Borbulhando em cima do cabeçote

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 26 Dez 2009, 21:00
Localização: Esteio/RS

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor iosouza » 15 Out 2010, 22:33

fabiomparra escreveu:fiz isso no meu .. andei um tempao com a de nylon .. e tirei ela sem estragar .. ta inteirinha guardada de reserva ..


blz, vou fazer isso, meter trava rosca....mas me tire essa dúvida, vc diz q tirou a de nylon...usa o q no lugar?


Mauricio Souza

 HPI Savage Flux HP / Savage XS      Mamba 2200 / Vector 4000      Axial 3 / HPI      2x 2s 5.0, 2x 2s 5.8 e 2s 5.0      Original e Wrangler / Original      Original e Salvat Monster      Praça e aonde der pra andar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1061
Registrado em: 13 Dez 2009, 21:00
Localização: Sao Paulo ZO

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor fabiomparra » 15 Out 2010, 23:17

depois de esperimentar de tudo .. de arroela de pressao .. arroela com dentes pra travar .. parafuso de aço .. .. cancei de comprar tr112

ai quando a ultima foi pro espaço fiquei 40 dias esperando a hobby on trazer pro brasil .. ninguem tinha pra vender no brasil todo ..

cansado de comprar essa droga .. quando chegou comprei 2 .. uma coloquei no carro .. a outra mandei num torneiro que faz serviço pro meu tio .. ele fez uma copia exata em metal .. .. ainda assim usei a a de nylon mais um mes .. e um dia tirei pra ver se ficou legal .. agora to com a de ferro

e o motor preso da forma que te falei só que uso parafuso de aço carbono com cabeça de tambor e de chave alem ..

mas o principal é dar essa "colada" no motor .. o trava rosca nao deixa motor soltar ..


Fabio Parra

 DRT/ Mugem MBX6T/Mirage      .18/OS.21vzb II/pro.21      TATIC 2.4      byron 20/12      todas bem ralada....rsrs      redondo e de borracha :-P      nenhuma..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1061
Registrado em: 13 Dez 2009, 21:00
Localização: Sao Paulo ZO

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor fabiomparra » 15 Out 2010, 23:21

fabiomparra escreveu:depois de esperimentar de tudo .. de arroela de pressao .. arroela com dentes pra travar .. parafuso de aço .. .. cancei de comprar tr112

ai quando a ultima foi pro espaço fiquei 40 dias esperando a hobby on trazer pro brasil .. ninguem tinha pra vender no brasil todo ..

cansado de comprar essa droga .. quando chegou comprei 2 .. uma coloquei no carro .. a outra mandei num torneiro que faz serviço pro meu tio .. ele fez uma copia exata em metal .. .. ainda assim usei a a de nylon mais um mes .. e um dia tirei pra ver se ficou legal .. agora to com a de ferro

e o motor preso da forma que te falei só que uso parafuso de aço carbono com cabeça de tambor e de chave alem ..

mas o principal é dar essa "colada" no motor .. o trava rosca nao deixa motor soltar ..


na epoca fiquei com vontade de fazer mais de uma .. mas nao sabia se ia ficar legal.. acho que vou fazer uma 10 e colocar pra vender .. hehehe ..


Fabio Parra

 DRT/ Mugem MBX6T/Mirage      .18/OS.21vzb II/pro.21      TATIC 2.4      byron 20/12      todas bem ralada....rsrs      redondo e de borracha :-P      nenhuma..

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 26 Dez 2009, 21:00
Localização: Esteio/RS

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor iosouza » 15 Out 2010, 23:47

fabiomparra escreveu:na epoca fiquei com vontade de fazer mais de uma .. mas nao sabia se ia ficar legal.. acho que vou fazer uma 10 e colocar pra vender .. hehehe ..


isso muito me interessa, caso mandar fazer, quanto custaria se fosse vender? em fevereiro quando estourou a original, comprei 2 na infernosonly, demorou 15 dias pra chegar, é barato lá, mas a demora de chegar incomoda...aí fiquei um bom tempo sem andar, agora q começou a esquentar aqui no sul, resolvi andar novamente...aí segunda tentando regular ele, comeu a engrenagem, agora fiquei com medo de instalar essa única q tenho só regulando o carro :(


Mauricio Souza

 HPI Savage Flux HP / Savage XS      Mamba 2200 / Vector 4000      Axial 3 / HPI      2x 2s 5.0, 2x 2s 5.8 e 2s 5.0      Original e Wrangler / Original      Original e Salvat Monster      Praça e aonde der pra andar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor Wolf » 16 Out 2010, 13:01

Eu tinha muito esse problema de os parafusos se soltarem do motor e perdia as coroas do meu FW. Resolvi o problema colocando arruela de pressão nos parafusos. Assim evita de a cola prender os parafusos e não conseguir mais soltar o motor.


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 26 Dez 2009, 21:00
Localização: Esteio/RS

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor iosouza » 16 Out 2010, 14:30

Wolf escreveu:Eu tinha muito esse problema de os parafusos se soltarem do motor e perdia as coroas do meu FW. Resolvi o problema colocando arruela de pressão nos parafusos. Assim evita de a cola prender os parafusos e não conseguir mais soltar o motor.


vc colocou a arruela de pressão entre o parafuso e o chassi ou entre o chassi e o motor?


Mauricio Souza

 HPI Savage Flux HP / Savage XS      Mamba 2200 / Vector 4000      Axial 3 / HPI      2x 2s 5.0, 2x 2s 5.8 e 2s 5.0      Original e Wrangler / Original      Original e Salvat Monster      Praça e aonde der pra andar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor Wolf » 18 Out 2010, 13:07

iosouza
Coloquei arruela de pressão entre o chassis e o prafuso. Motor GXR15 no FW05. Ficou ótimo e nunca mais soltou. Tbm é importante usar uma chave adequada para dar o aperto nos parafusos. Uma chave pequena ou inadequada não dá o aperto necessário vindo logo a soltar. O problema do trava a rosca é que por vezes acaba emperando o parafuso e estragamos a cabeça do parafuso dificultando ainda mais sua remoção. O trava rosca tbm acaba estourando as roscas das peças de plástico, pois a cada manutenção que fazemos acabamos alargando o furo até que a rosca expane. Outro ponto importante é quando vc ver a cabeça do parafuso está começando a expanar então substiua por parafuso novo pra não se arrepender depois. Nesses casos prevenir é melhor que remediar.


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 55
Registrado em: 20 Jul 2010, 23:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor douglas.sanches » 16 Set 2014, 02:33

Galera, uma dúvida:

meu modelo (um buggy ofna hyper 7) está com vazamento de combustível pela vela. Dá umas borbulhadinhas. Sei que a rosca da vela é na espoleta, e não no cabeçote (dissipador).

Enfim, o que eu queria saber é: esse tipo de problema causa desgaste prematuro das velas?

Digo isso porque percebi que as velas estão com vida útil muito reduzida no meu motor. Rodo uns 5 tanques de 125 ml e a vela já perde boa parte da incandescência do filamento, ou as vezes queima de vez. A cada dia de brincadeira é uma vela que vai pro saco. Detalhe: motor muito novo, não rodou nem um galão. Amaciado corretamente. Fácil de regular.

Os problemas estão relacionados?

Ou devo partir pra outras investigações? Tipo abrir motor, limpar, verificar rolamentos?

Os problemas começaram praticamente ao mesmo tempo!!!

Agradeço quem puder esclarecer.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor Wolf » 16 Set 2014, 08:56

Olá Douglas
A vela possui um anel de cobre evitando vazamento e entrada de ar. Verifique se está dando o aperto correto na vela. Verifique tbm se todos os parafusos que prendem o dissipador estão apertados. Com relação a vela estar perdendo sua eficiência isso pode ocorrer se a regulagem do motor não está adequada. Normalmente inicia-se o amaciamento de um motor com uma regulagem mais gorda ou seja mais combustível e menos ar. Neste caso é natural na fase de amaciamento vc perder a vela pelo fato de o motor trabalhar gordo. Importante acompanhar a temperatura do motor pois uma temperatura excessivamente alta tbm provoca danos a vela e redução da sua vida útil.
Abcs


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 55
Registrado em: 20 Jul 2010, 23:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Borbulhando em cima do cabeçote

Mensagempor douglas.sanches » 16 Set 2014, 13:21

Wolf, obrigado pela atenção.

Bem, acredito que o anel de vedação não seja o problema pois já troquei várias vezes a vela com arruela nova e o problema continua. Creio que uma vez apertei a vela meio torta e acabou dando uma espanada na rosca e agora fica essa borbulha.

Eu penso que fiz o amaciamento correto, controlando temperatura, 2 tanques na bancada e 3 tanques andando pegando leve, com mistura gorda. Depois do amaciamento troquei a vela. As 2 primeiras duraram, depois que começou a vazar as velas diminuiram sua vida útil. Qto a regulagem, no meu modo de ver está tudo ok, pois a lenta fica estável, a arrancada é forte sem engasgos, ele afina bem nas retas, motor solta fumaça razoável na arrancada e vai afinando até o fim da reta ainda com fumacinha saindo de leve, temperatura na faixa de 100 / 110 graus em média.

Estou meio perdido. Quer dizer que vela estragando não tem a ver com esse vazamento então né? Nesse caso o que vc consideraria como próximo passo a se verificar?

Muito obrigado!




 CEN CT5      NX .15 Big Block      SkyFly GT2B 2.4 Ghz      Byron Gen2 20%      Nissan Silvia      Sintec Racing      Pacaembu

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Mensagempor Abib » 16 Set 2014, 13:34

douglas.sanches escreveu:uma vez apertei a vela meio torta e acabou dando uma espanada na rosca e agora fica essa borbulha.


Troque a espoleta..

Qual o combustível usado?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 55
Registrado em: 20 Jul 2010, 23:00
Localização: São Paulo/SP

Mensagempor douglas.sanches » 16 Set 2014, 13:48

abib escreveu:
douglas.sanches escreveu:uma vez apertei a vela meio torta e acabou dando uma espanada na rosca e agora fica essa borbulha.


Troque a espoleta..

Qual o combustível usado?


Oi Abib,

uso o Byron Gen2, 20% nitro, desde que amaciei.

Vou trocar a espoleta sim, porque só a arruela não adiantou. Minha dúvida é se esse tipo de vazamento pode ter relação com a vida da vela. Mas parece que não, né...

A troca da espoleta vai resolver o problema do vazamento. Mas o estrago causado em velas seguidas pelo jeito vou ter q abrir o motor pra ver. Estranho pois o motor é novo, nunca foi usado com abuso nem de rotação nem de temperatura, sempre com filtro de ar limpo com o devido fluido... Estranho mesmo.

Anterior

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes