AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 13:15

heavy escreveu:
danilobaiano escreveu:Digo sobre essa folga que quando coloco ela para frente e para trás ela fica mexendo um pouco, entende?!

Abs!


Se está com folga é só apertar aquela porca na frente da coroa, mas só até o carro ter tração o suficiente, não aperte até o fim.


Beleza... Darei uma olhada assim que chegar em casa. Obrigado!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 13:20

Mas o que pode ter causado isso?! Nem dei pancada na criança.


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 26 Jan 2012, 13:40

Acredito que o Heavy esteja falando da “Spur Gear 52T”, não sei se é normal ela ser torta, mas a eu tenho a minha torta desta forma a mais de dois anos e até o momento não tive problemas de desgaste das peças da transmissão.

Outra coisa, você falou de uma folga entre o “Bell” e a “Spur Gear”, essa folga que você tem é normal e necessária, se estas peças ficarem muito justas ai sim você vai ter problemas de desgaste prematuro da transmissão da Savage.

Da uma olhada na página 28 do manual da Savage, lá vai te explicar como efetuar o ajuste desta folga entre as peças.

Att. K.C.O

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 26 Jan 2012, 14:30

K.C.O escreveu:Acredito que o Heavy esteja falando da “Spur Gear 52T”, não sei se é normal ela ser torta, mas a eu tenho a minha torta desta forma a mais de dois anos e até o momento não tive problemas de desgaste das peças da transmissão.

Outra coisa, você falou de uma folga entre o “Bell” e a “Spur Gear”, essa folga que você tem é normal e necessária, se estas peças ficarem muito justas ai sim você vai ter problemas de desgaste prematuro da transmissão da Savage.

Da uma olhada na página 28 do manual da Savage, lá vai te explicar como efetuar o ajuste desta folga entre as peças.

Att. K.C.O



Beleza demais pela dica. Vou verificar assim que chegar em casa.
Abs!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 27 Jan 2012, 21:59

Oquei a questão de folga e achei normal. Nada demais. A "porca" está bem apertada e tal. Vou deixar do jeito que está e espero que não ocorra nada de ruim quando eu for andar e tal.

Abs!

OBS: Quando eu terminar o amaciamento eu colocarei mais um vídeo.


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 28 Jan 2012, 13:48

Turma... A criança anda que é um monstro. A minha dúvida é sobre a terceira marcha. Ela não passou. O cara acha que é porque o motor ainda está muito novo, zero mesmo. Daí vou andar com ela e depois reparar se ela muda ou não. Alguém tem alguma sugestão?! Abraços!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 05 Fev 2012, 20:24

Turma... Hoje andei com ela... Filé demais! Um monstro... Definitivamente! Mas estou com uma dúvida. Eu tive que trocar o rolamento do ONE WAY, pois estava deslizando. Coloquei um zero, mas hoje quando fui andar com ela e tal percebi ainda um leve deslize do Roto Start. No primeiro tanque ela funcionou de primeira, mas já no segundo não foi tão simples. Será que terei que trocar outra peça?! Alguém saberia dizer qual peça seria essa?! Obrigado!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 06 Fev 2012, 08:26

Provavelmente você não tem que trocar nada.

Esse rolamento “one way”, dependendo da forma que você regula o carburador fica encharcado de combustível, desta forma ele escorrega na haste aonde ele vai encaixado. Pode ser tambem que você esteja colocando um pouco de óleo “after run” a mais do que deveria no motor.

Essa lubrificação em excesso é que causa esse escorregamento do “one way”, para ele voltar ao normal, basta você desmontar do motor o “cover plate” remover o rolamento da haste e passar um WD-40 nestas peças. Seca as peças com um papel toalha ou higiênico, monta tudo de novo e vai andar!!!!

Esse problema é meio que comum no motorzão K 5.9 da XL.

Att. K.C.O

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 06 Fev 2012, 14:42

K.C.O escreveu:Provavelmente você não tem que trocar nada.

Esse rolamento “one way”, dependendo da forma que você regula o carburador fica encharcado de combustível, desta forma ele escorrega na haste aonde ele vai encaixado. Pode ser tambem que você esteja colocando um pouco de óleo “after run” a mais do que deveria no motor.

Essa lubrificação em excesso é que causa esse escorregamento do “one way”, para ele voltar ao normal, basta você desmontar do motor o “cover plate” remover o rolamento da haste e passar um WD-40 nestas peças. Seca as peças com um papel toalha ou higiênico, monta tudo de novo e vai andar!!!!

Esse problema é meio que comum no motorzão K 5.9 da XL.

Att. K.C.O



Opa!... Então cara. Obrigado desde já. Infelizmente como eu havia feito a troca do rolamento (mesma numeração, mas detalhe diferente) acabou dando tudo errado. Tudo isso começou ao usar uma furadeira ára dar a partida na monstra. Resumindo... Aparentemente o cara que me falou que somente a troca do rolamento daria certo não manjava bem de HPI e sim TRAXXAS. Tanto que a loja dele não vende HPI. Fui numa loja que vende HPI e daí eles me confirmaram e mostraram a diferença de uma peça nova para a que estava ali com o novo rolamento. Resumindo mais ainda. Troquei logo tudo ali do ONE WAY e pronto. Troquei o KIT 15294 todo. Não foi caro e ficou 100%. Da próxima não farei mais essas besteira de usar furadeira, pois segui a ideia dos outros e me dei mal. Vivendo e aprendendo. Mas já está zerada. Obrigado mesmo pela atenção.

Abraço!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 11 Fev 2012, 19:31

Turma... Estou animado demais com minha Savage. A cada coisa que aprendo fico mais animado ainda. Mas com isso surgem dúvidas. Agora mesmo estou com uma sobre o combustível. Estou usando um que é incolor da marca RLP 25%. No manual da Savage manda usar entre 20% e 25%. Porém andei lendo que o da marca Byron é muito show. Qual o modelo exato do motor da minha Savage XL. Seria o 5.9 GT?! Qual o combustível ideal, com quantos % de quê?!
Obrigado desde já!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 12 Fev 2012, 09:24

Camarada, o motor da Savage XL é o Nitro Star K 5.9, e o combustível recomendado para este motor é o que contem 20% até 25% de nitrometano (essas informações estão na página 6 do manual). Acredito que seja uma boa idéia você trocar o seu combustível pelo Bayron 20%, se a diferença de preço no for muito alta.

Quanto à marca combustível, depende muito do modelista. Se você der uma procurada sobre combustível aqui no fórum, vai encontrar um mote de tópicos sobre o assunto.

Att. K.C.O

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 12 Fev 2012, 13:20

K.C.O escreveu:Camarada, o motor da Savage XL é o Nitro Star K 5.9, e o combustível recomendado para este motor é o que contem 20% até 25% de nitrometano (essas informações estão na página 6 do manual). Acredito que seja uma boa idéia você trocar o seu combustível pelo Bayron 20%, se a diferença de preço no for muito alta.

Quanto à marca combustível, depende muito do modelista. Se você der uma procurada sobre combustível aqui no fórum, vai encontrar um mote de tópicos sobre o assunto.

Att. K.C.O



Primeiramente... Obrigado! Realmente eu já havia olhado o manual, mas é porque tem esse esquema de 20% de NITRO e 12% de óleo, daí fiquei na dúvida. O meu logo acabará e trocarei pelo Byron, pois há uma semana usei esse e o carro ficou mais bruto ainda. Penso da seguinte forma... Comprei um carro CARO e economizarei no combustível ou algo do tipo?! Não mesmo! Até com esse Byron 20 ou 25% que usei saiu mais fumaça e isso afinando mais. Ou seja... A qualidade é outra. Na verdade essa semana mesmo já comprarei o novo e deixarei esse meu de lado. Vou dar pro cara da loja o resto do galão. Tenho uns 2 litros ainda. Eu acho! Verei o que fazer.

Obrigado mas uma vez e abraço!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 12 Fev 2012, 21:21

Aí turma... Vídeo feito do primeiro rolé da minha Savage XL. Lá tem mais dois... Abs!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=knVJS8g876E[/youtube]

:D


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 125
Registrado em: 15 Jan 2012, 21:00
Localização: Cachoeira Paulista - SP

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor danilobaiano » 14 Fev 2012, 18:03

Alguém poderia me informar qual a vela ideal para meu carango?! Porque queimei a segunda vela hoje e não sei se existe aquela mais resistente ou coisa do tipo.

Obrigado!


\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13

 nada      nada      nada      nada      nada      nada      nada

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9

Mensagempor K.C.O » 14 Fev 2012, 20:37

Camarada,

A vela OS Nº8 é e continua sendo uma ótima vela para esse seu motor. A única coisa que ocorre é que ela é uma vela média, ou seja, não se enquadra na fria e nem na quente (definição tosca a minha, mas é isso).

Desta forma se a sua carburação está com uma mistura ar / combustível um pouco gorda, a OS Nº8 vai fazer o motor rodar de boa, vela OS Nº8 queima quase tudo que entra no carburador, mas deixa o motor um pouco quente.

Outra vela que você pode usar (a vela original da HPI que vem nesse seu motor) é a R5. É uma vela fria e pode ser um pouco mais chato acertar a regulagem ideal do motor, mas deixa o motor em uma temperatura mais legal.

Em Terras Brasiles, você acha as duas velas nesse site: http://www.milinfohobby.com.br/menu-178 ... ismo-velas

Att. K.C.O

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes