Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Pries_jeden_Got » 26 Abr 2009, 21:04

Mandar um torneiro fazer tudo bem, mas e as pontas para por na mangueira, tbm é torneada? (desculpa a ignorância...)


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

 
Mensagens: 48
Registrado em: 07 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo / ABC

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Zanutti » 27 Abr 2009, 19:15

Ola Pries, tudo certo ?

Olha, não sou especialista também, rs, mas acredito que com um torno dê para fazer sim. Na pior das hipoteses acho que se faz necessario o uso de CNC, mas acho que um torno já resolve.

Valeu,

abraços !

Piloto Racer
 
Mensagens: 475
Registrado em: 12 Dez 2007, 21:00
Localização: SANTOS - SP

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Ivan » 03 Out 2009, 01:44

Alguém sabe explicar a razão pela qual o combustível frio é mais econômico? POrque se a questão fosse apenas de menor densidade e menor pressão, não seria mais fácil um regulador de pressão e ponto?
Será que tem relação com a volatabilidade em alta temperatura?
Abraços

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor pixelman » 03 Out 2009, 02:36

Ivan, o nitro evapora com uma certa facilidade com o calor, sendo assim, vc jogando os gases quentes da pipa direto no combustivel, acaba evaporando um pouco do mesmo..

Esse é um dos motivos..
Abraço.



 
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor monge » 03 Out 2009, 20:49

Eu ACHO que é pq quanto mais quente mais as moleculas se agitam assim se expandem, mais volume e menos moleculas sendo assim vai menos moleculas pro motor queimar. Ja que o motor queima moleculas. É o mesmo esquema de nao abastecer em dias quentes no meio do dia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 652
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:00
Localização: Santana de Parnaíba

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor jvictor » 03 Out 2009, 21:43

nossa nem postei o resultado neh!!!!
eh o seguinte, 2 coisas, 1 testei no meu FW e como o da 3racing eh muito grosso não presurisava direito e não dava pra regular o motor direito pq ficava dando falta. Pórem se vc usar ele em um Pró .12 ou 1/8 e o ORIGINAL da Novarrosi ou o da RB, sim da certo. E diga-se de passagem que o gas-cooler no 1/8 hj eh muito comum quase todos usam e nos pr´.12 depende da pista se usa tbm!!!
Portanto não compre o da 3racing pq eh vagabundo e não presta.
Pórem o da Nova ou RB eu sei que funciona.

Sei que não eh Feira do rolo, mais to vendendo o meu Gas-cooler da 3racing ta novo usei umavez só R$20 eu entrego. ehehehehehehe


www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.

 Serpent 747/Associated TC5      REDS MT3 / NOVAK      Ko Propo EX-5UR      Tornado      Kruzer V2 / Audi A5 V2      Matrix / Contact      Paulista / ABARC / APPA-SP

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 70
Registrado em: 12 Fev 2010, 21:00
Localização: Araras SP

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Madalão » 16 Abr 2010, 11:56

Pessoal sou novo no hobby, mas tenho uma duvida ? com o cooler a temperatura do motor vai abaixar ? se sim eu poderia andar com o carro mais afinado conseguindo um melhor desempenho em baixa ?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Abib » 16 Abr 2010, 11:58

Não.. não tem nada a ver..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 14 Fev 2008, 21:00
Localização: Três de Maio RS

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor jeffersonk » 19 Abr 2010, 15:05

bah tu ve ua coisa simples que fazer uma baita diferença.........

seria mais um menos uma intercooler.......

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 328
Registrado em: 14 Mai 2007, 23:00

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Zero » 20 Abr 2010, 02:05

jeffersonk escreveu:bah tu ve ua coisa simples que fazer uma baita diferença.........

seria mais um menos uma intercooler.......


Bom, na verdade é muito diferente de um intercooler. Um intercooler resfria o ar que será empurrado para dentro de um motor por um turbo ou supercharger. Quanto maior a quantidade de ar comprimido dentro da câmara, maior será a explosão, e consequentemente a potência.

Esse exhaust gas cooler resfria o gás do escape diminuindo a variação de temperatura e em decorrência expansão do gás e linearizando a pressão interna do tanque (embora não completamente, pois existem outros fatores). Além disso o gás mais frio diminui o índice de evaporação do nitro no tanque, otimizando o uso do combustível.

Assim:

Intercooler influi na quantidade de ar dentro do motor (mais potência)
Gas Exhaust Cooler influi na quantidade de combustível dentro do motor. (mais eficiência)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor erosenninspp » 20 Abr 2010, 12:01

Pries_jeden_Got escreveu:Mandar um torneiro fazer tudo bem, mas e as pontas para por na mangueira, tbm é torneada? (desculpa a ignorância...)


Nao precisa fazer a ponta, basta fazer rosca na mesma medida dos niple ( Aquelas pontas dourada que tem no tanque tanto que vai pro carburador quanto que vem da pipa )do tanque de combutivel e usar o mesmo modelo.


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 278
Registrado em: 02 Jan 2010, 21:00
Localização: Arapiraca-AL

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor missunga » 22 Abr 2010, 02:42

Da certo sim! Eu uso um da RB já a alguns meses em um buggy team losi com motor team orion, e melhorou a autonomia. Na amain hobbies tem por U$ 16.99. http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Gas-Cooler




 MP9 tki3/Mugen MBX7T      OS Speed B2101/RB BXR      MT4      Flashpoint 30%      Kyosho/Mugen      AKA/ proline

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: Novarossi "Exhaust Gas Cooler"

Mensagempor Gazo » 22 Abr 2010, 09:13

Não precisa ir muito longe. Existe este acessório da Lynx. Bom, pelo menos consta no site.

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Resfriador de Gases - Pressão Positiva e Pressão Negativa?

Mensagempor Joseph » 12 Dez 2014, 00:51

Alguém poderia me dizer qual a diferença de um resfriador de gases pressão positiva de um com pressão negativa?
Estou pensando em adquirir um para fazer um upgrade no meu automodelo. Li em alguns lugares que com isto, a lenta fica muito melhor. Não sei se é verdade. Mas de qualquer forma ele deve ter sua importância, uma vez que todos os automodelos de competição fazem uso desta peça.
Alguns modelos de pressão positiva e negativa p/ observarem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609171089-309168-resfriador-de-gases-em-aluminio-p-presso-positiva-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-601041337-dissipador-gases-presso-negativa-nitro-escape-automodelo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598505007-novarossi-exhaust-gas-cooler-36000-_JM

OBS: No meu automodelo, vem uma mangueira da pipa p/ o tanque e do tanque sai outra que leva combustível ao carburador.




 Kyosho Inferno Neo ST      KE 25      Flysky GT3c      Rapicon 25 ; 9% óleo      Original      Pro-Line Badlands 3.8"

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Resfriador de Gases - Pressão Positiva e Pressão Negativ

Mensagempor Abib » 12 Dez 2014, 06:48

É basicamente a mesma coisa. A diferença é que um tem uma agulha para ajustar o quanto da pressão da pipa influenciará na pressão do tanque.

Em competições, motores giram a mais de 40.000 RPM e são solicitados ao extremo, com acelerações rápidas e freadas bruscas..
Se seu automodelo não rodar no mesmo regime pesado de uma competição, a melhora vai ser quase imperceptível.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 18 visitantes