Combustível sem nitro

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
 
Mensagens: 161
Registrado em: 24 Jan 2007, 21:00
Localização: Recife-Pe

Combustível sem nitro

Mensagempor c0sta » 08 Abr 2008, 15:35

O que poderia acontecer com o motor do automodelo se fosse usado combustível sem nitro.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Pimpolho » 08 Abr 2008, 15:44

Olá amigo, levando em consideração que vc só vai alterar o combustível, sem mexer em mais nada, as alterações principais serão uma maior dificuldade em carburar, sua potência irá diminuir, mas o consumo também, aumentando a autonomia.
Abçs.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 19 Nov 2007, 21:00
Localização: São Paulo - ZS

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor dudajunior » 08 Abr 2008, 17:37

Acredito que ele nem chegaria a pegar pois quem fornece grande parte do oxigenio necessário para a queia é o próprio nitro(NO2).

Como os motores são muito pequenos eles não conseguem aspirar quantidade suficiente de combustível para um queima razoável.

Para se ter uma idei, para queimar 1Kg de Gasolina são necessários 25Kg de Ar enquanto que para queimar 1Kg de um combustível de um RC que usa 12% de óleo e 20%, são necessários apenas 1,5Kg de ar, pois os restante vem da quebra de moleculas NO2, liberando N que é inerte de O2 que é usado para a queima do metanol.

É essa a informação que tenho. Se alguém puder confirmar ou me corrigir eu agradeço.


ImagemImagemImagem

 Helfire SS      AXIAL .28      DX2 2.4GHz      Traxxas Top Fuel 20%      Original Hellfire SS      Original Helfire SS      Nehuma no momento

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 63
Registrado em: 05 Mar 2008, 22:00
Localização: Brasília

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Diesel » 08 Abr 2008, 18:27

Para motores de automodelos eu n sei mas ja pilotei muito aeromodelos e na pista tinha um pessoal que voava com combustível sem nitro sim, o motor ficava mais fraco mas funcionava perfeitamente.




 G4 EVO      3SCT & TS12S3      FUTABA 3PM      BYRON      LYNX      XCEED      L2 SUL

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 19 Nov 2007, 21:00
Localização: São Paulo - ZS

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor dudajunior » 08 Abr 2008, 19:34

Bom saber disso, eu achei que nem pegasse.
Fica bem mais fraco ou só um pouco?


Tem RC que roda com gazolina normal, como o Baja 5 que é 1/5 da pra colocar um motor maior. Sei de gente que colocou motor de 30.5cc (só pra comparar, um motor .28 tem 4.6cc)

Já ouvi falar de gente que praticava o modelismo a 20, 30 anos atraz que usavam alcool com oleo de risseno, mas num faço nem ideia de como ficava.


ImagemImagemImagem

 Helfire SS      AXIAL .28      DX2 2.4GHz      Traxxas Top Fuel 20%      Original Hellfire SS      Original Helfire SS      Nehuma no momento

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 688
Registrado em: 03 Set 2007, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Tupimare » 22 Abr 2008, 14:06

Tinha um cara aqui do forum, o lourençosales, que começou a usar combustível sem nitro, mas ele não entra mais no forum e não informou qual seria essa mistura.


Quando vejo tópico repetido.......Imagem

 Inferno Sports 4      GX21      2.4      20% nitro      Original Inferno      Originais      de preferência barranco...rsrs

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 192
Registrado em: 06 Mai 2007, 23:00

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor REGINALDOMJ » 22 Abr 2008, 20:35

Tupimare escreveu:Tinha um cara aqui do forum, o lourençosales, que começou a usar combustível sem nitro, mas ele não entra mais no forum e não informou qual seria essa mistura.



EXPLODIU O CARRO COM PILOTO E TUDO!!!!

8O

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor seithan » 22 Abr 2008, 21:42

só procurar no google, wikipedia, etc, que se acha td...

o nitro realmente precisa de apenas uma pequena parte de oxigenio necessario em relação comparando com a gasolina., por isso a necessidade do nitro ali.

o methanol é necessario para que o motor funcione, pois o filamento da vela, que tem platina, em certa temperatura, em certa compressão,, faz o filamento ficar incandencente, acho que a maioria , eu tbm, achava que era a explosão anterior que deixava o filamento aceso, parece que não, deem uma gloogada ai...vivendo e aprendendo, pesquise por glow plug , incandecedencia, celula de combustivel...vai achar em todos estes termos a palavra methanol vs platina , garanto que sera uma pesquisa muito interessante.

por final o oleo de ricino, responsavel pela lubrificaçã obviamente.

resumindo, sem estes 3 igredientes, não ha como imaginar um motor glow funcionando...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor rafa_sd » 23 Abr 2008, 01:15

Galera, tem mto lugar que vende combustivel para aero com 0 de nitro e 16 de oleo. Esse combu funciona tranquilo em carro normal, motor normal de nitro. O que aconteceria mais é o aumento de temperatura, devido a falta de nitro. Ja usei metanol com 10 de nitro, e hoje uso 20. E da pra notar a diferença de potencia nitidamente. Nunca tive problema com menos nitro, mas o motor esquenta mais.




 HPI Savage X SS/Ofna LX      Axial 28/STS 21      Ofna 4ch      Traxxas 20%      Savage/LX 1      Nem sei mais...      Metal Terra - Sapucaia

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Abib » 23 Abr 2008, 11:19

Eu usava combustível "caseiro" sem nitro (há 15 anos atrás) para voar..

Usava motores .25 e o motor funciona sem problemas..

Ou seja: O Nitro não é obrigatório para fazer o motor funcionar.

Ele apenas ajuda a queima e melhora o rendimento do motor..


Eu já ví motores de Aero que funcionavam à Diesel misturado com querosene.. Não usavam velas, só um cabeçote de taxa de compressão variavel..
Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 688
Registrado em: 03 Set 2007, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Tupimare » 23 Abr 2008, 15:26

Com todo respeito, parece um moedor de café que minha vó tinha na roça.


Quando vejo tópico repetido.......Imagem

 Inferno Sports 4      GX21      2.4      20% nitro      Original Inferno      Originais      de preferência barranco...rsrs

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Abib » 23 Abr 2008, 16:48

Até por que esse motor deve ser quase tão antigo quanto...

Tem outro também no nosso museu:

Imagem

Pra vcs terem uma idéia, esse era o rádio usado na década de 60 (se eu não me engano).

Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 688
Registrado em: 03 Set 2007, 23:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Tupimare » 24 Abr 2008, 10:58

Mas não se irrite, gostei das imagens, porque muita gente assim como eu nem sabia que existia. Pena que não desenvolveram esses motores.


Quando vejo tópico repetido.......Imagem

 Inferno Sports 4      GX21      2.4      20% nitro      Original Inferno      Originais      de preferência barranco...rsrs

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor pixelman » 24 Abr 2008, 16:44

Wow
qual sera o tempo de resposta desse radio? 10s? :twisted:



Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 451
Registrado em: 19 Out 2007, 22:00
Localização: Florianópolis

Re: Combustível sem nitro

Mensagempor Ricardo_Floripa » 24 Abr 2008, 17:43

heheheh, muito massa o rádio, devia ser bem leve, hehehehe...
Este rádio tambpem foi usado na 2ª guerra, hahha. Parece equipamento militar. Valeu pelas fotos, muito massa!

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes