Como desligar um motor GLOW ?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Avatar do usuário
Mensagens: 38
Registrado em: 03 Set 2011, 23:00
Localização: Florianópolis

Melhor maneira de desliga o carro?

Mensagempor marcelocardosofalcao » 23 Set 2011, 14:57

Opa! sou novato e queria muito saber qual a maneira melhor de desliga o mortor a nitro?

- Estrangulando a mangueira de combustivel que vai até o carburador
- apertando o flywheel
- tapando o escape

Seguinte, nao sei o que é flywheel e onde se localiza, além da melhor forma de desligar o motor, alguem pode me explicar o que é flywheel e onde se localiza?

Obrigado!! :D

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: Melhor maneira de desliga o carro?

Mensagempor felipeps » 23 Set 2011, 15:05

Apertando o fly
Da uma pesquisada q tem um topico comvarias paginas falando nisso




 madForce/733te/losi2.0rr.....      Nova btt/Picco/Team orion crf      tactic 2.4/dx3s      Odonel 30%/tornado 16%      varias bem raladas      Pro line      qualquer uma

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 947
Registrado em: 08 Jan 2005, 21:00
Localização: Curitiba - PR

Re: Melhor maneira de desliga o carro?

Mensagempor MarcosAlphaRc » 23 Set 2011, 15:35

Sou a favor de tampar o escape , parar o carro pelo flywheel acredito que seja ruim para a biela do motor .

Flywheel é o volante do motor.


Team Alpha R/C
http://www.alpharc.com.br

BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
Alpha R/C - Brazilian Performance Tires

 Serpent Cobra GT      NovaRossi .21      Ko Propo Ex-10 Helios      Speed Blend 30%      Alpha R3      Alpha R/C      STAR / CAAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 19 Fev 2010, 21:00
Localização: Curitiba - PR

Re: Melhor maneira de desliga o carro?

Mensagempor diegoscussiato » 23 Set 2011, 15:36

depende...no manual do meu carro...thunder tiger tomahawk vx...fala p aperta a mangueira do combustivel...




 xray T4 14, Scx 10, Exo      Novak x2 e LRP Works x20      Ko Propo Ex-1 v3      SMC 6000mah 70c      Blitz Protoform      LRP, RIDE, SWEEP      C.A.A.R

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 704
Registrado em: 28 Dez 2010, 21:00
Localização: Foz do Iguaçu (Paraná)

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor Homer » 23 Set 2011, 16:24

Tambem sou a favor de tampar a saida da pipa, acho que segurar o flywell e muito bruto para o motor, apertar a mangueira tambem e uma opção aceitavel, mas vejo um lado ruim nisso por cortar o combustivel nos instantes finais o motor do desligamento o motor sobe demais o giro e tambem acho que pode prejudicar, no final acho que todas essas alternativas sao aceitaveis, porem como disse tampar a saida da pipa e mais adequada no meio ponto de vista.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 251
Registrado em: 16 Ago 2010, 23:00
Localização: Rio das Ostras

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor hmnvieira » 23 Set 2011, 16:35

Flywheel ou "volante inercial" é a peça cinza mais escuro com ranhuras ai da foto:
Imagem
By heli_omarcos at 2010-11-17
Imagem
By heli_omarcos at 2010-11-17

Quanto as maneiras de desligar o motor:

- Estrangulando a mangueira: o motor para por falta de combustível, e por consequencia fica um breve momento sem lubrificação, essa é a teoria que muitos mecânicos alegam, na no entanto se você estiver usando combustivel de qualidade com um blend de óleo de ricino mais óleo sintético a pelicula que se forma nas paredes não se rompe nessa fração de segundos entre a falta do comburente e a total parada mo movimento rotativo, portanto na minha opnião este procedimento não prejudica o motor.

- apertando o flywheel: ou melhor dizendo segurando o flywheel, o motor para devido a aplicação de uma força mecânica contrária ao seu movimento natural, isto pode causar uma fadiga no colo da biela, no entanto neste momento o motor esta sendo alimentado e por consequencia estará lubrificado, mais uma vez se o combustivel tiver um blend de lubrificantes de qualidade, não haverá rompimento da pelicula, portanto na minha opnião este procedimento não prejudica o motor.

- tapando o escape: o motor para devido a contrapressão exercida pelos gases retornando do escape impedindo o fluxo de combustivel, em resumo, para porque não tem combustivel para queimar, a fração de segundos que ocorre entre a falta de combustivel e a total paralização do motor seria prejudicada pela falta de lubrificação, mas novamente se utilizar combustivel de qualidade....ja sabem né. Na minha opnião esse procesimento não prejudica o motor, só é incoveniente porque queima o dedo.

Então, cada um escolhe o procedimento que achar melhor ou segue a recomendação do fabricante.


Red Baron

 Revo 5309 / TT01D      TRX 3.3 / Brushed      TQ 2.4 3C / 4PK      TopFuel 20% / LiPo      Revo / Tamiya      TRX / Drift      Plaza Square

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 278
Registrado em: 02 Jan 2010, 21:00
Localização: Arapiraca-AL

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor missunga » 24 Set 2011, 00:47

Acho mais prático tapar a saida da pipa. E pra não queimar a ponta dos dedos, é sempre bom ter a mão uma tampinha plástica de refrigerante.




 MP9 tki3/Mugen MBX7T      OS Speed B2101/RB BXR      MT4      Flashpoint 30%      Kyosho/Mugen      AKA/ proline

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor gligoco » 24 Set 2011, 00:50

Eu sempre desliguei todos meus motores pelo flywheel, e considero a melhor e mais facil opção, mas essa é minha opiniao...
No caso de motor desparado (perda de sinal) com certeza tampar o escape seria a maneira mais segura de matar o motor...

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Ago 2015, 23:06
Localização: Campinas

Desligar motor nitro?

Mensagempor Mexy » 18 Jan 2016, 10:47

Pessoal, como e qual o melhor jeito de desligar o motor nitro, conheço 4 jeitos, escapamento, entrada de ar, mangueira do combustível e volante do motor, me falaram que o volante é o melhor jeito. Estou fazendo um projeto para ligar e desligar o motor remotamente e preciso saber o jeito certo de fazer isso. Preciso também saber as consequências de desligar o motor por um jeito ou outro.
Exemplo:
Desligar pelo combustível: faz o carro ficar magro e tira o combustível do motor (deixando mais fácil ele ligar)
Pela entrada de ar: faz o carro afogar e deixa o motor com combustível a mais (tem que tirar a vela para desafogar)
Pelo volante: baixa o RPM do motor, desligando o motor do modo seguro e deixando o pistão para baixo (mais fácil de ligar)
Pelo escapamento: pior jeito por faz pressão a mais no motor dando problemas futuros

Se alguém puder me ajudar, estou sem usar o RC pois preciso fazer esse sistema.
desde já, agradeço a leitura


DBX 2.0 com GXR-18SP e Arduíno instalado para auto-start e desligamento com monitor de temperatura e RPM

 DBX 2.0      GX18SP

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Desligar motor nitro?

Mensagempor Abib » 18 Jan 2016, 11:40

Fechar combustível: Limpa o motor de resto de combustível e diminui a corrosão. Para ligar é necessário um maior tempo para alimentar todo o sistema com a mistura ar/combustível. Faz o motor rodar alguns ciclos com lubrificação reduzida. Deixa a mistura puble nos últimos instantes, elevando a rotação do motor, acelerando o carro
Fechar o ar: Deixa a mistura rica a ponto de não haver mais combustão. Normalmente pega com facilidade depois de alguns minutos.
Pelo volante: Restringe mecanicamente o movimento natural do motor. Pode causar quebras prematuras na biela.
Pelo Escape: Trava o fluxo de saída de gases do motor, evitando a lavagem do cilindro e consequentemente desliga o motor por falta de mistura nova. A compressão excedente também eleva a pressurização do tanque, aumentando fluxo de combustível ao motor, sem aumentar o fluxo de ar.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 09 Ago 2015, 23:06
Localização: Campinas

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor Mexy » 18 Jan 2016, 12:00

então no meu caso que seria desligar remotamente, eu posso usar a entrada de ar, assim vai lubrificar o motor e não vai afogar ele? estou correto?


DBX 2.0 com GXR-18SP e Arduíno instalado para auto-start e desligamento com monitor de temperatura e RPM

 DBX 2.0      GX18SP

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor Abib » 18 Jan 2016, 12:59

É uma opção relativamente fácil para se tentar, desde que a borboleta crie uma vedação suficientemente boa para remover o oxigênio da combustão..

Nunca fiz isso e para minha utilização não vejo necessidade, mas terá que criar um sistema de throttle body para poder acoplar o filtro..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 196
Registrado em: 06 Out 2008, 23:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor giusti » 16 Nov 2017, 11:16

Mexy escreveu:então no meu caso que seria desligar remotamente, eu posso usar a entrada de ar, assim vai lubrificar o motor e não vai afogar ele? estou correto?


Mexy, como ficou este seu projeto de desligar remotamente ? rolou ? pode explicar e enviar fotos ?

Abraço




 Revo : FG Monster      3.3 : Zenoah 26cc      Futaba 3PM 2.4GHz      Traxxas 20% : Podium      Original : Hummer      HPI      Poly

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: Como desligar um motor GLOW ?

Mensagempor EduardoNX4 » 30 Mai 2018, 15:11

Eu prefiro desligar pelo estrangulamento da linha de combustível, eu acho o metodo mais correto de todos. Muitos criticam que esse método diminui a vida do motor, mas não tem nada a ver, pois o motor em marcha lenta rodar um pouquinho seco não tem nada de mais, afinal é até bom, o motor morre e fica mais sequinho por dentro, com menos resíduos de metanol no interior, o metanol é inimigo do aço, enferruja tudo que é de aço do seu motor.
Eu sempre usava aquele clipezinho de plástico na mangueira, igual que vem nas Revo 3.3.
Se isso fosse prejudicial ao motor os automodelos da Traxxas não viriam com esse arranjo montado nas mangueiras, as Revo 3.3 são os automodelos mais práticos que tem no mercado e preferidos pelos iniciantes.
Tapar a pipa é a pior forma, isso é só em casos de problema tecnicos, dai você precisar apagar o motor. Se usar esse método em rotina, você vai deixar seu motor afogado o toda vez que desliga o motor, isso só vai oxidar tudo dentro do seu motor e a queima prematura da vela, seu motor vai ficar lavado de combustível por dentro e os vapores dentro do motor vai ficar reagindo com o filamento da vela. Pra ter uma ideia eu nunca precisei trocar vela dos meus autos.
Melhor ainda principalmente no final do uso (antes de guardar) é desligar o motor removendo a linha de combustivel do carburador com o motor em funcionamento, você tira a mangueira do carburador e o motor da uma leve aceleradinha e morre (uma disparadinha leve), isso faz com que o motor fique com o mínimo de resíduos de combustível por dentro. Esse método não estraga o motor, pois o combustível possui muito óleo e no interior do seu motor há muito óleo.
Tapar a pipa é um procedimento eficaz para a partida, justamente que você precisa dar uma afogada no motor para pegar mais fácil.
E nunca esquecendo do detalhe, depois que desligar, sempre gire o flywheel com o dedo para deixar o pistão sempre para baixo.


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Anterior

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes