REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor kenediquequi » 19 Jan 2009, 11:56

oi Luiz,
relaxa mano, e assim mesmo, fica tranquilo.
Agora seuas colocaçõe sficaram mais claras,,,,,

quanto a revitalização oque falo, e por experiencia de ja ter testdo varios formatos para tal, e posso te garantir que as revitalizacoes sendo bem feitas, ficam perfeitas sim,
Hoje estes processos de revitalizacoes, sao feitos com sucesso pelo Nono, eu memso tenho minha sformas e jeitos para tal, mas em situacoes, mais extremas, mando tudo pro Nono e te digo fica perfeito.
Ja corri com motores revitalizados por ele e ficou muito bom.
Ja corri com motores revitlizados por min, ( faco apenas os meus motores) e ficou bom tb.

Com relacao a precos e preparacoes, te digo que ja fui preparador de motores 1/1 em Curitiba (arrancada) a muitos anos atraz, sei oque voce quis dizer com $$$$ pra andar forte e preciso muito $$$$$$ em carros 1/1, so 1 cabecote fluxado, com molas especias custa o olho da cara, e so para utilizar um abancada de fluxo entao quem a tem cobra fortunas,,,,to certo??? ehhhehehe

minhas prepacaoes, tem um custo sim, nao e exorbitante, mas prefiro falar disso em Privado par anao virar uma "Jaba nacional ok",,,,,

se tiver mais uvidas, etc
me add ao msn,
quequi1@hotmail.com, terei o maior prazer em dar dicas, etc,,,,,


abss


kenedi.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto
 
Mensagens: 162
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: porto alegre rs

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor luizcarniel » 19 Jan 2009, 12:54

Grande Kenedi !! esta adicionado aos poucos vamos conversando !!
...já fizeste algum TRX traxxas q vem em quase todos os nitro deles, sou iniciante no hobby, me parece um motor mais "de brincar" mesmo em relação aos de competição...

mas em se falando de trx, notei q ele temum trabalho muito forte no duto de escape, olha para a janela pelo escapamento "sobra" um pedaço de camisa em relação ao tamanho do duto de escape, fiquei de veras afim de refazer aquele angulo, depois de muito analisar a situação, notei q alem do duto ele tem um "friso" lateral dos dois lados, aí repensei e achei melhor nao arrombar aquilo ali, FLUXO nao eh só volume, eh volume / area !! deixei como estava.. fiz só o polimento externo da camisa, eu ia perguntar POPRQUE polir a camisa externamente, NAO MANJO NADA DE GLOW !! sorte q abri, q locuraaaa a ciencia q tem ali, fiquei encantado, poli por fora com a intenção de melhorar "os dutos" de transferencia das laterais !?? eh isso mesmo...

bom vamo logo a pergunta q quero fazer !! la no preparado, num motor aspirado, a ALCOOL, combustivel, nos dutos de admissao, eu NAO POSSO fazer polimento total, eles tem q ter alguma rugozidade com a intenção de evitar que o combustivel "goticule e escorra" pelo duto, modificando a atomização gerada no duto "tipo original" nos motores a dois-tempo tipo Glow !! como funciona isso !??? tudo polido, melhora mesmo ? em algum teste ja tentou deixar alguma coisa "fosca" aquele fosco-semi brilho deixado por uma lixa 1000/1200 dessas de polimentoo... ?!!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor kenediquequi » 19 Jan 2009, 13:08

E isso mesmo,
o polimento ajuda no fluxo da mistura ar combustivel.
tudo aquilo que se consiga para melhorar o fluxo do motor, rverte em melhoria do funcionamento do motor.

os dutos da camisa, na saida de escape e como voce disse,
da para fazer , mas e preciso saber pra que pista vc vai andar, se e de alta, voce mexe, mas se for de baixa deixa assim,,

para melhorar, e preciso medir o curso do pisto e saber com qtos graus o escape abre,etc etc ete, ehehehehe



abss

kenedi.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 81
Registrado em: 15 Jul 2008, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor Cassio33 » 19 Jan 2009, 14:23

Opa Luiz, tu tocou num assunto que à muito me intriga.
Fui piloto de motociclismo, campeão gaúcho algumas vezes e campeão brasileiro da copa rd 350 em 1990 ( sou antigo...rsrsrs ) e eram motores 2t à álcool, e de maneira nenhuma eram polidas as janelas de admissão, somente polia-se as janelas de escape, sei que são motores de concepção diferentes, mas é estranho isso. Sei tbm que os motores preparados pelo nonô e kennedi sõa muito bons. Fica a pergunta pra vocês: em outros motores ( 2 ou 4 t ) de motos ou carros 1:1 vocês sabem se é feito polimento na admissão?
Abraço

Piloto
 
Mensagens: 162
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: porto alegre rs

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor luizcarniel » 19 Jan 2009, 15:05

Cassio, com certeza nos motores a alcool preparados de carros 1/1 nao pode se polir o duto até ficar brilhando o combustivel acaba por nao atomizar e começa a "escorrer" na parede, o que com o tempo e a temperatura elevada, vai virar deposito de carvao.. diminiuir rendimento, etc...

fiquei preucupado, depois q eu poli tudo q isso me veio a lembrança !! fiquei na duvida tambem...

Piloto
 
Mensagens: 162
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: porto alegre rs

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor luizcarniel » 19 Jan 2009, 15:08

heim cassio e outra, eu tenho um amigo q tambem copetiu no taruma, so n sei se bate as "epocas" ele correu até de 50tinha quando era guri, o nome dele eh Ricardo Willems, hoje meche so com barco, alguns dois tempo, outros 4....

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 104
Registrado em: 11 Jul 2008, 23:00
Localização: Maceió

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor eudes » 19 Jan 2009, 15:18

kenediquequi,

Aos poucos você está fornecendo dicas para iniciantes no hobby como eu muitos outros. Li em outro tópico em que você relata a grande importância do polimento para um bom rendimento em motores glow. Sou muito mais um curioso do que um concorrente em potencial para revitalização em motores, tionono tem os seus conhecimentos adquiridos com todo o tempo disponibilizado ao hobby e você como relatou no post acima também faz revitalização de motores. Se puder nos soltar só mais um pouquinho de conhecimento seria de grande valia para todos da comunidade. Continua ai se puder... processo de deformação... qual equipamento de medição....
Se não quiser passar também acredito que todos entenderão. :lol:

Sucesso nas suas preparações.

Um abraço.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor kenediquequi » 19 Jan 2009, 15:22

Em resposta a Atomização , os senhores estao correto.
Quando fazia meus motores AP, e andavamos no Alccol, nao se polia os dutos .
Ja no Metanol a coisa muda de figura.
Estamos falando de Metanol, com composição quimica parecida porem diferente, com outros carbonos, nao nescitam de Atomização.

Kenedi.


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 165
Registrado em: 22 Set 2007, 23:00
Localização: Campos dos Goytacazes-RJ

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor afraga » 19 Jan 2009, 15:28

tcharam, eu até hoje (tenho 29 anos) nunca vi um magico ensinar seus truques, nem muito menos os mecanicos chefes da formula 1 falaram os seus segredos e muito menos Kenedi campeão um porradeiro de vezes de curitiba e algumas cidades do pais falar, então eu desisti, de perguntar, eu so sei q na net falam muita coisa, resta acertar a receita de bolo, enquanto isso gastamos farinha no caso combustivel e mandemos brasa. eu sei uma forma q estou tentando, se der certo aí sim, vou dominar o mundo, ficarei rico, mais tão rico q vou comprar um hpi usado, para economizar dinheiro. rs... so opara discontrair...




 SERPENT 720/07      JL,Novarrosi 3SCT,Mega ZX      Spektrum DX2.0      Traxxas 20% nitro      LOLA      Traseira Espuma frente borrach      Campos-RJ (Hiper Bom)

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor gligoco » 19 Jan 2009, 16:34

É amigos, podem ter certeza que dificilmente alguém vai dar a receita do bolo pronto.. O maximo que vão fazer é passar os "Ingredientes" mais não a ordem em que eles devem ser "misturados" hehehe...
Eu sempre fui muito curioso em relação aos motores 2 tempos dos nossos automodelos, e logo que eu comecei no hobby eu vi que se eu quisesse intender como tudo funciona eu teria que pesquisar e muito.. E claro, estragar muitos motores tbm eheheh... É um processo inevitavel, se vc quer virar um bom preparador de motores vc terá que destruir alguns hehehehe...
Sobre atomização, ainda é uma coisa que dá muitta discussão, muitos defendem que não se deve polir a camisa e sim deixar ela aspera, e outros dizem que ela deve ficar como um espelho... Eu ainda não tirei minhas conclusões sobre isso, mas se vc olhar o bloco de um motor OS vz-b por exemplo, é possivel ver que as paredes tem um tratamento preto aspero, se isso é para ajudra na tal da atomização eu não sei...

:D


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 81
Registrado em: 15 Jul 2008, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor Cassio33 » 19 Jan 2009, 17:06

luizcarniel escreveu:heim cassio e outra, eu tenho um amigo q tambem copetiu no taruma, so n sei se bate as "epocas" ele correu até de 50tinha quando era guri, o nome dele eh Ricardo Willems, hoje meche so com barco, alguns dois tempo, outros 4....


Cara, não lembro desse nome, mas eu corri de 87 à 92.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 232
Registrado em: 29 Dez 2007, 21:00
Localização: Praia Grande-S.P.

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor rcvalber » 19 Jan 2009, 22:06

Show de bola esse tópico..
parabéns a todos envolvidos...
Valber


Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1147
Registrado em: 20 Jun 2005, 23:00
Localização: CURITIBA PR/BRASIL

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor kenediquequi » 19 Jan 2009, 23:02

Ola pessoal boa noite....
Vamos entao falar de motores originais de fabrica?
mas vejam motores de fabrica mas nas versoes TUNED ok?
Voces ja devem ter ouvido falarem de motores com revestimentos Coating, Teflon etccccc certo?

Muito bem, vou pegar como exemplo os motores da linha JP

Os motores Jp vem com um revestimento coating, (teflon)esse revestimento ajuda na dessipação de calor,evita o atrito entre peças ( biela e pino do gira) e tem como finalidade termos um bloco interno super liso sem nunca ter rugosidade algum.

Motores OS speed.
Quem ja teve um OS Speed e viu o bloco dentro, pode dizer que o bloco e super liso, assim como o gira dentro do tunel e sua saida sao lisos, muito lisos, isso e feito tda parte de usinagens nos blocos depois e feito essa pintura nas peças ., ou seja mais um motor TOP, super liso internamente.

Motores PIcco JL Red Dot, (campeao Mundial)
Tanbme vem com revestimento coating, que ajuda como descrito acima.

Motor Novarossi 353, 3sct versao Tuned.Tem o gira completamente polido espelhado mesmo, na saida do tunel do gira.

Todos os motoes de hoje, tem um Soop (peuqneas entradas) logo acima do rolamento interno, completamente lisa.



Moral da historia,,,,,,, .
Estes motores ja saem de fabrica completamente polidos e ou super lisos, atraves de aplicao Coating, se o metanol precisa de otomização, nem um dos motores citados acima, teriam estes tipos de materiais.

Estamos falando de uma determinado combustivel super volatil. que se evapora facilmente , sendo o ideal e que o combustivel chegue o mais rapido possivel na camara de explosao certo?

SIm, quanto mais rapido a mistura chegar, mais fria sera essa mistura, e quanto mais fria a mesma for, maior sera a queima, e quanto maior a queima melhor a performance .
Para se ter maior velocidade nesse trajeto, e preciso que os locais de arrasto sejam os menores possivel, sendo asism entra em sena o Polimento.

Se voces desmontarem um motor novo nunca funcionado, voce irao perceber que nao tem marca alguma nele certo?

Sim.

Apos o uso ou amaciamento , desmonte esse mesmo motor, e podera ser percebido o caminho percorrido pela mistura Ar-Combustivel, pois o oleo deixara residuos. Concidencias a parte, toda essa passagem e feitapor locais com otimo acabamento, e como se o combustivel ja tivesse ali, um caminho mais facil com menos obstaculos.

no mundial de 2004, minha presenca la foi por 1 principal razao.

Queria de toda forma ver os motores dos pilotos TOP desmontados.
Um amigo meu trabalhou na vistoria, e me disse o seguinte....

"Quequi, os motores dos caras sao todos muito trabalhados, ao maximo,,,,,tem motor que parece ser completamente cromado de tao polido".

Nesta data eliminei todas as duvidas sobre Atomização , ou outra que fosse.

em fim, podem polir a vontade, desde que com cuidado para nao danificar pois o tiro pode e sai pela culatra hahahahaha.

So para dar um exemplo,
vejam o gira a baixo, cade a rugosidade dele?


abss....


kenedi.
Team Speed Work.
Anexos
gira capri.jpg
gira capri.jpg (70.63 KiB) Exibido 2729 vezes


Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 57
Registrado em: 30 Set 2008, 23:00
Localização: Palhoça - SC

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor edivanem » 20 Jan 2009, 00:59

dae galera,
to com um gxr18 aqui que nao pega por nada, ta sem compressao alguma
vou testar o banho de nique nele hehe
tb tenho um gxr28 que funcionando, mas vou aproveitar a viagem e dar um banho nele tb, nao tenho nada a perder, a nao ser uns 30 a 40 reais hehe
depois eu digo o que aconteceu se prestou ou nao haha

gostaria de pedir a opiniao do kenediquequi sobre essa técnica do banho de niquel...

Piloto
 
Mensagens: 162
Registrado em: 09 Nov 2008, 21:00
Localização: porto alegre rs

Re: REVITALIZAÇÃO DE MOTORES

Mensagempor luizcarniel » 20 Jan 2009, 08:12

Kenedi, cara muito show os teus relatos, tu nos contando sobre as tuas experiencias e tuas conclusoes sobre os fatos. Aqui na firma consigo ver a foto do vb q eu nao via ontem a noite, hoje durante o dia vou consultar o tal revestimento q conversamos ontem.. quando entrar no msn, me chama, to off mas me chama, quero ver junto a ti, "q tipo de especificaçoes" temos q ter em relação ao tal do materia... resistencia.. rugozidade.. se tu tem ideia de microns q ess apintura teria q ser feita.. temperatura de trabalho dessas peças.. etc !! e o silica, hoje mesmo vo pega o silica q eu tenho um "especial" um original GM para juntas e selos mecanicos, o silica normal alta temperatura compra por 10/15 reais, esse gm custa 35/50 reais, tem q ver o que vira quando seca, muito bom, essa semana vou pegar me dremmel de volta, at emprestada, to com pena do bloco =P nao tem umas fotos de blocos polidos ? acho q tem q ter mais cuidado ainda, com o que NAO POLIR, dioque com oque polir... a camara de transferencia na lateral essa eh uma q vou espelharrrrr.... abraço loco, bom dia aí !!

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 13 visitantes