FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Bakker » 01 Mar 2010, 10:46

Gazo escreveu:Já. Inclusive postei alguns testes que fiz. Mas estou querendo acertar a mistura com metanol. Este é o combustível ideal para nossos motores.

Estou querendo 2 coisas.

1 - Abaixar um pouco o custo de rodagem.
2 - Abaixar o custo de manutenção (Nitro oxida o motor, até onde consegui encontrar informações).

Testei a mistura simples de Metanol com 10% de Óleo de rícino. Estou achando este óleo extremamente viscoso. Acho que poderia usar menos. É essa a minha dúvida.

Abraços.



Eu uso 12% de oleo. Qual a vela que você esta usando ? tem que usar a 3 em certos motores. A fumaça e o cheiro de gambá é normal.

PS: óleo da marca RAID e ricino com menos de 1% de acidez e alcool P.A.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Gazo » 01 Mar 2010, 11:02

Então, o problema do excesso de óleo é que o motor parece estar afogado. Quando acelero, ele responde bem, tento manter a velocidade no retão e ele vai apagando... Até morrer.

Só consigo manter ligado dando umas bombadas no acelerador. Eu afinei um pouco na agulha de baixa e um pouco na de alta e melhorou. Mas não mantém... Fora a temperatura. Por isso que estou achando que está com muito óleo. Bom, pelo menos do óleo que estou usando. Fora que não tem nitro no combusta.

mas vou te falar, ele arranca muito forte! ehehhehehehe

Bom, velas... Isso vai ser um problema. Tenho 3!!!! ehehhehehe

Preciso levantar certinho. Mas uma é OS, outra TT e uma Kyosho.

Com a original do TT (Thunder Tiger), nem se quer sinal de partida. Já com a Kyosho foi muito bem! Pegou de primeira. A OS nem vou testar por enquanto. Mas sei que é média.

Vou ver mais pro final de semana em pegar umas velas. Mais quentes. Mas a Kyosho é quase certeza que é quente.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Bakker » 01 Mar 2010, 12:11

Gazo escreveu:Então, o problema do excesso de óleo é que o motor parece estar afogado. Quando acelero, ele responde bem, tento manter a velocidade no retão e ele vai apagando... Até morrer.

Só consigo manter ligado dando umas bombadas no acelerador. Eu afinei um pouco na agulha de baixa e um pouco na de alta e melhorou. Mas não mantém... Fora a temperatura. Por isso que estou achando que está com muito óleo. Bom, pelo menos do óleo que estou usando. Fora que não tem nitro no combusta.

mas vou te falar, ele arranca muito forte! ehehhehehehe

Bom, velas... Isso vai ser um problema. Tenho 3!!!! ehehhehehe

Preciso levantar certinho. Mas uma é OS, outra TT e uma Kyosho.

Com a original do TT (Thunder Tiger), nem se quer sinal de partida. Já com a Kyosho foi muito bem! Pegou de primeira. A OS nem vou testar por enquanto. Mas sei que é média.

Vou ver mais pro final de semana em pegar umas velas. Mais quentes. Mas a Kyosho é quase certeza que é quente.


Pode ser o excesso de óleo mesmo. Veja, cuidado para não baixar a % de óleo, pois assim a vida do motor estará comprometida. Uma vela mais quente ajuda. Coloca uma vela mais quente e observe o comportamento e a temperatura, se piorar, volta para a vela que você usava antes diminuindo um pouco do óleo.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Gazo » 01 Mar 2010, 12:21

Então. Estou fazendo as coisas com calma. Vou baixar para 9%, depois 8% e 7%. Se não melhorar, vou ter que trocar de óleo! ehhehehehehehe

Mas só vou poder fazer alguma coisa quando chegar o final de semana, e este, não pode chover! ehhehehehe

Abraços!

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 26 Fev 2010, 22:00
Localização: Nova Andradina MS

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor bobtequila » 03 Mar 2010, 00:32

dizem que a O.S esta desenvolvendo para carrinho agora aquele motor movido a etanol que saiu para aeros

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Mai 2006, 23:00
Localização: Natal-RN

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Bakker » 03 Mar 2010, 10:30

bobtequila escreveu:dizem que a O.S esta desenvolvendo para carrinho agora aquele motor movido a etanol que saiu para aeros


Saiu e não se vê o motor por aqui. O de carro eu estou procurando e nada tb.

 
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jan 2010, 21:00
Localização: rio de janeiro

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor lfversiani » 06 Abr 2010, 03:28

fala galera...
to com dois galoes de byron aqui em casa, que eu abri e nao usei, e estam guardados ha uns 6 meses no maximo...
da pra usar? a cor dele ta normal...
qual a validade depois de aberto?
abs




 xt8 e xt8 spec      picco      3pm      byron      jconcepts      proline      rbracing rj

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Gazo » 06 Abr 2010, 08:43

Experimente. Mas monitore a temperatura do motor.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1088
Registrado em: 17 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Maxx3262 » 06 Abr 2010, 11:23

Bakker escreveu:
bobtequila escreveu:dizem que a O.S esta desenvolvendo para carrinho agora aquele motor movido a etanol que saiu para aeros


Saiu e não se vê o motor por aqui. O de carro eu estou procurando e nada tb.


Ainda não saiu, apenas para Aeros mesmo, está em fase de testes ainda.

Imagem

Segundo o site OS

Enquanto isso, no Japão...

A O.S. também trabalha firme no desenvolvimento do primeiro motor a bioetanol para automodelos. Eis aí a cara do 12TG-BE, um motor cuja versão a metanol tem história de campeão em carros na escala 1/10. Esse trabalho, porém, não é fácil.
A fábrica japonesa encontra muito mais dificuldades do que esperava com o desenvolvimento deste 12 BE para Auto, em relação trabalho que teve com os BE para aeromodelos. Por duas razões, ou melhor, supostas razões, pois não se trata de informação oficial:

1 - O tamanho pequeno do motor o faz bem mais crítico do que os "grandes" 55, 75 e 120 já devidamente adaptados para BE Aero e já são um sucesso no mercado japonês (chegam ao Brasil em abril);
2 - A geometria original do motor 12TG a metanol, intrincada, desenhada para altíssima performance, também contribui para torná-lo ainda mais crítico ao ser adaptado para bioetanol.

Ao que tudo indica, a O.S. vai recomeçar do zero o desenvolvimento de um motor para Auto desse porte, desenhando tudo especialmente para bioetanol. Assim, a fábrica deixará de lado a complexa geometria de dutos de alimentação e exaustão antes projetada para alta performance com metanol. Ou seja, provavelmente o primeiro BE para Auto só terá a cara do 12TG-BE que se vê na foto. Por dentro, será um bicho totalmente diferente.

PRESSÃO POR MOTOR DE HELI – Brasil, a pergunta que mais se faz é: "A O.S. vai lançar um motor BE para helicópteros?". Nós não sabemos, mas se depender dos recados que já estamos levando aos japoneses, um motor para heli seria o próximo! (Álvaro Caropreso).


Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”

 Pausado      Pausado      Pausado      Cerveja!      Pausado      Pausado      Pausado

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Gazo » 06 Abr 2010, 11:45

Interessante.

E os ledários aqui do fórum que converteram seus motores para Ethanol... Será que ainda funcionam? hehehehhehehehe Ou já estouraram as bielas?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1063
Registrado em: 29 Jan 2009, 21:00
Localização: shopinng conquista sul

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor iago » 28 Jul 2010, 15:19

o que acham do sidewinder? comprei um galao usei apenas 1/4 de um TANQUE para testa-lo. funcionou muito bem mesmo, mas fiquei com medo de usa-lo devido ao comentario de alguns modelistas q usaram.
o que acham devo usar ou é muito arriscado ( mesmo tomando os deviddos cuidados, com fiscaslizar sempre a temperatura, lubrifica-lo apos o uso, e manter uma boa carburaçao ?

vale apena ?? corro risco de danificar o motor ?




 dst kyosho/ fw 05 t/revo 3.3      gxr.15 / gxr.18/trx 3.3      PERFEX MODEL NO . KT-3DX/ tq3      TOP FUEL      dst /fw lamborghini /revo new      ALPHA/TALON      o estacionamento da pedra

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor Edsel » 28 Jul 2010, 17:53

Não acredito que um galão de combustível vá estragar o seu motor. Aproveite que usou 1/4 do tanque e queime o resto do tanque, abra o motor, verifique qual a condição das partes internas, se estiver tudo ok, remonte o motor e queime esse galão todo, quando o galão acabar, abra o motor novamente e reavalie a condição do mesmo. Assim vc terá uma idéia de como o motor ficou após o sidewinder.




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 17 Mai 2010, 23:00
Localização: bh

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor jerê » 28 Jul 2010, 18:16

pessoal aqui em bh tem um wild cat (eu acho) de 10% por 68 reais eu posso usar no meu motor 18bx da thunder tiger?
abraços




 tomahawak st      18bx      original      um ai      original      traxxas anaconda/ origina/ etc      adrenalina/ qualquer lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1063
Registrado em: 29 Jan 2009, 21:00
Localização: shopinng conquista sul

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor iago » 28 Jul 2010, 18:34

Edsel escreveu:Não acredito que um galão de combustível vá estragar o seu motor. Aproveite que usou 1/4 do tanque e queime o resto do tanque, abra o motor, verifique qual a condição das partes internas, se estiver tudo ok, remonte o motor e queime esse galão todo, quando o galão acabar, abra o motor novamente e reavalie a condição do mesmo. Assim vc terá uma idéia de como o motor ficou após o sidewinder.


cara o meu medo é mais de perder a precisao q meu motor esta funcionando.. tipo pegando sem a menor dificuldade e sem morrer nem uma vez.

eu só coloquei no tanque os 1/4 nao sobrou nada no tanque.


quanto a oxidaçao das partes internas do motor causadas por esse combu segundo alguns usuarios, acho q nao acontecerá queimando todo o nitro q resta no motor dando varias voltas no EZ-START e por ultimo batendo um superlub no carburador...
alem disso acredito q o motor nao pode ser danificado trabalhando numa temperatura normal e com lubrificaçao ( obsevei tb a fumaça e esta normal )

vc ja usou esse combu ? meu motor podera mudar depois de ultiliza esse combu ?




 dst kyosho/ fw 05 t/revo 3.3      gxr.15 / gxr.18/trx 3.3      PERFEX MODEL NO . KT-3DX/ tq3      TOP FUEL      dst /fw lamborghini /revo new      ALPHA/TALON      o estacionamento da pedra

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: FALANDO EM COMBUSTIVEL............

Mensagempor mach » 29 Jul 2010, 10:17

jerê escreveu:pessoal aqui em bh tem um wild cat (eu acho) de 10% por 68 reais eu posso usar no meu motor 18bx da thunder tiger?
abraços


Esse aí num é de heli não?!

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes