VELAS

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 23
Registrado em: 10 Jan 2012, 21:00
Localização: Francisco Beltrao

Re: Codigo VELAS

Mensagempor diogogomes » 06 Fev 2012, 10:08

To usando uma Vela Odonell ODO99 vi que ela é fria, na minha cidade a umidade do ar fica na casa dos 60% e a temperatura em torno de 30 a 35 graus, eles esta correta? Combustivel Odonell 20% nitro


Diogo Gomes

 HSP Monster 1:8      Sh .21      2.4GHZ      Odonell 20% Nitro      Ruas e estacionamentos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1098
Registrado em: 11 Jun 2010, 23:00
Localização: Caraguatatuba_SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Fastinhu » 15 Abr 2012, 17:39

alguém sabe me dizer qual é o tempo médio de vida util de uma vela turbo em condições certas de uso??


Infancia eu tive.....só não tive RC's [:
Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha

FACEBOOK----> https://www.facebook.com/carlosyukio.shintani

 Team Losi 2.0 TLR x 2      Ninja JXB02 e RB10 Killer      DX3R      VPro      Team losi      RCW      logo vai ter pista aqui!!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 659
Registrado em: 11 Mai 2011, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Codigo VELAS

Mensagempor rdreher » 16 Abr 2012, 01:39

Fastinhu escreveu:alguém sabe me dizer qual é o tempo médio de vida util de uma vela turbo em condições certas de uso??


Já usei por uns 2 galões uma mesma vela em um período de uns 3 meses... É uma vela GO T3 que até hoje tenho e funciona, só que não tá mais segurando o motor ligado tão bem como antes...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1098
Registrado em: 11 Jun 2010, 23:00
Localização: Caraguatatuba_SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Fastinhu » 16 Abr 2012, 01:59

rdreher escreveu:
Fastinhu escreveu:alguém sabe me dizer qual é o tempo médio de vida util de uma vela turbo em condições certas de uso??


Já usei por uns 2 galões uma mesma vela em um período de uns 3 meses... É uma vela GO T3 que até hoje tenho e funciona, só que não tá mais segurando o motor ligado tão bem como antes...


bom,então dura até que bastante..
andei queimando umas,achei que eram mais frágeis que as stardard


Infancia eu tive.....só não tive RC's [:
Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha

FACEBOOK----> https://www.facebook.com/carlosyukio.shintani

 Team Losi 2.0 TLR x 2      Ninja JXB02 e RB10 Killer      DX3R      VPro      Team losi      RCW      logo vai ter pista aqui!!

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Assis SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Junior7Obreli » 07 Mai 2012, 23:22

Ola,
Estou com umas duvidas, para carro/moto cada vela tem um codigo que fala o tipo de rosca temperatura e comprimento, gostaria de saber se as velas de rc sao modelo padrao, por exemplo se todas sao o mesmo tamanho se so muda a temperatura e a rosca todas as roscas sao iguais ? ja vi perder cabeçode de rd por colocar rosca diferente, e se nao for padrao como saber qual comprar, vou para o paraguai e queria comprar umas velas, mas como saber modelo (comprimento,tamanho,rosca ?) a unica coisa que eu sei e que tem a vela turbo, que e conica e veda melhor e a vela stander que nao e conica e tem uma arruela de vedação

S.O.S


Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

('Platao')

 HPI NITRO RS4 3 EVO+      HPI Nitro Star T3.0      TF - 20 2.4GHz      Byron Race Gen 2 N20% O12%      Cuda California Verde      Slick

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor mach » 08 Mai 2012, 13:09

No mundo de automodelismo glow existem 2 tipos de velas:
- Standard
- Turbo

Cada tipo tem tamanho e rosca padronizado, ou seja independente da marca, fisicamente são iguais
o que muda é a "temperatura" delas, dependendo do tipo de aplicação, clima, combustível usado.
Na página 2 tem fotos.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Assis SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Junior7Obreli » 08 Mai 2012, 16:53

mach escreveu:No mundo de automodelismo glow existem 2 tipos de velas:
- Standard
- Turbo

Cada tipo tem tamanho e rosca padronizado, ou seja independente da marca, fisicamente são iguais
o que muda é a "temperatura" delas, dependendo do tipo de aplicação, clima, combustível usado.
Na página 2 tem fotos.


Obrigado pela resposta, mas ainda enho uma duvida e esse negocio de curta media e longa ?


Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

('Platao')

 HPI NITRO RS4 3 EVO+      HPI Nitro Star T3.0      TF - 20 2.4GHz      Byron Race Gen 2 N20% O12%      Cuda California Verde      Slick

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor mach » 08 Mai 2012, 16:54

"esse negocio de curta media e longa ?"

Ond vc viu isso?!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 659
Registrado em: 11 Mai 2011, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Codigo VELAS

Mensagempor rdreher » 08 Mai 2012, 18:15

Esta vela por exemplo é longa...

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... lug-Medium

Tá explicado ali dentro mesmo...

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Assis SP

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Junior7Obreli » 08 Mai 2012, 22:33

rdreher escreveu:Esta vela por exemplo é longa...

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... lug-Medium

Tá explicado ali dentro mesmo...


Como saber se um carro e medio curto longo ???, a mais usada e qual ?


Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

('Platao')

 HPI NITRO RS4 3 EVO+      HPI Nitro Star T3.0      TF - 20 2.4GHz      Byron Race Gen 2 N20% O12%      Cuda California Verde      Slick

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 63
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Cascavel

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Cris_LB » 20 Jul 2012, 23:01

Galera...
Estou querendo comprar uma vela mais quente pro meu carro...
Estou usando a original que é a GLOW PLUG COLD R5 (HPI)... dei uma olhada na primeira página e vi que quando maior o número mais fria é a vela.. Aí ficou a minha dúvida....
Essa vela marca COLD (fria)... porém é número 5, que se comparada com a da Novarossi seria quente....

Será que eu levo em consideração o número 5 ou o "COLD"???

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Pimpolho » 21 Jul 2012, 02:05

À respeito das velas cônicas ou "turbo" como são comercialmente chamadas, existem as chamadas longas, na Novarossi identificadas com a letra C : 5 tgC, 6 tgC, 7tgC ,onde o calor se mantêm mais tempo no corpo da vela mesmo em baixos giros, (por isso indicadas ao uso off-road ou em dias onde a umidade beira os 100%), e as identificadas com a letra F: 5tgF, 6tgF, 7tgF, onde seu corpo curto favorece uma maior dissipação do calor, ( por isso indicadas ao uso onroad, em situações onde o motor trabalha na maioria do tempo em giros médios e altos) .
Quanto ao amigo do HPI, minha opinião é seguir as indicações do manual sobre a vela a ser utilizada. Trocar por que ? Está usando combustível com menos nitro do que o indicado ??


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 63
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Cascavel

Re: Codigo VELAS

Mensagempor Cris_LB » 21 Jul 2012, 12:25

Pimpolho escreveu:À respeito das velas cônicas ou "turbo" como são comercialmente chamadas, existem as chamadas longas, na Novarossi identificadas com a letra C : 5 tgC, 6 tgC, 7tgC ,onde o calor se mantêm mais tempo no corpo da vela mesmo em baixos giros, (por isso indicadas ao uso off-road ou em dias onde a umidade beira os 100%), e as identificadas com a letra F: 5tgF, 6tgF, 7tgF, onde seu corpo curto favorece uma maior dissipação do calor, ( por isso indicadas ao uso onroad, em situações onde o motor trabalha na maioria do tempo em giros médios e altos) .
Quanto ao amigo do HPI, minha opinião é seguir as indicações do manual sobre a vela a ser utilizada. Trocar por que ? Está usando combustível com menos nitro do que o indicado ??






Registrado em: May 04, 2012
Mensagens: 26
Localização: Cascavel

Enviada: Seg Jul 16, 2012 11:21 am Assunto: Re: ACERTO DEMOTOR
Galera... to com um probleminha e quero tirar uma dúvida...

Aqui onde moro está meio frio... uns 15 graus +/- e estou com dificuldade para regular o motor.... Quando ele está em alta rotação e eu freio ele repentinamente o motor morre...
Já tinha acontecido isso antes, postei aqui no fórum e me falaram pra fechar um pouco a baixa, fiz isso e fechei um pouco a lenta tbm, resolveu o problema...
Porém agora no inverno não estou conseguindo regular.... ontem fiquei bastante tempo tentando e não teve jeito.... deixei a baixa bem fechada (mas sem falhar no arranque) e aumentei a lenta até o carro ficar andando sozinho e mesmo assim ele morre as vezes... Percebi que se eu andasse devagar por um tempo, como se deixasse ele esquentar um pouco, ele não morria tão fácil.

Medindo a temperatura do motor vi que estava ficando na faixa de 80º - 90º.

Ai surge a minha dúvida... Pode ser a temperatura baixa esteja fazendo o carro morrer? Uma vela mais quente pode ajudar a resolver o problema???
Uso Byron 20% e vela original.


Este é meu problema... tinha postado no tópico de Motor... queria testar uma vela mais quente pra ver se resolve.

 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jul 2012, 23:00
Localização: Divino

Re: Codigo VELAS

Mensagempor toxcroen » 21 Jul 2012, 20:21

Fala amigo minha revo ta queimando vela em dois dias quemei duas so que tem um problema tava usando combustível errado tava usando de avião mais tipo esse negocio de ponto regula no carburador neh pode ser por causa do ponto ou por causa do combustível ? e a respeita da suspensão suspenção traseira minha ta no -2 e a frente no -1 tem algum problema pra empinar tenho so que coloca a traseira no -1 tbm ou tenho que baixa a frente ? em relação com as rodas eu vi que ela tem que fica jogando meio pra fora isso regulo onde ? desde ja valeu




 Revo Traxxas 5309

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Jun 2012, 23:00
Localização: passo fundo

Re: Codigo VELAS

Mensagempor GabrielR » 23 Jul 2012, 11:30

Cris_LB escreveu:
Pimpolho escreveu:À respeito das velas cônicas ou "turbo" como são comercialmente chamadas, existem as chamadas longas, na Novarossi identificadas com a letra C : 5 tgC, 6 tgC, 7tgC ,onde o calor se mantêm mais tempo no corpo da vela mesmo em baixos giros, (por isso indicadas ao uso off-road ou em dias onde a umidade beira os 100%), e as identificadas com a letra F: 5tgF, 6tgF, 7tgF, onde seu corpo curto favorece uma maior dissipação do calor, ( por isso indicadas ao uso onroad, em situações onde o motor trabalha na maioria do tempo em giros médios e altos) .
Quanto ao amigo do HPI, minha opinião é seguir as indicações do manual sobre a vela a ser utilizada. Trocar por que ? Está usando combustível com menos nitro do que o indicado ??






Registrado em: May 04, 2012
Mensagens: 26
Localização: Cascavel

Enviada: Seg Jul 16, 2012 11:21 am Assunto: Re: ACERTO DEMOTOR
Galera... to com um probleminha e quero tirar uma dúvida...

Aqui onde moro está meio frio... uns 15 graus +/- e estou com dificuldade para regular o motor.... Quando ele está em alta rotação e eu freio ele repentinamente o motor morre...
Já tinha acontecido isso antes, postei aqui no fórum e me falaram pra fechar um pouco a baixa, fiz isso e fechei um pouco a lenta tbm, resolveu o problema...
Porém agora no inverno não estou conseguindo regular.... ontem fiquei bastante tempo tentando e não teve jeito.... deixei a baixa bem fechada (mas sem falhar no arranque) e aumentei a lenta até o carro ficar andando sozinho e mesmo assim ele morre as vezes... Percebi que se eu andasse devagar por um tempo, como se deixasse ele esquentar um pouco, ele não morria tão fácil.

Medindo a temperatura do motor vi que estava ficando na faixa de 80º - 90º.

Ai surge a minha dúvida... Pode ser a temperatura baixa esteja fazendo o carro morrer? Uma vela mais quente pode ajudar a resolver o problema???
Uso Byron 20% e vela original.


Este é meu problema... tinha postado no tópico de Motor... queria testar uma vela mais quente pra ver se resolve.


nos dias de muito frio na media de 15 graus, eu so mexo ele 1\8 de volta a alta, e ar 1\8 e fica bom...(temperatura vai de 105 a 125, depende se dou as voltas botinando ou mais na manha) eu uso vela O.S N8 que seria uma vela media, e até hj nunca tive problemas... ( aqui na nossa cidade tem find q ta até 5, 6, 7 graus, e otros de 25. é chato pra caramba tem fica regulando antes andar.) quando chegamos na pista 3 hora da tarde ta na media de 20 graus e quando saímos de tardinha ta 13, tem q fica de olho na temperatura e fumaça o tempo todo. so lembrando q quando vc mexer na baixa tera q mexer tmb na lenta. o ruin é que nas primeiras voltas o motor parece q ta frio e a lenta fica baixa e quando vc chega a uma temperatura de 110 graus ele parece q aumenta a lenta e vc tem q mexer um pouco.
uma dica volte as regulagens de alta e baixa original do seu carro e vai mexendo não passando de 1\8 de volta com o motor quente até acertar o ponto certo. acredito q so abrir um pouco a de baixa ja resolva nos dias de mais frio, e verifique se a vela original que vc usa é uma vela quente ou fria.
Se falei alguma bobagem alguem me corrija. sou novato e e to aprendendo junto.
espero ter ajudado. Abração

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes