Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Cone da pipa...

Mensagempor Birk » 11 Jul 2007, 23:20

Pessoal, estava limpando a pipa por dentro e me surgiu a duvida.

pra que serve aquele cone que tem dentro da pipa??

ele interfere na pressão do tanque ??

ou apenas serve para nao fazer aquela barulhera toda ??

valeu ! 8)

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Cone da pipa...

Mensagempor bugnet » 11 Jul 2007, 23:45

ele é o que separa as camaras da pista, e faz o efeito dinamico da pipa !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Cone da pipa...

Mensagempor Birk » 12 Jul 2007, 17:16

beleza !

valeu !

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 97
Registrado em: 09 Mai 2007, 23:00

Re: Cone da pipa...

Mensagempor WENDEL » 12 Jul 2007, 17:29

Eu já experimentei tirá-lo e sinceramente ficou mais barulhento e gastava mais. Outro amigo meu também fez o teste e o resultado foi o mesmo do meu.


T + Team - Kyosho

 Vone RRR WC TE      Novarossi 353      Spektrum DX2.0      Traxxas      DNA3      Kawahara/GRP      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Cone da pipa...

Mensagempor Birk » 12 Jul 2007, 17:35

mas muda a performance ?? piora ou melhora ?

será que o motor acaba sofrendo alguma coisa se eu tirar esse cone ?

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 97
Registrado em: 09 Mai 2007, 23:00

Re: Cone da pipa...

Mensagempor WENDEL » 12 Jul 2007, 17:48

Bom eu percebi q a performance ñ mudou nada....na verdade parece q anda mais, mas isso é por causa da barulheira, mas fiz um teste c/ meu amigo e o desempenho foi o mesmo, além do q eu já disse...cronometrei o tanque e ele gastou muito mais rápido...


T + Team - Kyosho

 Vone RRR WC TE      Novarossi 353      Spektrum DX2.0      Traxxas      DNA3      Kawahara/GRP      AARC do ABC

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
Localização: PORTO ALEGRE/RS

Re: Cone da pipa...

Mensagempor DIEGOAREND » 12 Jul 2007, 21:40

Caros amigos.........o cone da pipa tem uma função sim e muito importante.....regular a pressão do escape para controlar a performance do motor. A pipa na verdade além de trabalhar como silenciador também atua como uma janela que aumenta ou diminui a emissão dos gases para fora do motor. Sendo o motor de rc de 2 estágios, ou seja, combustivel é sugado e não "empurrado" por uma bomba como nos motres 4 tempos, qualquer modificação na pressão de sáida dos gases gera modificação na na captação do combustível. Inclusive as pipas são fábricadas para proporcionar o melhor desempenho do motor pelo fabricante obedecendo aos critérios cabiveis para o motor. Existem inclusive, vários modelos de curvas e pipas para um determinado motor afim de ter por exemplo mais torque em baixas rotações do que altas ou ao contrário. O que tem que ficar claro é qua qualquer modificação sem embasamento técncio pode levar a quebra do motor......pois onde se muda a descarga se muda a alimentação de combustível.....isto de modo errado gera super-aquecimento, pois baixa a entrada de combustivel que também é lubrificante e gera quebra.
Existem va´rios meios de mudar a performance de um motor como, troca de vela, mudança na taxa de compressão, troca do cunjunto de escape.
Porém qualquer destas mudanças feitas sem conhecimento técnico e através do chutometro só geram dor de cabeça......Aqui no site existe um ótimo tutorial sobre escapamentos, velas e preparação de motores.
Espero ter ajudado......um abraço......




 Shepherd Velox V10      Max Power      Sanwa MX3-FHSS      Tornado      Audi      Shepherd      CLUBE CONESUL/RS

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 01 Out 2006, 23:00
Localização: PORTO ALEGRE/RS

Re: Cone da pipa...

Mensagempor DIEGOAREND » 12 Jul 2007, 21:47

esqueci de mencionar que também sou de Porto Alegre e queria aproveitar a situação e convidá-los a conhecerem o clube conesul em Portão. Fica a uns 40 Km de Poa. Eu ando lá. A pista é ótima(uma das melhores do brasil e este ano sediou a 1º etapa do campeonato brasileiro. O pessoal é super receptivo e adora ajudar quem se interessa pelo hobby. Se aparecerem por lá podem procurar por mim Diego ou Catatau que ficarei contente em ajudá-los. E se a dúvida é motor procurem, também lá no clube, o Tio Nono que é o "mago dos motores de RC" e um dos melhores preparadores dos mesmos no Brasil. Deem uma olhada também em www.gauchorc.com.br e www.clubeconesul.com.br.
Um abraço.......




 Shepherd Velox V10      Max Power      Sanwa MX3-FHSS      Tornado      Audi      Shepherd      CLUBE CONESUL/RS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Cone da pipa...

Mensagempor Birk » 12 Jul 2007, 22:23

OPA FALOU TUDO DIEGO, VALEU !

quem sabe eu do uma passada la qualquer dia desses, mas só para dar uma olhada e conhecer o local hehehe

abraços

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 02 Jun 2008, 00:56

Desde que comecei a andar com minha Savage ( 3 meses ) eu nunca tinha desmontado a pipa. Hoje resolvi desmontar porque li a respeito que ela poderia estar entupida ( mas ela estava bem limpinha ) Só que lembrei que veio essa peça ( 86110 d ) um cone de alumínio perfurado, junto com o carro e nunca coloquei porque eu pensei que essa peça já estaria dentro da minha pipa original ( na pipa original esse cone não vem instalado ) e que tivesse vindo uma outra de reserva !!! então gostaria de saber se devo colocar e se alguém puder me explicar se essa peça influencia no rendimento do carro ou só no barulho da pipa ... Sou obrigado a colocar isso ou não ???

[]s
Anexos
pipa.jpg
pipa.jpg (31.82 KiB) Exibido 8064 vezes

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 80
Registrado em: 30 Abr 2008, 23:00
Localização: floripa

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor PMCCC » 29 Jul 2008, 13:53

esse cone serve pra da uma certa compresao no motor vc tem que colocar se nao presisace n viria abracos




 8ight-T,LST2,8ight-T 2.0      Picco .28,Mach 454 ,Go Tech 7P      Spektrum DX.3S      Byron 30% Testando MK30 Extra      originais      Proline, Originais      Asas do valle ,Dust .R. , CUCA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 29 Jul 2008, 15:39

Mudando o tamanho e posição do cone vc muda a performance do carro, se não me engano quando mais espaço tiver entre o cone e a saida do motor, mais arrancada vai ter, e se for o contrario mais final... Só que eu não tenho certeza....


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 29 Jul 2008, 16:01

Eu já li a respeito aqui no fórum sobre isso e acho que é quanto maior a pipa maior é a velocidade final .... e o inverso também é real ... quanto menor a pipa, maior é a arrancada !!! Se estiver errado me corrijam ...
No manual do savage esse cone apenas é dito como silenciador de barulho e não como artifício de melhora de rendimento .... Inclusive, na época que postei essa dúvida ( Muito tempo atrás, 01/06/2008, e só agora, 2 meses depois tive resposta ) era exatamente isso que queria saber .... Se alterava o rendimento ou não ??? De qualquer modo, obrigado por tirarem a minha dúvida ... hehehe !!! Demorou mas foi respondida ....

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 488
Registrado em: 27 Fev 2008, 22:00
Localização: Farroupilha

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor al3xpoa » 29 Jul 2008, 17:00

Acho que o meu Firestorm tb tem esse cone, vou inverter e depois digo se aconteceu algo.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 29 Jul 2008, 17:42

al3xpoa escreveu:Acho que o meu Firestorm tb tem esse cone, vou inverter e depois digo se aconteceu algo.


como assim inverter o cone ??? .... eu acho que ele vai encaixar em uma posição só ... Depois vc me diz se deu certo ...

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes