STS ENGINES

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: STS ENGINES

Mensagempor SalvadoriRacing » 29 Dez 2006, 22:40

mugenmtx escreveu:Fui um dos primeiros aqui no Brasil a rodar com esse motor, na época nem vendia no Brasil, mandei vim da china...

Bom o motor para carburação na minha opinião até quem nunca andou de rc regula esse motor. Muito bom mesmo para carburar...
Agora sobre o desempenho o motor vai bem em pista de baixa, pois tem um torque legal, mas para pista de alta esquece, vai comer poeira ...
Andei com esse motor na pista de indaiatuba no campeonato brasileiro de 2005 e na primeira etapa do brasileiro de 2006 no rio. Duas pistas com retas enormes, e nessas retas mesmo com a relação do carro boa o motor não anda. Isso os motores D3R. No tirei o D3r e andei com o mega zx12 e em SP tirei ele e acreditam? Coloquei um mr12 com vela turbo e virou mais rápido que o sts.
Minha opnião, para disputar o STS não presta, para brincar ele presta e muito .....

Valeu !!!!


fala luciano......

esse mr12 não vale........uahuauhauhuahaha! tem pedigree ahuahauah


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 68
Registrado em: 27 Abr 2006, 23:00
Localização: campinas

Re: STS ENGINES

Mensagempor enaresse » 02 Jan 2007, 16:40

Qual o melhor motor o D3R ou D5R da marca sts pois ambos tem o mesmo preço? Tenho um fw05-T e o motor foi para espaço literalmente e como o preço deste motor sts é atraente sai até mais barato que se eu compra-se o motor kyosho original. Será que o fw05-t aguenta esse motor? Qual curva posso colocar neste motor?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 31 Jul 2005, 23:00
Localização: Minas

Re: STS ENGINES

Mensagempor mugenmtx » 03 Jan 2007, 07:33

SalvadoriRacing escreveu:
mugenmtx escreveu:Fui um dos primeiros aqui no Brasil a rodar com esse motor, na época nem vendia no Brasil, mandei vim da china...

Bom o motor para carburação na minha opinião até quem nunca andou de rc regula esse motor. Muito bom mesmo para carburar...
Agora sobre o desempenho o motor vai bem em pista de baixa, pois tem um torque legal, mas para pista de alta esquece, vai comer poeira ...
Andei com esse motor na pista de indaiatuba no campeonato brasileiro de 2005 e na primeira etapa do brasileiro de 2006 no rio. Duas pistas com retas enormes, e nessas retas mesmo com a relação do carro boa o motor não anda. Isso os motores D3R. No tirei o D3r e andei com o mega zx12 e em SP tirei ele e acreditam? Coloquei um mr12 com vela turbo e virou mais rápido que o sts.
Minha opnião, para disputar o STS não presta, para brincar ele presta e muito .....

Valeu !!!!


fala luciano......

esse mr12 não vale........uahuauhauhuahaha! tem pedigree ahuahauah


Tem razão Salvadori heheheeh... nunca vi um mr12 como esse .... andou na frente de muito motor canhão heheeh...
Abração amigão !!!!


Luciano Assis

Virtual RC Racing

Campeão Mundial VRC

http://www.virtualrc.com/events/eventde ... x?eid=2517

Matéria da conquista na revista RC Car Action
http://www.rccaraction-digital.com/rcca ... 04/?pg=194

.

 Lipo Intellect      Tamiya      JConcepts

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: STS ENGINES

Mensagempor Cassio » 16 Jun 2007, 18:22

Opa... estava pesquisando os motores sts e vi que hoje em dia temos:

-STS D3R (tem o ifmar e o efra)
-STS D12X (cabeçote verde)
-STS D12E
-STS D12EX

Alguém sabe me dizer as diferenças entre eles? Principalmente entre o d3r, d12x e d12ex..

Que marcas de velas são compatíveis com esse motor?



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 19:23

Ola cassio blz amigo

O D12X eh o mesmo que o D3R mas com pistao mais leve e gira com silicone, O D3R existe na versao factory modified, bem mais rapido que o D3R comum,

As diferen'cas entre o D3R modified e o comum eh a janela do escape que passou de 4,4 para 4,7mm, janelas de admissao com ranhuras, gira com pintura em epox ou tratamento DLC (nao sei dizer ao certo qual eh) e tambem o gira tem alterado a inducao no venturi.

Tenho um D3R e minha opiniao sobre o motor eh:
Excelente torque em baixos e medios, meio parecido com o 12tz em torque de baixa, mas este torque se estende um pouco mais ate a media. em compensacao o motor nao gira muito... tem que se botar relacao mais longa pra compensar a falta de giro. mesmo assim eh excelente custo beneficio pelo baixo preco, e durabilidade. Ele eh extremamente travado para amaciar, mais ainda do que o 12tz, tem que ter paciencia pra amacia-lo senao vc quebra o motor. Fiz o segundo melhor tempo da nossa pista 17,66S com esse D3R, pipa 2601 novarossi e 16% de combustivel que eu mesmo fabrico, sendo que o primeiro melhor tempo ficou com um 12tz com pipa O.S T1040 e byron 30% 16,99Segundos estou gostando bastante do motorzinho.

O motor foi desenvolvido na china, camisa, pistao e biela sao intercambiaveis entre a serie NOVA, talvez seja um clone dos novarossi, coisa comum de acontecer na china.

A vela mais recomendade para este motor eh a novarossi C6TGF pra 16% nitro ou C7TGF para 20% nitro. As velas da O.S P6 tambem vao bem mas vazam compressao devido a conicidade diferente. Pipas boas pra esse motor sao as tipo novarossi 2601 ou RB. Ele vem taxado com 2 arroelas pra andar com 25% nitro sendo 1 arroela 0,2 e uma 0,3, para usar com 16% nitro ao nivel do mar vc pode tirar inicialmente a arroela de 0,2

Conversei com um dos tecnicos que trabalham na fabrica (Dino) e ele recomendou um modo de amaciamento especial (mas nao tanto) devido ao excesso de pinch que o pistao tem no TDC. eh recomendado usar 5 a 10% nitro para o amaciamento para nao causar desgaste prematuro na biela, e usar o metodo que o kenedi j'a havia falado antes... Aquecer o motor ate 90 graus em ateh 2 minutos e deixar esfriar. repetir o processo de 6 a 8 vezes. para amaciamento a frio, depois fazer o amaciamento a quente na pista.

Bom era isso... ateh o momento estou gostando do motor, nao usei o team edition mas deve ser muito bom tambem.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 19:26

Palmaris Profi 12 BM 1.00hp @ 35,500rpm 31.33oz-in @ 32,500rpm
JP 12 FX T03 BM 0.98hp @ 33,700rpm 31.54oz-in @ 32,000rpm
JP 12 FX T03 BRB 0.90hp @ 33,500rpm 28.77oz-in @ 32,500rpm
REX 12 RER3 BM 0.89hp @ 35,450rpm 34.16oz-in @ 25,500rpm
JP 12 FX T03 0.88hp @ 36,950rpm 27.66oz-in @ 25,000rpm
TOP 12 TSR3 0.80hp @ 30,400rpm 30.21oz-in @ 21,500rpm
STS 12 D3R IFMAR 0.78hp @ 35,650rpm 26.34oz-in @ 24,500rpm



NOTAS sobre los procedimientos de rodaje de los Motores STS .12

Las nuevas camisas y pistones vienen mas ajustadas. Esto le va poner mucho stress a la biela durante el rodaje, y provocara un desgaste prematuro del bushing de bronce o eventualmente que se rompa si es que ruedan el motor a muchas rpm. Por lo tanto no suban las rpm muy altas cuando hagan el rodaje mientras el piston y la camisa estan todavia duras. Lo mas importante es tomar conciencia que recien cuando concluyan el rodaje podran afinar la mezcla para obtener el maximo rendimiento.

Fabrica ha cambiado la linea de produccion de las bielas para colocar un bushing de bronce mas grueso en todos los motores Dragon “R”. Es nuestra politica hacer conocer a nuestros clientes lo que puede ocurrir, antes que ocultarles la informacion. A lo mejor esto les genere preocupacion, pero bajo nuestro punto de vista, es preferible saber la verdad por delante.

1. Instale una BUJIA nueva (Las BUJIAS calientes seran mejores para los seteos muy ricos que se usan durante el rodaje)

2. Use COMBUSTIBLE de buena calidad con minimo 10% de ACEITE

3. Primer Deposito: Arranque el motor, hagalo funcionar en minima por 2 minutos, luego apaguelo y dejelo enfriar totalmente. Cada vez que apague el motor, por favor asegurese que el piston quede en el PMI (Punto Muerto Inferior). Repita este ciclo 6 a 8 veces. Si las rpm de minima estan muy altas, regule el tornillo de minima para bajarlas. Asegurese que la temperatura este por debajo de los 80ºC . Es bueno que el motor escupa combustible crudo por el escape..

Nota: Esta forma de rodaje la llamamos “rodaje en frio”. El piston se expande cuando esta caliente y se contrae cuando esta frio. De esta forma dejamos que el piston se adapte a los cambios de temperatura y que el mismo se “tiemple” y tome las tolerancias correctas. Si ustedes siguen este proceso ciclico de “arrancar y apagar”, encontraran que el motor es mas facil de rodar.
Rodar inicialmente el motor en minima permite que se limpie sin daños (minimos), si hubieren impurezas internas.
Es importante dejar que el motor se caliente por un rato cuando recien se arranca, por dos razones; Una, para obtener calor de expansion y Otra, para lubricacion. Por lo tanto no aceleren el motor a fondo cuando esta frio.
Cuando he tenido que abrir el motor para algun cambio o inspeccion tambien dejo funcionar el motor en minima por un rato. Todas las piezas necesitan ajustarse y acoplarse nuevamente.

4. Los siguientes depositos de combustible: Corra el auto en la pista a baja velocidad (entre 50% y 80% de acelerador). Evite usar una posicion constante del acelerador. Hagalo acelerando y cortando las rpm’s rapido-lento-rapido, etc. Controle la temperatura constantemente, y mantengala entre 80ºC y 100ºC. Asegurese que salga bastante humo por el escape.

Nota: Esta forma de rodaje la llamamos “rodaje en caliente”. Evite una posicion constante del acelerador para asi permitir que el piston se acople en todas las posiciones de su recorrido. Durante este proceso el control de temperautura y rpm’s son MUY IMPORTANTES. Si el motor ha trabajado a muy altas rpm encontraran unas marcas verticales en la camisa y o en el piston. Estas no son causadas por impurezas que puedan haber entrado al motor, y lo que sucedera es que el motor pierda compresion. El control de temperatura es para asegurarnos de que el motor tenga suficiente lubricacion.

5. Despues de 1 a 2 litros de combustible , retire la bujia y gire la volante del motor con la mano , deje que el piston pase el PMS (Punto Murto Superior). Cuando no sienta una friccion significativa, solo un ajuste normal, el motor ya esta rodado y podremos comenzar a afinar las agujas para obtener el maximo rendimiento, en pequeños incrementos. Mantenga la temperatura alrededor de los 100ºC y los 120ºC.

Nota 1: Los motores STS necesitan alrededor de 1 a 2 litros de combustible antes de empezar a empobrecer las agujas, porque los pistones STS son mas duros que los Novarossi . Si ustedes tienen la paciencia necesaria durante el rodaje de nuestros motores, obtendran una mayor durabilidad de los mismos.

Nota 2: Yo tengo una forma muy especial de verificar el rodaje del motor. Pongan una toalla de papel blanco en la salida del escape. Dejen que el humo del escape golpee la toalla, aceleren el motor ligreramente. Si no encuentran impurezas, tan solo aceite, ello significa que su motor esta limpio y no esta escupiendo las particulas finas que salen duarante el rodaje.
Despues del rodaje yo desarmo el motor para verificar la biela, el pin del piston, el puño del cigueñal, y los rodajes. Si encuentro una tolerancia anormal, prefireo gastar algo de dinero y reeplazar las piezas necesarias antes que dañar y comprar otro motor. No me gusta apostar con la vida de mis motores. En me opinion el tiempo que gasto en rodar un motor es muy valioso.
Correr el motor STS a 120ºC no es problema, solo deben tener cuidado en verificar permanentemente el desgaste del pin del cigüeñal y de la biela. El cigüeñal nuevo tiene el pin de 4.29mm de diámetro, cuando sea igual o menor a 4.25mm, no use el motor en competencias. Por debajo de 4.2mm, el motor se rompe. El DIFERENCIAL de diámetros entre la biela y el cigüeñal no debe ser mayor a 0.05mm. En competencia siempre el desgaste será mayor, por eso el control permanente es IMPORTANTE.

6. Notas sobre las temperaturas ambientales y las de operacion del motor:
20º-30ºC max alrededor de 120ºC
10º-20ºC max alrededor de 100ºC
0º-10ºC max alredeor de 80ºC
Bajo 0ºC??? Lo siento, nunca he probado.

7. El rango util de las agujas del carburador:
Alta: 3~4 vueltas abierta
Baja: 4~5 vueltas abierta
De fabrica ambas vienen 4 vueltas abiertas .

Si encuentran que el motor esta muy rico en baja y media, puede ser causado por una compresion muy baja. Pueden probar retirando arandelas (0.1mm por vez), para adelantar el encendido. Todos los motores vienen de fabrica con arandelas para 30% de Nitro.

Solo recuerden que cuando empobrezcan (cierren) la aguja de alta, pueden necesitar enriquecer (abrir) la aguja de baja al mismo tiempo. Cuando empobrezcan (cierran) la aguja de baja, pueden necesitar enriquecer (abrir) la aguja de alta tambien. Si giran la aguja de alta 5 min. entonces giren la aguja de baja 10 min. (el doble). Asi encontraran el punto de equilibrio entre las agujas de alta y baja.

Nota: Con los motores STS hay dos puntos claves en la puesta a punto del carro:

1) No empobrecer la aguja de baja. Al menos mantenganla abierta 4 vueltas . Si necesitan mas torque de salida, cambien el resorte del embrague por una mas duro, o ajusten la tuerca de regulacion para que resbale mas el embrague
2) Siempre usen la relacion final de segunda mas larga que pueda sostener la pista. Los motores STS tienen muchisimo torque, suficiente como para empujar bien el auto en alta. No deben preocuparse si la segunda es muy larga y sienten que el carro no acelera. Si el carro esta lento en aceleracion cuando cambia a segunda velocidad, entonces lo que deben hacer es regular la caja para que entre mas tarde.

Cuando sienten que el motor no esta lo rapido que quisieran, pero funciona bien, lo primero que deben pensar es....
1.- Tengo las llantas adecuadas?, Hay traccion? Esta la pista limpia?
2.- Tengo la relacion de caja adecuada??
3.- Tengo el embrague bien regulado?
4.- Esta la transmision y los RODAMIENTOS girando libres?
5.- Lo ultimo es pensar en cerrar las agujas

Saludos
Papo




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 19:27

Ahora siguiendo estas interpretaciones y aplicadas sobre los motores STS para su máximo rendimiento con 20% de Nitro a nivel del mar:

· Un shim de 0.30mm ( para una cámara real comprobada de 0.46mm ).
· Una bujía McCoy 9 o una Nova 7 o una O’Donnell 077 o 099, para culatin no-turbo, y una Nova C7TGC o C7TGF (depende de la humedad), para culatin turbo.
· La pipa STS 22604 recortada, con el codo corto, ( largo en caso de pre-encendido).
La medida ideal entre la parte mas extrema del codo hasta la costura de las dos cámaras en el silenciador es de 95 a 98mm.




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: STS ENGINES

Mensagempor Cassio » 16 Jun 2007, 20:42

Fala schlickmann

Cara eu não achei nada sobre esse factory modified não..

Só para base de comparação entre os preços dos modelos, na china o d3R custa uns 135, o d12X uns 225, e o d12EX uns 100.

Será que compensa essa diferença de preço do verde? Eu estava analisando os STS exatamente por causa do preço atraente.. O modified deve custar em que base de preço, vc sabe onde tem?

Vc disse que é intercambiavel camisa e pistão com qual motor? os S3?



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 21:10

cassio

o D12X vc acha por ate 180 dolares e o D3R por ate 120. o D3R que tem na rcmart eh o factory modified. na mushrom tambem tem. alem da project zen http://www.projectzen.net/ o D12Ex acho que nao vale a pena, eh a serie economica. Compre na rcmart o D3RB que eh o Ifmar, e eh o factory modified, e vem com o gira preto.

Nos foruns gringos se fala muito dos D3R pelo seu custo beneficio, eh um bom motor pra se ter para treinos e at'e campeonatos regionais. Nunca ouvi falar do d12ex deve ser motor para RTR. Vale ressaltar que nao tem comparacao do D3R com plus12 e sirio STI. exceto no custo beneficio




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 21:26

just changed my name to Rino (not Dino)

D5 p+s can fit normal novarossi based engines (like the S5) but you have to dremel additional groove on the sleeve to fit it on the S5 crankcase. (timing is another consideration).
Conrod should be the same but use wristpin from D5 provides better fit.
Piston Clips on D5 is different size as Nova clips.
Thus if you are looking at using the p+s for the S5 it would be better to take the whole p+s+conrod+wristpin+clips over to the S5.
crankshaft cannot be used on S5 due to internal bearing of D5 is different size as S5.
However "hear-say" that some racers have success using D5 crankshaft on the S5 by using D5 internal bearing (ID 12mm) on S5. Again crank timing is another story. . .
The internal bearing of D5/3 (12 balls-??) is very strong too . .

Hope this helps.
________________________________________

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 697
Registrado em: 10 Jul 2005, 23:00
Localização: Florianópolis - SC

Re: STS ENGINES

Mensagempor schlickmann » 16 Jun 2007, 21:54

ah outra coisa importante:

Como nem tudo sao flores, o controle de qualidade da STS nao eh bom.

Obrigatoriamente vc tera que abrir o motor todo antes de amacia-lo inclusive carburador, e lava-lo todinho para retirar as fagulhas de aluminio que vem dentro e dentro do carburador vem muita fagulha.

Eu ainda dei um tratamento melhor na parte "modified" antes de amaciar, pois os cantos vivos da camisa e pistao vieram com algumas rebarbas, que sairiam no amaciamento mas poderiam causar riscos no pistao.




 HPI R40      Nova 353 09'      3PK      Tornado      200mm      Diversos

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: STS ENGINES

Mensagempor Cassio » 17 Jun 2007, 00:18

Putz... desmontar o carburador?? uma das peças que eu não gosto de mexer...



Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: STS ENGINES

Mensagempor tionono » 18 Jun 2007, 22:16

JEKJR escreveu:
mugenmtx escreveu:Fui um dos primeiros aqui no Brasil a rodar com esse motor, na época nem vendia no Brasil, mandei vim da china...

Minha opinião, para disputar o STS não presta, para brincar ele presta e muito .....

Valeu !!!!


Oi,

Eu rodo com ele aqui em Salvador, inclusive contra esses novarrossi novos (plus) e não ando atras de ninguem. Sinceramente tudo é questão de setup, eu uso relação alongada e não tenho problemas nas retas...Os O.S tz, segundo dizem, tbm rodam assim.

Quanto a uns dos primeiro a rodar... Vendemos esse motor a mais de dois anos, infelizmente não havia divulgação.

Abraços!

PS: Motor no oitavo galão e todo original, compressão 100%, tô besta.


Boa tarde amigos:

Durante o mundial de 2004, em Jundiaí, fiz amizade com o pessoal da Indonésia, que me comentou sobre os motores fabricados na China.
Mais tarde, meio incrédulo, pois a fama que os produtos chineses tem não é das melhores, mandei vir um motorzinho STS. Afinal, como hobbysta na preparação de motores, fico curioso sobre as novidades que surgem na área.
Recebi o motorzinho e após as revisões e amaciamento de praxe coloquei ele na pista.

Resumindo minha opinião:

Apresentação inicial ---------- Sofrível.
Acabamento das peças ------ Muito bom. Destaque para o virabrequim, que na época já apresentava um acabamento preto do tipo que hoje é usado nos NR Collari (21).
Desempenho em baixa ------ Muito bom.
Desempenho em alta -------- Limitado. Mesmo destaxando, não "grita" em alta. Diagrama favorece baixa e média.
Consumo ----------------------- Mesmo tendo uma boca de carburador maior que os 5,5 permitidos pelo regulamento, é bem econômico. Provavelmente porque é mais eficiente em médias rotações. Motores que giram muito geralmente bebem mais.

Conclusão.

Eu hoje recomendaria este motor para iniciantes e hobbystas de nível médio. É uma ótima relação custo benefício, principalmente para pistas curtas ou "travadas".
Para provas profissionais, os STS tem que crescer muito ainda. Aliás, acho que não é o nicho em que eles querem atuar.

Minha humilde contribuição.


Tio Nonô RC.

PS.: 30 litros de combustível e compressão 100% ????
------------------ Eu também ficaria besta! -----------------------

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: SJCampos-SP

Re: STS ENGINES

Mensagempor Cassio » 19 Jun 2007, 18:06

tionono escreveu:
JEKJR escreveu:
mugenmtx escreveu:Fui um dos primeiros aqui no Brasil a rodar com esse motor, na época nem vendia no Brasil, mandei vim da china...

Minha opinião, para disputar o STS não presta, para brincar ele presta e muito .....

Valeu !!!!


Oi,

Eu rodo com ele aqui em Salvador, inclusive contra esses novarrossi novos (plus) e não ando atras de ninguem. Sinceramente tudo é questão de setup, eu uso relação alongada e não tenho problemas nas retas...Os O.S tz, segundo dizem, tbm rodam assim.

Quanto a uns dos primeiro a rodar... Vendemos esse motor a mais de dois anos, infelizmente não havia divulgação.

Abraços!

PS: Motor no oitavo galão e todo original, compressão 100%, tô besta.


Boa tarde amigos:

Durante o mundial de 2004, em Jundiaí, fiz amizade com o pessoal da Indonésia, que me comentou sobre os motores fabricados na China.
Mais tarde, meio incrédulo, pois a fama que os produtos chineses tem não é das melhores, mandei vir um motorzinho STS. Afinal, como hobbysta na preparação de motores, fico curioso sobre as novidades que surgem na área.
Recebi o motorzinho e após as revisões e amaciamento de praxe coloquei ele na pista.

Resumindo minha opinião:

Apresentação inicial ---------- Sofrível.
Acabamento das peças ------ Muito bom. Destaque para o virabrequim, que na época já apresentava um acabamento preto do tipo que hoje é usado nos NR Collari (21).
Desempenho em baixa ------ Muito bom.
Desempenho em alta -------- Limitado. Mesmo destaxando, não "grita" em alta. Diagrama favorece baixa e média.
Consumo ----------------------- Mesmo tendo uma boca de carburador maior que os 5,5 permitidos pelo regulamento, é bem econômico. Provavelmente porque é mais eficiente em médias rotações. Motores que giram muito geralmente bebem mais.

Conclusão.

Eu hoje recomendaria este motor para iniciantes e hobbystas de nível médio. É uma ótima relação custo benefício, principalmente para pistas curtas ou "travadas".
Para provas profissionais, os STS tem que crescer muito ainda. Aliás, acho que não é o nicho em que eles querem atuar.

Minha humilde contribuição.


Tio Nonô RC.

PS.: 30 litros de combustível e compressão 100% ????
------------------ Eu também ficaria besta! -----------------------



Legal Nonô... agradeço por sua humilde contribuição! Muito importante, não só pra mim, mas para o fórum e hobbistas em geral.

Quer dizer que o sts é outlaw? Qual a medida do venturi dele, é próximo ou muito próximo de 5,50?

Sobre a falta de fôlego em alta, o que pode ser feito, usando uma pipa curta melhoraria, ou muito pouco resultado se consegue com isso?
Com a sua experiência em preparações, o que pode você faria para ter mais giro?



Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 379
Registrado em: 23 Jun 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre - RS.

Re: STS ENGINES

Mensagempor tionono » 19 Jun 2007, 19:23



Legal Nonô... agradeço por sua humilde contribuição! Muito importante, não só pra mim, mas para o fórum e hobbistas em geral.

Quer dizer que o sts é outlaw? Qual a medida do venturi dele, é próximo ou muito próximo de 5,50?

Sobre a falta de fôlego em alta, o que pode ser feito, usando uma pipa curta melhoraria, ou muito pouco resultado se consegue com isso?
Com a sua experiência em preparações, o que pode você faria para ter mais giro?


Boa tarde Cássio, tudo bem?

Cássio, quando vou "mexer" num motor, a primeira coisa que faço depois de ver o motor andando com o conjunto pipa/curva que o fabricante especificou para ele
(o fabricante é o maior interessado em que seu motor tenha bom desempenho/durabilidade/consumo),
é analisar em que faixa de rotações o motor possui o seu melhor desempenho. Se ele é bom em baixas e médias rotações, deverá ser usado em pistas curtas e travadas. Se ele é "bom" em alta, deverá ser usado em pistas "soltas" e com boas retas.
Tudo é uma questão de casamento.
Dentro de limites, até se pode fazer ajustes do motor à pista.
Mas se você tem, por exemplo, um motor muito bom em alta rotação, a pista é curta e você põe uma relação curta para compensar, poderá acontecer de quando o motor atingir sua faixa de ótimo desempenho o motor perder a tração e ficar patinado/rodando.
Principalmente se o setup ou o grip da pista não for o ideal.
Então aquele piloto com um motorzinho mais "manso", com uma faixa de potência e torque mais linear, embora tendo uma potência nominal menor, conseguirá pilotar mais facilmente e ter um desempenho melhor na corrida.
Claro que se pode fazer ajustes finos com comprimento de pipa, com pipas de diâmetros diferentes, com relação, ajuste de pressão e distância da Centax.
Mas se estiveres com um motor "casado" com o tipo de pista, as coisas serão mais fáceis.
Com relação ao diâmetro do venturi, hoje não tenho mais o motor comigo. Mas recordo que era pouca coisa maior (tipo 5,7 - 5,8 ). Talvez até nos STS atuais isto já tenha sido corrigido.

"Coisas" que NÃO favorecem giro:
_ Taxa muito alta;
_ Diâmetro interno do virabrequim pequeno;
_ Pipa muito longa;
_ Centax com pouca folga (o motor custa a subir de giro);
_ Carburação muito rica;
_ .......


Sempre digo aos amigos:
"O QUE VALE É O CONJUNTO" .

MHO



Tio Nonô RC

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes