo raciocinio pra carregar o pack de bateria Nimh 2000 Mah para o Starter? Att. Hilton


Bom,
eu descarrego no automático. Para carregar eu usaria 2500 A para carregar as pilhas de 2500mah e usaria 2000A para carregar o pack de 2000mah. Faço assim com as minhas.

Essa configuração é o máximo que vc pode usar nas suas pilhas/pack mais do que isso vão esquentar d+ ao ponto de derreter o plastico que encapa as pilhas.

Não sou exper em baterias, mas sempre faço assim e nunca tive problemas.

Faço assim com meus packs do carro 1/10 e com minhas pilhas AAA do mini-z 1/28 ...

obs: Claro que quanto mais baixo a A para carregar o pack é melhor (durabilidade). Mas acho que não compença, isso é minha opnião ... :wink:

Valeu, espero ter ajudado ...


Luciano Assis

Virtual RC Racing

Campeão Mundial VRC

http://www.virtualrc.com/events/eventde ... x?eid=2517

Matéria da conquista na revista RC Car Action
http://www.rccaraction-digital.com/rcca ... 04/?pg=194

.

 Lipo Intellect      Tamiya      JConcepts

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 18 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Duvidas de como carregar NiMh no carregador Imax B6

Mensagempor Hilton » 31 Jul 2009, 22:54

Ola Luciano , entendi. Mas no carregador Imax B6, vc é obrigado a colocar na descarga a Amperagem ( 0,5 A ) e a voltagem de descarga ( ai que eu tenho duvida , coloco 1,0V ou coloco 4,0 V por ser 04 pilhas AA recarregavel ? ) Abs Hilton




 Shepherd Velox V10 Eleven      Nova Rossi      Sanwa M11X      Protoform / Exceed      Xceed      Todas

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 219
Registrado em: 07 Abr 2007, 23:00
Localização: Osasco-SP

Re: Duvidas de como carregar NiMh no carregador Imax B6

Mensagempor rsilfer » 31 Jul 2009, 23:09

Olá amigo Hilton,

olha eu tenho o mesmo carregador e quando ciclo minhas baterias ou pilhas na descarga do pack eu uso 0,5A ou 1A e a voltagem deixo sempre no automático, nunca tive problemas com minhas NiMH , no caso de dúvidas use no automático, o carregador vai analisar quantas células tem e faz tudo sozinho, se vc quiser mesmo mexer nessa voltagem mande uma mp para o ABIB (Renato) pede pra ele responder seu tópico, ele usa este modelo de carregador também, e manja dessas coisas de voltagem , amperagem, baterias, etc....


abç e boa sorte,

Renato.


I BELONG TO JESUS

 REVO - IWAVER 1/28      TRX 3.3 - ORIGINAL      SANWA M-11 2.4ghz / ORIGINAL      BYRON gen2 - DURACELL RCG      DODGE - MINI COOPER RED      ROAD RAGE / VELOCITY 6 PROLINE      ASFALTO / SALA DE CASA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 102
Registrado em: 18 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Duvidas de como carregar NiMh no carregador Imax B6

Mensagempor Hilton » 03 Ago 2009, 10:38

Ok, valeu Renato. Mas gozado , o meu carregador na hora que eu peço para descarregar, eu tenho que colocar a Amperagem e tambem a voltagem , como faço para colocar no automatico a voltagem ? Abs Hilton




 Shepherd Velox V10 Eleven      Nova Rossi      Sanwa M11X      Protoform / Exceed      Xceed      Todas

AnteriorPróximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes