REVITALIZAÇÃO DE MOTORES
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Quem sabe bem disso eh o Gabriel da Gligoco.
Manda uma MP pra ele
Manda uma MP pra ele
www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
Serpent 747/Associated TC5 REDS MT3 / NOVAK Ko Propo EX-5UR Tornado Kruzer V2 / Audi A5 V2 Matrix / Contact Paulista / ABARC / APPA-SP |
- luizcarniel
-
- Mensagens: 162
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: porto alegre rs
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
outro dia com a peça na mao fiquei pensado !! se tivesse algum banho para o pistao que aumetasse seu diametro, dava pra lear na retidica q faz motores e falar com o velinho aquele lah do fundo, "oque tem as manhas" !! ele mede e diz tem q ter tanto.. derrepente rc´é um pouco diferente, eu jah trabalhei com ofina mecanica, onde se procurando se acha informaçoes sobre o motor q quiser !! nos rcs notei certa dificuldade, se tivese essa informação dava até pra fazer/usinar um pistao !! n se sabe as folgas.. angulo de brunimento entao, oque é isso !! hehehe... é querer de mais mas se tivesse o desenho do pistao, um desenho tecnico com as medidas... altura de pino.. diametro.. de pistao e camisa, original, dava pra calcular um sobre mediad para fabricação de um pistao até um pouco maior..
abraço Luiz
trx 3.3cid
abraço Luiz
trx 3.3cid
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Como vc falou Luiz ... falta informações mais técnicas sobre o assunto. Acredito até que possa ser resolvido com um banho quimico mas como e qual o tipo de material a ser depositado essa resposta ainda está a 7 chaves. Quem sabe alguem se habilita a postar aqui.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Não.. A resposta não é Banho Quimico..
Revitalizar o pistão é uma arte.. São pouquissimas as pessoas que conseguem e tem equipamento para tal.
A Revitalização em sí normalmente é feita por tratamento termico, onde você dilata o pistão e o resfria de tal forma que ele mantenha a dimensão final alguns centésimos a mais do que o diametro inicial..
Para isso, você precisa aquece-lo e resfria-lo de forma totalmente controlada..
Por isso que não é qualquer um que faz este tipo de serviço..
Revitalizar o pistão é uma arte.. São pouquissimas as pessoas que conseguem e tem equipamento para tal.
A Revitalização em sí normalmente é feita por tratamento termico, onde você dilata o pistão e o resfria de tal forma que ele mantenha a dimensão final alguns centésimos a mais do que o diametro inicial..
Para isso, você precisa aquece-lo e resfria-lo de forma totalmente controlada..
Por isso que não é qualquer um que faz este tipo de serviço..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
- luishenrique73
- Mensagens: 397
- Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
- Localização: florianopolis
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
bingoabib escreveu:Não.. A resposta não é Banho Quimico..
Revitalizar o pistão é uma arte.. São pouquissimas as pessoas que conseguem e tem equipamento para tal.
A Revitalização em sí normalmente é feita por tratamento termico, onde você dilata o pistão e o resfria de tal forma que ele mantenha a dimensão final alguns centésimos a mais do que o diametro inicial..
Para isso, você precisa aquece-lo e resfria-lo de forma totalmente controlada..
Por isso que não é qualquer um que faz este tipo de serviço..
é isso awe q o abib comentou
choque termico
internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia
bugy single speed vx-16- 2.5cc 2 c RCGAZ ByLui 0% exceed ta girando muito mais rapido rua becos pista br101 |
- kenediquequi
- Mensagens: 1147
- Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
- Localização: CURITIBA PR/BRASIL
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Ola amigos.
A respeito da revitalização por processo de Choque termico, posso falar brevemente sobre isso.
em meados dos anos 2000,,,num antigo e muito conceituado site de rc aqui no Brasil ( pessoal mais antigo deve saber), eu ja comentava sobre uma forma de reaproveitamento do kit usado.
Na epoca eu falava sobre uma Sobre-Vida ao kit atraves de choque termicos.
Processo este que consistia em aquecer e resfriar ligeiramente o pistao.
Na epoca os resultados eram pequenos poren consegui fazer 1 corrida de final de temporada com o kit,( a performance nao era iagual ao novos).
Hoje existem pessoas no Brasil muito conceituadas neste setor, diga-se de passagem que o Nono de Porto legre, desenvolveu equipamento e tecnica para tal.
eu mesmo ja enviei alguns motores para serem revitalizados por ele Nono, e o retorno foi satisfatorio .
O processo consite em recuperar a compressao da camisa.
Aja visto que a compressao dar-se a atraves da conicidade interna da camisa, com o tempo de uso a camisa perde esta conicidade e e preciso entao efetuar a troca do kit ou entao realizaro processo de revitalização.
Sei que hoje existem varias pessoas no brasil que estao fazendo ,mas assim deixo claro que para obter sucesso e preciso tempo, dedicação e muito grana em cima, muitos testes etc....
A revitalização e feita para motores que ainda possuem medidas cabiveis, bem como....
Medias dio pino do gira dentro do toleravel.
Bloco em boas condicoes,
Rolamentos em bom estado sem folgas.
Bem nao quero me aprofundar muito neste tema, acredito que a melhor pessoa para falar disto seja o proprio Nono, que ja acompanha e muito tempo esse desenvolvimento,inclusive na epoca que cito acima (choque termico) conversamos sobre uma possivel revitalização, ehoje isso e um fato .
Espero ter ajudado.
A respeito da revitalização por processo de Choque termico, posso falar brevemente sobre isso.
em meados dos anos 2000,,,num antigo e muito conceituado site de rc aqui no Brasil ( pessoal mais antigo deve saber), eu ja comentava sobre uma forma de reaproveitamento do kit usado.
Na epoca eu falava sobre uma Sobre-Vida ao kit atraves de choque termicos.
Processo este que consistia em aquecer e resfriar ligeiramente o pistao.
Na epoca os resultados eram pequenos poren consegui fazer 1 corrida de final de temporada com o kit,( a performance nao era iagual ao novos).
Hoje existem pessoas no Brasil muito conceituadas neste setor, diga-se de passagem que o Nono de Porto legre, desenvolveu equipamento e tecnica para tal.
eu mesmo ja enviei alguns motores para serem revitalizados por ele Nono, e o retorno foi satisfatorio .
O processo consite em recuperar a compressao da camisa.
Aja visto que a compressao dar-se a atraves da conicidade interna da camisa, com o tempo de uso a camisa perde esta conicidade e e preciso entao efetuar a troca do kit ou entao realizaro processo de revitalização.
Sei que hoje existem varias pessoas no brasil que estao fazendo ,mas assim deixo claro que para obter sucesso e preciso tempo, dedicação e muito grana em cima, muitos testes etc....
A revitalização e feita para motores que ainda possuem medidas cabiveis, bem como....
Medias dio pino do gira dentro do toleravel.
Bloco em boas condicoes,
Rolamentos em bom estado sem folgas.
Bem nao quero me aprofundar muito neste tema, acredito que a melhor pessoa para falar disto seja o proprio Nono, que ja acompanha e muito tempo esse desenvolvimento,inclusive na epoca que cito acima (choque termico) conversamos sobre uma possivel revitalização, ehoje isso e um fato .
Espero ter ajudado.
Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.
Team Driver Pursuit Racing.
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Então temos a revitalização por choque térmico.
Mas qual das peças deverá ser revitalizada ? a camisa ? o pistão ? A Qual temperatura ? Como funciona esse processo ?
Existe a revitalização por processo químico tbm ?
Estas são algumas duvidas minhas e que gostaria que o Nono ou mesmo alguem pudesse postar aqui . Valeu a participação da galera.. Grato !
Mas qual das peças deverá ser revitalizada ? a camisa ? o pistão ? A Qual temperatura ? Como funciona esse processo ?
Existe a revitalização por processo químico tbm ?
Estas são algumas duvidas minhas e que gostaria que o Nono ou mesmo alguem pudesse postar aqui . Valeu a participação da galera.. Grato !
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
- luizcarniel
-
- Mensagens: 162
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: porto alegre rs
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Kenedi, como sempre, espetacula a tua contribuição,
Na faculdade, vi que existem materiais q aceitao este efeito de termo-alguma coisa, como os aneis de cobre de vela, ou de cabeçote, estes sem mt necessidade de "controle" !! ele toma o choque e espande, mas n é um material q esta em "trabalho" como camisa/pistao, o choque n vai "destemperar o material" é tao diferente de cobre, e ou latao.. !! a camisa é de latao mas o banho interno q ela tem, parece um durocromo.. algo assim.. ! e se dá funciona, nao vejo mt criterio a nivel de engenharia, em se tratando de "estudo" imagino que o choque deva ser "uniforme" nao podendo ter uma chama direta de um lado, ou de outro, esquentando a peça uniformente, com agua derrepente, ou em oleo quente, e depois resfriando em agua gela, ou oleo... nao consigo imaginar "choque" pra uma peça destas, nestes materiais tao especificos... !! como voce falou hoje é um fato.. e essas coisas de folgas !? materiais ? de q eh feito o pistao "bom" uma liga ? aluminio ?! folgas entre o pistao e a camisa, é conhecido !!? bonimento.. ? eu trbalho com plasticos de engenharia, materiais importados, usinagem de peças, seria ridiculo usinar um pistao, se soubesse o material... muitas perguntas, eu sei,.. só para "trocarmos uma ideia" ABRAÇO
Na faculdade, vi que existem materiais q aceitao este efeito de termo-alguma coisa, como os aneis de cobre de vela, ou de cabeçote, estes sem mt necessidade de "controle" !! ele toma o choque e espande, mas n é um material q esta em "trabalho" como camisa/pistao, o choque n vai "destemperar o material" é tao diferente de cobre, e ou latao.. !! a camisa é de latao mas o banho interno q ela tem, parece um durocromo.. algo assim.. ! e se dá funciona, nao vejo mt criterio a nivel de engenharia, em se tratando de "estudo" imagino que o choque deva ser "uniforme" nao podendo ter uma chama direta de um lado, ou de outro, esquentando a peça uniformente, com agua derrepente, ou em oleo quente, e depois resfriando em agua gela, ou oleo... nao consigo imaginar "choque" pra uma peça destas, nestes materiais tao especificos... !! como voce falou hoje é um fato.. e essas coisas de folgas !? materiais ? de q eh feito o pistao "bom" uma liga ? aluminio ?! folgas entre o pistao e a camisa, é conhecido !!? bonimento.. ? eu trbalho com plasticos de engenharia, materiais importados, usinagem de peças, seria ridiculo usinar um pistao, se soubesse o material... muitas perguntas, eu sei,.. só para "trocarmos uma ideia" ABRAÇO
- luizcarniel
-
- Mensagens: 162
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: porto alegre rs
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
viu Wolf,
em qual das peças é o certo nao vou saber ti respodner, nem a temperatura !! mas acho q o processo tem q ser algo por aquecimento continuo sabe, tipo se tu btoar o pistao no fundo de uma panela, ele vai sofrer calor de baixo pra cima, isso que eu ACHO q eles chama de "controle" por exemplo meter uma panela no fogo com agua, ou oleo, mais estavel termicamente, com um TOCO DE MADEIRA no fundo, afastando e isolando a peça da fonte de calor, manendo ela "no meio termico" .... o mesmo pra resfriar, tem q ser um pote de agua fria.. bom, nao sei !! abraço
em qual das peças é o certo nao vou saber ti respodner, nem a temperatura !! mas acho q o processo tem q ser algo por aquecimento continuo sabe, tipo se tu btoar o pistao no fundo de uma panela, ele vai sofrer calor de baixo pra cima, isso que eu ACHO q eles chama de "controle" por exemplo meter uma panela no fogo com agua, ou oleo, mais estavel termicamente, com um TOCO DE MADEIRA no fundo, afastando e isolando a peça da fonte de calor, manendo ela "no meio termico" .... o mesmo pra resfriar, tem q ser um pote de agua fria.. bom, nao sei !! abraço
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Olá Luiz
Realmente sou curioso no assunto e até ja pensei em levar o conjunto camisa e pistão numa retífica de motores só para ver o q eles dizem a respeito.
Mas acredito que mais informações devem estar sendo postadas aqui o que irá eleiminar muitas das minhas duvidas e tbm de outros automodelistas. Se cada um postar aqui o pouquinho do seu conheçimento em muito iremos aprender ...
Realmente sou curioso no assunto e até ja pensei em levar o conjunto camisa e pistão numa retífica de motores só para ver o q eles dizem a respeito.
Mas acredito que mais informações devem estar sendo postadas aqui o que irá eleiminar muitas das minhas duvidas e tbm de outros automodelistas. Se cada um postar aqui o pouquinho do seu conheçimento em muito iremos aprender ...
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Wolf.. não precisa esperar ninguém postar (de novo) as informações.
Tudo isso já foi discutido bastante aqui no Forum. É só pesquisar.
/viewtopic.php?t=11088
/viewtopic.php?t=2378
Tudo isso já foi discutido bastante aqui no Forum. É só pesquisar.
/viewtopic.php?t=11088
/viewtopic.php?t=2378
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
- luizcarniel
-
- Mensagens: 162
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: porto alegre rs
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Abib,
não precisa esperar ninguém postar (de novo) as informações !!
..mas entao se tem um manual pronto !! eu compro ? tem em pdf ? como q faço, esses posts antigos sao muito interessantes, o Tio nono da umas aulas de historia que chega emocionar !! estamo falando
DO PROCESSO, propriamente dito, que é choque termico jah foi falado e escrito um milhao de vezes.. mas e entao !! tudo isso já foi discutido aqui no forum !? é só pesquisar ?? e oque mais ? o amigo tem para contribuir ...
TU nao tem curiosidade de saber como é feito !! ? tu acha q como jah foi falado, pesquisa ali e deu.. !! ? se no final eu ler e reler e n me dizer nada, pego o telefone do tio nono com alguem e mand apra ele o meu motor ? tche, o serviço do tio nono é pra MOTORES !! motores PRO !! nao adianta eu querer manadr meu TRX pra ele q NOVO custa aí uns 140/150 dolares, ou ainda um axial de 100 dolares !!
grande abraço,
Luiz ! q já leu e releu umas 20 vezes esses topicos todos
e ainda aguarda liberação para voltar a escrver no topico ALCOOL, aquele que SUMIU uma vez aqui do forum !! ABRAÇOOO
não precisa esperar ninguém postar (de novo) as informações !!
..mas entao se tem um manual pronto !! eu compro ? tem em pdf ? como q faço, esses posts antigos sao muito interessantes, o Tio nono da umas aulas de historia que chega emocionar !! estamo falando
DO PROCESSO, propriamente dito, que é choque termico jah foi falado e escrito um milhao de vezes.. mas e entao !! tudo isso já foi discutido aqui no forum !? é só pesquisar ?? e oque mais ? o amigo tem para contribuir ...
TU nao tem curiosidade de saber como é feito !! ? tu acha q como jah foi falado, pesquisa ali e deu.. !! ? se no final eu ler e reler e n me dizer nada, pego o telefone do tio nono com alguem e mand apra ele o meu motor ? tche, o serviço do tio nono é pra MOTORES !! motores PRO !! nao adianta eu querer manadr meu TRX pra ele q NOVO custa aí uns 140/150 dolares, ou ainda um axial de 100 dolares !!
grande abraço,
Luiz ! q já leu e releu umas 20 vezes esses topicos todos
e ainda aguarda liberação para voltar a escrver no topico ALCOOL, aquele que SUMIU uma vez aqui do forum !! ABRAÇOOO
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
Luiz, não existe manual, nem PDF, nem receita de bolo..
Cada caso é um caso.. Os equipamentos para controlar a rampa de temperatura precisa ser de grande precisão, já que cada desgaste é diferente do outro.
O resfriamento também precisa ser feito em um composto especial para que as dimensões se mantenham..
Qual é o valor da temperatura? Eu não sei.. Qual é o composto? Eu não sei..
Se eu não me importo em querer saber, NÃO.. Sei que existe, sem que faz, mas nao quero nem preciso saber dos dados pois não tenho o equipamento que me garanta tal estabilidade de processo.
Se você vai conseguir estas informações? Dificilmente.. pois é aí que a experiencia separa as pessoas competentes dos curiosos..
Se vale a pena reinventar a roda, como é o caso deste tópico ou do Alcool, IMHO, NÃO...
Existem MILHOES de modelistas com conhecimento e infra-estrutura para inventar um monte de coisas.. mas os resultados sempre saem piores que os originais, deixando tudo inviável no final...
Cada caso é um caso.. Os equipamentos para controlar a rampa de temperatura precisa ser de grande precisão, já que cada desgaste é diferente do outro.
O resfriamento também precisa ser feito em um composto especial para que as dimensões se mantenham..
Qual é o valor da temperatura? Eu não sei.. Qual é o composto? Eu não sei..
Se eu não me importo em querer saber, NÃO.. Sei que existe, sem que faz, mas nao quero nem preciso saber dos dados pois não tenho o equipamento que me garanta tal estabilidade de processo.
Se você vai conseguir estas informações? Dificilmente.. pois é aí que a experiencia separa as pessoas competentes dos curiosos..
Se vale a pena reinventar a roda, como é o caso deste tópico ou do Alcool, IMHO, NÃO...
Existem MILHOES de modelistas com conhecimento e infra-estrutura para inventar um monte de coisas.. mas os resultados sempre saem piores que os originais, deixando tudo inviável no final...
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
- FIGUEIREDO
-
- Mensagens: 1601
- Registrado em: 22 Jun 2008, 23:00
- Localização: sao paulo pinheiros
Re: como revitalizar camisa e pistão ?
E sobre o banho de niguel quimico?
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
KYOSHO/TRAXXAS 3.3/NOVAROSSI.21/DTX18/GX21 ORIGINAL MK 20% EXTRA ORIGINAL ORIGINAL PACAEMBU - VILA LOBOS |
- luizcarniel
-
- Mensagens: 162
- Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
- Localização: porto alegre rs
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes