Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 75
Registrado em: 15 Jun 2010, 23:00
Localização: Juiz de Fora - MG

Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor Shogum » 07 Out 2010, 06:09

Olá galera!!!
uma vez estava passeando pelo fórum e reparei que o pessoal do elétrico usa pasta termica entre os motores e osdissipadores q eles colocam em cima dos motores...
questão: o meu picco .26 fica na temperatura de 119º medidos no bloco do motor e 14º medidos no cabeçote... qdo acelero, ele afoga e n atinge uma boa potencia... logo, fechei um pokinho a agulha d alta... ótimo ele acelera e vai igual uma bala!!! e a temperatura sobe do mesmo jeito q ele corre... vai pros 130º no bloco e 113º no cabeçote... ja estou desistindo d tentar regular esse motor... mas a duvida eh a seguinte: posso colocar pasta termica entre o cabeçote/espoleta/bloco do motor para q essa temperatura seja dissipada por completo??? tipo, medindo a temperatura no bloco e no cabeçote ela n variar muito...
e se alguem tiver alguma sujestao aí para esse problema q meu motor ta tendo de regulagem POR FAVOR solta o verbo!!! hsUAhuh
abraços!


By \'Gigio

 Revo 3.3 #5309      Picco .26 Maxx      Traxxas TQ 2,4GHz      Traxxas Top Fuel 20%      Revo #5309 Cinza Preta Ralada      BigJoe / HPI Phaltine      Pistas de skate, construções..

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor seithan » 07 Out 2010, 08:40

Sem responder a pergunta, tenha em mente que é incorreto querer regular o motor para andar bem a certa temperatura.

Se ta andando bem,e no final do tanque esta estável, esta correta o acerto. Utilize o seu termômetro apenas como referencia. Se vc acertou o seu motor, esta andando bem, e seu termômetro mediu "x" com sua maneira de medir, utilize esta temperatura para sua referencia.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor mach » 07 Out 2010, 14:57

Acredita q já pensei nisso tb?

Shogun, no meu entender essa temp tá ótima.
Já tentou abrir um pouco a baixa?


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor felipeps » 07 Out 2010, 15:25

se func a pasta termica nao sei ,mas eu coloquei no meu motor so q ainda nao testei...




 madForce/733te/losi2.0rr.....      Nova btt/Picco/Team orion crf      tactic 2.4/dx3s      Odonel 30%/tornado 16%      varias bem raladas      Pro line      qualquer uma

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor lucasand » 07 Out 2010, 15:37

Cara, se estiver a 130, soltando fumacinha azul ao longo de tda aceleraçao, tá otimo. Se tiver a 100 sem soltar fumaça, é problema.

Portanto, se seu motor ta a 130, soltando fumaça, nao que seja o ideal,pois melhor seria 115 com fumaça, mas a 130 ja ta bom, ainda mais que seu motor é um picco.

Pelo menos é a minha opiniao, se estiver errado me corrijam por favor

Lucas.




 Agama A8      Novarossi Plus 4      Futaba 3PM

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 75
Registrado em: 15 Jun 2010, 23:00
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor Shogum » 07 Out 2010, 16:22

bom, vamos la:
seithan/lucasand, pelo q entendi, a temperatura pode estar um pouco acima entre os 130º+- mas soltando fumaça azul, n tem problema, pois o motor esta bem lubrificado, correto?
mach: sim, qdo eu abro a agulha de baixa, coisa d 1/16, ele fica xoxo, embola na hora q acelero....
mas enfim, coloquei pasta termica, só n vou testar hj pois esta chovendo na minha city, mas assim q tiver uma resposta posto ake...
abraço!


By \'Gigio

 Revo 3.3 #5309      Picco .26 Maxx      Traxxas TQ 2,4GHz      Traxxas Top Fuel 20%      Revo #5309 Cinza Preta Ralada      BigJoe / HPI Phaltine      Pistas de skate, construções..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor rasta_man » 07 Out 2010, 19:02

Pasta térmica... usei muito isso nos computadores, entre o dissipador e o processador, no fórum do clube do hardware te uma explicação gigaaante sobre pastas térmicas e o tratamento das superficies onde a pasta deve ser aplicada...
Na minha opinião a tentativa é válida, porém nao acredito que vá fazer milagres, se diminuir a temperatura de um motor glow, vai ser bem pouco.



Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor mach » 07 Out 2010, 20:46

rasta_man escreveu:Pasta térmica... usei muito isso nos computadores, entre o dissipador e o processador, no fórum do clube do hardware te uma explicação gigaaante sobre pastas térmicas e o tratamento das superficies onde a pasta deve ser aplicada...
Na minha opinião a tentativa é válida, porém nao acredito que vá fazer milagres, se diminuir a temperatura de um motor glow, vai ser bem pouco.


Pois é, pasta térmica em um cooler\processador é essencial.... tanto no processador qto na placa de vídeo
Pensei em uma outra coisa agora, a temperatura de trabalho de um processador fica na casa dos 60C, se bater 80C já é hora de ser preocupar....
Mas um motor glow o normal é 120C na maioria dos casos, será q não vai "secar" a pasta e inutilizando sua real utilidade?


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor lucasand » 07 Out 2010, 22:26

Pessoal, desculpa mais devo descordar.

Pelo menos o que eu acho é que a temperatura do motor é uma mediçao se a lubrificaçao e atrito entre camisa pitao estao corretos. Se voce coloca alguma coisa pra diminuir a temperaura além do cabeçote, que foi feito pro motor, vce so disfarça o problema.
O que vai acontecer é que o motor vai andar na temperatura certa, mas com a lubrificaçao de como se estivesse a 130-140...
Por isso sou contra este tipo de coisa...

Lucas.




 Agama A8      Novarossi Plus 4      Futaba 3PM

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor lucasand » 07 Out 2010, 22:32

Esta questoa ja foi discutida aqui, inclusive o gabriel, da gligoco, deu uma explicaçao ótima sobre isso.

gligoco escreveu:Amigo, usando refrigeração forçada no motor, você com quase toda certeza estará diminuindo a vida util, e não aumentando, porque forçando a refrigeração, você vai ter a falsa ideia de que ainda pode afinar mais um pouco, fazendo com que o motor ande com pouca lubrificação...
Essa ideia de quanto mais frio o motor estiver, melhor, é completamente errada...
Eu nunca me preocupo com temperatura, o que importa é a regulagem estar correta... Já vi muito motor por ai andando a 90ºC perder a compressão no primeiro galão por causa de regulagem errada...

Abs
Gabriel


aqui esta o topico: /viewtopic.php?t=23991&start=0




 Agama A8      Novarossi Plus 4      Futaba 3PM

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 75
Registrado em: 15 Jun 2010, 23:00
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor Shogum » 08 Out 2010, 02:31

hmm... isso q o lucas citou tem haver sim...
mas a ideia inicial q eu levantei para a utilização da pasta termica era para igualar a temperatura do bloco do motor com a temperatura do cabeçote... mas com essa explicação aí... vamo tirar a pasta termica hehehe


By \'Gigio

 Revo 3.3 #5309      Picco .26 Maxx      Traxxas TQ 2,4GHz      Traxxas Top Fuel 20%      Revo #5309 Cinza Preta Ralada      BigJoe / HPI Phaltine      Pistas de skate, construções..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor Alexpar » 08 Out 2010, 16:16

Tenho outra teoria a respeito.....

Porque o processador do micro queima se não houver pasta térmica entre ele e o dissipador de calor?

Resposta:

O processador gera calor quando executa suas funções e este mesmo calor danifica-o, ou seja, há a necessidade de o "extrair".

A energia térmica gerada é irradiada pela superfície do componente que, devido às suas dimensões reduzidas, não possui área suficiente sobreaquecendo.

A solução encontrada foi usar o dissipador de calor, que não é só usado no processador e sim na eletrônica de potência em geral como em amplificadores de som, fontes, etc., onde o componente que controla a parte de potência (geralmente transistor) gera calor e precisa ser resfriado.

O maior problema do dissipador de calor é integrá-lo perfeitamente ao componente a que está ligado. Por mais que você junte os dois mecanicamente, SEMPRE haverá um "gap" (espaço) entre eles.

Uma das formas de tentar resolver isto é projetá-los com superfícies extremamente planas e lisas para uma perfeita área de contato entre os dois. Isto ajuda mas não reslove.

Aí é que entra a pasta térmica. Foi projetada para preencher este espaço e permitir uma melhor condução de calor entre as partes. Nela são usados componentes que apresentem como característica principal a "condutividade térmica" que, quanto maior o valor, maior é a capacidade de transferência de calor entre dois corpos unidos por ela.

Provou-se que a pasta térmica é extremamente eficiente e que sem ela, mesmo com o dissipador montado bem apertado, o componente queima.

Veja que esta situação é bem parecida com os nossos motores glow, produz-se calor e o mesmo é dissipado pela própria carcaça (você já percebeu que a carcaça do motor é toda cheia de aletas? por que será? para aumentar a área pela qual o calor é dissipado) e pelo próprio dissipador montado na espoleta.

Colocar pasta térmica entre os dois melhorará a dissipação de calor do conjunto. Com certeza, a leitura de temperatura feita no dissipador será maior com a pasta do que sem ela, o que nos leva a adotar novos valores de referência para temperatura de trabalho, bem como onde ela é medida, já que quando medimos a temperatura no bloco do motor ela é sempre maior que no dissipador.

O que é complicado é escolher a pasta térmica adequada. Cheguei a colocar em um dos meus motores mas depois de um tempo eu o desmontei e a impressão que tive é que a pasta se liquefez, não sei o porque.

Deve-se levar em consideração a vibração do carro (se a pasta mantém as mesmas propriedades de viscosidade, por exemplo) e a faixa de temperatura de trabalho.

Tem que testar para ver o resultado...

Espero ter ajudado.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor lucasand » 08 Out 2010, 16:55

Alexpar, o que voce disse é verdade, por mais perfeita que seja a junçao mecanica nunca é ideal e a transferencia de calor nunca é total, por isso SEM DUVIDA a pasta termica vai ajudar sim a diminuir a temperatura. Mas questao é: Quando a O.S., Novarossi, Picco e etc fazem o motor eles consideram que o calor nao é totalmente transmitido do motor para o cabeçote, e nos informam a temperatura ideal para o motor trabalhar ja baseando-se nisso. Se nós eliminamos esta diferença de calor vai acontecer o que já foi dito ( menos lubrificaçao e etc.). "Pra mim é tipo tampar o sol com a peneira". Vce so esconder o problema.
Num computador, quanto mais eficiente a refrigeração melhor pois, já que é completamente eletrico, nao depende de carburaçao e lubrificaçao como os nosso motorzinhos!

Bom, esta e minha opiniao.

Lucas.




 Agama A8      Novarossi Plus 4      Futaba 3PM

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Pasta térmica entre cabeçote e espoleta?

Mensagempor pauloHsf » 16 Nov 2014, 00:29

Voltando a pasta termica. Minha opinião que percebi hoje é que a leitura da temperatura do cabeçote ficou igual a do bloco. Acho que a pasta ajudou a ter uma melhor leitura da temperatura do motor ficando mais precisa. Não diminuiu a temperatura comparada quando não tinha pasta, depois de desligado acho que ele esfriou mais rápido mesmo




 DTXD51      super tigre.18      byron

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes