REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

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REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor tionono » 10 Fev 2008, 08:57

Prezados amigos e companheiros de Hobby:

Recebi e-mail de um amigo que me mostrou o artigo abaixo que escrevi há bastante tempo atrás.
Achei bem legal ele ter me enviado isto e resolvi compartilhar com os colegas do site.



FULANO escreveu: Amigo Geraldo:
Desculpe-me, mas perdi seu telefone e e-mail.
Quando conversamos sobre o meu sistema de revitalização de motores, você comentou que acessava os fóruns do sixspeed.
Por isto estou criando aqui este fórum, para que, se você vê-lo, consiga entrar em contato comigo novamente.
Farei também um histórico do que tenho feito nos motores glow.
Participo do hobby de modelismo há bastante tempo e meu enfoque, na maior parte do tempo, é nos motores.
Sempre tive fascinação por eles.
Já pratiquei aeromodelismo, automodelismo, helimodelismo e, ultimamente, automodelismo de competição.
E é surpreendente o avanço tecnológico destes motorzinhos nos últimos quatro ou cinco anos.
Citando como exemplo, há cinco anos atrás, os motores .12 “de ponta” geravam 0,65 HP a 28 – 30 mil rpm.
Hoje esta mesma cilindrada (.12) consegue gerar até 1.6 HP a 44.000 rpm !
Alguma coisa mudou, não?
Quando comecei a competir com automodelos off-road, verifiquei que os gastos com as competições eram altos.
Parte(considerável) destes gastos eram relacionados com a substituição do conjunto camisa/pistão dos motores.
Se você anda pouco, não há muito problema.
Como eu estava treinando à época aproximadamente 4 horas por fim de semana, os gastos começaram a pesar demais.
Esta necessidade de substituição constante de camisa/pistão começou a me incomodar.
Com toda experiência acumulada no "mexer" em motores, eu não conseguia aceitar que não existisse uma maneira
de recuperar estas camisas/pistões que haviam perdido sua utilidade.
Você tirava os conjuntos usados dos motores e eles estavam, aparentemente, sem problema algum.
Mas não funcionavam mais!!!
Neste período tomei conhecimento que se utilizavam técnicas de trabalhar com óleo(militec) aquecido,
punçar pistão, choque térmico, técnicas estas que testei mas que achei que apresentavam um resultado muito pífio e de pequena durabilidade.
Dediquei-me intensamente a estudar e trabalhar no assunto e hoje, dois anos depois de ter iniciado meus estudos,
temos uma técnica que nos permite deixar um motor glow ABC que, no passado seria considerado lixo,
com uma compressão, desempenho e durabilidade melhor do que um conjunto de pistão/camisa novos.
Durante o ano de 2003 trabalhei no desenvolvimento desta técnica e apliquei nos motores que usei no
Campeonato Gaúcho de Automodelismo RC OFF-Road de 2003, onde fiquei em terceiro lugar(mesmo sendo meu primeiro ano competindo)
usando motores velhos e por mim revitalizados.
Em 2004 voltei meu foco de atenção para o ON-Road 200mm, até porque iríamos ter o Mundial aqui no Brasil.
O sucesso da revitalização se repetiu e hoje a maioria dos competidores(acredito que 90%)do ON-Road 200 mm de Porto Alegre
utiliza motores que eu "revitalizo" e que depois passo para o Eduardo Dulac amaciar e preparar.
Temos um ótimo histórico em cima destes motores aqui no Rio Grande do Sul.
Alguns colegas do Paraná já estão começando a utilizar o sistema.
Nos mandaram motores que consideravam "exauridos", recuperamos os mesmos
e estes motores fizeram Poles e ganharam competições.
Este ano voltaremos a nos dedicar ao OFF-Road para aprimorarmos mais a técnica nestes motores que, por serem maiores,
tem um comportamento um pouco diferenciado.
Se você tiver mais curiosidades ou quiser perguntar algo, poste aqui no fórum.
Ou me telefone.

Fernando Noronha
(Tio Nonô)




Bueno, depois que este artigo foi escrito, muita água passou por debaixo da ponte.
Me dediquei mais ao ON, eu mesmo amacio os motores e fomos para fora do país.
Usamos o processo no mundial de On 1/10 2006, na Austrália
(até para parâmetros de hoje, um motor muito bom),
usamos no mundial de On 1/8 2007, na Argentina.

Hoje, fevereiro de 2008, nosso processo de revitalização/preparação é um sucesso absoluto.
O que começou como uma "teimosia tecnológica" é hoje usado por vários
pilotos no Brasil.
Teve como prova de sucesso ter sido aplicado aos motores usados pelo
Campeão Brasileiro 2007 de Automodelismo Radiocontrolado, Eduardo Dulac.
Certamente a tecnologia hoje está muito mais aprimorada e precisa, mas a base inicial continua sendo a mesma.

Era isto.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor nojapao » 10 Fev 2008, 09:17

CARO AMIGO TIO NONO
QUANTO FICA UMA REVITALIZAÇAO DE UM MOTOR 15

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor tionono » 10 Fev 2008, 09:39

Bom dia NoJapão, tudo bem?

A revitalização custa R$90,00 mais despesas de transporte.
No entanto, vou postar o texto que envio a todos os que procuram
meu serviço atualmente.

Segue:


=======================================================

Funciona assim:
Você usa um motor e vê que o único problema dele é com falta de compressão.
E esta falta de compressão foi gerada única e exclusivamente por desgaste do
conjunto pistão/camisa. O principal sintoma disto é que este conjunto parece ainda
ter compressão mas, logo que aquece, o motor não consegue mais manter a
lenta. Também fica difícil de carburar.
Você tem que analisar se o resto do motor está em boas condições.
Carburador "legal", o-rings em bom estado, rolamentos, principalmente
o interno, em boas condições, clips e pinos do pistão bons, virabrequim
com o pino OK.
Ou seja, deve ser um motor que você confia que, se comprar um conjunto
pistão/camisa novo, ele ainda durará um bom tempo.
Motor ruin do resto (vira com cavas, rolamento interno folgado,carburador e o-rings em mau estado)
não vale a pena ser revitalizado pois o custo de substituição das
peças estragadas seria economicamente inviável e revitalizá-lo sem trocar o que
está ruin fará com que não seja um motor confiável.
Lembre-se que a idéia principal é diminuição de custos mas mantendo
ou até aumentando a qualidade do conjunto.
O ideal é pegar o melhor conjunto camisa/pistão que tiveres.
Se o seu motor atende o acima especificado, mandes ele para mim..
O motor deve vir completo, mas sem o conjunto de embreagem.
Eu verificarei se ele realmente está ok, farei uma limpeza geral e a revitalização.
Me reservo o direito de não fazer o serviço se achar que o motor tem problemas,
e envio de volta cobrando apenas o Sedex.
Eu ligo o motor um tanque após fazer a revitalização,
mas a parte do amaciamento continua sendo difícil.
Para o pessoal experiente em amaciar motores,
não é tão difícil assim, mas para os novatos ....
Não sei se é o seu caso, você decide.
No www.bynono.com.br tem um tutorial de dica de amaciamento.
E a tua caixa de partida tem que ser boa.
Eu mesmo não faço o amaciamento porque moro em apartamento
e só vou ao clube nos fins de semana.
Quanto à custos, meu preço continua o mesmo desde o início:
R$ 90,00 Mão de obra da revitalização
R$ ??,?? do Sedex de retorno.
Se eu identificar mais alguma necessidade, não faço nada sem autorização do dono do motor.
Meu turnaround(tempo máximo de retorno) é 10 dias depois que recebo o motor.
Normalmente menos, depende o quanto tenho de serviço.

Também tenho que adicionar que só estou fazendo a revitalização de motores
.12 que seguem o padrão da linha NovaRossi(Top, Rex, JP, Mega Picco, ...)

O motivo disto é que as ferramentas que uso tem uma tolerância de
25 milésimos de milímetro e são muito caras para serem confeccionadas.
Tenho apenas para estes padrões, que são os mais comuns em nosso mercado.

Para finalizar, em nossos testes observamos que a revitalização funciona
com segurança apenas duas vezes em cada conjunto pistão/camisa.
A partir disto a durabilidade da mesma começa a ficar comprometida,
embora eu tenha motores que já tenham passado por 4 revitalizações.
O controle que tenho disto é que assino a dato cada conjunto revitalizado.
Só para me exibir um pouco, TODOS os motores do campeonato gaúcho de 2005
que foram competitivos passaram pelas minhas mãos. E TODOS os motores de
gaúchos que foram ao brasileiro 2005 passaram pelas minhas mãos.
E o vice campeão brasileiro 200 mm 2005(Eduardo Dulac) correu com um motor
que passou pelas minhas mãos. E a volta mais rápida da final do brasileiro
2005 foi feita com este mesmo motor. E ele fez toda a campanha do brasileiro
só com este motor. E, no sulbrasileiro 200 mm de 2005, em Curitiba,
o 2º e o 3º lugar usaram motores que passaram por mim.
A pole da 1ª etapa do brasileiro de 2006, na Rodeo drive, no Rio de Janeiro,
dia 30 de abril de 2006, foi feita com um motor revitalizado By Nonô.
Por fim, as etapas 03/2006, 01/2007, 02/2007 do Brasileiro On 200 mm foram vencidas pelo
Dulac, que sagrou-se campeão brasileiro 2007 em São Paulo, em novembro de 2007,
sempre com motorzinhos By Nonô.
E tem outras que nem me lembro.
(Uma coisa que valorizo em mim é minha modéstia.)
:-) Só prá brincar.

Tio Nonô
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Era isto.

Obrigado pelo retorno.


Tio Nonô RC.

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor diegostf » 10 Fev 2008, 10:05

Motor HPI .15, vc consegue revitalizar?


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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor Leandrinho » 10 Fev 2008, 13:32

diegostf,

vou transcrever o que está escrito na explicação do nono. Segue:

''Também tenho que adicionar que só estou fazendo a revitalização de motores
.12 que seguem o padrão da linha NovaRossi(Top, Rex, JP, Mega Picco, ...) ''


Mugen MTX4-R
Plus 12/2630
Spektrun DX 3.0
Byron 20%

 Mugen MTX-4R      Plus 12/2630      Spektrum DX 3.0      Byron 20%      Dodge Stratus      Nitro Shoes      AArc do ABC

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor diegostf » 10 Fev 2008, 13:39

Sim, eu vi isso, mas não custa pedir!!!


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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor Mindu » 10 Fev 2008, 16:55

Ola Nonô...
Quero uma dica sua... tenho um Novarossi 3sct praticamente novo ainda... vale a pena já fazer uma revitalização e uma preparação sobre esse motor... buscando na verdade desempenho ainda maior... lembrando ainda que ele é meu primeiro motor .12... mas já gostaria de entrar no catarinense com um motor assinado By Nonô...

Vale sua experiência acima de tudo, claro.... ou valeria desgastar um pouco e dai sim passar esse motor para um bela revitalização...

Grato

Jorge Ricardo




 AJARC

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor GIL_BH » 10 Fev 2008, 18:26

Tio Nonô o WASP CRF está incluido nessa lista?


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor tionono » 11 Fev 2008, 08:19

Mindu escreveu:Ola Nonô...
Quero uma dica sua...
Tenho um Novarossi 3sct praticamente novo ainda...
Vale a pena já fazer uma revitalização e uma preparação sobre esse motor?
Buscando na verdade desempenho ainda maior... lembrando ainda que ele é meu primeiro motor .12...
Mas já gostaria de entrar no catarinense com um motor assinado By Nonô...

Vale sua experiência acima de tudo, claro....
Ou valeria desgastar um pouco e dai sim passar esse motor para um bela revitalização...

Grato

Jorge Ricardo


Bom dia Jorge, tudo bem?

Jorge, todo o motor pode ser melhorado.
Mas sempre que se ganha em algum lugar, se perde em outro
(Faixa de potência/RPM, consumo, durabilidade).
Um motor mexido não é garantia de vitória.
Mais importante é o casamento de todo o conjunto e da colocação desta potência no chão.
Alie-se isto à boa pilotagem.
Quando alguém quer fazer uma preparação, eu informo qual o motor deve ser comprado ou analiso o motor que a pessoa tem.
A partir daí, altero e melhoro quase todas as partes do motor.
O que vale é o conjunto.
Não adianta você preparar um motor fazendo-o berrar "lá em cima" e ganhar velocidade em retas
e o motor perder sua capacidade de funcionar bem em baixas rotações, nos miolos da pista.
Por exemplo, atualmente os motores da NovaRossi tem duas características:
_ o 3 CT é melhor para pistas mais "travadas";
_ o 353 berra melhor em pistas mais "de alta".

Como a preparação de motores é para mim um hobby,
e como esta preparação normalmente é muito demorada (mais ou menos um mês),
só estou fazendo-a nos motores de última geração.
É frustrante para alguém ter um motorzinho antigo, me mandar ele, gastar um monte apenas para andar junto com um motor moderno original.
Como tu tens um motor moderno, acho que deves aproveitá-lo para ganhar bastante know-how de pilotagem e de acerto de setup.
Quando achares que tudo o mais no teu carro está dez e que apenas o motor é quem está te limitando,
aí sim chegou a hora de fazer uma preparação.
Quanto à pergunta,

Tenho um Novarossi 3sct praticamente novo ainda...
Vale a pena já fazer uma revitalização e uma preparação sobre esse motor?

não, não acho que valha a pena fazer a preparação ainda.
Quando este motor tiver perdido toda sua compressão e chegar a hora de
trocar o conjunto camisa/pistão, faças revitalização com preparação e troca de biela.
Já terás pego mais manha em campeonatos e terás como ganho não gastar com a troca de camisa/pistão.

Espero ter esclarecido.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor tionono » 11 Fev 2008, 08:26

GIL_BH escreveu:Tio Nonô, o WASP CRF está incluido nessa lista?


Gil, o Wasp é um motor, pelo que eu saiba, com uma liga de metal da camisa diferente dos motores tradicionais.
Não sei como ele reagiria ao choque térmico que faz parte da revitalização.
Como não tenho experiência, não faço em motores de outras pessoas.
Eu terei que, em algum momento, comprar um Wasp e ver como ele reage.
Portanto, atualmente ainda não mexo com WASP.


Tio Nonô RC.

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor Mindu » 11 Fev 2008, 18:06

Muito obrigado Tio Nonô, esclareu muito para mim essa breve explicação... Portanto vou tirar o que tenho para tirar desse motor e como vc disse quando ele estiver me limitando dai sim mando para vc...

Muito obrigado pela atenção...

Abraços




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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor GIL_BH » 11 Fev 2008, 20:11

Valeu, assim que fizer os testes me fale. Tenho um colega daqui que bateu e quebrou um WASP vou ver o que ele vai fazer com ele de repente mando para você ver ai se tem como fazer o teste nele. Sei que quebrou alguma coisa nele e não valia a pena trocar(palavras do dono)


V ONE RRR

 V ONE RRR/TMAXX      SIRIO TRIPLE X/TRX 3.3      SPEKTRUM DX3      BYRON 20/12      MAZDA 6      ALPHA      UMA BH

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor Alvinho » 11 Fev 2008, 22:28

Caraca Tio Nono...
ate fiquei arrepiado..
em pensar q te vejo todo findi e nah sabia desse teu historico....
aushauhsuhasu

By Mad Max

ah.. falando nisso...
quero o dvd ai do mad...
se fizer sol esse findi vo no clube
valeu


Fala aí.. agora a pista do conesul fica um pouco menos segura :)

 Baja      Futaba 2.4      Gasolina comun      Qualquer lugar

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor tionono » 12 Fev 2008, 02:03

:o :o :o :o :o

:D :D :D :D

:wink: :wink: :wink:

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Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES - Como tudo começou !!!

Mensagempor TIAGO » 13 Fev 2008, 23:00

Olá Tio Nonô.

Nos motores em que o pessoal usa em campeonato, é perfeitamente visivel que fazem com que o motor tenha o máximo rendimento, porém isso sacrifica sua vida útil. Não sei quanto é usado em 1 etapa, mas acredito que na corrida em si não chegue a gastar um galão. Portanto a integridade física dos materiais como rolamento, vira, pinos são teoricamentes quase novo, sendo perfeitamente possivel fazer a revitalização, para ter um motor novo novamente.
Agora no meu caso eu ando pouco... vamos dizer que 30 minutos no final de semana, ou ~6 tanques... tendo uma manutenção regular e tudo mais o motor durará eternidade, podém quando estivel ficando fraco suas partes móveis já estarão em processo de desgaste, uma vez que o motor dure
5 galões um SCT a 120°c? seria viável a revitalização do kit ou é melhor comprar um novo?

Obrigado

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