Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor methanol_fan » 29 Jul 2008, 23:54

mas o cone foi feito, de acordo com o manual, somente para reduzir o barulho...

pela lógica esse cone também freia os gases que saem do motor o que não eh bom para um motor, fora que com esse cone a pressão dentro do tanque vai aumentar e engordar o motor....

eh só a minha teoria mas eu não recomendaria por o cone, mas se colocar eh bem provável que vc vai ter q regular o motor todo d novo

mas só pra constar testem aih, eh bom que jah mata a dúvida...
abraço


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 29 Jul 2008, 23:58

methanol_fan escreveu:mas o cone foi feito, de acordo com o manual, somente para reduzir o barulho...

pela lógica esse cone também freia os gases que saem do motor o que não eh bom para um motor, fora que com esse cone a pressão dentro do tanque vai aumentar e engordar o motor....

eh só a minha teoria mas eu não recomendaria por o cone, mas se colocar eh bem provável que vc vai ter q regular o motor todo d novo

mas só pra constar testem aih, eh bom que jah mata a dúvida...
abraço
Na verdade qualquer pipa para competição, pode ser pipa OS, novarrosi, e etc tem um cone dentro, e essa freiada dos gases nem sempre é ruim, no caso do cone ele cria uma onda de gases que volta ao motor...
A pipa em um motor 2 tempos é muiitto importante, não é igual em um motor 4 tempos que quanto mais livre o escape melhor...


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 30 Jul 2008, 00:27

Gligoco : Eu instalei o cone um pouco após ter feito o post dessa pergunta por conta própria ( já que ninguém havia me respondido ) e não aprovei seu uso no meu savage ... A redução do barulho foi bem significativa e o rendimento, com certeza, piorou com o uso do cone .... Possivelmente eu tinha que ter regulado para usar dessa forma, mas como o "ronco ficou feio " eu, logo em seguida, retirei o dito cujo da pipa !!! Uma Dúvida : Colocando o cone, teoricamente, há um aumento de compressão no motor (volta dos gases para o motor ) .... isso não teria que significar aumento de rendimento ?????? hehehe ... Tô com a pulga atrás da " orêia " ..... ?????

[]s e boa resposta ...


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 30 Jul 2008, 00:48

Não, na verdade o que volta não são nem gases direito, tão mais para ondas de som, que ecoam pela pipa... Mais se voltasse gases para dentro do motor ia perder muita potencia, pq o que estaria entrando é gas já queimado...
E sim, quando vc põe o cone tem que regular de novo...
Talvez vc tenha pensado que o carro perdeu potencia, pq com esse cone ele perde arrancada, mais talvez a final do motor tenha ficado maior...


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 30 Jul 2008, 00:58

Acredito que tenha sido isso mesmo que aconteceu, pois estava andando com o auto na casa de um amigo, onde o espaço era bem curto e assim não pude esticar bem as marchas do auto ... e como vc mesmo disse a arrancade ficou bem mais fraca ... isso era bem perceptível ...
Logo em seguida eu removi o cone e o rendimento voltou ao normal ( rendimento do motor e principalmente do som ) hehehehe
Quando coloquei achei que funcionaria como o dimensionado que colocava no escape de carros, lembra disso ????? aumentava o ronco e o carro andava mais ... engano meu ....

valew a explicação

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor methanol_fan » 30 Jul 2008, 18:17

eae gligoco blz?

Eu já tinha visto mesmo que 90% das pipas convencionais tem uma barreira dessas para pressurizar o tanque, porém, se eh possível carburar o motor da savage com a pressão normal da pipa sem o tal cone eu pensei que pudesse ser melhor (mesmo sendo 2t) deixar o fluxo livre no escape e compensar a menor pressão abrindo as agulhas...
Não estou tirando a razão de nada do que vc disse, estou apenas falando o que eu achei q poderia acontecer

Falow..


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 31 Jul 2008, 01:29

Então... Acho que eu não consegui explicar direito ainda ehhe, bom eu dei uma relida no meu "livrinho de consultas" hsuaishaius... E irei explicar melhor com algumas correções...
Bom, a pipa funciona assim:
Quando a porta de escape abre, gases saem em alta pressão e ecoam pela pipa, e atrás desses gases em alta pressão é formado um vaco, que ajuda a tirar o resto de gases queimadas de dentro da camara de combustão, e então nesse momento, a porta de admissão abre, e o mesmo vaco que tirou os gases queimados, puxa o combustivel para dentro da camara, mais um pouco de combstivel acaba sendo desperdiçado e vai para a pipa, mais na hora que os gases de combustivel chegam na pipa, aquela onda de choque do começo, ecoa de volta pela pipa, e pouco antes da porta de escape fechar para a explosão ocorrer, essa onda de choque empurra de volta os gases de combustivel que seriam desperdiçados...
É mais ou menos isso, se alguém quiser corrigir alguma coisa pode corrigir...


:D


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 31 Jul 2008, 02:06

Pergunta : hehehe
>>> Quando fechamos a saída da pipa com o dedo para desligar o auto, isso ocorre porque é interrompido esse vácuo e o combustível pára de chegar ao motor ????? é isso mesmo ???? por isso o motor apaga ???
Somente uma curiosidade !!!

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 31 Jul 2008, 02:21

Não, o motor mesmo sem pipa funciona, só que com muiitto menos potencia....
O que acontece quando vc tampa a pipa é que vc contamina a camara de combustão com gases já queimados...Isso é o que eu penso... Mais tem gente que diz que tampando a pipa vc afoga o motor...

Mais cara, é complicado o funcionamento da pipa, o que vc tem que saber é que a o papel da pipa é ajudar na admissão e exaustão dos gases do motor, podendo até "dobrar" a potencia dele...
Basicamente é isso....


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 31 Jul 2008, 02:33

Caramba Gligoco... não sabia que podia ter um ganho tão gde de potência somente mexendo na pipa ... o que acho interessante é que quando fechamos a saída da pipa, o motor apaga quase instantâneamente ... Outro dia não percebi qua a mangueira de comb. tinha escapado da pipa e tentei desligar o auto ... e não desligou de jeito nenhum ... só desligou quando eu vi que tinha escapado a mangueira e coloquei de volta ... aí desligou na hora ... Por isso acho que deve ser o corte de comb. e não o retorno de gases que mata o auto ... Vc já fez esse teste ???

[]s e taí mais um motivo de discussão !!! hehehe ... no bom sentido !!!


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor gligoco » 31 Jul 2008, 02:45

É, quando a borrachinha do escape tá rasgada o motor tbm não morre quando vc tampa a pipa...
Mais dai vc tem que pensar... Será que o carro não morreu pq os gases queimados podiam sair pelo buraquinho e então não iam voltar para o motor, ou será que o motor não morreu pq a pressão no tanque não aumentou para afogar ele?? ehheh No final deve ser uma combinação dessas 2 coisas que matam o motor eheheh...

Sobre o ganho de potencia, realmente é incrivel a diferença de um motor com pipa para um sem pipa... E não é qualquer pipa que fica boa em qualquer motor, tem pipas que não funcionam de jeito nenhum em alguns motores..

Motor 2T de automodelo é muiittttoooo complexo... Quando vc começa a pesquisar vc vê o quanto é complicado e como mudanças minusculas podem fazer uma diferença enorme...


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 31 Jul 2008, 03:03

Tô achando esse negócio muito interessante ... sou novo nisso e estou aprendendo muito aqui no fórum .... Muito legal isso ... Sempre me interesso e levo a fundo o que faço ... por isso gosto de perguntar ( como diz minha assinatura ) ... Quanto mais por dentro ficar do assunto, melhor é !!! Certo ??? Muita gente acha esse hobby coisa ridícula, coisa de criança, atc ... tenho amigos que não acreditam que comprei um automodelo desse valor, etc ... hahahahaha.. Esses caras não sabem o que estão perdendo ... é um desafio brincar com isso, regular o carro, tentar entender e resolver os problemas, etc ... Eu tô adorando !!!

>>> Pergunta : AUTO LIGADO + FECHAR SAÍDA DA PIPA = CARRO APAGA ( o comb. não vai p/ o motor, certo ???)
AUTO DESLIGADO + FECHAR SAÍDA DA PIPA + DAR A PARTIDA COM O ROTO = maior quantidade de comb. será injetada no motor, certo ??? ...

mais essa para vc resolver ... hehehehe..esse trem é muito complexo...

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor pixelman » 31 Jul 2008, 09:36

ataffonso escreveu:Certo ??? Muita gente acha esse hobby coisa ridícula, coisa de criança, atc ... tenho amigos que não acreditam que comprei um automodelo desse valor, etc ... hahahahaha.. Esses caras não sabem o que estão perdendo ... é um desafio brincar com isso, regular o carro, tentar entender e resolver os problemas, etc ... Eu tô adorando !!!

hahaha
ja passei por isso tambem..

Bom ja deu uma lida nisso aqui? index.php?name=News&file=article&sid=35 diz bastante a respeito de como a pipa e a curva influencia no motor..

ataffonso escreveu:>>> Pergunta : AUTO LIGADO + FECHAR SAÍDA DA PIPA = CARRO APAGA ( o comb. não vai p/ o motor, certo ???)
AUTO DESLIGADO + FECHAR SAÍDA DA PIPA + DAR A PARTIDA COM O ROTO = maior quantidade de comb. será injetada no motor, certo ??? ...


Que eu saiba é a mesma coisa de voce tampar o escapamento de um carro 1:1, os gazes nao tem por onde sair e vao acabar "bloqueado" o pistao, quando você ta com o motor desligado você força todo o ar bombeado pelo pistao a ir para o tanque fazendo assim subir o combustivel ficando mais facil a partida.

Espero ter ajudado
Abraço!



Piloto
 
Mensagens: 135
Registrado em: 05 Jan 2007, 21:00
Localização: SP

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor methanol_fan » 31 Jul 2008, 16:07

ataffonso, tambem to nessa faz 3 anos... desde os 13.. meus amigos não se conformam q eu goste tanto de um negocinhu de 30 e pocos centimetros...
eu sempro entro aqui no rcm pra fica sempre por dentro dos lançamentos, entender um pouco mais sobre motor, regulagem, etc... pra quem ve como um brinkedinho nem eh tão interessante mas quando vc perde o medo e abre o motor, limpa, regula aih o negocio melhora d vdd
falow


"Te ensinei que o importante eh competir mas te mato d pankada se vc não ganhar!"
Mamonas Assassinas

 Raze      Super Tigre .27st, Axial 28RR      Original      Byron 20% gen2      Original      GRP      Speed Driver

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Cone interno da pipa ... colocar ou não ???

Mensagempor ataffonso » 31 Jul 2008, 16:22

Com cereteza ... esse era um sonho que tinha quando era jovem ( não que eu esteja velho ... hehehe ) de ter um carro rádio controlado de gasolina !!!!! Ainda bem que realizei, pois esse trem é baum di mais !!!!!!!
VICIANTE !!! Com a ajuda da galera do fórum RCM pretendo ficar cada dia melhor nesse hobby .... Mas esse negócio da pipa aí de cima ainda não entrou direito na minha cachola !!! KKKKKKKKK

[]s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes