REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1061
Registrado em: 13 Dez 2009, 21:00
Localização: Sao Paulo ZO

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor fabiomparra » 19 Fev 2010, 12:39

oleo a mais pode dar calço hidraulico... vai arrebentar no minimo o bloco


Fabio Parra

 DRT/ Mugem MBX6T/Mirage      .18/OS.21vzb II/pro.21      TATIC 2.4      byron 20/12      todas bem ralada....rsrs      redondo e de borracha :-P      nenhuma..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Gazo » 19 Fev 2010, 13:00

Pouco óleo a mais.

Tipo assim, um combustível Byron Gen2, tem 12%. Todos os manuais dos meus motores, HPI, OS e Thunder Tiger, todos recomendam até 16/20%. Ou seja, talvez rodando os motores com combustível de Heli, dê para usar motores com baixa compressão.

É só uma pergunta. Claro que quando eu tiver um dos meus com baixa compressão, vou testar.

Mas calço hidráulico que vc está comentando, vai ocorrer com muito mais de 20% de óleo.

Só estou perguntando. Alguém já testou?

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 11 Set 2009, 23:00
Localização: ABC

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Alenunes » 03 Mar 2010, 01:03

Pessoal boa noite sou muito novo no hobby vi o forum inteiro e foi uma briga danada do que funciona e não funciona eu lido com recondicionamento de bombas oleo hiraulicas industriais e tornearia,não tenho conhecimento profundo das medidas de um pistão,mas será que se colocarmos aneis segmento de alta performa tipo ceramica grafite e outros a partir que o pistão velho tenha parede suficiente para ser usinada não seria uma boa pois já li por ai que tem pistões com anel de ceramica,eu sei é dificil pra muitos mas se desenvolver fica mais barato do que o kit e se gastar os aneis é só trocar(isto que foi dito neste forum foram apenas sugestões de um novato nada mais)Forte abçs a todos




 HPI 5B 5T      Motor Zenoah 29cc      Spektrum Dx3s      GASOLINA      OFF/OFF/OFF      Hostile Mx Hard

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 14 Fev 2008, 21:00
Localização: Três de Maio RS

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor jeffersonk » 04 Mar 2010, 15:55

como é que funciona este calço hidráulico?

seria o óleo fazendo a vedação?

valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Gazo » 04 Mar 2010, 16:05

O calço hidráulico vai acontecer quando a mistura de combustível que está para entrar na camara de combustão for incompressível!


Seguinte, o combustível que entra pelo carburador é sugado para dentro do vira. Este fecha a entrada. A mistura que está ali dentro, é comprimida pelo pistão quando está descendo.

Assim, quando a janela da camisa abre, esta mistura pressurizada sobre para a camara de combustão.

Com o excesso de óleo, esta pressurização pode causar calço hidráulico.

Este calço acontece quando afogamos o motor e tentamos girar o recoil!!!!

O motor fica muito duro. Daí, dando um tempo, naturalemente ele vai se despressurizando. E retirando a vela, o excesso de combustível pode ser então drenado.

Ajudei?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 14 Fev 2008, 21:00
Localização: Três de Maio RS

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor jeffersonk » 04 Mar 2010, 16:38

ajudou sim.

valeu...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Gazo » 05 Mar 2010, 15:06

Alguém chegou a testar motor com baixa compressão com combustível com mais óleo?

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Dez 2009, 21:00
Localização: SÃO PAULO - SUL

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor MENDUBI » 12 Mar 2010, 16:51

Galéra, eu assisti no Discovery como a Ferrari coloca as sedes de valvulas nos motores V12 ela tem dois robos o joão e maria, o joão pega a peça e coloca no nitrogenio e a maria a retira e coloca no cabeçote depois que a peça esquenta naturalmente fica fixada no cabeçote. depois é feito o acentamento e etc. Mas o que podemos ver é que a tecnica de aquecer para expandir resfriar para contrair existe e é usada e muito na engenharia. Cabe a nos do robby encontrar uma técnica que funcione para fazer nossos pistãozinhos voltarem a dar alegrias... pq a final Hobby é isso ... criar ...

Medida paleativa ou não devemos tentar...

Achei isso na net: http://www.webcalc.com.br/

Ckic em engenharia / Dilatação Térmica dos Materiais

trata-se de uma calculadora de dilatação de materiais.

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1601
Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
Localização: sao paulo pinheiros

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor FIGUEIREDO » 14 Mar 2010, 15:25

IXI
Editado pela última vez por FIGUEIREDO em 28 Set 2010, 21:12, em um total de 1 vez.


muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!

 KYOSHO/TRAXXAS      3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21      ORIGINAL      MK 20% EXTRA      ORIGINAL      ORIGINAL      PACAEMBU - VILA LOBOS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Gazo » 14 Mar 2010, 21:10

Explica melhor... Vc dilatou a camisa???????????

Avatar do usuário
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Dez 2009, 21:00
Localização: SÃO PAULO - SUL

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor MENDUBI » 15 Mar 2010, 15:16

È tem essa mesmo, lembro q meu avô dizia que se vc quer indurecer a ponta da tralhadeira esquenta e poe no oleo o q acontece deve ser que o oleo segura as moleculas do aluminio expandidas quando de molho no oleo ..

 
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jul 2010, 23:00
Localização: BH

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor fabriciogcbh » 17 Jul 2010, 20:43

Meu vertex ja estava meia boca por causa de poeira que entrou, nao dava nem pra andar mais, apos desmontar vi que a folga era tanta que o pistao passava direto dentro da camisa, totalmente solto, fiz o procedimento, fui devagar, devo ter levado uns 30min de frente o fogão, para nao ter erros, hehehe, quando ficou bem justo, fiz um polimento novamente, limpei tudo lubrifiquei e montei, agora o recoil ta bem duro de se puxar, vou fazer um processo de amaciamento so para ter certeza que nao haverá quebra, mas antes vou comprar combustivel novo, tenho um restante de Sidewinder (que é muito quente), nao quero amaciar com ele, assim que tiver os resultados do motor ligado volto para comentar. Ate a presente data aparentemente correu tudo uma maravilha.

Detalhe, se vai fazer isso, é bom ter um paquimetro para ver se realmente esta dilatando e se esta uniforme, e tambem um termometro infravermelho para nao deixar o pistão fritar.

Não esquente de mais a parte inferior do pistão, senão tera um funil (invertido) e não um pistão, a parte inferior tem menos material, se bobear ele esquenta mais e com isso dilata mais.

Para os mais entendidos, use oleo quente para dilatar e oleo frio para dar o choque, mas com extrema cautela e use algum tipo de tampa para o oleo não espirrar quando for dar o choque. (desta forma é melhor, por esquentar uniformemente a peça.)
Não deixe o oleo esquentar de mais, pode virar uma bomba ao mergulhar o pistão, não sei exatamente a temperatura (ver com o termometro) uma forma de se ver a temperatura proxima do ideial é jogar um palito de fosforo dentro do oleo (deixando ele boiar), quando acender ja está quente o suficiente (isto tambem é valido para fritar, cochinha e pastel. ehehehe)
Editado pela última vez por fabriciogcbh em 18 Jul 2010, 00:46, em um total de 2 vezes.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 79
Registrado em: 03 Jan 2010, 21:00
Localização: sao paulo/Cpo.Limpo

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor PENOPORAO » 18 Jul 2010, 00:32

Não tô entendendo mais nada, agora estão dilatando camisa???
então se eu dilatar um bloco de motor 3.3 da revo eu consigo colocar virabrequim ,biela de savage???


CRIATIVIDADE...., fALTA EM ALGUNS,SOBRA EM OUTROS.MUDE ,INVENTE, SEJA DIFERENTE...

 REVO 3.3/SUMMIT/E-REVOs/TT-01      3,3/775/mambamax/monster      /TQ3//TQ4 2.4/TACTIC2.4      byron/lipo      13BOLHAS      REDONDOS,QUADRADOS      rua,campo,parque,praça,garagem

Avatar do usuário
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Mar 2010, 22:00
Localização: sao paulo

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor adolfomune » 18 Jul 2010, 17:17

Nossaaa...Ai apelo!!Essa foi sem noção!!ahauhuahahuahuahu

Bom Eu acho que em relação a essa de dilatar o pistão não sei se fica bom ,ao por o motor em funcionamento ele vai aquecer temperatura e fazer com que o pistão volte ao seu desgaste anterior"diametro"!!!




 Savage Xss      LRP 28Z      Hobby King      BYRON 20%      Fusca/F150/originais      sintec      Vila lobos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1115
Registrado em: 30 Jan 2009, 21:00
Localização: Caxias Do Sul - RS

Re: COMO REVITALIZAR PISTÃO...MUUUITO BOA!!!!

Mensagempor Moisés » 18 Jul 2010, 17:26

O negócio tá embaralhando as idéias de alguns amigos ai, mas fazer o que qd se quer inventar é isso que dá, acho q a idéia de revitalizar a camisa e pistão são válidas, mas se vc cuidar do motor dificilmente vai necessitar fazer todo esse processo, andar é fácil dar a manutenção correta que é difícil, mas hobby é isto, é uma atividade que você gosta de fazer no seu tempo livre, vale inventar e testar, que os bem aventurados que fizerem isso que se deem bem, para os outros que comprem novo, o importante é andar!


Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!

 Savage xl,Slayer,Summit,Baja,      Revo,SC8,4tec,inferno Gt2, ...      Spektrum DX3R      ODonnell 30%, top fuel, podium      Umas 30      Depende do dia

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes